Como usar trub quente da 1ª Batelada como lupulagem na segunda

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

destynnos

Well-Known Member
Joined
Nov 21, 2017
Messages
133
Reaction score
12
Bom dia, pelo link do instagram abaixo:
https://www.instagram.com/p/BjH5Tq4h75P/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

Esse pessoal usou o trub quente da 1ª batelada como lupulagem para a segunda. Alguém conhece esse técnica ou tem informações? Como fazer os cálculos (Simples é melhor, se é que isso é possível) para saber o amargor, tempo de inserção, etc. Sinceramente me parece uma forma de reduzir custos, e isso é sempre bem vindo.

Obs: Sinceramente já fiz 2 bateladas no mesmo dia e é o cão, mas enquanto somos jovens e a coluna está boa, vamos que vamos!!
 
não fiz a mensão para falar direto com ele de modo mal, pensei que voce só nao sabia que ele tivesse aqui no forum kkkkkkkkk
 
De boa amigo. Não tem como não conhecer ele(s) manjam muito e já me ajudou em alguns momentos. E confesso que pensei em manda em pv, mas acabei optando em fazer um post. Quem sabe não surge um post fixo, ou mais gente colabora com conhecimentos.
 
Bom dia, pelo link do instagram abaixo:
https://www.instagram.com/p/BjH5Tq4h75P/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

Esse pessoal usou o trub quente da 1ª batelada como lupulagem para a segunda. Alguém conhece esse técnica ou tem informações? Como fazer os cálculos (Simples é melhor, se é que isso é possível) para saber o amargor, tempo de inserção, etc. Sinceramente me parece uma forma de reduzir custos, e isso é sempre bem vindo.

Obs: Sinceramente já fiz 2 bateladas no mesmo dia e é o cão, mas enquanto somos jovens e a coluna está boa, vamos que vamos!!

aew, blz? Sim, essa receita é nossa, (mais precisamente minha). Ainda bem que vc não mandou inbox, por causa do fim do meu doutorado eu nem tenho olhado o Instagram há tempos. Quais duvidas vc tem?
 
Opa, vamos lá então. Como saber em que tempo/qtde adicionar o trub da primeira brassagem? Em geral nos 15 minutos finais seria uma média que se aplica no geral? Devo ficar atento a alguma característica
dos lupulos usados? No geral gostaria de saber como faço para saber o tempo e o quanto de IBU essa técnica ira fornecer para a 2ª brassagem. E algumas dicas que vc aprendeu usando ela, como por exemplo se vale a pena.
 
Opa, vamos lá então. Como saber em que tempo/qtde adicionar o trub da primeira brassagem? Em geral nos 15 minutos finais seria uma média que se aplica no geral? Devo ficar atento a alguma característica dos lupulos usados? No geral gostaria de saber como faço para saber o tempo e o quanto de IBU essa técnica ira fornecer para a 2ª brassagem. E algumas dicas que vc aprendeu usando ela, como por exemplo se vale a pena.

Primeiro: Como saber em que tempo/qtde adicionar o trub da primeira brassagem?

A % utilização do lúpulo depende do seu processo. Lúpulos de adições tardias são bem poucos utilizados, ou seja, fornecem uma quantidade mínima de iso-alfa. Então, a quantidade de lúpulo a ser reutilizada é muito relativa à quantidade e tipo de lúpulo que você usou na brassagem anterior. Nós usamosPar na a sobra de uma brassagem de NEIPA, pois nossa adição tardia é enorme. Só para te dar um exemplo, fazemos todas as adições durante os 25 minutos finais, e utilizamos um total de 22g de lúpulo por litro. Pegamos metade do trub dessa IPA e fazemos o mesmo volume de Black IPA. A adição fazemos por volta dos 30 min. finais de fervura.... mas isso é levando em consideração os lúpulos que usamos e processo que fazemos. Infelizmente não existe uma regra geral, variando bastante de receita para receita.


Segundo: Em geral nos 15 minutos finais seria uma média que se aplica no geral?

Esse tempo pode variar muito, mas eu diria que 15 minutos é um tempo seguro, ou até 10 caso você tenha feito uma quantidade razoável de adição em 60 min.

Terceiro: Devo ficar atento a alguma característica dos lupulos usados?

Sim, quanto maior o potencial de amargor dos seus lúpulos, mas complicado fica de dosar o amargor final. Você deve se focar em reaproveitar lúpulos em receitas com bastante adição tardia, então dê preferências para lúpulos de aroma, com menor AA.

Quarto: No geral gostaria de saber como faço para saber o tempo e o quanto de IBU essa técnica ira fornecer para a 2ª brassagem.

Não tem como saber, na verdade IBU e sensação de amargor são coisas diferentes. Por conta disso eu diria para você testar.

Quinto: E algumas dicas que vc aprendeu usando ela, como por exemplo se vale a pena.

No caso, as dicas eu dei ao longo dos outros comentários. Sobre valer a pena, vale muito, mas você precisa arquitetar bem como fará a reutilização. Para você ter ideia, conseguimos fazer 2 receitas muito caras que sozinhas saíram por volta de 15 reais o litro (custo de fabricação), fazendo isso, conseguimos produzir cada uma por cerca de 8,5/9 reais o litro, por exemplo, e o resultado é excelente.

Qualquer coisa estou a disposição.
 
Muito Obrigado pela paciência e pela dicas. Vou estudar e montar as brassagens que farei e mais para frente se me permitir voltamos a conversar para ver se estou no caminho certo. Mais uma vez muito grato!
 
TOP!:)

Primeiro: Como saber em que tempo/qtde adicionar o trub da primeira brassagem?

A % utilização do lúpulo depende do seu processo. Lúpulos de adições tardias são bem poucos utilizados, ou seja, fornecem uma quantidade mínima de iso-alfa. Então, a quantidade de lúpulo a ser reutilizada é muito relativa à quantidade e tipo de lúpulo que você usou na brassagem anterior. Nós usamosPar na a sobra de uma brassagem de NEIPA, pois nossa adição tardia é enorme. Só para te dar um exemplo, fazemos todas as adições durante os 25 minutos finais, e utilizamos um total de 22g de lúpulo por litro. Pegamos metade do trub dessa IPA e fazemos o mesmo volume de Black IPA. A adição fazemos por volta dos 30 min. finais de fervura.... mas isso é levando em consideração os lúpulos que usamos e processo que fazemos. Infelizmente não existe uma regra geral, variando bastante de receita para receita.


Segundo: Em geral nos 15 minutos finais seria uma média que se aplica no geral?

Esse tempo pode variar muito, mas eu diria que 15 minutos é um tempo seguro, ou até 10 caso você tenha feito uma quantidade razoável de adição em 60 min.

Terceiro: Devo ficar atento a alguma característica dos lupulos usados?

Sim, quanto maior o potencial de amargor dos seus lúpulos, mas complicado fica de dosar o amargor final. Você deve se focar em reaproveitar lúpulos em receitas com bastante adição tardia, então dê preferências para lúpulos de aroma, com menor AA.

Quarto: No geral gostaria de saber como faço para saber o tempo e o quanto de IBU essa técnica ira fornecer para a 2ª brassagem.

Não tem como saber, na verdade IBU e sensação de amargor são coisas diferentes. Por conta disso eu diria para você testar.

Quinto: E algumas dicas que vc aprendeu usando ela, como por exemplo se vale a pena.

No caso, as dicas eu dei ao longo dos outros comentários. Sobre valer a pena, vale muito, mas você precisa arquitetar bem como fará a reutilização. Para você ter ideia, conseguimos fazer 2 receitas muito caras que sozinhas saíram por volta de 15 reais o litro (custo de fabricação), fazendo isso, conseguimos produzir cada uma por cerca de 8,5/9 reais o litro, por exemplo, e o resultado é excelente.

Qualquer coisa estou a disposição.
 
@Inglorious Brewers , 9 reais o litro? Fiquei curioso...não só pela receita, mas pra experimentar também :D:D:D. Dry hopping é uma coisa que encarece bem, dependendo do estilo. Nesse caso que você cita o reaproveitamento abaixando o custo, envolve o lúpulo de dry hopping sendo reaproveitado também?
 
Estou seguindo o post e aproveitando a pergunta do @cerveja73 adiciono ainda a questão quanto a possibilidade de congelar esse lúpulo usado no DH...???
Tenho neste momento 280gr de Citra num DH que irei retirar amanhã....
 
Eu faço reutilização do lúpulo de DH sim, utilizo como lúpulo de amargor, a quantidade varia de lúpulo para lúpulo, pois ele vai perder uma certa quantidade de alfa-ácidos no DH. Outro ponto é que tomo muito cuidado para não inserir O2 no DH e fazer a extração da mesma forma como você extrai a levedura, por esse motivo é importante ter feito a retirada da levedura decantada. No caso depois de retirar o lúpulo é só congelar.
 
@Inglorious Brewers , 9 reais o litro? Fiquei curioso...não só pela receita, mas pra experimentar também :D:D:D. Dry hopping é uma coisa que encarece bem, dependendo do estilo. Nesse caso que você cita o reaproveitamento abaixando o custo, envolve o lúpulo de dry hopping sendo reaproveitado também?

Opa, você é de Penedo, não é? Se for, eu tento levar pra você em julho.

A receita é essa aqui:

*Juicy IPA:*
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Grãos:

62% - Pale malt
9% - Aveia em flocos
9% - cevada em flocos (ou aveia)
10% - Vienna
10% - Munich ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Lúpulos

Citra 125g (13,8%)
Simcoe 50g (12,8%) ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Amarillo 125g (05,5%)
Mosaic 125g (12,6%)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Levedura:
Vermont Ale.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
*Black IPA* ⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Grãos:

62,1% Maris Otter Pale malt
6,90% Midnight Wheat
6,20% Flocos de Cevada
6,20% Carafa III
6,20% Crystal rye malt
6,20% Munich
6,20% Rye malt ⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Lúpulos:

Adicionar o trub quente da Juicy IPA nos 10 minutos finais de fervura. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Levedura:

Mangrove Jack's M42.
 
Last edited:
Vai ser um prazer, avisa com um pouco de antecedência que eu me organizo pra te receber legal aqui, vou reservar umas minhas pra você experimentar.




Opa, você é de Penedo, não é? Se for, eu tento levar pra você em julho.

A receita é essa aqui:

*Juicy IPA:*
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Grãos:

62% - Pale malt
9% - Aveia em flocos
9% - cevada em flocos (ou aveia)
10% - Vienna
10% - Munich ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Lúpulos

Citra 125g (13,8%)
Simcoe 50g (12,8%) ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Amarillo 125g (05,5%)
Mosaic 125g (12,6%)
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Levedura:
Vermont Ale.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
*Black IPA* ⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Grãos:

62,1% Maris Otter Pale malt
6,90% Midnight Wheat
6,20% Flocos de Cevada
6,20% Carafa III
6,20% Crystal rye malt
6,20% Munich
6,20% Rye malt ⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Lúpulos:

Adicionar o trub quente da Juicy IPA nos 10 minutos finais de fervura. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Levedura:

Mangrove Jack's M42.
 
Não querendo ser muito chato.... qual que será o teor de alfaciodos que posso conciderar num lúpulo citra que quando novo tinha 13,5% de AA que foi usado em um DH por 7 dias a 6ºC? Eu sei que é uma estimativa... mas para usar no Beersmith.... faço como se tivesse 8%?

Será para ser reutilizado como amargor em 58 litros de uma Imperial Stout.....
 
@Inglorious Brewers, no seu blog tem uma experiência de uma IPA. Caso a garrafa que vocês guardassem os lúpulos estivesse sanitizada, você vislumbra os lúpulos usados na fervura podendo serem usados num dia posterior a brassagem, isto é, não sendo numa segunda batelada? Por exemplo, congelando e usando lá na casa dos 5 minutos.
 
Não querendo ser muito chato.... qual que será o teor de alfaciodos que posso conciderar num lúpulo citra que quando novo tinha 13,5% de AA que foi usado em um DH por 7 dias a 6ºC? Eu sei que é uma estimativa... mas para usar no Beersmith.... faço como se tivesse 8%?

Será para ser reutilizado como amargor em 58 litros de uma Imperial Stout.....

Sinceramente eu não sei te dizer, tentamos medir isso em laboratório, mas o erro foi muito alto. E um problema de falar sobre médias é que esse artigo aqui mostra diferentes extrações para diferentes lúpulos, além disso o AA não é único responsável pelo amargor, as humulonas também contribuem bastante para isso. No caso eu diria para considerar uma redução de 40/60% no valor do A.A no Beersmith se você usar a adição desse lúpulo nos 20 minutos finais de fervura. O reaproveitamento de lúpulos não é simples quando se fala em acertar a sensação de amargor.
 
@Inglorious Brewers, no seu blog tem uma experiência de uma IPA. Caso a garrafa que vocês guardassem os lúpulos estivesse sanitizada, você vislumbra os lúpulos usados na fervura podendo serem usados num dia posterior a brassagem, isto é, não sendo numa segunda batelada? Por exemplo, congelando e usando lá na casa dos 5 minutos.

Se eu entendi bem sua pergunta, sim nós fazemos isso.
 
@Inglorious Brewers , Essa receita que você postou é para quantos litros? gostei da idéia e vou testar aqui fazendo duas brassagens no mesmo dia, quando colocar pra ferver, começo a mostura da outra e já aproveito os lupulos... Obrigado
 
Sinceramente eu não sei te dizer, tentamos medir isso em laboratório, mas o erro foi muito alto. E um problema de falar sobre médias é que esse artigo aqui mostra diferentes extrações para diferentes lúpulos, além disso o AA não é único responsável pelo amargor, as humulonas também contribuem bastante para isso. No caso eu diria para considerar uma redução de 40/60% no valor do A.A no Beersmith se você usar a adição desse lúpulo nos 20 minutos finais de fervura. O reaproveitamento de lúpulos não é simples quando se fala em acertar a sensação de amargor.

Grato pelo seu esclarecimento.
Eu quando escrevi o meu ultimo post estava muito convencido que a degradação seria ai na casa dos 40% isto porque quando tirei o hopebag e o congelei o lupulo estava e está com um coloração verde vivo e o aroma era intenso, mas agora fico com serias duvidas e até apontava para uma degradação de 75% (também vi uns posts no homebrew talk .com) porque quando transferia o lúpulo do hopebag para os sacos de congelação caiu um montinho pequininho no cartão que tinha por baixo e só limpei no dia seguinte e o aspeto era completamente diferente (penso que seja por isso o seu alerta para o contacto com o ar)
o lúpulo tinha uma cor verde esbatido e mal toquei nele ele se desfez... parecia pó... e não tinha qualquer aroma....

Eu estava a pensar usar ele em amargor no inicio da fervura.... há algum motivo para você indicar a adição nos últimos 2o minutos de fervura?
 
Back
Top