Como Fazer Açucar Invertido

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ebraun

Well-Known Member
Joined
Oct 7, 2013
Messages
106
Reaction score
27
Amigos, sempre usei High Maltose da WE pras minhas levas e gostaria de inovar/experimentar o açúcar invertido. Por favor, algúem pode me passar a receita de como fazer esse açúcar invertido. Desde já agradeço a colaboração.
Quanto da calda devo usar, 10 ml para 600ml de ceva?

Abraços
 
A quantidade de açúcar utilizado varia de 6 a 10 gramas de açúcar por litro de cerveja. Você faz sua escolha da quantidade de açúcar de acordo com o estilo de cerveja que irá carbonatar, supondo que vc tenha 20 litros de cerveja e vá usar 6 gramas por litro, você irá separar 120 gramas de açúcar, para 120 gramas de açúcar eu utilizo 360ml de água, essa água vai ser fervida junto com o açúcar formando uma calda, após começar a ferver eu deixo que a fervura aconteça por pelo menos 5 min.
Há quem coloque algumas gotas de limão junto, dizem que evita a caramelização, eu utilizei algumas vezes e não notei nenhuma diferença.
Eu adiciono essa calda no balde em que tenho a cerveja a ser engarrafada, então a mistura é feita por igual, como não faço por garrafa nunca me preocupei com a medida por 600ml.
 
Na realidade o limão é para quebrar a sacarose em glicose e frutose, que são os primeiros produtos que são consumidos na fermentação.

É necessário que sejam considerados alguns fatores para a carbonatação, como:

1) o volume de CO2 dissolvido para cada estilo
2) quantidade de CO2 residual na cerveja (que envolve a temperatura em que está a cerveja no engarrafamento)
3) fermentabilidade da sua solução de priming

Para calcular isso, existem diversos aplicativos para auxiliar. Um bem legal e fácil é o http://hbd.org/cgi-bin/recipator/recipator/carbonation.html?16455566#tag.

Lá, vc pode ver qual é o volume de CO2 desejado para o seu estilo e calcular a quantidade de açúcar de acordo com o volume de cerveja e o CO2 residual.

Calcular apenas com uma quantidade padrão de g/l pode não ser o ideal pois há CO2 residual na cerveja e não considerar isso pode gerar uma supercarbonatação.

Vc pode diluir na cerveja toda ou dosar garrafa a garrafa (eu prefiro dessa forma, pois garante uma carbonatação mais uniforme na leva).

Com relação à quantidade de calda a se utilizar para cada garrafa é necessário verificar o volume total da solução de açúcar invertido e fazer a regra de 3 para chegar até o volume a adicionar por garrafa, portanto não é possível determinar assim, variará de caso para caso.

abraços,
 
A quantidade de açúcar utilizado varia de 6 a 10 gramas de açúcar por litro de cerveja. Você faz sua escolha da quantidade de açúcar de acordo com o estilo de cerveja que irá carbonatar, supondo que vc tenha 20 litros de cerveja e vá usar 6 gramas por litro, você irá separar 120 gramas de açúcar, para 120 gramas de açúcar eu utilizo 360ml de água, essa água vai ser fervida junto com o açúcar formando uma calda, após começar a ferver eu deixo que a fervura aconteça por pelo menos 5 min.
Há quem coloque algumas gotas de limão junto, dizem que evita a caramelização, eu utilizei algumas vezes e não notei nenhuma diferença.
Eu adiciono essa calda no balde em que tenho a cerveja a ser engarrafada, então a mistura é feita por igual, como não faço por garrafa nunca me preocupei com a medida por 600ml.
Bom dia! Quando a gente ferve essa água com açúcar por 5 minutos, ela quase seca toda. Não tem importância?
 
Back
Top