Começando do zero

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ronaldo_Sete

Member
Joined
May 14, 2021
Messages
9
Reaction score
2
Location
Ilha da Madeira
Fala pessoal,

Estou estudando sobre o processo de fazer minha própria cerveja, e com isso surgiram algumas dúvidas teóricas. Acredito que as coisas pode começar a melhorar quando comprar os materiais e fazer cerveja.

Sobre as brassagens:

Mosturação: ao aquecer a água até a temperatura indicada na receita, eu coloco o malte. Já vi algumas pessoas dizendo para não ligar mais o fogo, tampar a panela e deixar. Também já vi pessoas dizendo que deve sempre manter a temperatura que se pede na etapa. Então, se eu não tenho uma panela automatizada, ou de indução, fico acompanhando pelo termômetro e faço o controle manualmente. O que deve ser feito nessa etapa?

Fervura: Só começa a contar o tempo de fervura após começar a ferver, ou a partir do momento que se faz a lavagem e retorno a panela ao fogo?

Resfriamento: Qual a temperatura ideal para colocar o mosto no fermentador?

Ainda sobre o resfriamento. Não comprei um Chiller porque eu quero fazer algo recreativo, em torno de 5 litros. O resfriamento a banho Maria é eficaz?

Fermentação: esse é, talvez, o mais importante de um processo de fabricação de cerveja. O fermento deve ser hidratado ou só abrir o pacote e jogar no mosto?

Sanitização: É só jogar álcool 70? Não devo secar o recipiente? Não vai matar a levedura, ou alterar o sabor da cerveja?
 
Vamos lá, vou dar minhas opiniões aqui:

Mosturação: Depende de qual será seu sistema, pela quantidade e sendo inicio acredito que irá pelo sistema BIAB, tenha em mente que sempre terá que ficar de olho na temperatura, no termometro. Abaixou liga o fogo, chegou na temp nesta etapa sem problema de fechar a panela. Não pode deixar ela fechada na fervura, tenho isso muito claro para evitar off flavors.

Fervura: Sim, se começa a contar o tempo de fervura literalmente quando ela inicia, não na lavagem.

Resfriamento: Isso depende da levedura utilizada, normalmente inoculo 2 graus acima da temperatura que irei fermentar, por volta dos 20 graus para ALE.

Ainda sobre o resfriamento. Banho maria é prático e rápido pra essa quantidade, vai na fé.

Fermentação: Fermento seco moderno está vindo Easy to use, então é só jogar no mosto. Se quiser hidratar não tem problema porém pode pular essa etapa se desejar inicialmente.

Sanitização: Isso! Use alcoool70 e deixe escorrer apenas, não jogue agua para retirar. Ele só vai alterar sabor e gerar off se estiver com muito ainda no fermentador. Escorrendo você já elimina esse risco.

Por fim cara faça uma brassagem, a prática irá tefazer entender melhor e gerar mais duvidas. Existem bastante "literaturas", canais e videos que podem te confundir, então faça uma, é só 5 litros mesmo.
 
Bruno falou tudo certinho aí. Então reitero tudo o que ele disse.

Só presta atenção à temperatura, pq nessa quantidade que vc vai fazer, pode ser que perca temperatura mais rápido do que em volumes maiores. Mas nada de se desesperar... Se cair um pouco não tem problema. O principal é manter na rampa indicada na receita. De preferência, opte por receita com rampa única.

E o Inóculo pode fazer na temperatura indicada pelo fabricante do fermento, ou direto na de fermentação também.
 
Opa mais uma pra facilitar a tua vida.
Comesse com uma Ale que te exige menor controle de temperatura e da brassagem ao copo é mais rápido. Isso ajuda na ansiedade de tomar a própria gelada. Boas levas!
 
Comecei há pouco tempo e só fiz duas levas.
Acho que o Bruno já escreveu tudo. A única dica que posso dar como iniciante que também está aprendendo é fazer certinho as medições de tempo e temperatura. Assim, você vai conhecer melhor o seu equipamento. Por exemplo:
- Tempo para a água atingir a temperatura de mostura
- Volume da mostura após tirar os grãos
- Volume após a fervura
- Medir a densidade após a fervura para saber se fez o procedimento de mostura correto.
- Volume que fica na panela com a lama após passar para o fermentador

Com esses dados de perdas você vai poder calcular melhor seu volume de água para ter um lote com o volume final desejado.

Obs.: Se for usar balde alimentício como fermentador não esqueça de tirar o lacre no primeiro uso. Senão fica difícil vedar.
 
Comecei há pouco tempo e só fiz duas levas.
Acho que o Bruno já escreveu tudo. A única dica que posso dar como iniciante que também está aprendendo é fazer certinho as medições de tempo e temperatura. Assim, você vai conhecer melhor o seu equipamento. Por exemplo:
- Tempo para a água atingir a temperatura de mostura
- Volume da mostura após tirar os grãos
- Volume após a fervura
- Medir a densidade após a fervura para saber se fez o procedimento de mostura correto.
- Volume que fica na panela com a lama após passar para o fermentador

Com esses dados de perdas você vai poder calcular melhor seu volume de água para ter um lote com o volume final desejado.

Obs.: Se for usar balde alimentício como fermentador não esqueça de tirar o lacre no primeiro uso. Senão fica difícil vedar.



O balde fermentador eu mesmo fiz. Comprei um balde alimentício em uma padaria, cujo o alimente era doce de leite. Limpei muito bem e retirei todo o cheiro de doce de dentro dele. Ta muito bom. Ele serve?
 
O balde fermentador eu mesmo fiz. Comprei um balde alimentício em uma padaria, cujo o alimente era doce de leite. Limpei muito bem e retirei todo o cheiro de doce de dentro dele. Ta muito bom. Ele serve?

Acho que se for bem vedado serve sim. Se ficar mal vedado o co2 sai pelas laterais da tampa e vc não vai ver bolhas saindo pelo airlock.
Boa sorte
 
Acho que se for bem vedado serve sim. Se ficar mal vedado o co2 sai pelas laterais da tampa e vc não vai ver bolhas saindo pelo airlock.
Boa sorte
Pode sim!
Só da um conferes na vedação pois as tampas são fáceis de ter vazamentos podendo comprometer levas, na fermentação ja sabe se tem vazamento, o bom é passar filme plástico pra vedar ao máximo a tampa principalmente na maturação.
 
Pode sim!
Só da um conferes na vedação pois as tampas são fáceis de ter vazamentos podendo comprometer levas, na fermentação ja sabe se tem vazamento, o bom é passar filme plástico pra vedar ao máximo a tampa principalmente na maturação.
Ontem fiz um teste enchendo ele e virando de cabeça para baixo. Mesmo assim, quero passar um plástico filme para deixar bem vedado e não correr riscos.
 
Fala pessoal,

Hoje fiz minha primeira brassagem e quero compartilhar com vocês a minha experiência.

A receita foi de uma Cream Ale

Fiz pelo método BIAB. Teve um momento que eu descuidei no aquecimento dos grãos e a temperatura foi um pouco acima da recomendada na receita. Mas fiquei mechendo o mosto até retornar para a temperatura ideal.

Fiz a hidratação da levedura. Quando estava terminando a fervura. Fiz a fervura da água, esperei esfriar até a temperatura ambiente e coloquei o fermento e a cada cinco minutos dava uma leve mexida.

O resfriamento eu não tinha gelo suficiente para resfriar tão rápido, então fiquei trocando a água sempre. Isso demorou um pouco. Foi a parte que fiquei mais preocupado, pois vi que essa etapa tem que ser mais rápida.

Por fim, eu coloquei a levedura, fechei o fermentador e estou controlando a temperatura. Em alguns dias eu conto como ficou.

Obrigado pessoal.
 
Fala pessoal,

Hoje fiz minha primeira brassagem e quero compartilhar com vocês a minha experiência.

A receita foi de uma Cream Ale

Fiz pelo método BIAB. Teve um momento que eu descuidei no aquecimento dos grãos e a temperatura foi um pouco acima da recomendada na receita. Mas fiquei mechendo o mosto até retornar para a temperatura ideal.

Fiz a hidratação da levedura. Quando estava terminando a fervura. Fiz a fervura da água, esperei esfriar até a temperatura ambiente e coloquei o fermento e a cada cinco minutos dava uma leve mexida.

O resfriamento eu não tinha gelo suficiente para resfriar tão rápido, então fiquei trocando a água sempre. Isso demorou um pouco. Foi a parte que fiquei mais preocupado, pois vi que essa etapa tem que ser mais rápida.

Por fim, eu coloquei a levedura, fechei o fermentador e estou controlando a temperatura. Em alguns dias eu conto como ficou.

Obrigado pessoal.
Fala Ronaldo,

Foi tranquilo então, eu faço cerveja a 3 anos e tenho problema com resfriamento as vezes, logo vc aprimora isso. Conseguiu atingir a OG prevista? Como foi? Hoje já deve ter alguma atividade nesse fermentador.
Parabéns
 
Fala pessoal,

Hoje fiz minha primeira brassagem e quero compartilhar com vocês a minha experiência.

A receita foi de uma Cream Ale

Fiz pelo método BIAB. Teve um momento que eu descuidei no aquecimento dos grãos e a temperatura foi um pouco acima da recomendada na receita. Mas fiquei mechendo o mosto até retornar para a temperatura ideal.

Fiz a hidratação da levedura. Quando estava terminando a fervura. Fiz a fervura da água, esperei esfriar até a temperatura ambiente e coloquei o fermento e a cada cinco minutos dava uma leve mexida.

O resfriamento eu não tinha gelo suficiente para resfriar tão rápido, então fiquei trocando a água sempre. Isso demorou um pouco. Foi a parte que fiquei mais preocupado, pois vi que essa etapa tem que ser mais rápida.

Por fim, eu coloquei a levedura, fechei o fermentador e estou controlando a temperatura. Em alguns dias eu conto como ficou.

Obrigado pessoal.
Parabéns meu velho!
Do resfriamento você pode calcular para as próximas quanto tempo demora pra chegar nos 60 graus aí soma ao tempo de fervura pra não dar aquele harch no fim. Mas a cream ale como não vai muito lúpulo vai ficar show.
 
Back
Top