Como deixar a Black IPA preta???

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

EDGAR LOUZANO VERDILE

Well-Known Member
Joined
Dec 29, 2019
Messages
900
Reaction score
474
Location
Sao Paulo
Rapaziada, já fiz três levas de Black IPA e em nenhuma vez consegui chegar naquele "Black" que esperamos... A cada vez, adicionei mais malte Black (costumo usar o da blackmalz, que teoricamente teria 1200 de ebc...) No BeerSmith ou qualquer outro software aponta que a danada ficará pretinha, mas o resultado é sempre um Cobre bem escuro, marronzona mesmo... Estou planejando uma Stout para as próximas brassagens, e estou com a pulga atrás da orelha, afinal uma Stout marrom não me apetece kkkk....
Alguma dica (que não seja corante, coisa horrível) para empretejar a bichina? Tenho usado de 5 a 9 % do total de malte sendo o Black...,
 
Eu vi um video no Beer School, ele joga sinamar pra dar aquela cor preta.
 
sinamar é a melhor opçao.

Tem fervido por quanto tempo? o ideal é ferver por umas 3 horas

Ql tecnica ta usando na mosturação? double mash sem lavagem?
opa, normalmente fervo por 1:30 e faço no-chill...
Já fiz uma vez com Double Mash sem lavagem, já fiz Biab com todo o volume de água e e biab com lavagem... A breja ficou top todas as vezes, só não ficou pretona
 
Esquisito demais.. 9% de malte black era pra ficar pretona (eu acho)!!

A black IPA que eu fiz que ficou melhor eu peguei 6% de cevada torrada e coloquei em infusão fria durante umas 24h. Aí eu coei e coloquei essa agua da infusão na fervura. Usei uma proporção de mais ou menos 3l de água para 500g de cevada torrada.

Ela ficou preta mesmo, tipo uma stout, mas sem quase nada do sabor/aroma de torrado e café.
 
Nibs de cacau em uma Imperial Stout

Nesse tópico, coloquei a receita de uma imperial stout, que na minha percepção, ficou bem escura, quase um óleo de motor hehehe.
Normalmente o foco de uma IPA é o aroma, então usar muitos maltes especiais podem roubar um pouco a cena, não dá para abusar muito, caso contrário, a breja vai ficar desequilibrada.

Pra ficar bem escura, SRM acima de 45 já é quase um petróleo. No BJCP, a back ipa está entre 25~40 SRM, tenta calcular isto na próxima brassagem.

Vale a tentativa de usar o malte melanoidina junto ao back, mas pode ser que você ganhe um caramelo de presente, o que não faz parte do estilo.
 
Esquisito demais.. 9% de malte black era pra ficar pretona (eu acho)!!

A black IPA que eu fiz que ficou melhor eu peguei 6% de cevada torrada e coloquei em infusão fria durante umas 24h. Aí eu coei e coloquei essa agua da infusão na fervura. Usei uma proporção de mais ou menos 3l de água para 500g de cevada torrada.

Ela ficou preta mesmo, tipo uma stout, mas sem quase nada do sabor/aroma de torrado e café.
Opa pera lá meu consagrado... Acho que vou tentar isso aí na próxima, experiências geram experiência kkk.. só preciso entender melhor suas medidas... Com base de 3L para cada 500g de cevada torrada, os 6% são em cima do total de malte usado na receita? E infusão fria quer dizer que você mergulhou a torrada na água em temperatura ambiente e deixou por 24hrs? Depois coou e jogou o líquido no momento inicial da fervura do mosto?
 
Opa pera lá meu consagrado... Acho que vou tentar isso aí na próxima, experiências geram experiência kkk.. só preciso entender melhor suas medidas... Com base de 3L para cada 500g de cevada torrada, os 6% são em cima do total de malte usado na receita? E infusão fria quer dizer que você mergulhou a torrada na água em temperatura ambiente e deixou por 24hrs? Depois coou e jogou o líquido no momento inicial da fervura do mosto?


Faço de uma forma bem parecida com o que o colega falou, mas uso na lavagem dos graos malte carafa ou chocolate, pega a cor sem dar sabor sempre funciona.
 
Opa pera lá meu consagrado... Acho que vou tentar isso aí na próxima, experiências geram experiência kkk.. só preciso entender melhor suas medidas... Com base de 3L para cada 500g de cevada torrada, os 6% são em cima do total de malte usado na receita? E infusão fria quer dizer que você mergulhou a torrada na água em temperatura ambiente e deixou por 24hrs? Depois coou e jogou o líquido no momento inicial da fervura do mosto?

Exatamente isso tudo q vc falou! 6% do grist de malte em cevada torrada.
Quando vc moer ela vira pó, igual café mesmo.. coloca em agua em temperatura ambiente no dia anterior a brassagem.
Eu recomendo usar um saco voil pra colocar a cevada torrada moída pq eu só joguei na agua e foi teeeeenso de coar.. Usei um coador de café de pano e entope o coador rapidasso. Coador de papel nem pensar kkkk
 
Back
Top