clone da Patagônia

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
20190104_092300.jpg
 
comprei esse kit, ficou muito boa, porem muito turva, entao usem gelatina.
uma receita assim é bem completa, estou a procura de uma pra fazer uma tipo pilsen suave igual das choperias, ou chopp brahma, ou eisenbahn pilsen, mas nada convincente ate agora...
 
"American Amber ALE" para "Patagonia Amber LAGER" tem uma boa diferença ...
Sem dúvida essa receita deve gerar uma cerveja gostosa, mas não tem nada a ver com a Patagonia, que é LAGER e é feita com Melanoidina, CaraRed e Carapils.
Vou tentar fazer uma receita similar à Patagonia na minha próxima brassagem usando:

Maltes: 80% pilsen / 12% Melanoidina / 5% CaraRed / 3% de Carapils
Brassar em 69C para atingir OG entre 1050 e 1055
Ferver 90 mins com apenas uma adição de lúpulo Magnum para atingir 16 IBU
Fermentar com W-34/70
Fazer trasfega e maturar por 7 dias a zero e acrescentar gelatina por mais dois dias
Concluir o envase com priming de 6.5 gr/L

Daqui 50 dias retorno com o veredito do experimento!
 
comprei esse kit, ficou muito boa, porem muito turva, entao usem gelatina.
uma receita assim é bem completa, estou a procura de uma pra fazer uma tipo pilsen suave igual das choperias, ou chopp brahma, ou eisenbahn pilsen, mas nada convincente ate agora...

Faça uma receita apenas com malte Pilsen para atingir OG entre 1035 e 1040.
Ferva por 90 mins (para tirar DMS do Pilsen)
Calcule 16 IBU de Saaz e acrescente 4/5 aos 60' e mais 1/5 aos 10' para sabor (sim, bem pouco sabor)
Inocule BIO4 German Lager ou W-34/70 por 7 dias a 8C e aumente por mais uma semana 1C por dia
Desça para zero graus por cinco dias, acrescente 2.5 gr/L de gelatina por mais dois dias
Envase com priming de 7gr/L por 14 dias

Já perdi as contas de quantas vezes fiz essa receita!
É uma receita barata, rápida (5 semanas) e que faz sucesso; resulta em algo parecido (distante, mas parecido) com a Stella Artois, bem dentro dessa linha de chopps artesanais que vc encontra em hamburguerias, etc...
 
qual a diferença em sabor em fazer ale ou lager, fiz lager uma vez só, nao gostei muito, deu um sabor um pouco forte, dai fiquei nas ale, até por ser mais facil.
 
"American Amber ALE" para "Patagonia Amber LAGER" tem uma boa diferença ...
Sem dúvida essa receita deve gerar uma cerveja gostosa, mas não tem nada a ver com a Patagonia, que é LAGER e é feita com Melanoidina, CaraRed e Carapils.
Vou tentar fazer uma receita similar à Patagonia na minha próxima brassagem usando:

Maltes: 80% pilsen / 12% Melanoidina / 5% CaraRed / 3% de Carapils
Brassar em 69C para atingir OG entre 1050 e 1055
Ferver 90 mins com apenas uma adição de lúpulo Magnum para atingir 16 IBU
Fermentar com W-34/70
Fazer trasfega e maturar por 7 dias a zero e acrescentar gelatina por mais dois dias
Concluir o envase com priming de 6.5 gr/L

Daqui 50 dias retorno com o veredito do experimento!

Essa receita parece perfeita, não esqueça de postar o resultado. O Thiago, tens canal? se tiver informa e posta lá o resultado.
 
Faça uma receita apenas com malte Pilsen para atingir OG entre 1035 e 1040.
Ferva por 90 mins (para tirar DMS do Pilsen)
Calcule 16 IBU de Saaz e acrescente 4/5 aos 60' e mais 1/5 aos 10' para sabor (sim, bem pouco sabor)
Inocule BIO4 German Lager ou W-34/70 por 7 dias a 8C e aumente por mais uma semana 1C por dia
Desça para zero graus por cinco dias, acrescente 2.5 gr/L de gelatina por mais dois dias
Envase com priming de 7gr/L por 14 dias

Já perdi as contas de quantas vezes fiz essa receita!
É uma receita barata, rápida (5 semanas) e que faz sucesso; resulta em algo parecido (distante, mas parecido) com a Stella Artois, bem dentro dessa linha de chopps artesanais que vc encontra em hamburguerias, etc...

Fiz algo bem parecido, Tiago. Deixei 10 dias a 10 graus, subi meio grau por dia até 18 graus. Deixei 3 dias a 18 graus. Baixei a zero quatro graus por dia. Deixei 3 semanas de lagering a 1 grau, mas ficou ainda um gosto de fermento na cerveja. Engarrafei e deixei mais 30 dias na geladeira e melhorou um pouco.
Talvez eu seja muito exigente com inhas lagers, kkk.
 
Fiz algo bem parecido, Tiago. Deixei 10 dias a 10 graus, subi meio grau por dia até 18 graus. Deixei 3 dias a 18 graus. Baixei a zero quatro graus por dia. Deixei 3 semanas de lagering a 1 grau, mas ficou ainda um gosto de fermento na cerveja. Engarrafei e deixei mais 30 dias na geladeira e melhorou um pouco.
Talvez eu seja muito exigente com inhas lagers, kkk.
tive um gosto forte tmbm numa pilsen lager que fiz, mas com o tempo foi melhorando, mas nao ficou 100%..
 
tive um gosto forte tmbm numa pilsen lager que fiz, mas com o tempo foi melhorando, mas nao ficou 100%..
Caramba, mas a ideia da Lager é justamente ser MUITO mais neutra, ou seja, não ter percepção nenhuma do fermento. Sugiro tentar de novo e se possível optar por fermentos "German Lager", como o líquido da BIO4. É muuuuito neutro e ressalta o malte.
 
Nunca consegui fazer uma boa lager. Desta vez utilizei o Fermentis W34/70 que é equivalente ao WP830, acho.
Já utilizei o WP800 (Urquell) que ficou pior ainda.
Comprei agora o WLP820 (American Lager - Budweiser) e o WLP833 (Bock - Ayinger) e vou fazer uma leva dividida em duas pra ver se consigo fazer uma lager decente.
 
Acompanhando os resultados. apesar de produzir cerveja em casa a unns 5 anos, nunca fiz uma Lager. Mas chegou a hora de me aventurar por aqui....
 
Lager é bem simples, o segredo é fermentação em temp certa e um coldcrash maneiro com gelatina, isso ja remove qualquer gosto de fermento.
 
Nunca consegui fazer uma boa lager. Desta vez utilizei o Fermentis W34/70 que é equivalente ao WP830, acho.
Já utilizei o WP800 (Urquell) que ficou pior ainda.
Comprei agora o WLP820 (American Lager - Budweiser) e o WLP833 (Bock - Ayinger) e vou fazer uma leva dividida em duas pra ver se consigo fazer uma lager decente.

Por favor, onde tem comprado os White Labs? No Lamas?
Obrigado.
 
Após alguns testes, cheguei a uma Amber Lager MUITO gostosa e praticamente idêntica a Patagônia Amber Lager:

MOSTURA:
Maltes: 78% Pilsen, 13% Melano, 9% Carapils
Lúpulo: 16 IBUs de Magnum aos 60' (9gr p/ 20L)
Mostura por 60 mins a 68C
Fervura por 90 mins
OG 1046
FG 1014

FERMENTAÇÃO, MATURAÇÃO E ENVASE:
Levedura W-34/70 (2 pcts ou 1 pct + starter para 20L)
07 dias a 10C
07 dias a 15C
14 dias a 1C
14 dias de priming com 7gr/L

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Tive o prazer de abrir as duas cervejas juntas e prová-las percebendo detalhadamente as diferenças. A Patagonia tem um residual de açúcar um pouco maior e o amargor também um pouco maior (mantendo a relação); também há um pequeno, quase imperceptível, sabor de lúpulo. Particularmente, gostei mais da minha receita e a recomendo, mas para chegar na clone perfeita, acredito que estas pequenas alterações ajudem:

- Acrescentar 5% de malte Carared para reforçar o adocicado (75% Pilsen, 10% de Melano, 9% de Carapils e 5% de Carared)
- Aumentar o IBU de 16 para 18
- Infundir o lúpulo aos 50' de fervura ao invés de 60', para que fique um pequeno residual do sabor
 
O uso do Carapils sem moderação junto de uma água dura (fonte Ouro Fino, com 150ppm de HCO3) deu um corpo incrível e complexidade no malte, um gole chamando outro. A patagonia é um pouco mais aguada, então também recomendo diminuir a OG para 1044 para chegar a um clone (embora continuo recomendando a minha) :)
 
Faço uma Amber que gosto muito:
upload_2019-4-27_14-35-2.png


Par ficar mais próxima da Patagônia, tente mostura a 67 graus ou acima, diminuir o IBU. Malte para adocicar, dar corpo e sabor ela tem. A receita original usa levedura US-05 fermentada em baixa 15-16 graus, depois sobe um pouco e também para DMS (até 22 graus). Como vê, fiz dela uma lager e mosturação em 64 graus. Não quero outra (por enquanto.....). Boa sorte.
 
Após alguns testes, cheguei a uma Amber Lager MUITO gostosa e praticamente idêntica a Patagônia Amber Lager:

MOSTURA:
Maltes: 78% Pilsen, 13% Melano, 9% Carapils
Lúpulo: 16 IBUs de Magnum aos 60' (9gr p/ 20L)
Mostura por 60 mins a 68C
Fervura por 90 mins
OG 1046
FG 1014

FERMENTAÇÃO, MATURAÇÃO E ENVASE:
Levedura W-34/70 (2 pcts ou 1 pct + starter para 20L)
07 dias a 10C
07 dias a 15C
14 dias a 1C
14 dias de priming com 7gr/L

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Tive o prazer de abrir as duas cervejas juntas e prová-las percebendo detalhadamente as diferenças. A Patagonia tem um residual de açúcar um pouco maior e o amargor também um pouco maior (mantendo a relação); também há um pequeno, quase imperceptível, sabor de lúpulo. Particularmente, gostei mais da minha receita e a recomendo, mas para chegar na clone perfeita, acredito que estas pequenas alterações ajudem:

- Acrescentar 5% de malte Carared para reforçar o adocicado (75% Pilsen, 10% de Melano, 9% de Carapils e 5% de Carared)
- Aumentar o IBU de 16 para 18
- Infundir o lúpulo aos 50' de fervura ao invés de 60', para que fique um pequeno residual do sabor

O uso do Carapils sem moderação junto de uma água dura (fonte Ouro Fino, com 150ppm de HCO3) deu um corpo incrível e complexidade no malte, um gole chamando outro. A patagonia é um pouco mais aguada, então também recomendo diminuir a OG para 1044 para chegar a um clone (embora continuo recomendando a minha) :)
Vou fazer essa receita, vamos ver o que sai, kkk
 
Após alguns testes, cheguei a uma Amber Lager MUITO gostosa e praticamente idêntica a Patagônia Amber Lager:

MOSTURA:
Maltes: 78% Pilsen, 13% Melano, 9% Carapils
Lúpulo: 16 IBUs de Magnum aos 60' (9gr p/ 20L)
Mostura por 60 mins a 68C
Fervura por 90 mins
OG 1046
FG 1014

FERMENTAÇÃO, MATURAÇÃO E ENVASE:
Levedura W-34/70 (2 pcts ou 1 pct + starter para 20L)
07 dias a 10C
07 dias a 15C
14 dias a 1C
14 dias de priming com 7gr/L

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Tive o prazer de abrir as duas cervejas juntas e prová-las percebendo detalhadamente as diferenças. A Patagonia tem um residual de açúcar um pouco maior e o amargor também um pouco maior (mantendo a relação); também há um pequeno, quase imperceptível, sabor de lúpulo. Particularmente, gostei mais da minha receita e a recomendo, mas para chegar na clone perfeita, acredito que estas pequenas alterações ajudem:

- Acrescentar 5% de malte Carared para reforçar o adocicado (75% Pilsen, 10% de Melano, 9% de Carapils e 5% de Carared)
- Aumentar o IBU de 16 para 18
- Infundir o lúpulo aos 50' de fervura ao invés de 60', para que fique um pequeno residual do sabor
Rapaz, fiz essa sua receita com as adaptações que vc sugeriu abaixo. Ficou uma delícia! Pra mim, melhor que a Patagônia! Parabéns! Valeu mesmo!
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    53.1 KB · Views: 1
Bom dia Jovens!
Fiz ontem exatamente essa receita.
Minha dúvida é na fermentação/maturação indicada. Não precisa deixar uns dias com uma temperatura maior?
Se sim, qual por favor.

07 dias a 10C
07 dias a 15C
??????
14 dias a 1C

Muito obrigado!!1

Juninho
 
Back
Top