Como saber se meu cilindro de Co2 está cheio?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guilherme B.

Well-Known Member
Joined
Feb 2, 2019
Messages
68
Reaction score
11
Location
Recife - PE
Alguém sabe como posso saber se a empresa que eu estou recarregando meu cilindro está enchendo ele conforme o combinado? Pois mandei recarregar um cilindro de 6 Kg, e quando conectei o regulador a pressão interna era estava marcando era de 60 Kgf/cm2, e depois de conectado no meu barril, depois de 24h a pressão baixou para 35Kgf/cm2 e a cerveja já estava carbonatada.
 
Segue as fotos do manômetro e do cilindro!
20190330_165338[1].jpg 20190402_110559[1].jpg 20190402_110703[1].jpg 20190402_110733[1].jpg 20190402_110749[1].jpg 20190402_110750[1].jpg
 
Alguém sabe como posso saber se a empresa que eu estou recarregando meu cilindro está enchendo ele conforme o combinado? Pois mandei recarregar um cilindro de 6 Kg, e quando conectei o regulador a pressão interna era estava marcando era de 60 Kgf/cm2, e depois de conectado no meu barril, depois de 24h a pressão baixou para 35Kgf/cm2 e a cerveja já estava carbonatada.

Acho que você tem aí duas questões diferentes...

1. Como saber se a empresa está enchendo cilindro corretamente? A forma mais simples é pesar o cilindro antes (vazio) e depois (cheio), a diferença de peso é o que foi colocado de gás. Normalmente é assim que as empresas enchem, inclusive, colocando o cilindro em uma balança de precisão. Isso pode ser feito também para avaliar quanto de gás ainda tem no cilindro... normalmente a tara do cilindro vazio vem gravada do lado de fora (lembre que tem somar a este o peso do regulador)... daí é só botar na balança e estimar mais ou menos quantos quilos ainda tem.

2. Passar de 60 Kgf/cm2 para 35Kgf/cm2 em 24h também pode ser indicativo de vazamento no seu sistema... eu tive um problema parecido uma vez e também fiquei desconfiado da empresa que enchia o cilindro, pois tinha checado várias vezes as mangueiras e conexões e não tinha vazamento nenhum... em um dia o cilindro chegou no vermelho. Quando desmontei tudo vi que o problema (vazamento) era no conector ball lock de gás, que não encaixava direito... A partir dai parei de fazer a tal carbonatação lenta. Faço somente o "burst carbonation"... coloco cargas de pressão elevada no primeiro e segundo dia (uma ou duas vezes ao dia) e a partir do 3o dia coloco cargas com a pressão desejada para o estilo. Não sacudo o barril em nenhum momento. Demora mais do que sacudir, mas demora menos que a lenta. Normalmente em 3 ou 4 dias já está na pressão desejada. Mas, ainda assim, para meu gosto pessoal, ainda espero mais uns dias para "arredondar".

Se quiser saber mais sobre o "burst carbonation": http://brulosophy.com/2016/05/12/sparkle-fizz-methods-for-carbonation/
 
Também apostaria em vazamento.

outro detalhe que vale para outros desavisados (vi na tua foto que não era o caso) que não se deve usar mangueiras de silicone para o gás, pois é permeável para o CO2.
 
Também apostaria em vazamento.

outro detalhe que vale para outros desavisados (vi na tua foto que não era o caso) que não se deve usar mangueiras de silicone para o gás, pois é permeável para o CO2.
Mas não deixo registro aberto, toda vez que termino de beber eu fecho o registro do cilindro e deixo aberto apenas o do regulador para saber a pressão interna do barril, muito esquisito que tenha vazadomento!
 
Você está deixando o cilindro de CO2 dentro da geladeira? Temperaturas mais frias fazem a pressão do cilindro baixar, isso pode explicar a alteração no manômetro.
 
Você está deixando o cilindro de CO2 dentro da geladeira? Temperaturas mais frias fazem a pressão do cilindro baixar, isso pode explicar a alteração no manômetro.
Estou deixando na geladeira sim, eu desconfiei que pudesse ser isso, mas você acha que a temperatura abaixaria tanto assim a pressão a ponto de estar no vermelho?
 
Sim, deixe ele em temperatura ambiente que o manômetro deverá retornar para o valor que estava antes. Outra coisa, esse cilindro é de aço, e nessa situação vai ter problemas com corrosão ao longo do tempo.
 
Sim, deixe ele em temperatura ambiente que o manômetro deverá retornar para o valor que estava antes. Outra coisa, esse cilindro é de aço, e nessa situação vai ter problemas com corrosão ao longo do tempo.
Pretendo tirar ele da geladeira. Mas ainda estou desconfiado que ele não está cheio com 6 Kg.
 
Boa tarde, Boa noite.. CO2 sempre é vendido por kilo. Nao quer dizer que se seu cilindro comporte 6 kilos, que eles colocarao todos os 6 kilos. Sempre trabalham com um peso menor de cargas, se é de 6, colocam 4, pois sempre tem o risco da valvula de segurança ao se colocar o limite, ela romper sozinha com a variação de temperatura, entende, portanto eles sempre trabalham com uma margem de segurança. Para saber quanto foi colocado e quanto te foi cobrado, so pesar mesmo o cilindro antes de enviar ele para envasar.
 
Boa tarde, Boa noite.. CO2 sempre é vendido por kilo. Nao quer dizer que se seu cilindro comporte 6 kilos, que eles colocarao todos os 6 kilos. Sempre trabalham com um peso menor de cargas, se é de 6, colocam 4, pois sempre tem o risco da valvula de segurança ao se colocar o limite, ela romper sozinha com a variação de temperatura, entende, portanto eles sempre trabalham com uma margem de segurança. Para saber quanto foi colocado e quanto te foi cobrado, so pesar mesmo o cilindro antes de enviar ele para envasar.
Mas, quanto a pressão ter baixado sozinha mesmo eu deixando o registro do cilindro fechado, há a possibilidade de ele estar com vazamento, ou na rosca entre a válvula e o cilindro?
 
Mas não deixo registro aberto, toda vez que termino de beber eu fecho o registro do cilindro e deixo aberto apenas o do regulador para saber a pressão interna do barril, muito esquisito que tenha vazadomento!

Como o colega AlexandreTannous disse, se resfriar o cilindro, a pressão cai muito mesmo. Lembra das aulas de física do segundo grau? P1V1/T1 = P2V2/T2. O volume não variou (o cilindro não muda de tamanho); se a temperatura cai, a pressão tem que diminuir para manter a igualdade. Eu uso ele exatamente como você, dentro do freezer, e a ordem de grandeza é essa mesmo, cai pela metade. Quando volta para temperatura ambiente, a pressão volta ao valor anterior.

Algumas dicas:

1- Eu uso um cilindro de alumínio no freezer. É muito (muito muito muito) mais leve e não enferruja. Avalie comprar um, e deixa o de aço só para carbonatar.
2- Eu sirvo exatamente como você: quando sirvo, abro a saída da reguladora para o post-mix; quando termino de servir, fecho a válvula. Mas no fim do dia, quando vou dormir, eu fecho a válvula do cilindro também. Embora seja pouco provável, pode haver vazamento nas conexões da reguladora ou pela própria válvula de alívio da reguladora; por isso pra evitar vazamento 100%, só fechando a válvula do cilindro. Mas faz um teste, deixa a do cilindro aberta, fecha a de saída, e chama espuma na válvula de alívio, nas conexões da reguladora e na válvula de saída (às vezes o vazamento é pela haste da válvula). Se tiver algum vazamento, você vai ver as bolhas, e aí geralmente um reaperto resolve.

Na foto abaixo, eu destaquei os pontos onde geralmente vaza numa reguladora:

47E87323-3AD4-4F16-9D2E-5A701387FC90 - Cópia.JPG
 
Boa tarde, Boa noite.. CO2 sempre é vendido por kilo. Nao quer dizer que se seu cilindro comporte 6 kilos, que eles colocarao todos os 6 kilos. Sempre trabalham com um peso menor de cargas, se é de 6, colocam 4, pois sempre tem o risco da valvula de segurança ao se colocar o limite, ela romper sozinha com a variação de temperatura, entende, portanto eles sempre trabalham com uma margem de segurança. Para saber quanto foi colocado e quanto te foi cobrado, so pesar mesmo o cilindro antes de enviar ele para envasar.

Aqui não percebo isso. Eu tenho uma balança comercial e sempre peso o cilindro quando volto da recarga. Meu cilindro de 6 kg volta sempre com a tara + 6 kg. Acredito que a margem de segurança seja grande justamente para isso, se ele é pra 6 kg, com certeza o limite de rompimento é bem mais.
 
Alerta. Cuidado em deixar o cilindro em lugares fechados, tipo quartinho e etc. Se vazar, pode encher CO2 o comodo, e quem estiver dentro, ou adentrar pode ter problemas.
 
Back
Top