Composição Quimica Provavel

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

michel_awei

New Member
Joined
Aug 3, 2014
Messages
2
Reaction score
0
Boa tarde senhores cervejeiros,

No local em que capto a água para fazer cerveja tem uma placa com a composição química provável da água. Tenho muita vontade de começar a adicionar os sais porem devido a minha falta de conhecimento não consegui associar as informações da placa com as informações que normalmente publicam a respeito de água cervejeira(calcio, sulfato, bicarbonatos, fluoreto, dureza).

Vou colocar a imagem no anexo e ficarei muito agradecido se alguém conseguir me direcionar.

Muito obrigado pela atenção e um grande abraço.
 

Attachments

  • Agua cervejeira.png
    Agua cervejeira.png
    807.3 KB · Views: 55
O cálculo é esse: https://www.thoughtco.com/molar-concentration-of-ions-example-problem-609513

Tudo que tem concentração menor que 10mg/litro você pode ignorar. Ou seja, so sobram bicarbonato de magnésio, brometo de sódio e bicarbonato de cálcio.

Fiz um cálculo rápido aqui, considerando só os íons mais importantes e deu aproximadamente isso (não confie cegamente nesses números, pode ter algum erro de cálculo):

Cálcio: 37 ppm
Magnésio: 19 ppm
Sódio: 41 ppm
Bicarbonato: 207 ppm
Cloreto e sulfato: praticamente zero.

Ou seja, você precisa adicionar cloreto e/ou sulfato. Além disso, como tem bastante bicarbonato, também será necessário adicionar algum ácido (ou malte acidificado) para baixar o pH da mosturação (exceto para cervejas bem escuras).
 
Paulo, muito obrigado pela ajuda, nas próximas levas já vou começar a utilizar os sais.
 
Back
Top