Comentários sobre este hobby magnífico

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

brazilianbrewer

Well-Known Member
Joined
Feb 24, 2012
Messages
323
Reaction score
89
Location
Porto Alegre
Comentários sobre o hobby de se fazer cerveja artesanal (alguns são mentiras/falácias):
0. fazer cerveja te torna um expert em qualquer assunto sobre cerveja perante amigos e família;
1. cervejarias adoram chamar seu produto de 'artesanal', mesmo que façam litragens gigantescas se comparadas ao cervejeiro artesanal;
2. todos adoram se auto-intitular 'mestre cervejeiro' mesmo sem gastar muito tempo pensando em receitas ou no que se está fazendo;
3. sempre falta um equipamento - se for caro, existe uma alternativa, mesmo que seja cancerígena no longo prazo;
4. é muito difícil acertar a quantidade de fermento necessária para fermentação: ou se faz underpitching ou overpitching;
5. muita gente é obcecada por 'eficiência';
6. não existem cervejeiros 'em forma' (corporalmente falando) - o desenvolvimento de uma pança de cerveja é inevitável;
7. cervejeiros adoram crescer barba para serem 'cool' e imprimirem um ar de sabedoria;
8. 'meu método é melhor que o teu', 'eu tenho mais dinheiro que tu', 'eu tenho mais espaço e mais ferramentas', 'tu está fazendo errado';
9. qualquer coisa que minimamente produza/tenha açúcar pode ser usada em cerveja artesanal (e.g. beterraba, mandioca, etc.);
10. 'cerveja artesanal fica melhor com o tempo';
11. 'não precisa colocar na geladeira, calculei tudo certinho usando software X';
12. tudo que acontece no brewing day é controlável e o cervejeiro está sob o comando de tudo que se passa;
13. nas degustações é possível apontar diversos erros e off-flavors e ser tão chato quanto os enólogos;
14. entrar em um culto de que a 'cerveja da AMBEV é uma porcaria' e que 'é puro milho';
15. não existem ingredientes velhos e fora do prazo de validade: aquele lúpulo de 2014 que ficou no freezer ainda dá um gás federal;
16. 'o Yeast diz que ...', 'o Palmer diz que ...', 'o Jamil diz que ...';
17. 'eu li que ...', 'na internet um cara fez assim ...', 'eu já fiz isso mil vezes e sempre dá bons resultados ...', 'não funciona do jeito que tu quer fazer';
18. 10% da arte de se fazer cerveja está na mostura e 90% na fermentação (ambas com controles de temperatura eficaz);
19. equipamentos de R$ 100 se equivalem a equipamentos de R$ 10.000,00;
20. 'tudo que eu tenho é de inox, mas minha bomba de recirculação é de peça de lavar roupa e não sinto nenhum gosto de nenhuma química na cerveja';
21. é possível gastar um final de semana inteiro no processo de fabricação de cerveja;
22. beber e fazer cerveja ao mesmo tempo sempre dá certo;
23. é possível fazer mais de uma cerveja simultaneamente sem erros e com o máximo de controle;
24. esse hobby é barato;
25. cerveja que se preza tem que ser 'translúcida' mesmo que implique na adição de outros insumos;
26. 'eu sigo a Reinheitsgebot';
27. quando a cerveja dá errado faço ela virar uma IPA ou DIPA - é tanto lúpulo que ninguém vai notar a diferença;
28. turbidez RUIM - claridade BOM = qualquer coisa diferente disso não é cerveja;
29. HERMS é melhor que RIMS, 'aliás, *meu* HERMS é melhor que qualquer outro';
30. se seu equipamento é de 10L ou 20L ou mesmo 30L, você é um looser;
31. cerveja artesanal não é tão calórica assim;
32. o mercado de cerveja artesanal já está saturado, onde poucas micro-cervejarias (são macro já) são realmente experimentais, off-center, inovadoras e ambiciosas;
33. coloquei Maguari depois da fermentação e agora posso chamar minha cerveja de MangoBeer;
34. eventos de cerveja são na verdade grandes beberragens com som alto (ensurdecedor) onde vendem cervejas de baixa litragem em copos de 'plástico' de 200mL ou 300mL no máximo, que são caras e que ninguém consegue explicar como foram feitas;
35. cerveja com um dia de fermentação, com o airlock/blowoff borbulhando, já está pronta para racking e secundária - não é preciso medir nada;
36. o Brasil não tem um estilo próprio de cerveja (vamos combinar que Malzbier não seja um estilo, certo?);

:off:
 
Hahahahahaha!!!

Sinistro. Tem cervejeiro que é isso tudo e mais um pouco. :)

Deixei de comprar em uma brewshop aqui no Rio de Janeiro porque o cara (dono) virou a cara quando eu disse que carbonatava minha cerveja com primming. O cidadão disse que o equipamento completo pra fazer carbonatação forçada é barato. Obviamente, perguntei em que país ele vivia e que se é tão barato assim, se ele poderia trazer um pra mim direto do país onde ele vive, pois no Brasil é caro e ele tá fora da realidade.
 
Pois é, quando eu compro Itaipava ou Brahma ou Skol me olham como se eu fosse um alien - tipo, eu gosto da drinkability da coisa, fazer o que... Não vou ficar tomando Belgian Ale ou NEIPA em uma tarde ensolarada depois de um jogo de futebol só pra provar um ponto...

Os caras de lojas estão sempre querendo empurrar mais um equipamento pro cara gastar mais...

ehhehehehe
 
Escrevo este post para aquele cara, casado, morando em apartamento, que acha que será fácil ingressar nesse hobby e fazer cervejas decentes em casa.
Escrevo para aquele cara que acha que vai conseguir fazer cervejas extraordinárias mesmo com um equipamento básico.
Escrevo para aquele rapaz entusiasmado que vai em um festival, toma uma cerveja (cara, diga-se de passagem) e acha que é possível fazer em casa sem muitos problemas.

Comecei a fazer cerveja artesanal em 2011, ou seja, há 7 anos. Já fiz 40 vezes - eu sei que é pouco, mas esse é o meu número. Fui feliz enquanto fazia? Sim, com certeza. Fiz cervejas boas e de qualidade? Não necessariamente... para o meu desespero. Gasto, gasto, gasto e a mulher fica olhando todo o gasto e pensando: "meu deus, tudo isso pra fazer aquela porcaria que ele chama de cerveja?". É isso que tem acontecido comigo, meus caros colegas cervejeiros.

Bem, quero dizer, depois de ter feito 40 vezes, que trata-se de um hobby que não oferece um retorno de felicidade.
Digo isso pois é muito fácil errar e produzir 20L de algo imbebível, mas que tu vai achar que é possível ser salvo, bastando ficar mais tempo 'refermentando' ou 'aging' --> pura balela... se a fermentação produziu toda essa imundície de off-flavors, será muito difícil salvar alguma coisa.
Essa é a mais pura verdade. Jogue fora, rinse and repeat.

Dessas 40 vezes que fiz, acredito ter acertado (plenamente) umas 4 vezes. Várias vezes elas ficaram bebíveis, mas eu (e somente eu) sabia que algo tinha saído errado. Quero que você pense muito bem antes de ingressar neste hobby e investir uma alta soma em dinheiro. Pense que talvez isso tudo não seja para ti, que seria melhor ir em um pub (de cerveja artesanal) e tomar um pint de algo muito decente, saboroso, sem off-flavor, pois estas cervejarias investiram alto (muito mais que tu) para controlar o processo e produzir cervejas de alta qualidade.

Já fiz diversas alterações: melhores controles, 'arrumar' a água, comprar um filtro, comprar fermentador de inox, carbonatar com CO2, mudar receita, usar mais malte, usar maltes especiais, insumos frescos, usar fermento líquido, etc, etc. Sempre acredito que tenha errado em um aspecto e apenas em um aspecto, quando na verdade pode ser em um conjunto de fatores.

No retrospecto de todas as minhas brassagens, acredito que mais ou menos sempre erro no aspecto mais importante, repetido aqui em diversos posts: fermentação (seco ou líquido, tanto faz) e controle de temperatura nesta fase. Sempre tem um acetaldeído ou outro off-flavor em diversas levas que faço.

E vamos lá, trata-se de um hobby caríssimo. Precisa ser feito com insumos frescos e dentro da validade. Faz muita sujeira (açucarada). As cervejas feitas são super calóricas. Não necessariamente ficam boas com tempo (depende muito da receita e viabilidade do fermento, entre outros fatores). É extremamente fácil errar... Esses problemas não vejo sendo discutidos na lista. O que vejo é o pessoal se entusiasmando no início do hobby e daqui a pouco sentindo aquela decepção de ter investido em um post-mix de R$ 650 e o que tem dentro é um líquido que mais ou menos parece cerveja.

Eu penso sempre: mas até os monges faziam sem quase nenhuma tecnologia moderna, sem saber direito sobre fermento, porque eu não consigo? Não tenho resposta para isso. Também penso, minha vó faz um bolo por semana, controlando todas as etapas do processo e quando comparo com uma máquina de fazer bolo que faz 1000 bolos por semana, o bolo da minha vó é muito melhor - no paralelo com cerveja, qualquer coisa que eu faça em casa será melhor que algo que é feito de forma industrial. É duro reconhecer que isso não é verdade. É muito fácil errar e isso não é muito comentado nos círculos de discussão.

Fiz o curso do Werner Emmel (Porto Alegre, quando era lá na Zona Industrial). Foi muito legal, turma de Fevereiro/2011. Tenho certeza que muitos ali abriram pubs ou cervejarias. Pensando sobre o processo explicado em aula, sempre tive muitas dúvidas, por exemplo, ele resfria rapidamente usando um barril com água geladíssima (que ele havia deixado na câmara fria dele) e empurrado por um chiller duplo de inox de imersão (e cilindro CO2). Será que isso impacta na cerveja final? Não faço ideia. Os monges faziam isso na idade média? Certamente que não. Poderia deixar uns 2 dias na geladeira antes de inocular? Talvez... Enfim, depois de todos estes anos ainda permaneço com dúvidas muito básicas...

Também tenho pensado no que gostaria que meu filho se espelhasse, tomasse gosto por algo: o pai dele fazendo cerveja, fazendo festas com beberrões e música alta, ou algo mais 'criativo', barato e interessante para seu futuro? Pois é, por causa disso, tenho feito cerveja escondido, em dias que ele não está em casa. Bebendo idem, pois não quero que ele pense sempre que eu estou com um copo de álcool na mão. Sei que provavelmente muitos de vocês não pensem nisso, pois não tem filhos ou não se preocupam com isso. Mas bem, é algo que eu venho pensando.

Enfim: estou pensando em não gastar tanto tempo neste hobby. Manter meu kit de 30L, mas fazer apenas esporadicamente, sem compromisso. Investir em um hobby que me faça mais feliz.

Para quem leu tudo até aqui, meu muito obrigado. Espero que esta postagem auxilie pessoas a tomar a decisão certa sobre ingressar ou não neste hobby.

TL;DR; estou pensando em mudar de hobby, pois cerveja artesanal não tem me deixado tão feliz assim.
 
Last edited:
Cara, mas se vc toma um hobby como um compromisso inadiável, ele acaba se tornando o seu segundo trabalho, aí ferra tudo. O grande lance de se ter um hobby, seja ele qual for, é fazê-lo até onde te dá satisfação.
No meu caso, faço 1 brassagem por mês ha mais ou menos uns 2 anos. Ja fiz cerveja ruim? algumas... Boas? algumas também... Excelentes? Só duas... Intragáveis? Só uma... Contaminação? Ainda bem que nunca me ocorreu.
Enfim, digo isso só pra pontuar que to focado no aprendizado. Nem sempre vou fazer uma cerveja excelente, mas se estiver boa de se beber eu ja alcancei o meu objetivo (nunca tive vontade de mandar cerveja pra concurso... quem faz isso ta ok, mas eu não foco nisso). Faço cerveja porque alem de gostar de beber, o processo me desestressa (ou melhor muda o meu estresse de foco kkkkkkk) e isso tem sido bom pra mim. Por sorte, minha companheira gosta de beber comigo (da brassagem ela foge...kkk...mas eu não reclamo) e tb me apoia muito nesse hobby.
Quanto aos equipamentos, eu vou comprando aos poucos conforme me sobra alguma grana. O que tem de muito complicado nesse meio é que infelizmente td é muito caro e as pessoas falam q vc TEM que comprar certas coisas das quais vc não precisa e tb muitas vezes não pode pagar. O meu grande exercício é de filtrar isso tudo e comprar só o que realmente eu preciso levando em conta 2 fatores: O que eu preciso para realmente melhorar minha cerveja e o que eu preciso para diminuir o meu esforço no processo.
Enfim, voltando ao que vc disse. Se vc fizer uma cerveja a cada 3 meses, ao meu ver não vai estar largando o hobby, mas somente adequando ao seu tempo, necessidade e vontade. Grande abraço e boa sorte.
 
Vou ficar fora do fórum por seis meses a contar de agora. Até mais pessoal.
Voltei!

Nestes seis meses:
  • iniciei um novo hobby: marcenaria manual - que alegria, já fiz diversos projetos
  • fiz cerveja duas vezes: uma Weiss e uma Wit reaproveitando o fermento da Weiss, estão maturando (não pretendo encerrar o hobby de fabricação de cerveja, apenas fazer beeeem menos vezes que eu fazia antes)
    • fiz também uma Sidra, com o fermento da Wit, não sei se vai dar certo, fiz apenas uns 3 L para colocar no kegzinho de 3,6 L que comprei da China
  • acompanhei a lista aqui (mas não postei nada): vi diversos celulares e novos grupos WhatsApp e requisições para entrada - ainda acho que esses grupos vão matar este fórum, pois todo o conhecimento se perde ou não é salvo em nenhum local para consulta posterior
Enfim, vou tentar colaborar novamente, mas meus outros interesses estão se sobrepujando à craft beer brewing..
Grande abraço!
 
Fala Ricardo, bem vindo de volta ao grupo. Vou concordar completamente com o Bruno12345, se vc faz cerveja como Hobby, deve ter esse pensamento na cabeça. Nem sempre sua brincadeira (no fundo o Hobby é uma brincadeira prazerosa que faz vc descansar a cabeça do dia-a-dia) vai dar o fruto desejado, mas o fato de vc ter despendido certo tempo focado nele, em vez de pensar nos problema da vida, faz vc se sentir mais leve e feliz. É claro que, se o resultado for o esperado, você fica ainda mais feliz e leve com o que acabou de fazer.
Estou pouco tempo no ramo, fazendo cerveja sozinho mesmo (na real, eu e minha esposa que me ajuda de montão). Entretanto, ja ajudava colegas a fazer cerveja a mais de 4 anos e sempre me interessei pela leitura do assunto (Li o "How to Brew" antes mesmo de começar a fazer cerveja sozinho). Do pouco tempo que convivo no meio, e acompanho o fórum, vejo muita gente se encaixando naqueles itens que vc colocou no início deste tópico... e devo dizer duas coisas: Isso acontece com qualquer hobby e não leve estas pessoas tão a sério. Você que está na marcenaria (que acho muito legal e faço algumas coisinhas tb), se frequentar em algum grupo/forum disso, verá muitos falando absurdos e dizendo que, sem uma ferramenta mega-power-plus, vc não conseguirá fazer nada de trabalho artesanal. Ou mesmo dando aquelas opiniões furadas de quem não sabe nada do assunto e não tenta ao mínimo entender o que está fazendo. Eu mesmo voei de parapente durante algum tempo. No período em que fiz o curso, li livros para entender a física da coisa toda, além de meteorologia etc. E quando estava nas rodas de "voadores" escutava absurdos tamanhos, que nem fazia questão de discordar, pois sabia que seria tempo perdido, pois o conhecimento deles era tamanho, que achavam que sabia tudo (quanto mais a gente sabe sobre algo, maior as nossas dúvidas sobre o mesmo assunto).
O mesmo acontece aqui no Fórum... existem pessoas que realmente entendem do assunto, que se baseiam em conhecimento próprio e, acima de tudo, em explicações científicas.... mas que sabem reconhecer quando deram alguma opinião furada, pois para estas, aprender mais sobre o seu hobby é fundamental. E existem as pessoa, que se baseiam em boatos infundados, que tomam por verdade o que leram e espalham isso como verdade para os próximos (e nisso se enquadram muitos dos itens que vc descreveu ali).
Em suma, fazer uma cerveja, seja fantástica seja bebível, deve te fazer bem e realmente funcionar como um Hobby... esqueça o que os outros falam e seja feliz. Procure informações aqui que sejam ditas por reais interessados e estudiosos no assunto, e não por quem está fazendo modinha e quer simplesmente aparecer.

E não pense em cerveja como algo que fará vc ficar bebado e jogado pelos cantos... pense nela como um Hobby, que te dê prazer em trabalhar nela e cujo resultado possa ser aproveitado posteriormente (como uma bela panelada de feijoada, que vc teve de cozinhar por algumas horas para deixar da forma mais apetitosa possível). Bote isso na cabeça e, peça ajuda ao seu filho para trabalhar nisso.... talvez se tornará um belo momento pai e filho onde discutirão sobre toda a ciência da coisa e curtirão fazer isso juntos.

Desculpe pelo textão kkkk mas acabei me empolgando mais do que achei hehehe

grande abraço
 
Bem vindo ao Hobby novamente. Parece que já falaram tudo sobre a continuidade dele. Difícil de abandoná-lo, né ? Até já brassou 2 cevas nesse intervalo. Já tive muitas dúvidas nesse hobby, e hoje estou limitado a testar estilos novos e fazer cervejas que gosto de beber. Nesse aspecto continuo evoluindo nesse mundo cervejeiro que é bem complexo em suas nuances. Também melhoro minhas técnicas e dos equipamentos (pequenas coisas). Só levo para um evento ou compartilho quando insistem. Ou seja, tornou-se um hobby exclusivamente meu. Isso tudo depois de ter vivenciado vários pensamentos e atitudes q vc descreveu acima. Depois caí na real e mudei o foco nesse hobby maravilhoso. Aproveite a marcenaria e parte para a cerveja embarrilhada no carvalho. Vai ser show....... (somente seu).............
 
Escrevo este post para aquele cara, casado, morando em apartamento, que acha que será fácil ingressar nesse hobby e fazer cervejas decentes em casa.
Escrevo para aquele cara que acha que vai conseguir fazer cervejas extraordinárias mesmo com um equipamento básico.
Escrevo para aquele rapaz entusiasmado que vai em um festival, toma uma cerveja (cara, diga-se de passagem) e acha que é possível fazer em casa sem muitos problemas.

Comecei a fazer cerveja artesanal em 2011, ou seja, há 7 anos. Já fiz 40 vezes - eu sei que é pouco, mas esse é o meu número. Fui feliz enquanto fazia? Sim, com certeza. Fiz cervejas boas e de qualidade? Não necessariamente... para o meu desespero. Gasto, gasto, gasto e a mulher fica olhando todo o gasto e pensando: "meu deus, tudo isso pra fazer aquela porcaria que ele chama de cerveja?". É isso que tem acontecido comigo, meus caros colegas cervejeiros.

Bem, quero dizer, depois de ter feito 40 vezes, que trata-se de um hobby que não oferece um retorno de felicidade.
Digo isso pois é muito fácil errar e produzir 20L de algo imbebível, mas que tu vai achar que é possível ser salvo, bastando ficar mais tempo 'refermentando' ou 'aging' --> pura balela... se a fermentação produziu toda essa imundície de off-flavors, será muito difícil salvar alguma coisa.
Essa é a mais pura verdade. Jogue fora, rinse and repeat.

Dessas 40 vezes que fiz, acredito ter acertado (plenamente) umas 4 vezes. Várias vezes elas ficaram bebíveis, mas eu (e somente eu) sabia que algo tinha saído errado. Quero que você pense muito bem antes de ingressar neste hobby e investir uma alta soma em dinheiro. Pense que talvez isso tudo não seja para ti, que seria melhor ir em um pub (de cerveja artesanal) e tomar um pint de algo muito decente, saboroso, sem off-flavor, pois estas cervejarias investiram alto (muito mais que tu) para controlar o processo e produzir cervejas de alta qualidade.

Já fiz diversas alterações: melhores controles, 'arrumar' a água, comprar um filtro, comprar fermentador de inox, carbonatar com CO2, mudar receita, usar mais malte, usar maltes especiais, insumos frescos, usar fermento líquido, etc, etc. Sempre acredito que tenha errado em um aspecto e apenas em um aspecto, quando na verdade pode ser em um conjunto de fatores.

No retrospecto de todas as minhas brassagens, acredito que mais ou menos sempre erro no aspecto mais importante, repetido aqui em diversos posts: fermentação (seco ou líquido, tanto faz) e controle de temperatura nesta fase. Sempre tem um acetaldeído ou outro off-flavor em diversas levas que faço.

E vamos lá, trata-se de um hobby caríssimo. Precisa ser feito com insumos frescos e dentro da validade. Faz muita sujeira (açucarada). As cervejas feitas são super calóricas. Não necessariamente ficam boas com tempo (depende muito da receita e viabilidade do fermento, entre outros fatores). É extremamente fácil errar... Esses problemas não vejo sendo discutidos na lista. O que vejo é o pessoal se entusiasmando no início do hobby e daqui a pouco sentindo aquela decepção de ter investido em um post-mix de R$ 650 e o que tem dentro é um líquido que mais ou menos parece cerveja.

Eu penso sempre: mas até os monges faziam sem quase nenhuma tecnologia moderna, sem saber direito sobre fermento, porque eu não consigo? Não tenho resposta para isso. Também penso, minha vó faz um bolo por semana, controlando todas as etapas do processo e quando comparo com uma máquina de fazer bolo que faz 1000 bolos por semana, o bolo da minha vó é muito melhor - no paralelo com cerveja, qualquer coisa que eu faça em casa será melhor que algo que é feito de forma industrial. É duro reconhecer que isso não é verdade. É muito fácil errar e isso não é muito comentado nos círculos de discussão.

Fiz o curso do Werner Emmel (Porto Alegre, quando era lá na Zona Industrial). Foi muito legal, turma de Fevereiro/2011. Tenho certeza que muitos ali abriram pubs ou cervejarias. Pensando sobre o processo explicado em aula, sempre tive muitas dúvidas, por exemplo, ele resfria rapidamente usando um barril com água geladíssima (que ele havia deixado na câmara fria dele) e empurrado por um chiller duplo de inox de imersão (e cilindro CO2). Será que isso impacta na cerveja final? Não faço ideia. Os monges faziam isso na idade média? Certamente que não. Poderia deixar uns 2 dias na geladeira antes de inocular? Talvez... Enfim, depois de todos estes anos ainda permaneço com dúvidas muito básicas...

Também tenho pensado no que gostaria que meu filho se espelhasse, tomasse gosto por algo: o pai dele fazendo cerveja, fazendo festas com beberrões e música alta, ou algo mais 'criativo', barato e interessante para seu futuro? Pois é, por causa disso, tenho feito cerveja escondido, em dias que ele não está em casa. Bebendo idem, pois não quero que ele pense sempre que eu estou com um copo de álcool na mão. Sei que provavelmente muitos de vocês não pensem nisso, pois não tem filhos ou não se preocupam com isso. Mas bem, é algo que eu venho pensando.

Enfim: estou pensando em não gastar tanto tempo neste hobby. Manter meu kit de 30L, mas fazer apenas esporadicamente, sem compromisso. Investir em um hobby que me faça mais feliz.

Para quem leu tudo até aqui, meu muito obrigado. Espero que esta postagem auxilie pessoas a tomar a decisão certa sobre ingressar ou não neste hobby.

TL;DR; estou pensando em mudar de hobby, pois cerveja artesanal não tem me deixado tão feliz assim.

Pô, que pena que se decepcionou no meio do caminho irmão e suas cervejas não ficaram tão boas...
Eu tô bem o contrário disso, comecei no hobby a mais de dois anos e hoje me sinto realizado com as cervejas que cada vez ficam melhores e a produção sempre "bombando"!Até parei de comprar cerveja industrial, não preciso mais delas lá em casa e prefiro tomar das minhas do que qualquer outra porcaria que tem por aí e custa caro a maioria das vezes...
Boa sorte aí camarada.
 
Amigos cervejeiros @Eduard_Westphal, @jfmoretti e @Mateus_severo, obrigado pelas respostas e discussão sobre isso, concordo com vocês, tem "experts" em todas as áreas, mas no fundo sabemos quem detém o conhecimento e quem é um grande charlatão, que é cabeça-dura e que não pretende evoluir, aprender mais pra não falar o que não deve, etc.
Pois é, como disse, pretendo continuar brassando, tenho muito equipamento, gosto de tomar cerveja artesanal então não pretendo simplesmente acabar, mas 'evoluir' se isso é possível :), ou seja, aprender mais sobre onde posso estar errando, brassar melhor, pensar sobre o processo.
Onde eu moro (Santa Cruz do Sul - RS) existem diversos 'paneleiros' (sem preconceito, pois sou um), mas acho difícil existir um 'festival' onde eles possam trocar ideias. Existem dois eventos (financiados e organizados por cervejarias da região), que na verdade não aproximam os home brewers e sim se distanciam e isso eu acho que é um baita problema por aqui. Mas bem, isso é para uma outra postagem.
Obrigado novamente,
Ricardo
 
Amigos cervejeiros @Eduard_Westphal, @jfmoretti e @Mateus_severo, obrigado pelas respostas e discussão sobre isso, concordo com vocês, tem "experts" em todas as áreas, mas no fundo sabemos quem detém o conhecimento e quem é um grande charlatão, que é cabeça-dura e que não pretende evoluir, aprender mais pra não falar o que não deve, etc.
Pois é, como disse, pretendo continuar brassando, tenho muito equipamento, gosto de tomar cerveja artesanal então não pretendo simplesmente acabar, mas 'evoluir' se isso é possível :), ou seja, aprender mais sobre onde posso estar errando, brassar melhor, pensar sobre o processo.
Onde eu moro (Santa Cruz do Sul - RS) existem diversos 'paneleiros' (sem preconceito, pois sou um), mas acho difícil existir um 'festival' onde eles possam trocar ideias. Existem dois eventos (financiados e organizados por cervejarias da região), que na verdade não aproximam os home brewers e sim se distanciam e isso eu acho que é um baita problema por aqui. Mas bem, isso é para uma outra postagem.
Obrigado novamente,
Ricardo

Também sou de Santa mano, vamos combinar de tomar umas...:D
Sobre os festivais e a "união" dos paneleiros aqui, é uma vergonha, prefiro nem comentar...
Abraço
 
0. fazer cerveja te torna um expert em qualquer assunto sobre cerveja perante amigos e família; Concordo, pior é quem assume isso de você;
1. cervejarias adoram chamar seu produto de 'artesanal', mesmo que façam litragens gigantescas se comparadas ao cervejeiro artesanal;
Concordo também, mas pelo menos já é algo diferente do que se tinha 10 anos atrás;
2. todos adoram se auto-intitular 'mestre cervejeiro' mesmo sem gastar muito tempo pensando em receitas ou no que se está fazendo;
Chato bagarai
3. sempre falta um equipamento - se for caro, existe uma alternativa, mesmo que seja cancerígena no longo prazo;
Você está falando de bomba de lavar roupa ou tem outra coisa?
4. é muito difícil acertar a quantidade de fermento necessária para fermentação: ou se faz underpitching ou overpitching;
Visto
5. muita gente é obcecada por 'eficiência';
Podscrer, sendo que o mais caro é fermento, depois lupulo, e só depois o malte.
6. não existem cervejeiros 'em forma' (corporalmente falando) - o desenvolvimento de uma pança de cerveja é inevitável;
Quem discordar disso está mentindo, em cerveja artesanal parece ser ainda pior.
8. 'meu método é melhor que o teu', 'eu tenho mais dinheiro que tu', 'eu tenho mais espaço e mais ferramentas', 'tu está fazendo errado';
Fujo desse tipo de gente
9. qualquer coisa que minimamente produza/tenha açúcar pode ser usada em cerveja artesanal (e.g. beterraba, mandioca, etc.);
Acho que o T de fazer é experimentar, acho válido isso, mas realmente não dá pra se empolgar.

14. entrar em um culto de que a 'cerveja da AMBEV é uma porcaria' e que 'é puro milho'; Não perco promoção de Brahma extra quando tem, adoro Serra Malte, sempre tenho brahma pras visitas em casa. Não dou das minhas cervejas porque tem gente que se você der uma Cream Ale vão achar forte, então pra que gastar algo que é tão caro com quem não aprecia?

16. 'o Yeast diz que ...', 'o Palmer diz que ...', 'o Jamil diz que ...'; Foda

18. 10% da arte de se fazer cerveja está na mostura e 90% na fermentação (ambas com controles de temperatura eficaz); Visto
19. equipamentos de R$ 100 se equivalem a equipamentos de R$ 10.000,00;
De jeito nenhum né, mas é sempre bom segurar as rédeas e pensar 10 vezes antes de investir pra não se arrepender.
20. 'tudo que eu tenho é de inox, mas minha bomba de recirculação é de peça de lavar roupa e não sinto nenhum gosto de nenhuma química na cerveja';
Discuti isso com um cara que tem uma baita cervejaria aqui (discuti modo de dizer né) ele falou pra eu usar bomba de lavar roupa e boa, eu me recuso cara. Prefiro fazer 20l no Biab com eficiencia de 60%.

25. cerveja que se preza tem que ser 'translúcida' mesmo que implique na adição de outros insumos; Essa nóia com claridez também me irrita cara.
26. 'eu sigo a Reinheitsgebot';
Bela porcaria né
27. quando a cerveja dá errado faço ela virar uma IPA ou DIPA - é tanto lúpulo que ninguém vai notar a diferença; :D
28. turbidez RUIM - claridade BOM = qualquer coisa diferente disso não é cerveja;
Mais uma vez cara, essa nóia de claridez é foda, a espuma do cara fica uma porcaria mas o importante é que tá clarinha.

30. se seu equipamento é de 10L ou 20L ou mesmo 30L, você é um looser; Sou mesmo? :(
31. cerveja artesanal não é tão calórica assim;
Mas tem vitamina B12, ótimo pré-treino :cool:
32. o mercado de cerveja artesanal já está saturado, onde poucas micro-cervejarias (são macro já) são realmente experimentais, off-center, inovadoras e ambiciosas;
Discussão complicada essa

De resto do que você falou, cara, não desanime, que nem o amigo falou, seja mais despretencioso. Eu vejo muito no fórum o pessoal empolgado com BIAB e não é por menos, é que muita gente começou a trilhar no caminho: o cara compra uma panela de 20l com bazooka, aí cansa de fazer filtragem na leitera, compra um fundo falso, aí carameliza o mosto, aí compra uma bomba de lavar roupa, dá cancer, "uma bomba da china é baratinha" e lá se vai "só" 300 relal, aí ele resolve aumentar pra 50l, depois 100l, aí já tem tudo isso resolve comprar um ardbir, fica muito tempo engarrafando compra post mix e o cacete a quatro e aí vai. No meio ele se dá conta de tudo isso e surta e parte pruma panela de 170 reais de 45l, BIAB e resfriamento australiano (esse sou eu, apesar de eu não ter percorrido nem metade do caminho que eu disse, eu tava bem nessa direção).
Se qualquer um pegar minha cerveja aqui no forum vai achar uma porcaria. Já contaminei, já congelei, fiz muita sem controle de temperatura, já explodi garrafa, já entupi bazooka, mano, já fiz muita khda. E vou fazer ainda mais no futuro, se Deus quiser. Fiz uma leva sinceramente perfeita, mas com malte pilsen e fermento de pão, ou seja, ficou 1 decimo do que poderia ter ficado. Fiz outra perfeita mas de 20l com ingrediente de 10l, o povo achou ótimo, mas parecia uma cerveja comercial de tão fraca. Mas até algumas que contaminou, ainda prefiro beber das minhas do que Brahma, e pra mim isso que importa. Lógico que se oferecer uma cerveja de 10 reais a garrafa vou querer que se dane a minha, mas daí pra baixo, prefiro a minha.
Realmente, festa e beberragem é f*oda, mas fazer cerveja, se dedicar, pra tomar um copo ou dois por dia, é algo ao meu ver positivo. Por maior que seja sua despretensão ainda vai envolver muuuuito conhecimento e dedicação, não necessariamente muito tempo, mas naquele tempo que voce tiver fazendo, vai estar focado e imerso naquilo, é algo quase que religioso.
 
Back
Top