Começando do zero

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ronaldo_Sete

Member
Joined
May 14, 2021
Messages
9
Reaction score
2
Location
Ilha da Madeira
Fala pessoal,

Estou estudando sobre o processo de fazer minha própria cerveja, e com isso surgiram algumas dúvidas teóricas. Acredito que as coisas pode começar a melhorar quando comprar os materiais e fazer cerveja.

Sobre as brassagens:

Mosturação: ao aquecer a água até a temperatura indicada na receita, eu coloco o malte. Já vi algumas pessoas dizendo para não ligar mais o fogo, tampar a panela e deixar. Também já vi pessoas dizendo que deve sempre manter a temperatura que se pede na etapa. Então, se eu não tenho uma panela automatizada, ou de indução, fico acompanhando pelo termômetro e faço o controle manualmente. O que deve ser feito nessa etapa?

Fervura: Só começa a contar o tempo de fervura após começar a ferver, ou a partir do momento que se faz a lavagem e retorno a panela ao fogo?

Resfriamento: Qual a temperatura ideal para colocar o mosto no fermentador?

Ainda sobre o resfriamento. Não comprei um Chiller porque eu quero fazer algo recreativo, em torno de 5 litros. O resfriamento a banho Maria é eficaz?

Fermentação: esse é, talvez, o mais importante de um processo de fabricação de cerveja. O fermento deve ser hidratado ou só abrir o pacote e jogar no mosto?

Sanitização: É só jogar álcool 70? Não devo secar o recipiente? Não vai matar a levedura, ou alterar o sabor da cerveja?
 
Vamos lá, vou dar minhas opiniões aqui: