Como armazenar a cerveja depois de pronta?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jpwhiplash

Member
Joined
May 16, 2014
Messages
5
Reaction score
0
Olá caríssimos...

Estou tendo relativo sucesso na fabricação e por consequencia disso as garrafas de cerveja estão se acumulando. :)

Como sugerem que as cervejas fiquem guardadas? Por estar no nordeste (temperatura ambiente passando com frequencia dos 30 graus na sombra) estou fazendo todo o processo de fermentacao em uma geladeira ajustada para 18 a 20 graus. Depois de engarrafada e fermentada e pronta para consumo o que devo fazer com as garrafas? Já não cabem na geladeira. Minhas dúvidas:

a) Posso armazena-las a temperatura ambiente?

b) Algum problema em serem armazenadas em temperatura bem superior à de fermentacao?

c) Durante quanto tempo devo deixar na geladeira a titulo de maturação antes de passar para a temperatura ambiente?

d) Durante quanto tempo posso manter as cervejas artesanais em temperatura ambiente? Alguma ideia de prazo para consumo? E este prazo varia com a temeratura?
 
jpwhiplash,

Também tenho um pouco de dúvida sobre qual o efeito que terá na cerveja caso seja armazenada à temperatura ambiente (que em nosso caso do nordeste, é alta). Por enquanto estou armazenando a temperatura controlada de 2°C, isto pq sempre observo melhora na cerveja com o passar do tempo... uma vez que ela continua maturando.

Mas minha próxima leva está ficando pronta e não terei espaço, então compartilho contigo esta dúvida. Procurarei armazenar no local mais fresco e com menor variação de temperatura, mas sinceramente, vou deixar pros experientes responderem qual o efeito sobre a qualidade da cerveja.
 
Em geral, manter a cerveja em temperaturas mais altas acelera processos de oxidação e do metabolismo do fermento. a parte do 'bom' ou 'ruim' fica a cargo do tipo de cerveja que vc está considerando, algumas podem se beneficiar, outras podem sofrer.

Procurem na seção de fermentação os tópicos fixos do Guenther, ele explica bem os efeitos da maturação a quente e a frio.

no caso "armazenar em temperatura ambiente" e "maturar a quente" são a mesma coisa. não importa se tá no fermentador, barril ou garrafa.

abraço!
 
a dúvida de quanto tempo dura uma cerveja eu tb tenho, pois guardei umas garrafas de uma red ale que fiz em setembro de 2013, elas estão guardadas a temperatura ambiente (aqui do sul), em local escuro, etc. Ainda tenho duas garrafas, e posso dizer que ainda está tomável. Ela alterou um pouco as características em relação as primeiras, mas tá indo tranquilo. Mês que vem abro a última.

Eu só fiz esse teste, as outras não conseguem passar de uns dois ou três meses....são tomadas.....hehe

Mas vale a leitura do que o Tiago falou.

abraço.
 
a dúvida de quanto tempo dura uma cerveja eu tb tenho, pois guardei umas garrafas de uma red ale que fiz em setembro de 2013, elas estão guardadas a temperatura ambiente (aqui do sul), em local escuro, etc. Ainda tenho duas garrafas, e posso dizer que ainda está tomável. Ela alterou um pouco as características em relação as primeiras, mas tá indo tranquilo. Mês que vem abro a última.

Eu só fiz esse teste, as outras não conseguem passar de uns dois ou três meses....são tomadas.....hehe

Mas vale a leitura do que o Tiago falou.

abraço.

O quanto tempo ela dura depende basicamente disso... Ela não vai "apodrecer" que nem uma comida preparada e guardada, por ex. entende... pq ela tem uma certa estabilidade microbiológica, não tem muitas condições pra ela estragar nesse sentido, a não ser que esteja contaminada, isso pode desenvolver e será aparente, caso aconteça.

Fora isso o que vai determinar quanto ela dura é a qualidade do sabor dela, tem cerveja que vai durar anos, mas tem algumas que no calor em poucos meses vai tar ruim o suficiente pra jogar fora...
 
Cara, a resposta é... não.... não se deve guardar à temperatura ambiente se a dita "temperatura ambiente" for muito acima das temperaturas praticadas na fermentação. Ou seja, não é 'recomendado' guardar cerveja acima dos 25 ºC, de modo geral.

Isso vai acelerar um monte de efeitos, predominantemente a oxidação, e para cervejas fracas e leves (estou assumindo que seja o caso, já que moras no nordeste), a oxidação é horrível..... além disso, caso não esteja com um fermento muito saudável, sempre existe a chance (mesmo que muito pequena) de ocorrer autólise.

Abraço,
 
Cara, a resposta é... não.... não se deve guardar à temperatura ambiente se a dita "temperatura ambiente" for muito acima das temperaturas praticadas na fermentação. Ou seja, não é 'recomendado' guardar cerveja acima dos 25 ºC, de modo geral.

Isso vai acelerar um monte de efeitos, predominantemente a oxidação, e para cervejas fracas e leves (estou assumindo que seja o caso, já que moras no nordeste), a oxidação é horrível..... além disso, caso não esteja com um fermento muito saudável, sempre existe a chance (mesmo que muito pequena) de ocorrer autólise.

Abraço,

Guenther, tenho um galedeira que controlo temperatura para maturacao, entao ela varia um pouco, mas normalmente deixo a 10º, posso deixar minhas garrafas recem envasadas, nesse freezer? em vez de deixar em temperatura ambiente?
 
Guenther, tenho um galedeira que controlo temperatura para maturacao, entao ela varia um pouco, mas normalmente deixo a 10º, posso deixar minhas garrafas recem envasadas, nesse freezer? em vez de deixar em temperatura ambiente?
A 10 graus elas vão demorar 6 meses pra carbonatar. :)
 
Moro num lugar bastante quente, temperatura ambiente normalmente oscila entre 25~35ºC, as vezes chega a 40~45ºC (Espírito Santo). Então, costumo fazer da seguinte forma:

Faço priming normal. Coloco as garrafas recém envasadas em caixas de papelão e as fecho. Coloco as caixas em um local bem fresco na minha casa (piso e revestimentos de granito, com sombra constante, 20~25ºC). Deixo-as ali por cerca de 15 dias. Abro uma garrafa para testar a carbonatação. Carbonatadas, as brejas vão para geladeira a 2ºC e alí ficam até acabarem. Normalmente só começo a consumir as brejas após uns 20 dias nessas condições de geladeira, claro, dependendo do tipo.
 
A 10 graus elas vão demorar 6 meses pra carbonatar. :)

mas eu deixando ela na temperatura ambiente, em uma semana/10 dias ela carbonata, entao a temperatura mais fria, ela demora mais?

qual a temperatura ideal?

no momento mesmo, essa quarto onde elas estao, esta em 20/21 graus
 
Quanto mais baixa a temperatura, menos atividade do fermento vai ter, ou seja, mais tempo para o fermento consumir o açucar do priming, e gerar o co2. Pode deixar em temperatura ambiente mesmo, desde que não seja muito elevada (30 e tantos graus). Como está 20/21 graus ai, está tranquilo. Deixa uns 15 dias e depois abre uma pra ver, se estiver carbonatada, ai sim coloca na geladeira.
 
mas eu deixando ela na temperatura ambiente, em uma semana/10 dias ela carbonata, entao a temperatura mais fria, ela demora mais?

qual a temperatura ideal?

no momento mesmo, essa quarto onde elas estao, esta em 20/21 graus
Por volta de 20 graus.

Tem, temperatura afeta diretamente tudo que acontece com a cerveja...... temperatura mais alta, as coisas acontecem mais rápido. Temperaturas mais baixas, coisas acontecem mais devagar.
 
após carbonatada eu guardo numa geladeira com temperatura de 8 graus ela mantem suas caracteristicas por muito tempo
 
Ainda a respeito do armazenamento, gostaria de tirar uma dúvida.

Quantos dias/meses eu consigo conservar minha cerveja dentro de um barril(keg), depois de iniciar a consumi-lo?
 
Ainda a respeito do armazenamento, gostaria de tirar uma dúvida.

Quantos dias/meses eu consigo conservar minha cerveja dentro de um barril(keg), depois de iniciar a consumi-lo?


A regra é a mesma. Quanto menor a temperatura maior o tempo até que a cerveja perca suas características originais. Lembrando que você deve manter a pressão do keg a mesma após retirar a cerveja para consumo.
 
eu to com uma pronta no barril deixo mesmo a zero graus na mesma temperatura que eu carbonatei
 
Salve cervejeiros! Aqui em casa estou devagar no consumo das minhas levas de 20L. Hoje (inverno) está dando 27° na sombra da varanda, e dentro da cervejeira desligada está batendo os mesmo 27°. Onde é melhor armazenar? A vantagem da cervejeira que a oscilação deve ser menor e incidência zero de luz. Mas a desvantagem que é abafado(não sei se influência). Cheers!
 
Back
Top