Como verificar a pressão do Post-mix?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

joaolevada

Member
Joined
Aug 19, 2013
Messages
8
Reaction score
4
Caros amigos cervejeiros, vocês tem algum macete pra verificar a pressão interna do post-mix?

Eu tenho vontade de comprar um destes: http://morebeer.com/products/ball-lock-qd-adjustable-pressure-valve-wgauge.html

Mas fico imaginando se há alguma maneira de fazer esta leitura, usando o próprio manômetro do meu cilindro de CO2.

Há alguma técnica pra isso, ou vou ter mesmo de considerar a ferramenta do link?

Abraços.
 
Quando você conecta a mangueira de gás, com o cilindro fechado, ele dá a pressão interna...
 
Caros amigos cervejeiros, vocês tem algum macete pra verificar a pressão interna do post-mix?

Eu tenho vontade de comprar um destes: http://morebeer.com/products/ball-lock-qd-adjustable-pressure-valve-wgauge.html

Mas fico imaginando se há alguma maneira de fazer esta leitura, usando o próprio manômetro do meu cilindro de CO2.

Há alguma técnica pra isso, ou vou ter mesmo de considerar a ferramenta do link?

Abraços.

É... como o Renato disse, basta conectar a mangueira de gás ao cilindro fechado que a pressão é mostrada, só tenha muito cuidado ao fazer isso, porque se caso o postmix estiver meio inclinado ou se vc encheu ele demais ao ponto do nível do líquido atingir o tubinho sifão do gás, vai subir liquido no seu regulador e melar ele todo por dentro. Isso é uma m@#@#... ja aconteceu comigo... :drunk:
 
Super simples!

Me senti um burro por não ter chegado nesta conclusão sozinho.

Muito obrigado, meus amigos.

Tiago, vou procurar me lembrar da sua dica. Valeu!

Forte abraço.
 
Aproveitando o tema de pressão do postmix.
Alguem sabe dizer a que pressão as valvulas de alívio estilo ball-lock abrem pra evitar a explosão?

Não confio muito nela como fator de segurança, por isso comprei uma valvula de 1 bar igual a do post do Joaolevada no Lamas.. porém é uma curiosidade que nunca consegui sanar.

Abs
 
@Luccasm

Tudo bem?

São das tampas novas certo?

Porque não confia nelas? Imagino, se tem um bom regulador de pressão.... vejo que seja muito difícil extrapolar a pressão máxima do Cornelius

Eu não tenho ideia de qual pressão ela é acionada.... mas pensando apenas em toda a estrutura de Inox no barril e que a única possibilidade de escapar a pressão é por esse "buraco", que é preso por uma rosquinha de plástico....... vc concorda que isso irá pros ares antes mesmo de acontecer algo sério?
só estou filosofando aqui rssss
 
Sim @Scaranello, estas mesmo.

Cara, assim.. vc tem razão. E eu até acredito na funcionalidade delas.. kk

Só tenho receio que aconteça como ja vi casos com panela de pressão, onde a valvula trava ou entope.. se ela chega a 8 bar por exeplo (o postmix de 140psi = 9 bar) acho muita pressão a se manter num barril que vc transporta de um lado pro outro.. e que pode cair, bater o poppet em alguma quina, sei la..

Concordo que pode ser um excesso de receio da minha parte.. mas é um fato que me deixa curioso.
 
OPA OPA OPA

Existem VÁRIOS regulares de pressão no mercado que não aceitam CONTRA-PRESSÃO.

- O que isso quer dizer?

Quer dizer que SÓ SAI gás do regulador, não entra (porque existe válvula de retenção na saída do regulador APÓS o manômetro).

- O que isso quer dizer na prática?

Que ao conectar no barril com tudo despressurizado (mangueira e regulador), o CO² entraria pela mangueira e começaria a fazer pressão no regulador, e por conseqüência faria pressão no manômetro, que indicaria a pressão da linha, certo? Certo, só que EM ALGUNS MODELOS, a @#$@#$ da válvula retenção do regulador é instalada na saída, após o manômetro, e consequentemente ele continua marcando ZERO, ou seja, a válvula de retenção TRANCA essa contra-pressão antes dela chegar no manômetro do regulador.

- Como resolver?

1) Regule o manômetro para uma pressão que considere levemente ACIMA da pressão que você acha que o barril está
2) Abra o registro para pré-pressurizar a mangueira e regulador ANTES de conectar tudo no barril
3) FECHE o registro
4) Conecte a extratora/conector no barril

Isso fará com que o excesso de pressão que SUPERA a pressão do barril seja transferido para o barril (só que é uma quantidade muito pequena), e então a pressão da mangueira/regulador e a pressão do barril ficarão equalizadas, mostrando a pressão real do barril.

Abraço,
 
Last edited:

Attachments

  • Picture1.png
    Picture1.png
    519.3 KB · Views: 155
Funciona perfeitamente, já fiz.

E o que já fiz também, pra não ter que ficar fazendo isso que descrevi antes, foi fazer um T na própria mangueira do cilindro com outro manômetro.

Abraço,
 
OPA OPA OPA

Existem VÁRIOS regulares de pressão no mercado que não aceitam CONTRA-PRESSÃO.

- O que isso quer dizer?

Quer dizer que SÓ SAI gás do regulador, não entra (porque existe válvula de retenção na saída do regulador APÓS o manômetro).

- O que isso quer dizer na prática?

Que ao conectar no barril com tudo despressurizado (mangueira e regulador), o CO² entraria pela mangueira e começaria a fazer pressão no regulador, e por conseqüência faria pressão no manômetro, que indicaria a pressão da linha, certo? Certo, só que EM ALGUNS MODELOS, a @#$@#$ da válvula retenção do regulador é instalada na saída, após o manômetro, e consequentemente ele continua marcando ZERO, ou seja, a válvula de retenção TRANCA essa contra-pressão antes dela chegar no manômetro do regulador.

- Como resolver?

1) Regule o manômetro para uma pressão que considere levemente ACIMA da pressão que você acha que o barril está
2) Abra o registro para pré-pressurizar a mangueira e regulador ANTES de conectar tudo no barril
3) FECHE o registro
4) Conecte a extratora/conector no barril

Isso fará com que o excesso de pressão que SUPERA a pressão do barril seja transferido para o barril (só que é uma quantidade muito pequena), e então a pressão da mangueira/regulador e a pressão do barril ficarão equalizadas, mostrando a pressão real do barril.

Abraço,
O meu manômetro é assim é uma @@@#@#@##@# até eu descobrir isso passei um dia irritado tentando achar solução
 
Back
Top