Cold Crash pode ser dispensado? - Dry Hoping

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

eduwil

Member
Joined
May 14, 2020
Messages
10
Reaction score
3
Location
Rio Branco - AC
Bom dia, boa tarde. Vou postar minhas duvidas pra quem nao quiser ler mta coisa e depois explicar direito, caso alguem queira entender melhor o caso.

  1. Cold Crash é realmente necessário? A funçao dele é apenas decantação? Posso só trocar pela gelatina?
  2. Tem problema misturar Dry Hopping e adição de gelatina nos baldes?
  3. Pode fazer o Dry Hopping à qualquer temperatura? Tem alguma que é ideal?
  4. Muito tempo com o Hop Bag no balde pode ser ruim pra cerveja? Eu vi um video que o ideal de DH eram 48~72 horas
  5. Posso colocar o Hop Bag e tirar ele depois de 2~4 dias?


Estou fazendo minha quarta cerveja, primeira com dry hoping (40 litros de uma Session IPA).
Meu processo até agora foi:
  • Brassagem à 64 por 75 minutos, mash out de 75 por 10 minutos
  • Fervura por uma hora com cascade adicionado em 40, 30, 20 e 0 minutos
  • Fermentação iniciada à 16 por um dia, elevação de 1 grau por dia ao longo dos ultimos dias até chegar à 20
  • OG de 1038 - FG alvo de 1006 - atualmente em 1009
Agora está fermentando lentamente já, creio que chegue nos 1006 amanha, aí quando parar de fermentar, vou subir pra 22 um dia e depois 24 no outro e manter nessa temp por 2 dias (totalizando 3 dias de descanso de diacetil)


Minhas duvidas surgem no processo após isso. Pensei nas opções:

  1. Manter na temperatura de 24 graus pro Dry hoping (com Hop Bag) por 2 dias. Após isso, setar o controlador pra 0 graus e já jogar gelatina. Envasar depois de 48 horas. (Hop bag ficaria 2 dias a 24 graus e 2 à 0 graus) - Nessa opçao nao haveria Cold Crash


  2. Setar a temperatura pra fazer o Cold Crash à 0 graus, manter assim por 4 dias. Iniciar o Dry hoping e manter por 2 dias. Depois disso colocar a gelatina, esperar mais 2 dias e envasar.
    Nesse caso o Dry Hoping seria todo feito a 0 graus (4 dias)


  3. Setar a temperatura pra fazer o Cold Crash à 0 graus e manter assim por 4 dias. Depois disso subir a temperatura pra 20 e iniciar o Dry hoping por 2 dias. Depois disso, setar pra 0 e colocar a gelatina esperar mais 2 dias e envasar
    Nesse caso vou ficar descendo e subindo a temperatura da cerveja


  4. Ou ainda, manter na temperatura de 24 graus pro Dry hoping por 3 dias. Após isso, setar pra 0 graus pro Cold crash. Depois de uns 2 dias a 0 graus, tirar o Hop Bag e manter o Cold por mais uns 3 dias e ai jogar gelatina pra envasar depois de 48 horas. ) - Nesse caso o Hop bag ficaria uns 4 dias no fermentador, eu abriria duas vezes eles, causando oxidaçao talvez.



enfim, sao processos que se misturam e, por ser iniciante, nao sei como conciliar da melhor maneira por nao conhecer mto bem ainda qual os pontos mais importantes/dispensaveis
Ja dei uma procurada nas coisas e ainda to confuso.

Muito obrigado desde já pra quem ajudar.
Abraço
 
Eu sou bem iniciante tambem entao nao vou conseguir responder suas perguntas...
Mas vou comentar pra acompanhar e pra te perguntar uma coisa..

Essa receita voce pegou de algum kit pronto ou voce mesmo quem criou?? Se foi algum pronto, de onde foi??
 
Boa noite pessoal,

Vou tentar contribuir um pouco.

1. Cold Crash é realmente necessário? A funçao dele é apenas decantação? Posso só trocar pela gelatina
R: Não. Sim. Acredito que sim. Cold crash é basicamente o processo para acelerar a precipitação de matérias suspensas no líquido e sedimentação das leveduras. Portanto, uma forma de 'limpar' o líquido que você irá retirar acima do material depositado no fundo. Gelatina tem a mesma função.

2. Tem problema misturar Dry Hopping e adição de gelatina nos baldes?
R: Acredito que não, mas faria em etapas distintas. Primeiro DH e posteriormente adição de gelatina. Deixo para os mais conhecedores deste método informarem, pois nunca utilizei gelatina.

3. Pode fazer o Dry Hopping à qualquer temperatura? Tem alguma que é ideal?
R: Sim, mas existem temperaturas onde a extração irá ocorrer mais rápida. Pelo que recordo a temperatura ideal é entre 18°C a 20°C. Um período de 3-4 dias é o suficiente. Anexei um estudo sobre isto. Caso consiga ler em inglês, sugiro verificar. Eu tenho outro artigo que enfatiza melhor, porém não estou encontrando no momento.

4. Muito tempo com o Hop Bag no balde pode ser ruim pra cerveja? Eu vi um video que o ideal de DH eram 48~72 horas
R: O Hop Bag em si não é o problema, mas o contato dos lúpulos (matéria vegetal) com a cerveja. Há relatos que longos períodos começam a causar gosto 'gramíneos'.

5. Posso colocar o Hop Bag e tirar ele depois de 2~4 dias?
R: Sim, porém em cervejas com grandes quantidades de lúpulo, sempre pense redobrado sobre a oxidação. Quanto mais você abrir o balde, maior exposição do líquido ao oxigênio, logo maior oxidação. O ideal é ter um sistema fechado, pressurizado e 'purgável' com CO2, porém não é o caso da maioria dos cervejeiros caseiros. Portanto, sempre tente eliminar etapas que irão propiciar contato com oxigênio (principalmente pós fermentação).

Das opções que você citou, eu ficaria com a de #1, sem jogar a gelatina (não sou fissurado com cervejas extremamente limpas/cristalinas).

Att.,

Luis
 

Attachments

  • BrewingScience_Oladokun_187-196_2017.pdf
    3.7 MB · Views: 18
Olha, eu já fiz algumas dezenas de brassagens de 50L, sempre fiz cold e nunca usei gelatina... Gosto delas turvas...
Quanto ao DH, já tive algumas experiências com Hop Bag (o meu é um de inox)
1. Se colocar mais de 50g de lúpulo, boa parte não será aproveitado (ele incha e cria uma massa, e a parte do meio não entra em contato bem com a breja, tanto que na hora de tirar a massa o meio tem pelets inteiros...)
2. Não curti os resultados deixando em cold... Já fiz com 1, 2 e 3 dias a 20 + 4 em cold, ficou pouco aroma. Com mais de 50g o aroma pareceu ser menor do que com menos de 50.
3. Deixando 3 dias a 20 e removendo o bag antes do cold tive bons resultados (com 50g).
Estou pra fazer um teste sem cold só com gelatina, se vc fizer antes poste o resultado...
 
Eu obtive os melhores resultados com dh no descanso diacetil, colocado logo após a fermentação primária. Sempre uso hop bag de inox e retiro no momento do cold. Coloco entre 1 e 2g/l....muito mais que isso não aumenta tanto o aroma mas eleva significativamente o custo!
O tempo de permanência do dh fica entre 3 e 5 dias.
Não uso gelatina pois não me importo delas serem turvas, de fato até curto isso.
Sempre faço cold crash para evitar a lama nas garrafas mas nem sempre envaso.
 
Cara, fiz uma APA com DH que ficou muito boa. Fiz o DH a 20graus (junto com descanso diacetil), deixei três dias e joguei pra 1 grau! Um dia nessa temperatura, coloquei a gelatina e deixei mais dois dias! Aí foi pra garrafa! Sem hop bag!!
 
Cara, fiz uma APA com DH que ficou muito boa. Fiz o DH a 20graus (junto com descanso diacetil), deixei três dias e joguei pra 1 grau! Um dia nessa temperatura, coloquei a gelatina e deixei mais dois dias! Aí foi pra garrafa! Sem hop bag!!

Também acho a melhor opção fazer dessa maneira.
Ou talvez colocar os lúpulos bem no final da fermentação pois como a levedura ainda está ativa, vai consumir o oxigênio inserido.
 
Boa noite pessoal,

Vou tentar contribuir um pouco.

1. Cold Crash é realmente necessário? A funçao dele é apenas decantação? Posso só trocar pela gelatina
R: Não. Sim. Acredito que sim. Cold crash é basicamente o processo para acelerar a precipitação de matérias suspensas no líquido e sedimentação das leveduras. Portanto, uma forma de 'limpar' o líquido que você irá retirar acima do material depositado no fundo. Gelatina tem a mesma função.

2. Tem problema misturar Dry Hopping e adição de gelatina nos baldes?
R: Acredito que não, mas faria em etapas distintas. Primeiro DH e posteriormente adição de gelatina. Deixo para os mais conhecedores deste método informarem, pois nunca utilizei gelatina.

3. Pode fazer o Dry Hopping à qualquer temperatura? Tem alguma que é ideal?
R: Sim, mas existem temperaturas onde a extração irá ocorrer mais rápida. Pelo que recordo a temperatura ideal é entre 18°C a 20°C. Um período de 3-4 dias é o suficiente. Anexei um estudo sobre isto. Caso consiga ler em inglês, sugiro verificar. Eu tenho outro artigo que enfatiza melhor, porém não estou encontrando no momento.

4. Muito tempo com o Hop Bag no balde pode ser ruim pra cerveja? Eu vi um video que o ideal de DH eram 48~72 horas
R: O Hop Bag em si não é o problema, mas o contato dos lúpulos (matéria vegetal) com a cerveja. Há relatos que longos períodos começam a causar gosto 'gramíneos'.

5. Posso colocar o Hop Bag e tirar ele depois de 2~4 dias?
R: Sim, porém em cervejas com grandes quantidades de lúpulo, sempre pense redobrado sobre a oxidação. Quanto mais você abrir o balde, maior exposição do líquido ao oxigênio, logo maior oxidação. O ideal é ter um sistema fechado, pressurizado e 'purgável' com CO2, porém não é o caso da maioria dos cervejeiros caseiros. Portanto, sempre tente eliminar etapas que irão propiciar contato com oxigênio (principalmente pós fermentação).

Das opções que você citou, eu ficaria com a de #1, sem jogar a gelatina (não sou fissurado com cervejas extremamente limpas/cristalinas).

Att.,

Luis
Excelentes contribuições @Lperes27
 
Edgar, usou os mesmoa lupulos nessa comparacao de extracao quente/frio?
Pergunto pq a principio tem diferença de acordo com as características do lupulo.
Eu particularmente tive otimo resultados com alguna lupulos a frio.
Olha, eu já fiz algumas dezenas de brassagens de 50L, sempre fiz cold e nunca usei gelatina... Gosto delas turvas...
Quanto ao DH, já tive algumas experiências com Hop Bag (o meu é um de inox)
1. Se colocar mais de 50g de lúpulo, boa parte não será aproveitado (ele incha e cria uma massa, e a parte do meio não entra em contato bem com a breja, tanto que na hora de tirar a massa o meio tem pelets inteiros...)
2. Não curti os resultados deixando em cold... Já fiz com 1, 2 e 3 dias a 20 + 4 em cold, ficou pouco aroma. Com mais de 50g o aroma pareceu ser menor do que com menos de 50.
3. Deixando 3 dias a 20 e removendo o bag antes do cold tive bons resultados (com 50g).
Estou pra fazer um teste sem cold só com gelatina, se vc fizer antes poste o resultado...
 
Muito obrigado mesmo pela contribuicao de todos.
Esse estudo que o Luis postou é muito interessante. Nunca ia saber que a temperatura do DH também influencia no ABV dela.


Vou aproveitar que a cerveja está em dois baldes diferentes e fazer dois processos pra comparar os resultados de aroma/clarificaçao.
Queria testar a variação da temperatura do DH também, mas só tenho um freezer pra controlar a temperatura

  • Um deles com hop bag e cold crash - vou tirar a bag na metade do cold crash

  • a outra sem hop bag e ai clarificacao com gelatina

Quando tiver pronta eu venho falar os resultados
Abraço
 
  1. Cold Crash é realmente necessário? A funçao dele é apenas decantação? Posso só trocar pela gelatina? Cold crash muda o sabor da cerveja, não é pra decantar lupulo só que serve, ele estimula a floculação das leveduras que continuam em suspensão e essas sim alteram o sabor da breja, principalmente na sua breja lupulada. Gelatina abrevia o tempo de cold crash para voce ter uma breja cristalina, voce já pode fazer a gelatina com a breja a 10 graus, e depois deixar 24-48 horas a 0 graus.
  2. Tem problema misturar Dry Hopping e adição de gelatina nos baldes? Não tem problema.
  3. Pode fazer o Dry Hopping à qualquer temperatura? Tem alguma que é ideal? Pode fazer a qualquer temperatura. Não tem temperatura ideal. Tem muito debate sobre quando e por quanto tempo deixar o DH, voce precisa ver oq funciona pra voce e o que faz sentido. Na MINHA rotina eu faço um DH na fermentação ativa (airlock borbulhando pra caramba), com os pallets soltos e faço outro DH direto no Postmix com HopSpider (Eu faço assim porque desse jeito eu mantenho mais sabor do lupulo e diminuo oxidação da cerveja lupulada, quando voce joga o primeiro DH durante a fermentação ativa a levedura taca pau no oxigenio, e meu segundo DH eu façø na hora de por no post mix, eu empurro sanitizante pra fora do postmix com o CO2, dai taco o hop spider, gelatina e Metabissulfito de sódio (anti oxidante) e faço transferencia fechada
  4. Muito tempo com o Hop Bag no balde pode ser ruim pra cerveja? Eu vi um video que o ideal de DH eram 48~72 horas - Não da gosto gramíneo não. Pode deixar sem medo. www.scottjanish.com (escreveu o livro The New IPA, é um dos caras que mais estuda cerveja lupulada)
  5. Posso colocar o Hop Bag e tirar ele depois de 2~4 dias? Pode ué kkk, voce pode fazer o que quiser. So presta atenção que hopbag mesmo da uma limitada no lupulo, ideal eu acho que é o hop spider de 30 cm.
 
Nunca fiz... faço uma sacolinha aqui de material sintético com um pedra esterilizada dentro rsss, é bom pois não dá o que relataram ai de fica no meio seco... amarro na tampa do fermentador e do severas sacudidas...
Também confere o tempo ai em torno de 1 semana e em torno dos 18ºC para não retirar gostos grâmineos... pareçe que uma vez fiz e fico bem "gramado" hauhauh ai o pessoal do curso passo bem essa que a geral coloco ai e que toquei o barco a fazer... o que deixo desde antes de fermentar até lavar o fermentador rss, são as lascas de madeira...
 
Também acho a melhor opção fazer dessa maneira.
Ou talvez colocar os lúpulos bem no final da fermentação pois como a levedura ainda está ativa, vai consumir o oxigênio inserido.
Também é válido mesmo. Mas o que pessoal fala (não tenho experiência suficiente pra confirmar ou não) é que colocar no fim da fermentação altera um pouco o resultado final. Acontece uma biotransformação dos óleos essenciais, o que muda características, e por ainda estar fermentação ativa, a liberação de CO2 leva embora um pouco do aroma do lúpulo.
Mas até onde isso é perceptível eu não sei.
 
Biotransformacao teoricamente é so em algumas cepas de levedura e seria na fase ativa (aquela que o airlock ta borbulhando horreres)na fase estacionaria (quando ta aqueles ultimos pontinhos de sg baixando) teoricamente nao rola mais

Ha quem fale que percebe e ha quem fala que nao

Acho que o que vale é o que funciona lra voce visto que quem toma a breja é voce kkkk
 
Back
Top