Compra coletiva Lafazym Thiols - SP

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Johnnyzinho

Well-Known Member
Joined
Aug 17, 2021
Messages
108
Reaction score
56
Location
São Paulo - Brasil
Galera, um tempo atrás, através da indicação de um confadre, discutimos sobre a enzima Lafazym Thiols em um grupo da CervArt.
Lafazym é uma enzima que sintetiza bata-liase e, portanto, teoricamente é capaz potencializar os aromas dos lúpulos através dos tiois.

WhatsApp Image 2022-07-29 at 11.19.37.jpeg


Eu fui atrás e achei um fornecedor no Rio Grande do Sul.
O valor é mais ou menos 350 (preciso confirmar o valor novamente) reais por 250gr.
A dosagem de uso é 1gr pra 20L.

WhatsApp Image 2022-07-29 at 11.19.08.jpeg


Como a dosagem é bem baixa (seria possível utilizar as 250gr em até 5mil litros de cerveja) e o valor é meio puxado (ainda mais pensando que não sabemos muito bem qual seria o ganho) pensei em juntar uma galera aqui de SP para dividir a compra, oq acham?

Pensei em fazer um esquema de cotas, tipo 10.
Ai daria 25gr saindo aproximadamente 35 reais (mais o valor do frete divido) pra cada, quantidade suficiente para 500l de cerveja.
Se alguém quiser mais, pode comprar mais cotas.
 
Last edited:
Boa ideia, @Johnnyzinho !

Se você pudesse reenviar para Minas Gerais, eu participaria.

Lembre de compartilhar os resultados quando a enzima chegar. Parece bem interessante!
 
Já me coloca nesse grupo ai.

Não conhecia esse produto, só o Endozym Thiol fornecido pela AEB.
 
Opa, eu tenho interesse, mas sou do RS, então não sei se o frete não vai ficar um pouco caro.
 
Galera, o grupo já foi fechado para coletiva do primeiro pote.
Estou avaliando a possibilidade de pegarmos um segundo pote e aumentarmos de 10 para 20.

Quem tiver interesse, envie o numero de celular aqui no tópico ou por PV. Se houver demanda para um segundo pote eu vou avaliar a possibilidade.
 
Já me coloca nesse grupo ai.

Não conhecia esse produto, só o Endozym Thiol fornecido pela AEB.
Esse em questão serve pra cerveja? Só vi relacionado ao vinho por se tratar de ação em compostos sulfurados localizados na polpa e na película dos bagos de uva. Tem experiência com esse produto pra cerveja?
 
Galera, um tempo atrás, através da indicação de um confadre, discutimos sobre a enzima Lafazym Thiols em um grupo da CervArt.
Lafazym é uma enzima que sintetiza bata-liase e, portanto, teoricamente é capaz potencializar os aromas dos lúpulos através dos tiois.

View attachment 128608

Eu fui atrás e achei um fornecedor no Rio Grande do Sul.
O valor é mais ou menos 350 (preciso confirmar o valor novamente) reais por 250gr.
A dosagem de uso é 1gr pra 20L.

View attachment 128609

Como a dosagem é bem baixa (seria possível utilizar as 250gr em até 5mil litros de cerveja) e o valor é meio puxado (ainda mais pensando que não sabemos muito bem qual seria o ganho) pensei em juntar uma galera aqui de SP para dividir a compra, oq acham?

Pensei em fazer um esquema de cotas, tipo 10.
Ai daria 25gr saindo aproximadamente 35 reais (mais o valor do frete divido) pra cada, quantidade suficiente para 500l de cerveja.
Se alguém quiser mais, pode comprar mais cotas.
A mesma coisa que perguntei ao @Gu_MAZZA refaço aqui:

Esse em questão serve pra cerveja? Só vi relacionado ao vinho por se tratar de ação em compostos sulfurados localizados na polpa e na película dos bagos de uva. Tem experiência com esse produto pra cerveja?

Em tempo...os produtos tanto AEB quanto da Laffort são semelhantes...bastando para o caso positivo (serem possíveis suas utilizações para cerveja) utilizarmos a opção nacional.
 
Galera, o grupo já foi fechado para coletiva do primeiro pote.
Estou avaliando a possibilidade de pegarmos um segundo pote e aumentarmos de 10 para 20.

Quem tiver interesse, envie o numero de celular aqui no tópico ou por PV. Se houver demanda para um segundo pote eu vou avaliar a possibilidade.

Tenho interesse! Vou te passar meu cel no PV
 
Uma questão importante: o portfólio do produto indica grande potencial de liberação dos precursores 3SH e 3SHA. Alguém sabe qual seria o perfil aromático desses e se realmente estariam presentes no lúpulo/malte? Será que o produto liberaria também os tióis mais manjados na aplicação cervejeira (4MMP, 3MH, 3MHA e outros)?
 
Uma questão importante: o portfólio do produto indica grande potencial de liberação dos precursores 3SH e 3SHA. Alguém sabe qual seria o perfil aromático desses e se realmente estariam presentes no lúpulo/malte? Será que o produto liberaria também os tióis mais manjados na aplicação cervejeira (4MMP, 3MH, 3MHA e outros)?

Acho que eu mesmo me respondi, encontrando no site da Omega que 3SH é a mesma coisa que 3MH:

New World Hop varietals, specifically Southern Hemisphere Hops, are highest in free thiols, which contribute to their characteristic tropical fruit aromas. 3‑sulfanyl-1-hexanol (3SH, but also referred to as 3MH), known for its intense grapefruit and passion fruit aromas, is abundant in barley but does not reach sensory thresholds because it is locked up the precursor form. In beer and wort, the overwhelming majority of these thiol compounds are in precursor form (1000-fold) and are a stockpile of aroma potential with a yeast capable of biotransforming them to the free volatile and aromatic thiol compounds.
 
A mesma coisa que perguntei ao @Gu_MAZZA refaço aqui:

Esse em questão serve pra cerveja? Só vi relacionado ao vinho por se tratar de ação em compostos sulfurados localizados na polpa e na película dos bagos de uva. Tem experiência com esse produto pra cerveja?

Em tempo...os produtos tanto AEB quanto da Laffort são semelhantes...bastando para o caso positivo (serem possíveis suas utilizações para cerveja) utilizarmos a opção nacional.
Segundo o fornecedor, sim. Eles vendiam para industria do vinho, porem com as descobertas recentes, já estão vendendo para cervejarias. Eu coloquei no primeiro post do tópico o efeito da enzima sobre o composto 3SH e A3SH.

Porém tenho zero experiencia com a enzima, será um teste para todos que participarem da coletiva.
 
Uma questão importante: o portfólio do produto indica grande potencial de liberação dos precursores 3SH e 3SHA. Alguém sabe qual seria o perfil aromático desses e se realmente estariam presentes no lúpulo/malte? Será que o produto liberaria também os tióis mais manjados na aplicação cervejeira (4MMP, 3MH, 3MHA e outros)?
Como você mesmo comentou no post seguinte, sim o 3SH e A3SH estão presentes no lúpulo. O mais importante é que a enzima sintetiza beta-liase, então no meu entendimento ele é capaz de biotransformar os outros tiois também.

IMG-20220719-WA0051.jpg


IMG-20220719-WA0020.jpg


Mas como eu também já comentei, sera um teste cara.. espero que bem sucedido rsrs
 
Last edited:
Segundo o fornecedor, sim. Eles vendiam para industria do vinho, porem com as descobertas recentes, já estão vendendo para cervejarias. Eu coloquei no primeiro post do tópico o efeito da enzima sobre o composto 3SH e A3SH.


Porém tenho zero experiencia com a enzima, será um teste para todos que participarem da coletiva.
Bom...eu não quero jogar água no chopp. Só contribuir com a discussão...rsss

Mas tem um amigo meu (formado em Davis) que me passou um artigo de um argentino que o pessoal tentar fazer a mesma coisa só que com um produto similar e não deu tão certo.

Mas se o fabricante garantiu que funciona aí só testando mesmo.

Eu vou tentar com esse da AEB e depois posto os resultados. Ou pelo menos me informar se esse AEB é recomendado.

Boa sorte e boas brassagens. Se for possível postar os resultados e impressões agradeço demais. Ou me colocar no grupo de discussão. Não sei...rsss

Cheers!
 
O problema da enzima da AEB é que só dá pra comprar uma caixa fechada com 4kg de produto. Não sei o preço mas suponho ser uma fortuna. Por isso a tentativa de encontrar alternativas
 
@Mazza, ja usou esse da AEB?
Que nada, só encontrei pra vender caixa com 4x 1L e a dosagem é bem baixa, igual as outras.
Esse em questão serve pra cerveja? Só vi relacionado ao vinho por se tratar de ação em compostos sulfurados localizados na polpa e na película dos bagos de uva. Tem experiência com esse produto pra cerveja?
Sim, todas as enzimas vem do segmento de vinhos que estão trazendo pra cerveja.
 
Salientando que se vc não está a par do assunto TIOIS, não compre a enzima pois não é só adicionar ela que vai fazer milagres, tem que saber utilizar e como utilizar, não é qualquer ingrediente ou processo que vai liberar tiois.

Acredito que a maioria vai buscar tiois nos lúpulos, então já esteja ciente que um DH de 3g/L numa IPA não vai mudar nada, talvez vc sinta efeito efetivo usando assim numa Pilsen e escolha bem os lúpulos, pq não é qualquer um que vai lhe dar uma quantidade significativa de tiois presos.

OBS: Usamos a enzima pra liberar os tiois presos, alguns lúpulos tem muitos tiois livres que já são liberados sem uso de enzimas.
 
O problema da enzima da AEB é que só dá pra comprar uma caixa fechada com 4kg de produto. Não sei o preço mas suponho ser uma fortuna. Por isso a tentativa de encontrar alternativas
Bom saber!

Vou tentar ver o preço.

Sigo na discussão.
 
Bom dia.
Eu tenho a enzima Lafazym Arom da Laffort (beta glucosidase) e vamos fazer uma compra coletiva na AcervA MS da enzima Thiols pra testar.
Na utilização da enzima vcs pretendem fazer mash hopping pra liberação dos precursores como demonstrado nos testes da Ômega Yeast com a Cosmic Punch? Ou somente junto ao dry hopping?
Abs.
 
Em tempo...os produtos tanto AEB quanto da Laffort são semelhantes...bastando para o caso positivo (serem possíveis suas utilizações para cerveja) utilizarmos a opção nacional.
Laffort é francesa, e AEB é portuguesa. Opção nacional eu acho que ainda não tem.
 
Bom dia.
Eu tenho a enzima Lafazym Arom da Laffort (beta glucosidase) e vamos fazer uma compra coletiva na AcervA MS da enzima Thiols pra testar.
Na utilização da enzima vcs pretendem fazer mash hopping pra liberação dos precursores como demonstrado nos testes da Ômega Yeast com a Cosmic Punch? Ou somente junto ao dry hopping?
Abs.
Antes desse boom de Thiols eu já estava fazendo a maioria das minhas cervejas lupuladas com mash hopping. A melhora tanto em aroma como em sabor é muito perceptível. Recomendo demais. Mesmo sem usar uma levedura geneticamente modificada para isso os resultados já são animadores. Logicamente que aliado a isso o processo precisa ter doses maciças tanto de whirpool como DH para bio transformação. Depois das divulgações dos estudos direcionados para essa cepa tenho certeza que é fundamental fazer. A intenção é potencializar. Agora se você quer ter algum parâmetro aí só um painel de avaliação entre uma amostra com e outra sem para você saber a diferença.
 
O problema da enzima da AEB é que só dá pra comprar uma caixa fechada com 4kg de produto. Não sei o preço mas suponho ser uma fortuna. Por isso a tentativa de encontrar alternativas
Cotei ontem na AEB.
O preço é muito melhor que da Laffort.

AEB Endozyn Thiol = 93,74 euros/kg (R$ 497,76/kg)
Laffort Lafazym Thiols = 339,36 reais/KG (R$1.357,44/kg)
 
Cotei ontem na AEB.
O preço é muito melhor que da Laffort.

AEB Endozyn Thiol = 93,74 euros/kg (R$ 497,76/kg)
Laffort Lafazym Thiols = 339,36 reais/KG (R$1.357,44/kg)
Esse valor já posto aqui ou ainda tem desembaraço?
 
Como faço frequentemente lotes de 300l de IPA, acabei fazendo a compra de um pote da Lafazym Thiols para testar.

O frete é por conta do comprador (FOB), e tem que tratar direto com a transportadora.
Então, somado aos R$339,36 da enzima, paguei mais R$100,00 para a transportadora trazer do RS para o interior de SP.

Vai dar um custo de R$1,76 por grama de enzima, e R$0,07 por litro de cerveja (considerando utilizar 4gr por hectolitro) 🍻🍻
 
Como faço frequentemente lotes de 300l de IPA, acabei fazendo a compra de um pote da Lafazym Thiols para testar.

O frete é por conta do comprador (FOB), e tem que tratar direto com a transportadora.
Então, somado aos R$339,36 da enzima, paguei mais R$100,00 para a transportadora trazer do RS para o interior de SP.

Vai dar um custo de R$1,76 por grama de enzima, e R$0,07 por litro de cerveja (considerando utilizar 4gr por hectolitro) 🍻🍻
Bacana! Obrigado pelas informações. Boa brassagem e se possível se puder postar suas percepções eu agradeço!
 
Esse valor já posto aqui ou ainda tem desembaraço?
Como na AEB não tinha estoque, o vendedor acabou não formalizando a proposta, mas acredito que seja posto aqui (+ frete até o destino).
Quando normalizar o estoque deles, creio que seja um opção amis viável para a compra coletiva. Tanto pelo volume maior, quanto pelo custo.
 
Bacana! Obrigado pelas informações. Boa brassagem e se possível se puder postar suas percepções eu agradeço!
Nesse momento estou no 2º dia de fermentação de uma IPA. Como a transportadora me deu 10 dias úteis de prazo para entregar, creio que não será nesse lote que farei o teste (apesar que na ficha técnica, eles dizem que "Lafazym Thiols poderá ser adicionado em maturação ou depois da clarificação").
Com ctz trarei relatos aqui assim que possível.

Como o @Gu_MAZZA bem salientou, acredito que essa enzima aliada aos processos e insumos corretos, mais uma levedura como a da Smart Yest fazendo biotransformação, saia uma cerveja acima dos padrões que conseguimos fazer até então.

Minha próxima cerveja será assim, e mencionarei ela na seção "diário de cerveja" aqui do fórum.
 
Como faço frequentemente lotes de 300l de IPA, acabei fazendo a compra de um pote da Lafazym Thiols para testar.

O frete é por conta do comprador (FOB), e tem que tratar direto com a transportadora.
Então, somado aos R$339,36 da enzima, paguei mais R$100,00 para a transportadora trazer do RS para o interior de SP.

Vai dar um custo de R$1,76 por grama de enzima, e R$0,07 por litro de cerveja (considerando utilizar 4gr por hectolitro) 🍻🍻
Muito legal, reforçando o comentário do colega, mande suas percepções após a utilização.

Eu também já estou com a enzima, pretendo fazer uma NEIPA daqui duas semanas, atualizarei sobre os meus resultados também.
 
Chegaram!

WhatsApp Image 2022-08-11 at 19.36.31.jpeg


Agora é porcionar e despachar para quase 20 cervejeiros que irão liberar os tiois pelo Brasil! rsrs

Para todos que participaram das coletivas ou q fizeram uso da enzima, abro aqui o espaço para falar sobre os resultados, receitas, médotos e etc.

Já estou desenhando uma receita em que pretendo utilizar a enzima.

Galera, como comentei, a enzima já chegou. Então para quem não conseguiu participar das coletivas, infelizmente já não consigo incluir ninguém.
 
Last edited:
Chegaram!

View attachment 128639

Agora é porcionar e despachar para quase 20 cervejeiros que irão liberar os tiois pelo Brasil! rsrs

Para todos que participaram das coletivas ou q fizeram uso da enzima, abro aqui o espaço para falar sobre os resultados, receitas, médotos e etc.

Já estou desenhando uma receita em que pretendo utilizar a enzima.

Galera, como comentei, a enzima já chegou. Então para quem não conseguiu participar das coletivas, infelizmente já não consigo incluir ninguém.
Que Maravilha!
Sucesso nas brassagens pessoal!
 
Back
Top