CO2 alimentício e industrial - qual a diferença?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guido1

Member
Joined
Jan 17, 2019
Messages
9
Reaction score
4
Location
Maringá - PR
Entendo que o CO2 industrial não pode ser usado para carbonatação forçada. Alguém tem alguma orientação/experiência???
 
Não existe diferença. CO2 é Dióxido de carborno. Não existe um CO2 industrial e um CO2 alimentício. É um gás inodoro. A única preocupação que vc deve ter é em relação ao recipiente (cilindro) que esteja usando. Se o cilindro tiver contaminação daí pode contaminar sua cerveja. É raro mas pode acontecer.
Dê uma olhada nesse link: http://www.airproducts.com.br/Products/Gases/Carbon-Dioxide.aspx
 
Vou relatar aqui minha experiência com CO2: adquiri um cilindro de CO2, novo, no Mercado Livre, o qual veio com carga. Ao carbonatar a cerveja, notei um leve off-flavor. Também gaseifiquei água, e nela dava para sentir bem esse off-flavor. Como a válvula desse cilindro veio com defeito, ele descarregou e tive que recarregá-lo. Recarreguei em um local que faz recarga para extintores, indicado por um cervejeiro da minha cidade. O off-flavor, ao se gaseificar água, também foi notado após a recarga, mas com menos intensidade.
Como esses cilindros feitos de extintores não são recarregados pela White Martins, acabei comprando um novo cilindro nessa empresa.
Resultado: zero off-flavor na cerveja ou em água gaseificada com o gás da White Martins.
 
Vou relatar aqui minha experiência com CO2: adquiri um cilindro de CO2, novo, no Mercado Livre, o qual veio com carga. Ao carbonatar a cerveja, notei um leve off-flavor. Também gaseifiquei água, e nela dava para sentir bem esse off-flavor. Como a válvula desse cilindro veio com defeito, ele descarregou e tive que recarregá-lo. Recarreguei em um local que faz recarga para extintores, indicado por um cervejeiro da minha cidade. O off-flavor, ao se gaseificar água, também foi notado após a recarga, mas com menos intensidade.
Como esses cilindros feitos de extintores não são recarregados pela White Martins, acabei comprando um novo cilindro nessa empresa.
Resultado: zero off-flavor na cerveja ou em água gaseificada com o gás da White Martins.

Aconteceu a mesma coisa comigo, comprei um cilindro no mercado livre com carga tinha um off que com o tempo saia, depois fiz a primeira recarga do cilindro em um local de extintores, problema resolvido sumiu o off.
 
Bem, cilindro de extintor eu não recomendo primeiro pelo peso, segundo pela procedência como garantir a limpeza, a corrosão interna? O meu é de alumínio próprio para CO2 . Recarrego em empresa de extintores também porém, a recarga é feita de uma torre de mais ou menos uns 10 metros de altura, a empresa não busca e recarrega o seu cilindro, você precisa levar até lá, a única excessão é para a Heineken, que é cliente deles. Nunca percebi um off-flavor. Mas como já disse isso pode acontecer. Já ouvi relatos em empresas de refrigerantes e em cervejarias. Já no caso de O2 por exemplo daí sim existe o medicinal e o industrial.
 
Importante também o cilindro da empresa que recarrega, pois se este não estiver em boas condições, não adianta cuidarmos dos nossos.
 
Marcosfp entendo que o gás não muda, porém o acondicionamento do CO² quando alimentício tem um grau de pureza que não acrescenta odor nem sabor na breja. Prefiro sempre carregar meu cilindro em lugares que forneçam CO2 alimentício ou hospitalar.
 
O CO2 tem que ser alimentício, ou pode ser o industrial?
Obrigado
Marcosfp entendo que o gás não muda, porém o acondicionamento do CO² quando alimentício tem um grau de pureza que não acrescenta odor nem sabor na breja. Prefiro sempre carregar meu cilindro em lugares que forneçam CO2 alimentício ou hospitalar.
 
O CO2 tem que ser alimentício, ou pode ser o industrial?
Obrigado
Marcos, como estão falando o gás é o mesmo. O que muda é na hora de recarregar pois é necessário um compressor para pressurizar daí qye vem os problemas. Procure no canal do marcelo fenoll, ele explica bem isso.
 
Melhorando a resposta do nosso amigo Almir, teria que ser ALIMENTÍCIO, mas não é em todo lugar que engarrafam esse gás, pois, o que muda são os FILTROS..., vc tem razão Valmir quando vc fala do Canal do Marcelo Fenol..., esse menino conhece muito, aqui esta o link onde ele dá todas as informações sobe o CO2 - dê uma olhada que vc vai gostar das informações dele, um abraço de mestre.
 
Existe prazo para ser utilizado o CO2 dentro do cilindro ?
Caro amigo, me desculpe mas não sei responder sua dúvida, em menos de 6 meses, meus cilindros são esvaziados devido ao uso, mando recarrega-los e voltam ao seu uso, dentro desse prazo não tive nenhum problema. abçs.
 
Vou reativar esse tópico pq eu estou com um problema: na minha cidade não tem carga de CO2 alimentício. Pode usar o normal? Qual será o prejuízo ao longo do tempo (pra cerveja, pro cilindro, pro barril e pra quem consumir)?
 
Boa tarde @dimigobbo . O Co2, é o mesmo, tanto para industrias metalúrgicas, que os usam em processos de solda, quanto para as industrias de bebidas e refrigerante, que os usa para carbonatar suas bebidas. O que difere, é o cuidado, com os vasilhames e os recipientes, que vão conter o produto . No caso o mesmo fornecedor, exemplo a White Mart. , fornece o mesmo Co2, para industrias de bebidas , quanto para industrias metalúrgicas. Espero ter esclarecido sua duvida.
 
O CO2 é produzido industrialmente usando fontes ricas em CO2 a partir de processos da indústria petroquímica ou via queima de gás natural em processos de cogeração. A Air Products fornece CO2, como um gás liquefeito, para clientes no mundo todo. Ele é fornecido sob pressão em cilindros de aço ou refrigerado em recipientes isolados termicamente.

O dióxido de carbono também é amplamente utilizado em uma grande variedade de indústrias, tais como:

  • Alimentos: bebidas carbonatadas. Gaseificação de bebidas. Embalagens, congelamento e resfriamento.
  • Rebarbação e moagem.
  • Neutralização.
  • Fabricação de metais: soldagem.
  • Catering.
  • Medicinal: misturas metabólicas.
  • Plástico expandido: extração supercrítica.
 
Se fosse a mesma coisa, não vendiam como dois produtos distintos. Tem até certificação. O problema é justamente esse 0,9% de pureza. O que pode estar nesses 0,9%... se forem produtos inertes ou oxigênio... ok... mesmo que adquira o industrial peça o laudo para ver o que tem além do CO2.
 
Co2 é o mesmo em qualquer recipiente e em qualquer lugar do mundo.
Como eu disse, o zelo pelo produto alimentício, deve ser maior que o produto industrial, ao ponto que o zelo pelo produto medicinal, deve ser maior que o produto alimentício.
Me refiro apenas as exigências de armazenamento e estocagem, mas o produto em si, é o mesmo em qualquer circunstancia.
 
Entendo que o CO2 industrial não pode ser usado para carbonatação forçada. Alguém tem alguma orientação/experiência???

Não pode ser usado por questão de impurezas, principalmente o benzeno. CO2 industrial deve ter pureza de 99,00%, já o de grau alimentício 99,90% de pureza. As impurezas mais comuns encontradas no processo de produção do CO2 são o benzeno e nitrogênio. O nitrogênio não nos faz mal, já o benzeno solubilizado em qualquer tipo de bebida, assim como o álcool superior, nos provoca dores de cabeça, o limite estabelecido pro benzeno não causar problemas é 20 partes por bilhão.
 
Vou reativar esse tópico pq eu estou com um problema: na minha cidade não tem carga de CO2 alimentício. Pode usar o normal? Qual será o prejuízo ao longo do tempo (pra cerveja, pro cilindro, pro barril e pra quem consumir)?
Fala meu querido!
Cara, a questão principal fica na filtragem do gás pré-envase. Muito difícil ter algum contaminante nocivo.
Sugiro você ir no seu fornecedor e pedir uma cópia da FISPQ do co2 dele. Lê-se "fispiquê". Nela vc encontra todas as informações sobre o gás, inclusive sobre possíveis contaminantes.
Espero ter ajudado.
Abraços e boas brejas!
 
Se alguém souber onde tem esse tal CO2 alimentício no RJ me avisa pq é mais fácil achar o Papai Noel.
Cara, não sou do Rio, mas sugiro procurar nessas casas de equipamentos para montagem de sistemas de serviço de cerveja, ou em estabelecimentos que trabalhem com O2 hospitalar.
 
Vou relatar aqui minha experiência com CO2: adquiri um cilindro de CO2, novo, no Mercado Livre, o qual veio com carga. Ao carbonatar a cerveja, notei um leve off-flavor. Também gaseifiquei água, e nela dava para sentir bem esse off-flavor. Como a válvula desse cilindro veio com defeito, ele descarregou e tive que recarregá-lo. Recarreguei em um local que faz recarga para extintores, indicado por um cervejeiro da minha cidade. O off-flavor, ao se gaseificar água, também foi notado após a recarga, mas com menos intensidade.
Como esses cilindros feitos de extintores não são recarregados pela White Martins, acabei comprando um novo cilindro nessa empresa.
Resultado: zero off-flavor na cerveja ou em água gaseificada com o gás da White Martins.
Amigo, onde consigo comprar os cilindro da White Martins?
 
é tranquilo usar extintor de co² para carbonatar e tals, achei com preço legal em relçao aos cilindros mesmo de co², ou eles são as mesmas coisas ?
 

Latest posts

Back
Top