Combinação de Lúpulos IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Elvis Schmidt

Member
Joined
Jun 26, 2019
Messages
10
Reaction score
0
Location
Guaramirim SC
Já fiz ESB, APA, Sweet Stout, Witbier, Cream Ale, Kölsch. Umas 10 brassagens ao todo. Agora quero fazer uma IPA diferente, muuuito frutada. Vou usar S04. Grist de pilsen, Viena, aveia, cristal pra cor, carapils.

Mas a pergunta é sobre a combinação de Lúpulos: Polaris em 30 para amargor, em 15 amarillo, Simcoe, el dorado, ela e mosaic.
Os mesmos lúpulos em 0.

Vou fazer dry hop com todos estes mesmos mais cascade e willamette.
Vai chegar em 29,5 de ibu, mas a sensação bem maior devido aroma e sabor altamente lupulado.

O que vcs acham da combinação?
Esse Polaris, quase todo ibu virá dele, não vai ficar dominante?
Ao todo:
25g Polaris
25g amarillo
25g simcoe
25g ela
25g el dorado
25g mosaic
25g cascade
25g willamete
 
Bom, para uma IPA, 29,5 de IBU eu consideraria bem baixo (está mais para uma Session IPA).

Sobre a combinação, acredito que terá um resultado muito satisfatório, mas seria interessante postar a quantidade dos maltes utilizados.
Cuidado com os maltes caramelo, eles podem predominar o sabor da cerveja, deixando a mesma desequilibrada, e escondendo os protagonistas, que são os lúpulos.

Uma coisa importante, é a adição mais tardia dos lúpulos, eu daria preferencia a adição no resfriamento do mosto, a aproximadamente 80º, isto com certeza irá contribuir muito no aroma e sabor da cerveja.
 
Boa tarde Elvis,
Minhas opiniões são, para utilizar us05 ao invés do s04, pra tua breja ficar mais neutra (gosto do s04 para uma irish red ale por ex) e priorizar os lupulos. Existem varias técnicas de lupulagem, cada um é adepto à uma e eu, tenho gostado de adicionar os lupulos no flameout (desliga a panela de fervura, faz o Whirpoll e adiciona os lupulos).
Se não estou enganado, a próxima IPA será 100g amarilo + 100g citra para 25 litros, nem dry hopping tenho feito.
 
Boa tarde Elvis,
Minhas opiniões são, para utilizar us05 ao invés do s04, pra tua breja ficar mais neutra (gosto do s04 para uma irish red ale por ex) e priorizar os lupulos. Existem varias técnicas de lupulagem, cada um é adepto à uma e eu, tenho gostado de adicionar os lupulos no flameout (desliga a panela de fervura, faz o Whirpoll e adiciona os lupulos).
Se não estou enganado, a próxima IPA será 100g amarilo + 100g citra para 25 litros, nem dry hopping tenho feito.
Usando o S-04 em temperaturas mais baixas (eu uso a 16~17ºC) ele tende a ser bem neutro também. Com um bom pitch rate ele entrega fermentações limpas, com a vantagem de ele ser muito floculante. Com uma boa dose de cloreto de cálcio na água, consegue-se cervejas muito límpidas.
 
Bom, para uma IPA, 29,5 de IBU eu consideraria bem baixo (está mais para uma Session IPA).

Sobre a combinação, acredito que terá um resultado muito satisfatório, mas seria interessante postar a quantidade dos maltes utilizados.
Cuidado com os maltes caramelo, eles podem predominar o sabor da cerveja, deixando a mesma desequilibrada, e escondendo os protagonistas, que são os lúpulos.

Uma coisa importante, é a adição mais tardia dos lúpulos, eu daria preferencia a adição no resfriamento do mosto, a aproximadamente 80º, isto com certeza irá contribuir muito no aroma e sabor da cerveja.
 
Bom, para uma IPA, 29,5 de IBU eu consideraria bem baixo (está mais para uma Session IPA).

Sobre a combinação, acredito que terá um resultado muito satisfatório, mas seria interessante postar a quantidade dos maltes utilizados.
Cuidado com os maltes caramelo, eles podem predominar o sabor da cerveja, deixando a mesma desequilibrada, e escondendo os protagonistas, que são os lúpulos.

Uma coisa importante, é a adição mais tardia dos lúpulos, eu daria preferencia a adição no resfriamento do mosto, a aproximadamente 80º, isto com certeza irá contribuir muito no aroma e sabor da cerveja.

Vou usar 60% pilsen, 18% Viena, 4,5% carapils, 14% aveia e 3,5% cristal pra cor.
OG1,068
ABV 7%
Sobre lupulagem vou tirar a adição de 15 min. Vou deixar só pra amargor com Polaris e fazer adição flame out e dry hop.

O que acha do grist de maltes?
Obrigado pela força amigo.
 
Bom, para uma IPA, 29,5 de IBU eu consideraria bem baixo (está mais para uma Session IPA).

Sobre a combinação, acredito que terá um resultado muito satisfatório, mas seria interessante postar a quantidade dos maltes utilizados.
Cuidado com os maltes caramelo, eles podem predominar o sabor da cerveja, deixando a mesma desequilibrada, e escondendo os protagonistas, que são os lúpulos.

Uma coisa importante, é a adição mais tardia dos lúpulos, eu daria preferencia a adição no resfriamento do mosto, a aproximadamente 80º, isto com certeza irá contribuir muito no aroma e sabor da cerveja.

Sobre o IBU a Jamil fala bastante sobre amargor proveniente de deu hop, já comprovado cientificamente, por isso vou ficar nos 30 de IBU e chegar entre 40 e 50 no dry hop.
 
Usando o S-04 em temperaturas mais baixas (eu uso a 16~17ºC) ele tende a ser bem neutro também. Com um bom pitch rate ele entrega fermentações limpas, com a vantagem de ele ser muito floculante. Com uma boa dose de cloreto de cálcio na água, consegue-se cervejas muito límpidas.
A ideia dessa IPA é ser bem frutada, se usar o S04 em 18°C vai dar uma "frutadinha" no sabor também, não vai?
Estes frutados não vão contribuir um com outro?
Estou perguntando porque fiz 2 vezes uma APA com S04 e citra, ficou incrível.
 
Boa tarde Elvis,
Minhas opiniões são, para utilizar us05 ao invés do s04, pra tua breja ficar mais neutra (gosto do s04 para uma irish red ale por ex) e priorizar os lupulos. Existem varias técnicas de lupulagem, cada um é adepto à uma e eu, tenho gostado de adicionar os lupulos no flameout (desliga a panela de fervura, faz o Whirpoll e adiciona os lupulos).
Se não estou enganado, a próxima IPA será 100g amarilo + 100g citra para 25 litros, nem dry hopping tenho feito.
Sobre a quantidade de lúpulo, vou fazer 56L e estou pensando em usar 200g. Quanto você usaria para dar um sabor ótimo?
 
A ideia dessa IPA é ser bem frutada, se usar o S04 em 18°C vai dar uma "frutadinha" no sabor também, não vai?
Estes frutados não vão contribuir um com outro?
Estou perguntando porque fiz 2 vezes uma APA com S04 e citra, ficou incrível.
a 18ºC o frutado veio do Citra com certeza. Se vai fazer uma IPA clássica, o S04 vai bem, se quer american IPA, usa bem baixa a temperatura e busca o frutado dos lúpulos.

Mas, se tu não está fazendo para concurso, faz o que tu achar melhor e o quê gostar. Eu antes era um cara que só existia o US05. hoje estou cada vez mais usando o S04 para tudo, por conta de também começar a querer cervejas extremamente cristalinas, coisa que antes não dava a menor bola.
 
Sobre a quantidade de lúpulo, vou fazer 56L e estou pensando em usar 200g. Quanto você usaria para dar um sabor ótimo?
Elvis, paladar é algo muito particular, já usei até 10g/l no flameout e gostei do resultado. Existe uma tabela no forum referente ao que é considerado "pouco", "moderado", "bastante" e "extremo" à respeito da percepção do lupulo, por essa tabela salvo engano o "extremo" era 6g/litro, como disse acima eu já utilizei 10g/l e ficou uma maravilha, foi uma brut ipa.
Para o meu paladar, usaria algo entre 7 a 10g/litro (falando no flameout).
 
Elvis, paladar é algo muito particular, já usei até 10g/l no flameout e gostei do resultado. Existe uma tabela no forum referente ao que é considerado "pouco", "moderado", "bastante" e "extremo" à respeito da percepção do lupulo, por essa tabela salvo engano o "extremo" era 6g/litro, como disse acima eu já utilizei 10g/l e ficou uma maravilha, foi uma brut ipa.
Para o meu paladar, usaria algo entre 7 a 10g/litro (falando no flameout).

Sobre a quantidade de lúpulo, vou fazer 56L e estou pensando em usar 200g. Quanto você usaria para dar um sabor ótimo?

Elvis, estou com uma fermentando, utilizei 9g/L (Citra/Mosaic/Amarillo) , assim que estiver pronta, volto aqui e passo as impressões de como ficou, o que eu não gostei/gostei.
 
Bom, recentemente fiz uma IPA, com US-04, e o resultado está incrível (lote de 50 L).
O aroma dos lúpulos, e o sabor proveniente dos ésteres da fermentação estão bem equilibrados, puxando um frutado. Gostei bastante do resultado desta IPA com US-04, já fiz outras com US-05 e não cheguei no mesmo resultado.

Os lúpulos utilizados foram :

Cascade
Chinook
Nelson Sauvin
Simcoe
Ahtanum
Amarillo
TNT
Citra

Sobre o amargor que comentei, apenas foi uma observação, não que seja necessário seguir a risca, a não ser que você pretenda participar de algum concurso, aí isto fará muito sentido.

Na minha, comecei a fermentação a 18°, e fui subindo 1° por dia, até atingir 20° (3º dia de fermentação), subi para 24°, para a fermentação secundária e descanso do diacetil por 2 dias, fiz o dry hopping nesta temperatura, por mais 5 dias. Depois disso, fiz o cold crash a 0°, por 5 dias e fiz o envase.
O ideal da IPA é consumir ela fresca, segui a analogia de que todo o processo não passa-se de 15 dias, desde o inicio da fermentação até o envase, assim tenho uma cerveja extremamente fresca.
 
Last edited:
Estou estruturando o seguinte, vou fazer a IPA e utilizar o trub quente da IPA para lupular e reforçar uma Belgium Blonde Ale.
O lúpulo do dry hop da IPA vou usar para lupular uma Witbier mais lupulada.

Ou seja, com os mesmos lúpulos pretendo fazer 58 L finais de IPA, 58 L finais de Belgium Blonde Ale e 116 L finais de Witbier.

O que acham?
 
Estou estruturando o seguinte, vou fazer a IPA e utilizar o trub quente da IPA para lupular e reforçar uma Belgium Blonde Ale.
O lúpulo do dry hop da IPA vou usar para lupular uma Witbier mais lupulada.

Ou seja, com os mesmos lúpulos pretendo fazer 58 L finais de IPA, 58 L finais de Belgium Blonde Ale e 116 L finais de Witbier.

O que acham?

Eu fiz a mesma coisa com esta brassagem da IPA. Só que no meu caso, fiz uma Session IPA, com o trub da IPA. O único problema é dimensionar as quantidades na fervura, como foi um teste, fiz no olho e deu certo, ficou com um amargor legal, bem leve, sem harsh.

E pra colocar mais lenha na fogueira, utilizei o mesmo malte da mostura da IPA, adicionando apenas 2kg a mais de malte base (para 20 litros), apelidamos de Session IPA frankenstein, e o dry hopping também, ao finalizar uma, passo para outra.

Aliás, já venho reaproveitando trub e malte a algumas brassagens, sempre sai cerveja.
Não faço isto pelo custo, mas sim porque percebi que há mais para extrair dali, acho um desperdício jogar tudo isto fora.
 
Elvis, paladar é algo muito particular, já usei até 10g/l no flameout e gostei do resultado. Existe uma tabela no forum referente ao que é considerado "pouco", "moderado", "bastante" e "extremo" à respeito da percepção do lupulo, por essa tabela salvo engano o "extremo" era 6g/litro, como disse acima eu já utilizei 10g/l e ficou uma maravilha, foi uma brut ipa.
Para o meu paladar, usaria algo entre 7 a 10g/litro (falando no flameout).

Amigo, sabe o link dessa tabela?
Abs.
 
Back
Top