Clube Lamas - Gose

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

juanchristian

Well-Known Member
Joined
Apr 28, 2015
Messages
241
Reaction score
59
Resolvi abrir um novo tópico pra falar da receita e do próximo estilo que será a Gose pois o primeiro tópico foi mais voltado para a NEIPA.

Confesso que assinei agora pela curiosidade do que virá por aí.

Pra começar uma lida no BJCP:

Historical Beer: Gose

Impressão Geral: Cerveja de trigo altamente carbonatada, ácida e frutada, com um carácter restrito de sal e coentro e baixo amargor. Muito refrescante, com sabores vivos e alta atenuação.

Aroma: Leve a moderado aroma de frutas de caroço moderada. Leve acidez, mas um pouco aguda. Aroma notável de coentro, o qual pode ter um cheiro característico de limonada e uma intensidade elevada a moderada. Um leve caráter de pão, de levedura como massa de pão fermentada sem cozinhar. A acidez e o coentro podem causar uma impressão brilhante e viva. Sal, se for significativo, pode ser percebido ligeiramente, com um caráter de brisa marinha ou somente como frescor em geral.

Aparência: Não filtrada, com uma turbidez moderada a plena. Cor amarelada. Espuma branca de altura moderada a alta, com definidas bolhas e boa retenção. Efervescente.

Sabor: Moderado a comedido, mas com acidez perceptível, como algumas gotas de limão no chá gelado. Moderado sabor de malte como massa ou pão. Leve a moderado caráter de frutas de caroço, frutas de sementes ou limões. Leve a moderado sabor de sal, até o limiar de percepção. O sal deve ser perceptível (particularmente no gosto inicial), mas não deve ter um sabor muito salgado. Baixo amargor, sem sabor de lúpulo. Final seco completamente atenuado com a acidez e sem os lúpulos no balanceamento com o malte. A acidez pode ser mais perceptível no final e, assim, melhorar a qualidade de refrescamento da cerveja. Acidez deve ser equilibrada e não se sobrepor (embora as versões históricas têm sido bastante acres).

Sensação de Boca: De alta a muito alta carbonatação, efervescente. Corpo médio-leve a médio-alto. O sal, se percebido, pode causar um leve formigamento, com uma qualidade de fazer água na boca. A levedura e o trigo podem dar-lhe um pouco de corpo, mas não deve ser um sensação pesada.

Comentários: Servida em copos de vidro tradicional, cilíndricos. As versões históricas podem ter sido mais ácidas do que os exemplares modernos, em razão da fermentação espontânea, podendo ter sido misturado com xaropes, como é feito com o Berliner Weisse, ou Kummel, um licor saborizado com cominho, ou cominho mesclado com erva-doce. Os exemplares modernos são inoculados com Lactobacillus, estão mais balanceados e, geralmente, não precisa de adoçantes. Pronunciada GOH-zeh.

História: Um estilo pouco comum associado a Leipzig, mas teve origem na Idade Média, na cidade de Goslar no rio Gose. Está documentado que existia em Leipzig em 1740. Diz-se que em Leipzig havia 80 casas de Gose em 1900. A produção diminuiu significativamente após a Segunda Guerra Mundial e terminou completamente em 1966. A produção moderna foi reavivada em 1980, mas não é amplamente disponível e fácil de encontrar.

Ingredientes Característicos: Malte Pilsner e de trigo, restrito uso de sal, sementes de coentro e lactobacillus. O coentro deve ser fresco, ter um caráter cítrico (limão ou laranja amarga), notas brilhantes, sem vegetais ou aromas similares a aipo ou presunto. O sal deve ter um caráter como de sal marinho ou sal fresco, sem metálico ou iodo.

Comparação de Estilos: A acidez percebida não é tão intenso como Berliner Weisse ou uma Gueuze. O uso de sal, coentro e lactobacillus é restrito, não deve ser muito salgada. O aroma de coentro pode ser muito similar a um Wibier. Turbidez semelhante a de uma Weissbier.

Estatísticas Vitais:
OG: 1.036 – 1.056
FG: 1.006 – 1.010
IBUs: 5 – 12
SRM: 3 – 4
ABV: 4.2 – 4.8%

Exemplos Comerciais: Anderson Valley Gose, Bayerisch Bahnhof Leipziger Gose, Döllnitzer Ritterguts Gose.

Etiquetas: Intensidade Standard, Cor Clara, Fermentação alta, Europa Central, Estilo Histórico, famlia-wheat-beer, Sour, Condimentada.

:tank:
 
Juan acho que eles vao mandar um vidrinho de yakult : ((( 40 bilhões de probióticos Lactobacillus casei Shirota )))

rss....
 
Só espero que esse kit chegue mais cedo, porque o outro demorou muito a chegar. E que mandem com uma reserva de malte, pois o da NEIPA não dava 20L envasados nem de longe! E por ultimo que resolvam a questao de pode entregar as amostras pessoalmente, depender de correios pra envio de garrafa é fogo!
 
minha nota fiscal foi transmitida dia 19/05, recebi no email, fui ver a descrição e só está: "kit 10 litros".

=\
 
Mandei um e-mail para eles uns dias atrás perguntando sobre o método de acidificação (se mandariam Lactobacilos ou coisa assim), e responderam que vão fazer uma "adaptação".

Vai saber o que vem... Mas estou curioso.
 
mandei um e-mail para eles uns dias atrás perguntando sobre o método de acidificação (se mandariam lactobacilos ou coisa assim), e responderam que vão fazer uma "adaptação".

Vai saber o que vem... Mas estou curioso.

"" gambiarra """

:(
 
E aquela observação chata: nada contra o estilo em si (muito pelo contrário. Tenho procurado bastante nos festivais recentes, tanto Gose como Berliner Weisse), mas está meio fora de época para uma cerveja extremamente refrescante, não? :-/
 
E aquela observação chata: nada contra o estilo em si (muito pelo contrário. Tenho procurado bastante nos festivais recentes, tanto Gose como Berliner Weisse), mas está meio fora de época para uma cerveja extremamente refrescante, não? :-/


Boa observação @Henrik, deveriam ter colocado alguma receita mais adequada para o inverno que está chegando..
 
Acho que é pela descrição deles mesmo que buscam "receitas exclusivas"... mas eu aceitaria uma RIS de boa hehehe.
 
Lúpulo 15g Perle
1,5kg pilsen
2,3kg de malte trigo
0,9kg de malte acidificado
Levedura m-44
20g de cloreto de sódio
40g de sementes de coentro
________
Mariel
 
Lúpulo 15g Perle
1,5kg pilsen
2,3kg de malte trigo
0,9kg de malte acidificado
Levedura m-44
20g de cloreto de sódio
40g de sementes de coentro
________
Mariel

Qual a hora que recomendam esse acidificado? Pois se ele for colocado junto na sacarificação não pode atrapalhar a conversão?
 
O Malte vem todo junto, não tendo como acrescentar o acidificado em momento diferente. Tentei brassar hoje, fiquei 3h na primeira fase e o teste do iodo sempre deu negativo, desisti e joguei tudo fora. As rampas de temperatura foram feitas corretamente, sempre utilizo dois termômetros 1 digital e 1 analógico. Ou o Malte é de péssima qualidade, ou o Malte acidificado atrapalha a conversão ou já ter vindo moído atrapalhou a conversão. Não sei qual dos motivos só sei que não converteu de modo algum.

Enviado de meu ONEPLUS A3000 usando Tapatalk
 
Queria aproveiar este tópico para saber se ocorreu com mais alguém. Referente a primeira receita do clube lamas (NEIPA) eu configurei a receita no beersmith com todas as adições de lúpulos, todos os ingredientes , levedura , rampas de brassagem... resumindo tudo o que está descrito no "passo-a-passo", e nenhuma das informações dos resultados esperados bateram, apenas a cor .
 
Queria aproveiar este tópico para saber se ocorreu com mais alguém. Referente a primeira receita do clube lamas (NEIPA) eu configurei a receita no beersmith com todas as adições de lúpulos, todos os ingredientes , levedura , rampas de brassagem... resumindo tudo o que está descrito no "passo-a-passo", e nenhuma das informações dos resultados esperados bateram, apenas a cor .

também vi isto o soft deles que usam é de " cabeça " pois nunca ví tanta economia numa receita
 
Poxa que furada!
Imaginei que viria separado o Malte Acidificado pra fazer um Ketle Sour ou Breta por fora...
Bem mal feito este kit
 
O malte do meu kit da neipa veio separado.
Optei pelo grão inteiro.
Pelo que eu li, o de taviovaz veio moído.
Talvez por isso tenha ido tudo junto.
 
O meu veio tudo junto e acredito que de todos virá junto, pois no material não tem nada falando de colocar o Malte acidificado em momento diferente (no meu caso como veio tudo junto nem teria como). Medi pH da mostura e ficou em 3.8 (exatamente igual ao valor indicado por eles no material), ou seja, totalmente fora da faixa de atuação das enzimas, tentei entrar em contato com o Lamas mas não fui atendido.

Enviado de meu ONEPLUS A3000 usando Tapatalk
 
Cada um é cada um e faz o que acha melhor, mas sempre achei esse negócio de kit uma furada.

Nesses anos todos usei apenas um kit que foi o que ganhei da Bodebrown depois do meu curso com eles, e aí você já vê a hipocrisia (e o espírito porco do Brasileiro em geral) pois no curso os caras falam bastante sobre como a fermentação é a parte mais importante do processo e que o pitch rate deve ser respeitado, etc etc etc e daí para uma cerveja de OG 1085 (acho que era perto disso) os caras colocam no kit 1 sache de US-05....é de f***er, deveriam ser pelo menos 4 saches de US-05 ainda mais para um estilo que você quer que tenha uma fermentação limpa...tem engo lá que até hoje defende dizendo que para uma Wee Heavy é até interessante um underpitch, etc...não caiam nessa.

Sem querer colocar água no chopp da Lamas, mas porra, se vocês querem repetir receitas tem um milhão disponíveis por aí, compra a quantidade certa pro teu equipamento. Aqui no Brasil eu sempre tive a impressão de que esses kits são para empurrar insumo velho ou perto do vencimento. Posso estar errado, mas prefiro não arriscar.

Perder 6 horas (por baixo) do meu dia mais todo o esforço para no fim ter uma cerveja desequilibrada que "lembra" um estilo? Não obrigado!
 
O meu veio tudo junto e acredito que de todos virá junto, pois no material não tem nada falando de colocar o Malte acidificado em momento diferente (no meu caso como veio tudo junto nem teria como). Medi pH da mostura e ficou em 3.8 (exatamente igual ao valor indicado por eles no material), ou seja, totalmente fora da faixa de atuação das enzimas, tentei entrar em contato com o Lamas mas não fui atendido.

Enviado de meu ONEPLUS A3000 usando Tapatalk

Mas pediu moído ? No kit da NeIpa pedi sem moer e veio todos os maltes separados...
 
Pedi moído e veio moído tudo junto. Falei com o Lamas agora e eles falaram que fizeram teste da receita e brassaram os maltes todos juntos ao mesmo tempo bem como que conseguiram converter 100% do amido em 55 min com pH 3.8. Não sei como, mas assim eles disseram.
 
Queria aproveiar este tópico para saber se ocorreu com mais alguém. Referente a primeira receita do clube lamas (NEIPA) eu configurei a receita no beersmith com todas as adições de lúpulos, todos os ingredientes , levedura , rampas de brassagem... resumindo tudo o que está descrito no "passo-a-passo", e nenhuma das informações dos resultados esperados bateram, apenas a cor .

O problema é o rendimento. Só bateu quanto eu informei um rendimento de 85%( ou próximo disso..não me lembro bem).
No fim informei o rendimento do meu equipamento e tive que alterar o volume para 18 litros. No fim consegui apenas 16.
 
Alguém usou priming para o envase no kit lamas da NEipa ?

Conseguiram resolver o problema de escurecimento das NEipas após o envase ?
 
Usei o sachê de açúcar que veio no kit. Nunca tinha usado.
Vou abrir uma hoje.
 
Chegou hoje a minha, todos os maltes separados, não moídos, conforme minha assinatura.

Então eu vou converter o amido primeiro e depois adicionar o acidificado.
 
Chegou hoje a minha, todos os maltes separados, não moídos, conforme minha assinatura.

Então eu vou converter o amido primeiro e depois adicionar o acidificado.

Deixar por quanto tempo após colocar o malte acidificado?
Haverá conversão em açúcar do malte acidificado mesmo o colocando mais tarde?
 
Deixar por quanto tempo após colocar o malte acidificado?
Haverá conversão em açúcar do malte acidificado mesmo o colocando mais tarde?


Vou deixar até converter o amido. No caso essa quantidade de acidificado que veio é pra baixar o ph de 4,0, o que está fora da faixa recomendada pra alfa e beta.
 
Oi pessoal.
Fiz meia receita ontem utilizando biab.
Comprei o kit de 20 litros, ja moido.
Separei em 2x de 10 litros.

OG ficou em 1.045 em 9,5 litros finais.

Fui dar uma olhada no balde de fermentacao e nao vi atividade de ar no airlock.

Normal isso para esse estilo?
 
Oi pessoal.
Fiz meia receita ontem utilizando biab.
Comprei o kit de 20 litros, ja moido.
Separei em 2x de 10 litros.

OG ficou em 1.045 em 9,5 litros finais.

Fui dar uma olhada no balde de fermentacao e nao vi atividade de ar no airlock.

Normal isso para esse estilo?

Aconteceu a mesma coisa comigo. Sem atividade no outro dia.
Voltei a olhar apenas no terceiro dia. O krausen subiu pelo airlock e aí já viu, né? Lambança.
Tive que recorrer ao blow off.
Aguarde mais um pouco. Existe a possibilidade de vazamento também.
 
Cada um é cada um e faz o que acha melhor, mas sempre achei esse negócio de kit uma furada.

Nesses anos todos usei apenas um kit que foi o que ganhei da Bodebrown depois do meu curso com eles, e aí você já vê a hipocrisia (e o espírito porco do Brasileiro em geral) pois no curso os caras falam bastante sobre como a fermentação é a parte mais importante do processo e que o pitch rate deve ser respeitado, etc etc etc e daí para uma cerveja de OG 1085 (acho que era perto disso) os caras colocam no kit 1 sache de US-05....é de f***er, deveriam ser pelo menos 4 saches de US-05 ainda mais para um estilo que você quer que tenha uma fermentação limpa...tem engo lá que até hoje defende dizendo que para uma Wee Heavy é até interessante um underpitch, etc...não caiam nessa.

Sem querer colocar água no chopp da Lamas, mas porra, se vocês querem repetir receitas tem um milhão disponíveis por aí, compra a quantidade certa pro teu equipamento. Aqui no Brasil eu sempre tive a impressão de que esses kits são para empurrar insumo velho ou perto do vencimento. Posso estar errado, mas prefiro não arriscar.

Perder 6 horas (por baixo) do meu dia mais todo o esforço para no fim ter uma cerveja desequilibrada que "lembra" um estilo? Não obrigado!

Cara, ano passado comprei um kit da Perigosa deles e achei muito foda. Veio com 4 pacotes de fermento, todos os maltes e lúpulos aparentemente bem frescos, sais e no final saiu uma puta cerveja. Curti bastante.
 
A Lamas mandou e-mail se retratando sobre a receita que mandaram e isso já tem uns dias. O teste do amido em mosto muito ácido não funciona, ele vai dar negativo. Eu já fiz mosturas com malte acidificado e sempre fiz adição junto de todos os maltes, fiquei com ph bem baixo e nunca tive problema e conversão, o ideal é medir com refratômetro ou densímetro mesmo.
 
Afinal, alguém fez e já experimentou a receita?
Achei muito longe da única Gose que eu eperimentei - da Freigeist.
E pelo que li em outros fóruns e sites, a adição de sal e coentro são muito superiores na do Lamas
 
A minha ficou pronta. O gosto ficou muito bom mas ficou turva.

IMG_5548.JPG

Eu deixei uma semana próximo a 0 graus e fiz também fiz clarificação com gelatina.

Acontecei isso com mais alguém?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
A minha ficou pronta. O gosto ficou muito bom mas ficou turva.

Eu deixei uma semana próximo a 0 graus e fiz também fiz clarificação com gelatina.

Acontecei isso com mais alguém?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

A turbidez é divido ao trigo. Era esperado.
Também gostei do resultado. Até minha esposa curtiu e já pediu outro lote. (detalhe é que ela não gosta de cerveja) rsrs
 
Eu também assino o kit, tentei uma resposta sobre as receitas já no formato do BS e simplesmente não obtive resposta. [emoji17][emoji17]


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk Pro
 
Back
Top