Como evitar a oxigenação em panelas elétricas?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Aug 23, 2019
Messages
7
Reaction score
0
Location
São João del-Rei
Olá pessoal!

Possuo uma panela elétrica MecBier (foto em anexo), que conta com uma serpentina no fundo que esquenta o mosto. Recentemente, pesquisando sobre como evitar off-flavors, me deparei com dois dilemas:

Para evitar o gosto de papelão ou papel molhado, é importante que não haja a oxigenação nas etapas de produção, exceto na transferência do mosto para o fermentador.

Porém, durante a mosturação, eu sempre mexo constantemente o mosto com a pá cervejeira, a fim de homogeneizar a temperatura do mosto, dado que se eu não fizer isso o fundo ficará mais quente que o resto. Nesse processo, salvo engano, estou oxigenando meu mosto, certo? E aí, como proceder?

Da mesma forma, durante a filtragem (a panela tem um cesto), se eu deixar a panela destampada, oxigeno o mosto. Se eu tampar, caio em outro off-flavor que não me recordo qual é. Qual a solução?

Antecipadamente, obrigado!

kit.jpg
 
Amigo, enquanto for mosto não haverá problema de oxigenação, depois de fermentado (virar cerveja) ai sim, tem que evitar ao máximo a contaminação com oxigênio. Veja só, pra fazer a transfega eu encho o fermentador com CO² e ligo os dois fermentadores com uma mangueira, nisso e feito a troca entre o CO² e o oxigênio nos fermentadores.
 
Olá amigo, tenho lido a respeito disso, da técnica "low oxygen", que além de evitar a oxidação na cerveja(principalmente se não for consumir 'fresca'), também preserva o aroma do malte.
Segundo essa técnica, oxigênio é sim um "problema" na mosturação, desde a agua e a forma como é despejada na panela, a aeração do malte, o sparge, entre outras coisas...

Na minha humilde opinião, se a cerveja for tomada breve, fresca a preocupação pode ser menor em relação a isso. Agora, se o lote demora a ser consumido e tbm deseja mais aroma de malte na sua breja, da uma olhada na técnica e ve como vc pode adaptar o seu processo.

Eu teunho uma Braumeister e comprei o kit low-oxygen pra ela. Ainda não tive tempo de testar, mas assim q fizer vou postar os resultados aqui no forum.

Abraço,
Gabriel
 
Amigo é preciso uma pressão absurda pra um líquido quente, 65 graus, incorporar o oxigênio. Além disso, a fervura também expulsaria o oxigênio. Ainda, no início da fermentação a levedura consome o oxigênio presente no mosto pra se reproduzir. Faz assim. Evita apenas o excesso, Splash ficar movimento com intensidade etc. Pode mexer seu mosto de boa, recircular pra clarificar etc. Você deve se preocupar mesmo e quando a cerveja tá fria, que a solubilidade do gás fica maior. Na fase fria e na cerveja pronta você deve tomar o máximo de cuidado com isso. Boas cervejas.
 
Back
Top