Como verificar se o manômetro mede corretamente

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

eduardomn

Well-Known Member
Joined
May 10, 2019
Messages
78
Reaction score
83
Location
Sorocaba
Pessoal, bom dia!

O intuito deste tópico não é fornecer um método ótimo para calibração da pressão e sim um meio de verificar se o manômetro do cilindro de CO2 está medindo muito errado, a ponto de comprometer a carbonatação.

Um pouco de história:
Na última vez que recarreguei meu cilindro, voltando para casa, tive que frear o carro de forma meio brusca e acabou que o regulador bateu o manômetro e ele começou a marcar de de forma incorreta (tinha um offset de zero). Desta forma, abri o visor e fiz a regulagem de zero manualmente.

Dias depois carbonatei uma cerveja como de costume, porem não conseguia servir um copo pela quantidade de espuma! Com isso comecei a suspeitar que o ajuste de zero que havia feito estava incorreto...

Pensando em como verificar o manômetro, me veio a mente utilizar uma balança culinária e uma seringa de 10ml.

O conceito aqui é bastante simples, dado que a pressão é uma razão entre força e área, ao conhecer a seção transversal da seringa, teríamos a força aplicada na balança.

Como as unidades que utilizamos são em Kgf/cm2, sabendo-se o "peso" aplicado e a área, sabemos a pressão e poderemos regular o ponteiro do manômetro de forma APROXIMADA (não me venham reclamar de variações depois hahaha)

Desta forma, fiz um setup bem tosco com os materiais da cozinha (duas tábuas de carne e um seringa de 10ml). O diâmetro da seringa é aproximadamente 1,6 cm, o que nos fornece aproximadamente 2cm2 de secção transversal.

Desta forma, ao aplicar pressão na seringa, teremos:

Força (kg) = Pressão(kg/cm2) *Área (cm2)
F = P * 2

Constatei que havia um desvio bastante grande entre a pressão medida no manômetro e a pressão exercida na balança.

Abaixo, estou deixando algumas fotos do processo depois que ajustei o ponteiro.

Logicamente, ao aumentar muito a pressão (cerca de 2kgf/cm2) começa a deformar todo o sistema e a marcar errado!

O ideal seria ter uma base fixa e rígida que não deforma e uma seringa o maior possível, justamente para melhorar a sensibilidade da GAMBIARRA e o cálculo da seção transversal ter mais acuracidade...

De toda forma, consegui resolver de forma simples esse problema que eu tive e estou deixando essa ideia para outras pessoas com o mesmo problema.

Atenção: Tome cuidado ao aumentar a pressão na seringa porque ela pode explodir ou o embolo sair voando de forma violenta.
Não me responsabilizo por por problemas que possam acontecer e danos no manômetro e no sistema de regulação!!!
Tomem cuidado!

Um abração

Eduardo
 

Attachments

  • IMG_20200718_120018035.jpg
    IMG_20200718_120018035.jpg
    50.4 KB · Views: 21
  • IMG_20200718_120012845.jpg
    IMG_20200718_120012845.jpg
    43.8 KB · Views: 21
  • IMG_20200718_120119678.jpg
    IMG_20200718_120119678.jpg
    42.4 KB · Views: 21
  • IMG_20200718_120123358.jpg
    IMG_20200718_120123358.jpg
    51.2 KB · Views: 21
  • IMG_20200718_120041895.jpg
    IMG_20200718_120041895.jpg
    41.7 KB · Views: 22
  • IMG_20200718_120047577.jpg
    IMG_20200718_120047577.jpg
    55.2 KB · Views: 20
Fala Eduardo,

Bacana a ideia! Essas gambiarras são sempre divertidas e aprendemos bastante coisa hehehe. Uma forma (bem) mais simples (e sem graça rs) de aferir um manômetro, é você ter um de referência. Para nós, caseiros, a referência pode ser outro manômetro que seja pouco utilizado e que sabemos que não andou tomando porrada nem sobre-pressão.

Coloca um T na saída do cilindro, o manômetro "de referência" numa ponta e fecha a outra ponta com uma válvula ou bujão. Vai aumentando a pressão no regulador e anotando a pressão do 2 manômetros.

Pra carbonatação, normalmente trabalhamos com a cerveja gelada e ficamos numa faixa de pressão de 0.5 - 1.0 kgf/cm2, o que é bem o início do range do manômtro convencional do cilindro (igual o da sua foto). Para isso, eu gosto de usar um manômetro de escala menor (0 - 1 ou 0 - 2 kgf/cm2), pois fica bem mais fácil de acertar e você garante que está numa faixa boa de operação do manometro (faixa com menos erro). Um manômetro desse de 0 - 1 kgf/cm2 custa em torno de 30 pratas, acho que é um valor tranquilo frente ao valor investido em cilindro, postmix, conexões etc.

abs

Mario
 
Olá Mario

Com certeza, o ideal é ter um outro manômetro de referência sem dúvidas!

Eu trabalho em uma empresa que comercializa todo tipo de transdutor industrial, inclusive de pressão! De certa forma foi preguiça minha mesmo e queria resolver no final de semana hahaha

Em alguns testes que realizei antes deste tópico, com um transdutor linear, o manômetro tem um desvio até que considerável em relação a pressão real (20%), e me parece tambem que ele possui uma histerese bastante acentuada na leitura.

Eu estou para montar uma spunding Valve caseira e vou comprar um regulador de pressão com manômetro! Assim já serve como referência.

Um abração

Eduardo
 
Back
Top