1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Completar água após a fervura

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por paulopriori, 5/6/15.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 5/6/15 #1

paulopriori

paulopriori

paulopriori

Active Member

Afiliado:
    22/4/15
    Curtidas Recebidas:
    1
    Pessoal, uso uma panela e um fermentador de 20L. Inicio minha fervura com aproximadamente 19L na panela, e ao final fica com 16~17L. Gostaria de saber qual a forma mais adequada de completar essa água e levar ao fermentador de 18 a 19L. Devo ir colocando a agua ao longo da fervura, colocar no final da fervura ou direto no balde de fermentaçao? É preciso ferver esses 2~3L de agua mineral a mais? Valeu!

2. 5/6/15 #2

tiefensee

tiefensee

tiefensee

Well-Known Member

Afiliado:
    13/10/14
    Curtidas Recebidas:
    308
    Eu indico ferver. Pelo menos uns 15 minutos. Por mais que seja água mineral, não confio muito nestas águas, principalmente as de galão.
    Pode colocar ao longo da fervura ou no final, direto no balde... é indiferente, mas lembre-se de dimensionar tua receita pra isso.
    Lá no beer smith tem um campo pra preencher com adição de água no fermentador.

3. 7/6/15 #3

Jobsvaldo

Jobsvaldo

Jobsvaldo

Member

Afiliado:
    12/2/14
    Curtidas Recebidas:
    0
    Cara, eu sempre adiciono agua fervida direto no fermentador após a fervura para corrigir o OG, só tome cuidado para não ultrapassar o desejado.

Por experiência da mais ou menos 1 litro de água para 0,05 de densidade.

4. 24/2/16 #4

drca

drca

drca

Active Member

Afiliado:
    19/1/16
    Curtidas Recebidas:
    2
    Eu add 1,5 l no fermentador porém esqueci de ferver, tô aqui na torcida pra não contaminar, essa foi minha primeira brassagem e a pós fervura pra uma receita de 10 l deu 8l com densidade 1063, para uma pale ale. Cruzando os dedos aki

5. 24/2/16 #5

diegooo

diegooo

diegooo

Well-Known Member

Afiliado:
    23/12/15
    Curtidas Recebidas:
    42
    Pessoal, não pretendo adicionar água no fermentador, mas acabei lendo o tópico e surgiu uma dúvida.
    Eu faço o coldbreak na panela de fervura geralmente até os 16º C, transfiro para o fermentador e inoculo o fermento. Na hora de colocar a água (supondo, previamente fervida), vocês já adicionam a água na mesma temperatura que querem inocular o fermento (no meu exemplo, 16º C) ou colocam em temperatura ambiente mesmo e boa?
    Essa água a ser adicionada no fermentador, inclusive, se estiver mais gelada (por exemplo, a 5º C) do que a temperatura desejada do mosto, poderia ser utilizada estrategicamente para diminuir a temperatura do mosto antes de inocular o fermento, não é?

6. 24/2/16 #6

rodfon

rodfon

rodfon

Well-Known Member

Afiliado:
    27/10/15
    Curtidas Recebidas:
    149
    Eu, particularmente, coloco na mesma temperatura do mosto.

7. 24/2/16 #7

drca

drca

drca

Active Member

Afiliado:
    19/1/16
    Curtidas Recebidas:
    2
    Rodfon no meu caso será q perco a produção por colocar a mineral direto?

8. 24/2/16 #8

rodfon

rodfon

rodfon

Well-Known Member

Afiliado:
    27/10/15
    Curtidas Recebidas:
    149
    Como assim perde a produção? Quanto tenho uma eficiência maior no processo, às vezes preciso colocar mais água para atingir certa densidade (OG). E eu a coloco para fazer alcançar essa OG.

9. 24/2/16 #9

drca

drca

drca

Active Member

Afiliado:
    19/1/16
    Curtidas Recebidas:
    2
    Digo perder tudo q fiz por não ferver a mineral antes de colocar pra baixar a og

10. 24/2/16 #10

Cipriani

Cipriani

Cipriani

Well-Known Member

Afiliado:
    27/11/14
    Curtidas Recebidas:
    39
    Mas porque você não compra uma panela maior? Essa seria minha sugestão.

11. 24/2/16 #11

drca

drca

drca

Active Member

Afiliado:
    19/1/16
    Curtidas Recebidas:
    2
    Não foi esse o problema, foi minha primeira brassagem e a quantidade de água na lavagem poderia ter sido maior entendeu? Minha panela é grande 35l, na próxima eu ajuste a lavagem e chego no og mais baixo mas como não deu na primeira eu add no fermentador

12. 24/2/16 #12

rodfon

rodfon

rodfon

Well-Known Member

Afiliado:
    27/10/15
    Curtidas Recebidas:
    149
    Bem, eu fervo por precaução, mas acredito que você não perderá a cerveja não.

13. 24/2/16 #13

drca

drca

drca

Active Member

Afiliado:
    19/1/16
    Curtidas Recebidas:
    2
    Tomara jkkkk, seja feita a vossa vontade

14. 24/2/16 #14

Soliveirajr

Soliveirajr

Soliveirajr

Member

Afiliado:
    15/2/16
    Curtidas Recebidas:
    2

Pensando por esse lado seria uma boa, deixar a água já fervida e em uma temperatura bem baixo, pra ajudar a baixar mais rapidamente a temperatura no resfriamento do mosto pós fervura. Alguém sabe dizer se isso pode prejudicar de alguma forma o resultado final?

15. 24/2/16 #15

Soliveirajr

Soliveirajr

Soliveirajr

Member

Afiliado:
    15/2/16
    Curtidas Recebidas:
    2
    Pensando por esse lado seria uma boa, deixar a água já fervida e em uma temperatura bem baixa, pra ajudar a baixar mais rapidamente a temperatura no resfriamento do mosto pós fervura. Alguém sabe dizer se isso pode prejudicar de alguma forma o resultado final?

16. 24/2/16 #16

Dust

Dust

Dust

Well-Known Member

Afiliado:
    3/1/16
    Curtidas Recebidas:
    12
    Vi uma vez no fórum Homebrew gringo um cara que resfriava o mosto jogando gelo feito com água fervida, calculando esse acréscimo de água. Parece que ele fazia assim rotineiramente e não tinha problemas com contaminação.

Não havia mais detalhes no post.

17. 25/2/16 #17

Soliveirajr

Soliveirajr

Soliveirajr

Member

Afiliado:
    15/2/16
    Curtidas Recebidas:
    2

O jeito é tentar! Hehehehe

jalexandre curtiu isso.
  18. 25/2/16 #18

jalexandre

jalexandre

jalexandre

Well-Known Member

Afiliado:
    15/11/14
    Curtidas Recebidas:
    706
    +1

Panela é um item pro resto da vida e fácil de revender nas Acervas.

Não faz sentido gastar grana com lúpulo, malte especial, tempo de receita, horas de processo, para depois, no final, jogar agua no mosto e zuar todos os calculos de EBC e IBU pra ter dois litros de cerveja a mais.

Carlão curtiu isso.
  19. 25/2/16 #19

Soliveirajr

Soliveirajr

Soliveirajr

Member

Afiliado:
    15/2/16
    Curtidas Recebidas:
    2
    Mas dá pra planejar esse complemento de água no próprio BeerSmith. Inclusive em alguns casos ele já sugere na receita.

20. 25/2/16 #20

jalexandre

jalexandre

jalexandre

Well-Known Member

Afiliado:
    15/11/14
    Curtidas Recebidas:
    706
    Eu sei, talvez eu tenha me expressado mal, mas o que eu quero dizer, é que se isso é uma prática comum pra fazer a cerveja render, é mais sensato aumentar o volume das panelas e remover esse processo do caminho.

Mesmo com o ajuste do BS, alguma coisa fica pra trás na diluição.

Abraços,

Compartilhe esta Página