Completar água após a fervura

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paulopriori

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Apr 22, 2015
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Pessoal, uso uma panela e um fermentador de 20L. Inicio minha fervura com aproximadamente 19L na panela, e ao final fica com 16~17L. Gostaria de saber qual a forma mais adequada de completar essa água e levar ao fermentador de 18 a 19L. Devo ir colocando a agua ao longo da fervura, colocar no final da fervura ou direto no balde de fermentaçao? É preciso ferver esses 2~3L de agua mineral a mais? Valeu!
 
Pessoal, uso uma panela e um fermentador de 20L. Inicio minha fervura com aproximadamente 19L na panela, e ao final fica com 16~17L. Gostaria de saber qual a forma mais adequada de completar essa água e levar ao fermentador de 18 a 19L. Devo ir colocando a agua ao longo da fervura, colocar no final da fervura ou direto no balde de fermentaçao? É preciso ferver esses 2~3L de agua mineral a mais? Valeu!

Eu indico ferver. Pelo menos uns 15 minutos. Por mais que seja água mineral, não confio muito nestas águas, principalmente as de galão.
Pode colocar ao longo da fervura ou no final, direto no balde... é indiferente, mas lembre-se de dimensionar tua receita pra isso.
Lá no beer smith tem um campo pra preencher com adição de água no fermentador.
 
Cara, eu sempre adiciono agua fervida direto no fermentador após a fervura para corrigir o OG, só tome cuidado para não ultrapassar o desejado.

Por experiência da mais ou menos 1 litro de água para 0,05 de densidade.
 
Eu add 1,5 l no fermentador porém esqueci de ferver, tô aqui na torcida pra não contaminar, essa foi minha primeira brassagem e a pós fervura pra uma receita de 10 l deu 8l com densidade 1063, para uma pale ale. Cruzando os dedos aki
 
Pessoal, não pretendo adicionar água no fermentador, mas acabei lendo o tópico e surgiu uma dúvida.
Eu faço o coldbreak na panela de fervura geralmente até os 16º C, transfiro para o fermentador e inoculo o fermento. Na hora de colocar a água (supondo, previamente fervida), vocês já adicionam a água na mesma temperatura que querem inocular o fermento (no meu exemplo, 16º C) ou colocam em temperatura ambiente mesmo e boa?
Essa água a ser adicionada no fermentador, inclusive, se estiver mais gelada (por exemplo, a 5º C) do que a temperatura desejada do mosto, poderia ser utilizada estrategicamente para diminuir a temperatura do mosto antes de inocular o fermento, não é?
 
Pessoal, não pretendo adicionar água no fermentador, mas acabei lendo o tópico e surgiu uma dúvida.
Eu faço o coldbreak na panela de fervura geralmente até os 16º C, transfiro para o fermentador e inoculo o fermento. Na hora de colocar a água (supondo, previamente fervida), vocês já adicionam a água na mesma temperatura que querem inocular o fermento (no meu exemplo, 16º C) ou colocam em temperatura ambiente mesmo e boa?
Essa água a ser adicionada no fermentador, inclusive, se estiver mais gelada (por exemplo, a 5º C) do que a temperatura desejada do mosto, poderia ser utilizada estrategicamente para diminuir a temperatura do mosto antes de inocular o fermento, não é?

Eu, particularmente, coloco na mesma temperatura do mosto.
 
Rodfon no meu caso será q perco a produção por colocar a mineral direto?
 
Rodfon no meu caso será q perco a produção por colocar a mineral direto?

Como assim perde a produção? Quanto tenho uma eficiência maior no processo, às vezes preciso colocar mais água para atingir certa densidade (OG). E eu a coloco para fazer alcançar essa OG.
 
Digo perder tudo q fiz por não ferver a mineral antes de colocar pra baixar a og
 
Mas porque você não compra uma panela maior? Essa seria minha sugestão.
 
Não foi esse o problema, foi minha primeira brassagem e a quantidade de água na lavagem poderia ter sido maior entendeu? Minha panela é grande 35l, na próxima eu ajuste a lavagem e chego no og mais baixo mas como não deu na primeira eu add no fermentador
 
Bem, eu fervo por precaução, mas acredito que você não perderá a cerveja não.
 
Eu, particularmente, coloco na mesma temperatura do mosto.


Pensando por esse lado seria uma boa, deixar a água já fervida e em uma temperatura bem baixo, pra ajudar a baixar mais rapidamente a temperatura no resfriamento do mosto pós fervura. Alguém sabe dizer se isso pode prejudicar de alguma forma o resultado final?
 
Pensando por esse lado seria uma boa, deixar a água já fervida e em uma temperatura bem baixa, pra ajudar a baixar mais rapidamente a temperatura no resfriamento do mosto pós fervura. Alguém sabe dizer se isso pode prejudicar de alguma forma o resultado final?
 
Pensando por esse lado seria uma boa, deixar a água já fervida e em uma temperatura bem baixa, pra ajudar a baixar mais rapidamente a temperatura no resfriamento do mosto pós fervura. Alguém sabe dizer se isso pode prejudicar de alguma forma o resultado final?

Vi uma vez no fórum Homebrew gringo um cara que resfriava o mosto jogando gelo feito com água fervida, calculando esse acréscimo de água. Parece que ele fazia assim rotineiramente e não tinha problemas com contaminação.

Não havia mais detalhes no post.
 
Vi uma vez no fórum Homebrew gringo um cara que resfriava o mosto jogando gelo feito com água fervida, calculando esse acréscimo de água. Parece que ele fazia assim rotineiramente e não tinha problemas com contaminação.



Não havia mais detalhes no post.


O jeito é tentar! Hehehehe
 
mas porque você não compra uma panela maior? Essa seria minha sugestão.

+1

Panela é um item pro resto da vida e fácil de revender nas Acervas.

Não faz sentido gastar grana com lúpulo, malte especial, tempo de receita, horas de processo, para depois, no final, jogar agua no mosto e zuar todos os calculos de EBC e IBU pra ter dois litros de cerveja a mais.
 
Mas dá pra planejar esse complemento de água no próprio BeerSmith. Inclusive em alguns casos ele já sugere na receita.
 
Mas dá pra planejar esse complemento de água no próprio BeerSmith. Inclusive em alguns casos ele já sugere na receita.

Eu sei, talvez eu tenha me expressado mal, mas o que eu quero dizer, é que se isso é uma prática comum pra fazer a cerveja render, é mais sensato aumentar o volume das panelas e remover esse processo do caminho.

Mesmo com o ajuste do BS, alguma coisa fica pra trás na diluição.

Abraços,
 
Meu palpite: Aumenta a água de lavagem...assim não tem que preocupar com sanitização.
 
Tópico que eu estava procurando hehe

Tenho dois fermentadores de 30 litros, uma panela de mostura de 38 litros e fervura de 44 litros.

Quero aproveitar melhor o espaço sobrando nos fermentadores, sendo que acabo levando com as percas de evaporação e trub, 34 litros para fermentação. 17 litros em cada fermentador quando daria para levar pelo menos 24 litros em cada (deixando 20% de head space)

Tem alguma fórmula a ser usada amigos?

Ou somente o BS dá esse cálculo?

Acham que é possível passar de 34 litros fermentaveis para 48 litros?
 
Concordo com o Kbid. Minha primeira brassagem ( 10 litros ) levei apenas uns 6 pro fermentador.
Não conhecia meu equipamento e nem a potencia do fogão.
Na segunda que fiz conseguir levar 10 litros. Aumentei a agua de lavagem em 3 litros e nao deixei a chama no maximo o tempo todo na fervura. Fui controlando.
 
Tem alguma fórmula a ser usada amigos?

Além do Beersmith, eu uso muito essa calculadora aqui...

https://www.brewersfriend.com/dilution-and-boiloff-gravity-calculator/

jogo ali as informações de volume e OG para calcular quanto de água (fervida) preciso adicionar para alcançar a OG projetada.

Acham que é possível passar de 34 litros fermentaveis para 48 litros?

O que vai definir isso é quanto de OG (pré-diluição) você consegue obter com seu sistema.

Eu faço diluição do mosto pós-fervura regularmente... tenho uma panela de 22.5 litros e faço levas de 20 litros.

calculo toda a receita no Beersmith (usto também o Brewgr que é online) considerando o volume final de 20 litros.

como resultado tenho um mosto pós-fervura com alta densidade, mais concentrado.... que depois é diluído com água fervida (uso a calculadora do Brewers Friend nesse momento, para saber quanto de água colocar).

para fazer cervejas de densidade 1050 (até 1060) é tranquilo... porque vou ter que brassar como se fosse uma de 1070, 1080, mais ou menos.

se sua ideia for fazer cervejas de alta densidade, no entanto, vai ter um problema... porque para obter 1080 ou 1090 finais você terá que brassar como se fosse uma cerva de 1100 ou mais... e é aí que a panela vai limitar (em função de sua capacidade para água + grãos na mostura).

além disso, quanto maior o percentual de água a ser adicionado no final (no seu caso, 48 litros - 34 litros = 14 litros de água a adicionar ou cerca de 30% do volume total), maior também será a densidade (concentrada) a ser alcançada no pós-fervura.

por isso, considero que a limitação esteja mais na capacidade da mostura, levando em consideração a relação desejada de água x grãos e a quantidade de grãos na receita, do que na capacidade da fervura.

e é por aí que eu balizo os cálculos das minhas receitas.

espero ter ajudado.
 
Ajudou demais!!!

Vou partir através de quanto é o máximo que consigo colocar (água + grãos) em minha panela de mostura..

E usar a calculadora indicada.

Obrigado!
 
A propósito... rs

Alguém sabe quanto aumenta na litragem da panela cada kg de malte adicionado?

Ex: 20 litros de água + 6 kg de malte = ??? litros

É possível prever assim o máximo que cabe em sua panela de mostura?
 
Esse vídeo explica como chegar em X litros finais. Não é bem o que estou precisando no momento.

Eu desconheço essa quantidade.

Quero saber o quanto consigo brassar de malte em minha panela de 38 litros (panela de mostura) levando em consideração que tenho 2 litros de espaço morto (abaixo do fundo falso) .

Então tenho 36 litros de espaço disponível na panela...

Usando a relação de 2,57 litros por kg de malte daria pra mosturar 14 kg de malte com esses 36 litros.

Porém iria transbordar a panela certo?

É essa quantidade máxima de malte que estou querendo encontrar, sem que seja necessário usar o próprio malte e agua pra descobrir rsrs

Jogando assim todos meus parâmetros da receita para o espaço caso não caiba todo malte na panela.

Sei tbm que cada kg de malte absorve aproximadamente 1 litro de água mas o volume de 14kg de malte na mostura com certeza será maior do que o volume de 14 litros de água pura.

Estou sendo claro? Rsrs

Alguma idéia?
 
Entendo a sua dúvida... essa é uma conta complexa realmente... e, de fato, o método empírico é o melhor!

De todo modo, essa discussão já rolou aqui no fórum...

https://www.homebrewtalk.com.br/threads/qual-o-volume-ocupado-de-1kg-de-malte-hidratado.409779/

e o resultado que foi encontrado é mais ou menos igual ao que Jamal indica no vídeo.

para cada 1 kg de malte (moído) deve-se acrescer cerca de 0,8 litros no volume do mosto... eu particularmente uso 1,0 kg (porque percebi em minhas brassagens que essa conta é mais redonda e evita passar do limite da panela).

essa conta de 0,8 litros a mais já inclui o volume ocupado por 1 kg de malte (moído) + a quantidade de água que ele absorve.

então, considerando:

- 2,5 l/kg de razão água x malte
- 1,0 l de absorção do malte (se você quiser pode usar o 0,8)
- X kg para a quantidade de malte da sua receita

podemos tentar aplicar o seguinte cálculo:

volume mostura = (2,5 * X) + (1,0 * X)

ou seja, para uma receita com 6 kg de malte teremos:

volume mostura = (2,5 * 6) + (1,0 * X) = (15) + (6) = 21 litros no total

ou para uma receita com 9 kg teremos:

volume mostura = (2,5 * 9) + (1,0 * 9) = (22,5) + (9) = 31,5 litros no total

portanto, se seu limite é de 34 litros úteis (descontado o dead space), a quantidade máxima de malte estaria ali por volta dos 9/9,5 kg.

sabendo, é claro, que a prática é o que vai te permitir ajustar essas contas (para mais ou para menos).

era a isso que você queria chegar?
 
Vou dar uma opinião um pouco diversa do Jalexandre. Se vc tem panela pequena e quer matura mais quantidade, isso é muito bom. Concordo que esse processo não deve ser feito pra render!!! Fiz uma experiência parecida pra fazer uma OG 1.122. Fiz duas brassagens no mesmo mosto. Brassei normalmente 6kg de malte Pale na minha panela BIAB. Ao final, joguei o malte fora e acrescentei os outros 6kg de malte Pale e 1,5kg de maltes específicos. O processo é quase igual. Problema é calcular e não perder o mosto.
Se a panela é de 30l mas vc quer fermentar 50l, dá pra fazer. Aumenta OG. Vale pegar um litro e ir colocando água até chegar na OG desejada. Usar regra de três no final pra encher fermentadores. Mas pode haver o erro de ainda não chegar no volume de litros desejado. Basta, em outras brassagens, ir ajustando a quantidade de maltes. Fazer cerveja é muito massa. Dá pra experimentar de tudo.
 
Vendo este topico fiquei com uma duvida: tenho uma panela de 19Lts e um fermentador de 20. Se eu quiser fazzer uma receita de 20lts eu posso brassar com menos agua do que da receita, atingir uma og maior uqe o esperado e no final adicionar o restante da agua no fermentador afim de atingir a quantidade desejada de litros e og esperada da receita?
 
Mesmo não gostando dessa idéia, mas de acordo com a resposta do pessoal nesse mesmo tópico (vale a pena dar uma lida aí), se a água estiver fervida é possível adicionar sim.
 
Olá amigos.

Tenho um equipamento de 3 panelas mas quero fazer um teste para fazer cerveja de um jeito mais rápido, quando eu não tiver muito tempo para a brassagem.

Então o que vou fazer é o seguinte.

Tenho uma panela de 18 litros que aqueço a água para a lavagem.

Tenho para essa panela o grain bag tbm.

Vou usar o máximo de malte possivel (cheguei no numero de 5,2 kg, para manter uma proporção de 2,5l/kg de água na mostura + o volume ocupado pelos grãos)

Enfim, joguei todos os parametros no BS inclusive a água que vou adicionar no fermentador para atingir o volume desejado do lote, que no caso é de 25 litros.

Vou fazer uma Cream Ale, por isso vou conseguir diluir tanto. (12,5 pós fervura para 25 no fermentador)

Agora vem o pulo do gato rs :

O que penso em fazer é, no dia anterior da brassagem, ferver os 12,5 litros de água que vou adicionar no fermentador e deixar na geladeira o mais gelado possivel, perto de 1 grau.

No final da fervura fazer o whirpool e já transferir para o fermentador.

Adicionar esta água fervida e gelada junto e com isso conseguir resfriar o mosto, sem o uso do chiller.

Perguntas:

- Alguém ja fez isto?
- Depois do Whirpool o mosto vai estar em uns 90 graus talvez... algum problema jogar naquelas bombonas de 30 litros proprias para fermentação?
- Transfego com auto sifão , a temperatura é um problema? alguém ja testou?
- Não achei nenhuma calculadora que mostre a temperatura que vai ficar após diluido. ( tipo: 12,5 litros a 90 graus + 12,5 litros a 1 grau = xx graus) tem alguma formula?

É isso, se alguém tiver alguma experiencia com esse processo e puder ajudar, agradeço!

Valeu
 
Adicionar esta água fervida e gelada junto e com isso conseguir resfriar o mosto, sem o uso do chiller.

O que você vai fazer é um BIAB (clássico), usando a água de diluição para resfriar. Não tem mistério.

- Alguém ja fez isto?

Conheço gente que faz esse processo e não se preocupa nem em ferver a água e botar para congelar, em vez disso compra gelo filtrado e usa direto. Encurta bastante o processo, mas não é uma técnica muito conservadora no sentido da sanitização. Eu não faço e não recomendaria.

Ferver a água e congelar pode ser uma boa, mas tem que se preocupar bastante com a sanitização de tudo que for entrar em contato com a água após fervida.

- Depois do Whirpool o mosto vai estar em uns 90 graus talvez... algum problema jogar naquelas bombonas de 30 litros proprias para fermentação?

Tem gente que usa a técnica do No-chill, que é basicamente não resfriar e mandar o mosto para o fermentador assim que termina a fervura, deixando lá até atingir a temperatura de inocular o fermento. Uma variação do No-chill é jogar o mosto pós-fervura no fermentador e já colocar ele na geladeira com a temperatura setada para os 18c ou outra temperatura alvo da fermentação.

Em todos esses casos é altamente recomendável usar uma bombona (fermentador) que seja atóxica em altas temperaturas. Veja bem, não é só ser resistente à altas temperaturas, mas ser atóxica em altas temperaturas. Muitas vezes as pessoas se contentam com a informação de que determinado plástico suporta até XXºC, mas não atenta que essa é a temperatura de deformação e não de atoxidade.

Pesquise por No-chill que você vai encontrar o fermentador adequado.

- Transfego com auto sifão , a temperatura é um problema? alguém ja testou?

Vale a mesma recomendação acima. Se for de plástico tem que ter cuidado.

- Não achei nenhuma calculadora que mostre a temperatura que vai ficar após diluido. ( tipo: 12,5 litros a 90 graus + 12,5 litros a 1 grau = xx graus) tem alguma formula?

Essa parte é difícil mesmo, tem que gente que usa uma regra de 3, do tipo: se tenho 100 litros a 100ºC e 100 litros a 0ºC... juntando os dois teria 200 litros a 50ºC... mas eu não acho que seja tão literal assim.

Enfim, usar a água de diluição para resfriamento é uma técnica interessante, mas não acho que possa ser feita com muito rigor, pois vai ser dificil calcular quanto de água/gelo usar para atingir a temperatura e a OG projetada. Mas se você faz cerveja sem se prender muito aos parâmetros, aos números, pode ser utilizada sem problemas... e vai ter que utilizar o feeling para saber quanto e como usar.
 
Eu já pensei nisso, mesmo congelando a água, vai um baita monte ainda pra levar a temperatura. Mas é interessante praquele extra, pois com chiller de serpentina chega 30 graus e demora muito pra baixar.
 
Acompanhando este tópico me surgiu uma dúvida, posso adicionar a água fervida e resfriada, e claro tudo sanitizado no balde fermentador após a fermentação?? Minha OG ficou mais alta do que a programada e o volume ficou menor, e na pressa por causa de um outro compromisso não coloquei antes de fechar p balde.
 
Acompanhando este tópico me surgiu uma dúvida, posso adicionar a água fervida e resfriada, e claro tudo sanitizado no balde fermentador após a fermentação?? Minha OG ficou mais alta do que a programada e o volume ficou menor, e na pressa por causa de um outro compromisso não coloquei antes de fechar p balde.

Sim.
Ja fiz isso algumas vezes não vejo problema nenhum, um detalhe é bom ferver como vc comentou nao apenas para sanitizar mas para evitar oxidação.
 
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