Cold Crash x Gelatina

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Celso Peres

Well-Known Member
Joined
Feb 22, 2020
Messages
131
Reaction score
62
Location
Belo Horizonte/MG
Boa tarde cervejeiros. Sou iniciante nesse hobby fantástico de fazer cerveja e leio muito conteúdo aqui no fórum. Já aprendi demais e continuo aprendendo e aprimorando meus processos. Eu tenho o meu perfil de fermentação definido. Começo nos 18ºC, depois de 2 ou 3 dias, subo pra 20ºC e deixo até atenuação máxima. Depois subo pra 24ºC pra secundária e deixo mais uns 3 dias. Feito isso parto pro cold crash a 2ºC e deixo por uns 10 dias pra clarificar. Lendo sobre o uso de gelatina, vi que em 48hrs mais ou menos a cerveja já fica límpida. Então o uso de gelatina substitui o cold crash? Após terminada a fermentação secundária posso resfriar o fermentador, aplicar a gelatina e envasar 2 dias depois?
 
Não substituiu, só deixa o cold mais rápido!
Coloca pra gelar, chegando na temperatura mínima (0 a 5 graus) deixa mais 24 horas e depois coloca a gelatina! Aí mais dois dias e tá perfeita!
 
Hummm, entendi. Vou testar usar a gelatina então. Iniciei o cold crash de uma leva no domingo. Amanhã a noite vou aplicar a gelatina e partir pro envase no sábado pela manhã. Obrigado pelo retorno!
 
Eu coloco a gelatina na hora que inicio o cold. Em 48h tenho resultados mto bons, e corto um dia de cold. A foto é de uma cream ale feita com esse processo.
 

Attachments

  • 6620B477-A42E-47FB-87D8-6886F2BF8E4B.jpeg
    6620B477-A42E-47FB-87D8-6886F2BF8E4B.jpeg
    43 KB · Views: 110
Eu coloco a gelatina na hora que inicio o cold. Em 48h tenho resultados mto bons, e corto um dia de cold. A foto é de uma cream ale feita com esse processo.
Ficou bem legal. As minhas ficam um pouco turvas mesmo com 10 dias de cold. A cerveja da minha primeira brassagem parecia Yakult. Estava bebível, mas como era feia, meu Deus.
Então, acabei de aplicar a gelatina! Não tem coisa melhor q abrir o balde fermentador e sentir aquele cheiro gostoso de cerveja.🥰
Posto o resultado depois!
 
Boa tarde cervejeiros. Sou iniciante nesse hobby fantástico de fazer cerveja e leio muito conteúdo aqui no fórum. Já aprendi demais e continuo aprendendo e aprimorando meus processos. Eu tenho o meu perfil de fermentação definido. Começo nos 18ºC, depois de 2 ou 3 dias, subo pra 20ºC e deixo até atenuação máxima. Depois subo pra 24ºC pra secundária e deixo mais uns 3 dias. Feito isso parto pro cold crash a 2ºC e deixo por uns 10 dias pra clarificar. Lendo sobre o uso de gelatina, vi que em 48hrs mais ou menos a cerveja já fica límpida. Então o uso de gelatina substitui o cold crash? Após terminada a fermentação secundária posso resfriar o fermentador, aplicar a gelatina e envasar 2 dias depois?

bem vindo a este mundo!!! eu faço o seguinte: após terminar de atenuar, deixo mais 2 dias na mesma temperatura que parei de subir e derrubo pra -1°C no menor tempo possível. Depois de 2 dias eu aplico o Biofine (parei de usar gelatina, pois é mais prático colocar o biofine). depois de 2-3 dias eu mando pro barri/postmix e carbonato e deixo alí por uma semana. Em Lager eu deixo uns 20 dias....fica super cristalina.
Irish Red Ale.jpg
 
Last edited:
Começo nos 18ºC, depois de 2 ou 3 dias, subo pra 20ºC e deixo até atenuação máxima. Depois subo pra 24ºC pra secundária e deixo mais uns 3 dias. Feito isso parto pro cold crash a 2ºC e deixo por uns 10 dias pra clarificar
To pra fazer minha primeira breja, mas por mais q eu leia, ta foda entender um conceito, a maturação... Em qual dessas temperaturas ocorre a maturação?? Ja li que é apos a fermentação, mas em uma temperatura inferior a de fermentação.... Enfim, qual a "ordem e nomenclatura" dos processos após a brassagem?? E tambem uma faixa generica de temperatura pra exemplificar cada estágio, considerando uma Ale...
 
To pra fazer minha primeira breja, mas por mais q eu leia, ta foda entender um conceito, a maturação... Em qual dessas temperaturas ocorre a maturação?? Ja li que é apos a fermentação, mas em uma temperatura inferior a de fermentação.... Enfim, qual a "ordem e nomenclatura" dos processos após a brassagem?? E tambem uma faixa generica de temperatura pra exemplificar cada estágio, considerando uma Ale...


Assiste aos vídeos do Jamal, vais aprender muito com ele.
Aqui tem um sobre rampas de fermentação. Esse primeiro ele explica um pouco e na segunda parte ele faz exemplos práticos.

 
bem vindo a este mundo!!! eu faço o seguinte: após terminar de atenuar, deixo mais 2 dias na mesma temperatura que parei de subir e derrubo pra -1°C no menor tempo possível. Depois de 2 dias eu aplico o Biofine (parei de usar gelatina, pois é mais prático colocar o biofine). depois de 2-3 dias eu mando pro barri/postmix e carbonato e deixo alí por uma semana. Em Lager eu deixo uns 20 dias....fica super cristalina.View attachment 123808
Eu cheguei a pesquisar sobre biofine. Sem dúvida é mais prático, pq vc aplica direto na cerveja, não tem preparação. Mas dei uma olhada rápida nos preços e 40g são cerca de R$ 20 e a medida é 1g por litro. Acaba ficando bem mais caro q a gelatina. E achei prático usar gelatina. Usei água mineral e fui aquecendo no microondas. Usei meu termômetro pra ir misturando a gelatina. Foi bem rápido.
 
To pra fazer minha primeira breja, mas por mais q eu leia, ta foda entender um conceito, a maturação... Em qual dessas temperaturas ocorre a maturação?? Ja li que é apos a fermentação, mas em uma temperatura inferior a de fermentação.... Enfim, qual a "ordem e nomenclatura" dos processos após a brassagem?? E tambem uma faixa generica de temperatura pra exemplificar cada estágio, considerando uma Ale...

https://www.homebrewtalk.com.br/thr...ção-primária-secundária-maturação-etc.403851/
 
Bom dia! Usei gelatina em duas levas e tive resultados meio problemáticos. O caso é que clarificou, mas o sedimento que ficou nas garrafas se aglutinou, e na hora de servir ficou bem mais complicado que o sedimento normal, pq acabava indo pro copo o sedimento aos pedaços. Parecia que tinha umas minhoquinhas nadando na breja. Deixei de usar por conta disso. Alguém mais teve experiência parecida?

O que eu fiz foi seguir as recomendações que encontrei na web. 1/2 pacotinho de gelatina diluído em água sobre a cerveja já gelada durante o cold-crash e aguardar por 3 dias.
 
Bom dia! Usei gelatina em duas levas e tive resultados meio problemáticos. O caso é que clarificou, mas o sedimento que ficou nas garrafas se aglutinou, e na hora de servir ficou bem mais complicado que o sedimento normal, pq acabava indo pro copo o sedimento aos pedaços. Parecia que tinha umas minhoquinhas nadando na breja. Deixei de usar por conta disso. Alguém mais teve experiência parecida?

O que eu fiz foi seguir as recomendações que encontrei na web. 1/2 pacotinho de gelatina diluído em água sobre a cerveja já gelada durante o cold-crash e aguardar por 3 dias.

Meio pacotinho é quantas gramas? Pq os pacotes vem com 12 ou 24 gramas.
Eu também estava seguindo o que encontrei na web e me dei conta que estive usando gelatina demais e era por conta disso que minha breja não estava clarificando o quanto eu queria.

No brulosophy eles fizeram uma comparação com mais vs uma versão com menos pó de gelatina.

A versão com menos pó clarificou bem mais (a com mais pó ficou exatamente igual as minhas brejas).

Segue o link: The Gelatin Effect: Standard Amount vs. A Lot | exBEERiment Results!

Talvez você esteja utilizando muito pó ou deixando muito pouco tempo decantando ou, ainda, levando sedimentos de gelatina para a garrafa na transfega.
 
Bom dia! Usei gelatina em duas levas e tive resultados meio problemáticos. O caso é que clarificou, mas o sedimento que ficou nas garrafas se aglutinou, e na hora de servir ficou bem mais complicado que o sedimento normal, pq acabava indo pro copo o sedimento aos pedaços. Parecia que tinha umas minhoquinhas nadando na breja. Deixei de usar por conta disso. Alguém mais teve experiência parecida?

O que eu fiz foi seguir as recomendações que encontrei na web. 1/2 pacotinho de gelatina diluído em água sobre a cerveja já gelada durante o cold-crash e aguardar por 3 dias.
Usei 1x tbm e tive esse mesmo problema e peguei um pouco de trauma, acho que fiz errado. Vou tentar de novo pra ver. Esse biofine vou pesquisar tb
 
Pelo tudo que eu li a respeito antes de fazer na prática, deve-se ter cuidado no transporte do fermentador, pois se balançar muito pode fazer levantar os resíduos do fundo e pedacinhos de gelatina. Eu faço minha fermentações em um frigobar Electrolux q fica no chão. É meio difícil tirar o balde com 21L de mosto de dentro dele. Ontem por exemplo quando fui tirar pra aplicar a gelatina já dei uma pequena porrada no balde na porta na lateral do frigobar. Já me preocupei um pouco pq isso não poderá acontecer quando for tirar pra envasar.
 
Boa tarde cervejeiros. Sou iniciante nesse hobby fantástico de fazer cerveja e leio muito conteúdo aqui no fórum. Já aprendi demais e continuo aprendendo e aprimorando meus processos. Eu tenho o meu perfil de fermentação definido. Começo nos 18ºC, depois de 2 ou 3 dias, subo pra 20ºC e deixo até atenuação máxima. Depois subo pra 24ºC pra secundária e deixo mais uns 3 dias. Feito isso parto pro cold crash a 2ºC e deixo por uns 10 dias pra clarificar. Lendo sobre o uso de gelatina, vi que em 48hrs mais ou menos a cerveja já fica límpida. Então o uso de gelatina substitui o cold crash? Após terminada a fermentação secundária posso resfriar o fermentador, aplicar a gelatina e envasar 2 dias depois?

Acho perda de tempo um cold crash de dez dias (a não ser que seja uma cerveja mais complexa, como as de guarda por exemplo).
Eu faço o seguinte: terminou a fermentação, seto pra 0ºC e assim que atinge, taco geladina. Dois, três dias depois no máximo eu envaso, carbonato e bebo no mesmo dia. Frescor e limpidez máximas.

Sempre bom lembrar que a fase mais crítica/importante da produção é a fermentação. Se a fermentação for cagada, não há "maturação" que salve.
 
Acho perda de tempo um cold crash de dez dias (a não ser que seja uma cerveja mais complexa, como as de guarda por exemplo).
Eu faço o seguinte: terminou a fermentação, seto pra 0ºC e assim que atinge, taco geladina. Dois, três dias depois no máximo eu envaso, carbonato e bebo no mesmo dia. Frescor e limpidez máximas.

Sempre bom lembrar que a fase mais crítica/importante da produção é a fermentação. Se a fermentação for cagada, não há "maturação" que salve.
Ela não fica "meio verde" como falam? Minha maturação é sempre em 10 dias, vou abaixando de 5 em 5 graus e quando chega a zero deixo mais 3 dias. Totalizando os 10
 
Ela não fica "meio verde" como falam? Minha maturação é sempre em 10 dias, vou abaixando de 5 em 5 graus e quando chega a zero deixo mais 3 dias. Totalizando os 10

Então cara, maturação é um tema polêmico.

Quando a gente é iniciante e muito atento às literaturas, rola isso de chamar de "fermentação secundária" e tudo mais, mas na prática, a "maturação" seria uma etapa onde você coloca a cerveja em condições ideais pra ser bebida e carbonatada, e essas condições são:

1) baixa temperatura (quanto menor a temperatura, mais tempo as características da sua cerveja se manterão e mais fácil o CO2 se solubiliza nela, caso vc faça carbonatação forçada)

2) Decantação das leveduras e impurezas (a gelatina faz praticamente todo o serviço, então não é necessário esse tempo todo)

3) Adições tardias (é nessa fase que fazemos dry hopping, adição de frutas e etc)

Veja bem, se a sua cerveja teve uma boa e saudável fermentação, ela já tá pronta. Só precisa desses ajustes finais.
Como eu disse, isso muda para cervejas mais complexas, onde o tempo de guarda é um fator.
Se você usa gelatina e não faz dry hopping, não precisa desse tempo todo pra maturação.

"beleza, mas e se for uma lager?"

Já bebi uma lager com 5 dias de cold crash e estava redondíssima.
No caso das lagers, a fermentação é um processo ainda mais crítico, mas se encaixa nisso tudo que eu falei.

Resumindo: seja muito, mas MUITO chato na sua fermentação.
 
Bom dia! Usei gelatina em duas levas e tive resultados meio problemáticos. O caso é que clarificou, mas o sedimento que ficou nas garrafas se aglutinou, e na hora de servir ficou bem mais complicado que o sedimento normal, pq acabava indo pro copo o sedimento aos pedaços. Parecia que tinha umas minhoquinhas nadando na breja. Deixei de usar por conta disso. Alguém mais teve experiência parecida?

O que eu fiz foi seguir as recomendações que encontrei na web. 1/2 pacotinho de gelatina diluído em água sobre a cerveja já gelada durante o cold-crash e aguardar por 3 dias.
Tive o mesmo problema que você e.cassaro. Fiz tudo de acordo com as instruções do Guenter. Temperatura do mosto, quantidade de gelatina, temperatura correta para dissolver a gelatina, e temperatura de lançamento no fermentador. Coloquei no mosto devagar, fazendo um redemoinho somente na parte de cima do mosto. Dois dias para descanço.
Conclusão: No mosto sempre ficam algumas partículas flutuantes que só se aglomeram depois que a cerveja é engarrafada. Dá uma impressão de sujeira, gosma. Fica nojento.
Sem contar que o a gelatina tem um cheiro de couro de boi cozido que não é agradável, kkk.
Por essas e outras não utilizo mais gelatina. Em geral não me incomoda a cerveja um pouco turva. Só as lagers, mas como faço poucas lagers...
 
Meio pacotinho é quantas gramas? Pq os pacotes vem com 12 ou 24 gramas.
Eu também estava seguindo o que encontrei na web e me dei conta que estive usando gelatina demais e era por conta disso que minha breja não estava clarificando o quanto eu queria.

No brulosophy eles fizeram uma comparação com mais vs uma versão com menos pó de gelatina.

A versão com menos pó clarificou bem mais (a com mais pó ficou exatamente igual as minhas brejas).

Segue o link: The Gelatin Effect: Standard Amount vs. A Lot | exBEERiment Results!

Talvez você esteja utilizando muito pó ou deixando muito pouco tempo decantando ou, ainda, levando sedimentos de gelatina para a garrafa na transfega.

Acabei de olhar aqui na geladeira e encontrei a metade do pacotinho que inicialmente era de 12g. Acho que fiz mais ou menos certo. Sei lá. Não me sinto encorajado a fazer de novo. Parece que essa combinação de gelatina com garrafa é especialmente mais complicada.
 
Tive o mesmo problema que você e.cassaro. Fiz tudo de acordo com as instruções do Guenter. Temperatura do mosto, quantidade de gelatina, temperatura correta para dissolver a gelatina, e temperatura de lançamento no fermentador. Coloquei no mosto devagar, fazendo um redemoinho somente na parte de cima do mosto. Dois dias para descanço.
Conclusão: No mosto sempre ficam algumas partículas flutuantes que só se aglomeram depois que a cerveja é engarrafada. Dá uma impressão de sujeira, gosma. Fica nojento.
Sem contar que o a gelatina tem um cheiro de couro de boi cozido que não é agradável, kkk.
Por essas e outras não utilizo mais gelatina. Em geral não me incomoda a cerveja um pouco turva. Só as lagers, mas como faço poucas lagers...

Amigo, em que temperatura tua cerveja está quando vc coloca a gelatina?
 
Boa tarde mestres cervejeiros. Acabei de envasar meu 1º lote com uso de gelatina. Bem, só poderei dar o veredito final quando abrir uma garrafa daqui a pelo menos 10 dias, mas minha percepção durante o processo de envase foi muito boa. Costumo colocar o priming em outro balde e transferir a cerveja para ir misturando. Não notei nada diferente ao abrir o balde ou durante a trasfega. Nada de partículas flutuantes. O que notei é que dessa vez havia muito mais lama no fundo do balde e ela estava bem mais rígida. Conectei meu tubo de enchimento e quando o líquido começou a passar por ele vi que com certeza foi a cerveja mais cristalina que já fiz na vida. 😃
 
rola isso de chamar de "fermentação secundária" e tudo mais, mas na prática, a "maturação" seria uma etapa onde você coloca a cerveja em condições ideais pra ser bebida e carbonatada, e essas condições são:

1) baixa temperatura (quanto menor a temperatura, mais tempo as características da sua cerveja se manterão e mais fácil o CO2 se solubiliza nela, caso vc faça carbonatação forçada)
Mas pera ai, afinal após a fermentação primaria, em torno de 19C, o certo é SUBIR pra +- 24C ou DESCER pra +- 15C ???
Cada texto fala uma coisa... Pensei ter sacado dps de ler esse post do Guenther que foi recomendado logo a cima, mas acabei de receber um email do blog da Lamas, onde tem um texto falando sobre a importância da maturação, e eles falam pra ser feita 10 graus abaixo da temperatura de fermentação (não tendo relação com cold crash, q vem dps a 0C)
 
Mas pera ai, afinal após a fermentação primaria, em torno de 19C, o certo é SUBIR pra +- 24C ou DESCER pra +- 15C ???
Cada texto fala uma coisa... Pensei ter sacado dps de ler esse post do Guenther que foi recomendado logo a cima, mas acabei de receber um email do blog da Lamas, onde tem um texto falando sobre a importância da maturação, e eles falam pra ser feita 10 graus abaixo da temperatura de fermentação (não tendo relação com cold crash, q vem dps a 0C)

Então cara
Depois da fermentação primária é legal vc dar uma subida na temperatura para que as leveduras consumam os subprodutos da fermentação, embora isso seja menos necessário para alguns tipos de cerveja (ales em geral, por exemplo) e mais necessária em outros tipos (lagers em geral, por exemplo). Vai depender muito do quão saudável foi a sua fermentação também.

Agora, quanto a famigerada maturação... cara
se tua fermentação foi filé, tua cerveja já está pronta (mais uma vez, ressalvando as cervejas de guarda e outras de maior complexidade), só falta clarificar. E pra clarificar, quanto MAIS PRÓXIMO DE ZERO GRAU, MELHOR. E ainda tem a gelatina pra dar aquela acelerada. Simples assim.

"Ah mas o manual belga de como fazer cerveja diz na página 128 parágrafo 5 que a maturação deve ser 10 graus abaixo da temperatura de fermentação"

Irmão
cerveja não é número, levedura não tem calculadora. O que as literaturas dizem são médias pautadas na teoria geral, e muitas delas carecem de prática.
 
Mas pera ai, afinal após a fermentação primaria, em torno de 19C, o certo é SUBIR pra +- 24C ou DESCER pra +- 15C ???
Cada texto fala uma coisa... Pensei ter sacado dps de ler esse post do Guenther que foi recomendado logo a cima, mas acabei de receber um email do blog da Lamas, onde tem um texto falando sobre a importância da maturação, e eles falam pra ser feita 10 graus abaixo da temperatura de fermentação (não tendo relação com cold crash, q vem dps a 0C)
Não sei de onde o Lamas tirou essa ideia de maturar 10 graus abaixo da temperatura de fermentação.
Para lagers faz sentido, fermenta a 10 graus e desce pra zero.
Para ales fermenta a 20 e desce pra 10 graus? Que benefício traria?
Ou você levanta uns graus por uns dias depois de terminada a fermentação e depois faz o cold crash próximo de zero grau, ou faz o cold crash já depois de terminada a fermentação primaria se achar que a cerveja já está redonda.
 
Não sei de onde o Lamas tirou essa ideia de maturar 10 graus abaixo da temperatura de fermentação.
Para lagers faz sentido, fermenta a 10 graus e desce pra zero.
Para ales fermenta a 20 e desce pra 10 graus? Que benefício traria?
Ou você levanta uns graus por uns dias depois de terminada a fermentação e depois faz o cold crash próximo de zero grau, ou faz o cold crash já depois de terminada a fermentação primaria se achar que a cerveja já está redonda.

É isso.

Nunca entendi esse lance de maturar a 5, 8 graus... Maior perda de tempo. Tempo e frescor.
 
Clarificação com gelatina Gelatina.

Ideal - 1g pra cada 5litros ( eu uso 1 pacote 12g pra 50 litros)

Meu procedimento:

Terminado toda a fermentação baixo pra 2° a cerveja e quando chega nessa temperatura taco gelatina, deixo 24h com gelatina a 2° depois levanto a temperatura pra 10° e deixo mais 24h ( a essa temperatura a gelatina desce igual pedra com toda sugerira)
Após 24h a 10° baixo novamente a temperatura pra 2° pra colocar no barril e fazer carbonatação forçada.

Quem fazer fermentação na garrafa passado as 24h a 10° já mete na garrafa com primmer. Resultados satisfatórios.
 
Depois da fermentação primária é legal vc dar uma subida na temperatura para que as leveduras consumam os subprodutos
Não sei de onde o Lamas tirou essa ideia de maturar 10 graus abaixo da temperatura de fermentação
Po, valeu galera, agora sim não resta mais duvidas sobre o assunto!!
 
Então cara
Depois da fermentação primária é legal vc dar uma subida na temperatura para que as leveduras consumam os subprodutos da fermentação, embora isso seja menos necessário para alguns tipos de cerveja (ales em geral, por exemplo) e mais necessária em outros tipos (lagers em geral, por exemplo). Vai depender muito do quão saudável foi a sua fermentação também.

Agora, quanto a famigerada maturação... cara
se tua fermentação foi filé, tua cerveja já está pronta (mais uma vez, ressalvando as cervejas de guarda e outras de maior complexidade), só falta clarificar. E pra clarificar, quanto MAIS PRÓXIMO DE ZERO GRAU, MELHOR. E ainda tem a gelatina pra dar aquela acelerada. Simples assim.

"Ah mas o manual belga de como fazer cerveja diz na página 128 parágrafo 5 que a maturação deve ser 10 graus abaixo da temperatura de fermentação"

Irmão
cerveja não é número, levedura não tem calculadora. O que as literaturas dizem são médias pautadas na teoria geral, e muitas delas carecem de prática.
Falou tudo!

Vale ressaltar que na literatura internacional sobre cerveja vc não encontra o termo maturação (maturation ou ripeness). Eles falam muito de descaço diacetil (diacetyl rest) que de fato importa.

Abraços e boas brejas.
 
Não sei de onde o Lamas tirou essa ideia de maturar 10 graus abaixo da temperatura de fermentação.

Também achei essa informação do blog sem sentido. Aí vi que esse é um texto antigo (acho que de 2013), e talvez baseado em literatura defasada ou achismos. Infelizmente ninguém corrigiu antes de republicar no blog essa semana, então vai gerar mais desinformação...
 
Hoje com 7 dias do envase + priming abri a "garrafa controle", pra verificar o andamento da carbonatação. Praticamente não tinha sedimento nenhum no fundo da garrafa e nada estranho na cerveja. Se não tivesse usado a gelatina provavelmente estaria que nem suco de tamarindo. Segue fotos. Quem procura uma cerveja mais límpida e teve problemas com a gelatina eu recomendo tentar de novo.
 

Attachments

  • IMG_2151.JPG
    IMG_2151.JPG
    25.1 KB · Views: 54
  • IMG_2149.JPG
    IMG_2149.JPG
    24.2 KB · Views: 53
Quanto ao preparo da gelatina, como proceder?
Rodrigo, a gelatina é legal se vc não quer uma breja vegana!
Ela é chamada por muitos cervejeiros de "tempo líquido", pois clarifica a cerva no cold muito mais rápido do que sem sua adição.
Para preparar eu uso 6g (meio pacotinho) em 150ml (meio copo de água filtrada) para cada 20l de mosto.
Ao preparar, coloco esse copo no microondas por uns 30s e vou mexendo com um termômetro e repito o processo até atingir 65ºC, temperatura em que a gelatina se dissolve. Após isso jogo ainda quente no mosto gelado em temperatura de cold crash, no meu caso 2,5ºC.
Depois de 24h já existe um resultado significativo, se vc quiser super límpida deixe mais tempo.
Ah, não esquece de sanitizar o termômetro e o copo antes e use água filtrada.
Abraços e boas brejas!
 
Rodrigo, a gelatina é legal se vc não quer uma breja vegana!
Ela é chamada por muitos cervejeiros de "tempo líquido", pois clarifica a cerva no cold muito mais rápido do que sem sua adição.
Para preparar eu uso 6g (meio pacotinho) em 150ml (meio copo de água filtrada) para cada 20l de mosto.
Ao preparar, coloco esse copo no microondas por uns 30s e vou mexendo com um termômetro e repito o processo até atingir 65ºC, temperatura em que a gelatina se dissolve. Após isso jogo ainda quente no mosto gelado em temperatura de cold crash, no meu caso 2,5ºC.
Depois de 24h já existe um resultado significativo, se vc quiser super límpida deixe mais tempo.
Ah, não esquece de sanitizar o termômetro e o copo antes e use água filtrada.
Abraços e boas brejas!
 
Apesar de ter um tempo que faço cerveja, nunca experimentei usar gelatina. Agradeço sua paciência em responder. Com certeza tentarei na minha próxima cerveja. Recomenda a troca de balde na hora do envase?
 
Back
Top