• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Como deixar a cerveja cristalina com gelatina

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Status
Não esta aberto para novas mensagens.

Guenther

Administrador
Moderador
Admin
Afiliado
23/4/13
Pelo que entendi então, usar a gelatina é um meio de acelerar o processo de clarificação, não necessariamente reduz esse tempo.
Irei tentar fazer isso na minha próxima brassagem.
Ué... se acelera a clarificação, reduz o tempo.

Raisoshi

Well-Known Member
Afiliado
9/1/15
Não, você não entendeu. Quis dizer que tipo, mesmo usando esse processo ainda seria ideal manter clarificando por, digamos, 1 semana, correto?
Se o objetivo é a aparência da cerveja e você consegue o resultado de 1 semana em 2 dias com gelatina(exemplo aleatório) e esse é o resultado que você quer, não.

Guenther

Administrador
Moderador
Admin
Afiliado
23/4/13
Não, você não entendeu. Quis dizer que tipo, mesmo usando esse processo ainda seria ideal manter clarificando por, digamos, 1 semana, correto?
Não... você pode acabar a fermentação secundária, gelar a cerveja de um dia pro outro, aplicar gelatina, esperar 48 horas, e pronto.... ela estará, muitas vezes, cristalina como na foto postada anterior pelo colega. Ou seja, a aplicação de gelatina substitui o período de clarificação.

Abraço,

lpera

Well-Known Member
Afiliado
18/1/15
Pessoal, vou usar gelatina pela primeira vez na minha Nelson IPA, deixei 3 dias entre 0-0,5 graus, e hoje a noite vou colocar a gelatina, porém quando dei uma espiada no balde hoje ainda vejo muito lúpulo em suspensão (fiz DH com 50 gramas em pellets, sem saco).

Pergunta apra os mais experientes: preciso esperar mais para ver se esse lúpulo em suspensão desce ou já posso usar a gelatina assim mesmo? Depois de aplicada a gelatina vou esperar mais 48 horas para colocar no postmix.

Obrigado.

Ortiz

Well-Known Member
Afiliado
2/6/14
A gelatina vai tirar boa parte desse lúpulo em suspensão, mas se possível espere mais uns dois dias pra ajudar na decantação.

AlexandreBr

Member
Afiliado
19/3/15
Não... você pode acabar a fermentação secundária, gelar a cerveja de um dia pro outro, aplicar gelatina, esperar 48 horas, e pronto.... ela estará, muitas vezes, cristalina como na foto postada anterior pelo colega. Ou seja, a aplicação de gelatina substitui o período de clarificação.

Abraço,
Ahh bom, agora entendi direito. Valeu Guenther.

lucasprox

Member
Afiliado
18/4/15
Caros, como sabemos a gelatina é de origem animal e tem um bocado de gente que por diversos motivos não consome qualquer tipo de produto dessa procedência. Minha pergunta é se alguém do grupo já clarificou a cerveja com ágar-ágar? Ágar é uma gelatina de origem vegetal, sem sabor, sem açucar, sem nada. Um pouco mais caro mas que rende muito mais. Se alguém já usou, qual a proporção?

Outra pergunta: procurei no google mas não vi nada específico sobre a possibilidade de algum elemento da gelatina ficar na cerveja. Alguém já viu algo sobre isso?

Abs.

Tiago

Well-Known Member
Moderador
Moderator
Afiliado
11/6/13
Caros, como sabemos a gelatina é de origem animal e tem um bocado de gente que por diversos motivos não consome qualquer tipo de produto dessa procedência. Minha pergunta é se alguém do grupo já clarificou a cerveja com ágar-ágar? Ágar é uma gelatina de origem vegetal, sem sabor, sem açucar, sem nada. Um pouco mais caro mas que rende muito mais. Se alguém já usou, qual a proporção?

Outra pergunta: procurei no google mas não vi nada específico sobre a possibilidade de algum elemento da gelatina ficar na cerveja. Alguém já viu algo sobre isso?

Abs.
Já pensei nessa possibilidade também. Nunca ouvi falar, mas acho que seria uma experiência interessante, se vc se animar a testar seria bem legal.

Se não me engano, o biofine é uma alternativa comercial 'vegan' pra esse propósito também.

Abraço

lucasprox

Member
Afiliado
18/4/15
Ok, Tiago. Estou com três baldes de APA com DH agora. Em um deles vou utilizar ágar. Provavelmente seja só uma questão de proporção o que o diferencia da gelatina comum. No dia 30 iremos engarrafar. Anoto o procedimento e compartilho junto com o resultado que obtivemos.

Abs.

tiagoCP

Active Member
Afiliado
6/3/15
É aconselhável utilizar a técnica da clarificação com gelatina em uma Stout?

Rodrigus

Member
Afiliado
19/2/15
Olá amigos,

depois das 48 horas com gelatna a 0 grau, como devo proceder para engarrafar? Tenho um balde alimenticio 25 litros com torneira no fundo, devo engarrafar direto da torneira mesmo? Ou devo trocar de balde de algum outro jeito?

Grato!

Salud!

Andreguetti

Well-Known Member
Afiliado
30/10/14
Uma coisa que tem me incomodado é a borra que forma no fundo da garrafa... que acaba caindo em pedaços no último copo servido.

tem como evitar isso?

Uso a gelatina 48 horas antes do envase e mantenho a 0ºC nesse tempo

Tiago

Well-Known Member
Moderador
Moderator
Afiliado
11/6/13
Uma coisa que tem me incomodado é a borra que forma no fundo da garrafa... que acaba caindo em pedaços no último copo servido.

tem como evitar isso?

Uso a gelatina 48 horas antes do envase e mantenho a 0ºC nesse tempo
Mantém mais um ou dois dias no fermentador pra compactar melhor e cuida bastante na hora de fazer a transferência pro recipiente de priming, pra que não vá nada de lama junto. Aí não vai mais dar isso.

Abraço

tiefensee

Well-Known Member
Afiliado
13/10/14
Olá amigos,

depois das 48 horas com gelatna a 0 grau, como devo proceder para engarrafar? Tenho um balde alimenticio 25 litros com torneira no fundo, devo engarrafar direto da torneira mesmo? Ou devo trocar de balde de algum outro jeito?

Grato!

Salud!
troca pra outro balde, mistura com o priming e envasa.
o procedimento não muda em nada de um envase tradicional, a única diferença é que no balde da fermentação vai ter gelatina junto da lama

Rodrigus

Member
Afiliado
19/2/15
Obrigado amigo!

Fiquei na dúvida achando que talvez a camada de gelatina passasse da altura do furo da torneira!

Obrigado mesmo!

Status
Não esta aberto para novas mensagens.