1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Clone da Delirium Tremens

Discussão em 'Receitas & ingredientes' iniciado por Leonesio, 21/4/15.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 21/4/15 #1

Leonesio

Leonesio

Leonesio

Well-Known Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    88
    Olá, pessoal!
    Depois de ter me saído razoavelmente bem em meu projeto de replicar a Pilsner Urquell, estou me lançando a um novo desafio : Fabricar uma Belgium Strong Ale que se pareça com a Delirium Tremens, da indústria belga Huyghe.

Pesquisando na HBT americana, encontrei essa receita, convertida para 50 litros, que é a minha capacidade de brassagem :

Fermento : WLP570
    Starter 1 litro
    Fermento adicional : S04 - 2x11,5g
    Volume final : 44 litros
    OG : 1,072
    FG : 1,006
    IBU : 22
    Açúcar cristal : 2kg
    Malte Pilsen : 12,5kg
    Lúpulo Styrian Golding : 84g (60min)
    Lúpulo Saaz : 56g (15min)
    Semente de coentro : 28g (10min)
    Gengibre : 10g (10min)
    Pimenta Malagueta : 10g (10min)

Mostura :
    10min a 55°C
    45min a 64°C
    30min a 70°C
    mash-out a 76°C
    90min de fervura

Fermentar a 19°C por 7 dias
    Maturar a 0°C por 14 dias

Segundo o divulgador da receita, esta foi obtida diretamente de um mestre cervejeiro da própria Huyghe.

A minha preocupação é com a adição do açúcar. Pretendo colocar 1kg durante a fervura e 1kg invertido no terço final da fermentação.

Conto com as opiniões dos colegas!

2. 21/4/15 #2

drelimainacio

drelimainacio

drelimainacio

Well-Known Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    223
    Semente de coentro? Gengibre? Pimenta Malagueta? Tem certeza? O coentro nem tanto, mas o Gengibre e a Malagueta, nessa quantidade, vão com certeza ficar bem perceptíveis e não lembro disso na Delirium Tremens. Já ouvi dizer que ia Grãos (ou sementes) do Paraíso na receita, que tem efeito alucinógeno e por isso o nome da cerveja. Dá uma pesquisada nesse banco de dados aqui:
    https://www.brewtoad.com/search?utf8=✓&search=delirium+tremens

Abraço!

vitorsx e rhermones curtiram isso.
  3. 22/4/15 #3

Rohr

Rohr

Rohr

Member

Afiliado:
    4/9/14
    Curtidas Recebidas:
    0
    Olá,

acompanhando o tópico. A minha próxima leva será uma desse estilo.

Procurando algumas receitas, não vi nada com esses temperos ainda. Mas sim o candi sugar e o fermento seriam um dos principais ingredientes. E basicamente malte pilsen e açúcar para fazer algo do estilo.

E consta no BJCP.."Ingredientes: A coloração clara e o relativo baixo corpo para uma cerveja desta potência são o resultado do uso de malte Pilsen e mais de 20% de açúcar branco. Lúpulos nobres ou Styrian Goldings são normalmente utilizados. Linhagens de leveduras belgas são usadas –aquelas que proporcionam ésteres frutados, fenóis condimentados e alcoóis superiores – frequentemente auxiliadas por altas de fermentação. Água razoavelmente mole.

4. 22/4/15 #4

Leonesio

Leonesio

Leonesio

Well-Known Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    88
    De fato, André, a interpretação foi errada no que tange aos grãos-do-paraíso. É que até certa época eles foram tratados como pimenta malagueta, havendo depois uma mudança nos nomes... Felizmente vc me alertou a tempo.
    Vou retirá-la da receita. Mas o gengibre e as sementes de coentro estão mesmo confirmadas (e nestas quantidades) na receita original que compilei...

Me surgiu agora uma outra dúvida ao visualizar as receitas do link acima... Eu pretendo usar açúcar cristal, e não candy sugar... A caramelização não vai acontecer naturalmente na fervura junto ao mosto?

5. 2/5/15 #5

felipeossantos

felipeossantos

felipeossantos

Well-Known Member

Afiliado:
    7/12/14
    Curtidas Recebidas:
    12
    Li que a tradução para "Seeds of Paradaise" é o Cardamomo. Que deve dar os aromas característicos da Dellirium.

6. 2/5/15 #6

drelimainacio

drelimainacio

drelimainacio

Well-Known Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    223
    Será? Eu nunca usei mas já vi vendendo Sementes do Paraíso, me pareciam umas sementinhas claras. Cardamomo é escuro e tem um sabor absurdamente forte, um amigo aqui adora usar cardamomo nas brejas dele.

Abraço

7. 2/5/15 #7

Leonesio

Leonesio

Leonesio

Well-Known Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    88
    Putz..... agora já fiz... sem cardamomo... só o gengibre e o coentro, mesmo...

Brassei ontem. Tudo perfeito, conforme o previsto. Adicionei apenas 1kg de açucar na fervura, deixei a outra metade pra acrescentar ao final da fermentação. E o problema é justamente a fermentação... aqui está 17°C... por enquanto o fermento está tímido...rsrsrsrs... Vou dando notícias.

8. 6/5/15 #8

Lucas-Limeira

Lucas-Limeira

Lucas-Limeira

Active Member

Afiliado:
    19/3/15
    Curtidas Recebidas:
    6
    Boa sorte Leonesio

Acompanhando.

abracos

9. 6/5/15 #9

Leonesio

Leonesio

Leonesio

Well-Known Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    88
    6° dia de fermentação. A temperatura aqui tá baixa, cerca de 16°C, mas dentro da geladeira a atividade da fermentação chega a 19,5°C, sem a necessidade de aquecimento.
    A cerveja já atenuou 30 pontos (de 1,057 pra 1,027). Vou esperar chegar próximo de 1,015 pra adicionar o restante do açúcar invertido (1kg).
    Tenho experimentado do que fica na proveta, e realmente o gosto do gengibre se sobressai, mesmo que muito agradável ao paladar. O cheiro dessa fermentação com o wlp570 é algo maravilhoso! Dá vontade de colocar o fermentador dentro de casa, pra ficar sentindo esse aroma o dia todo!

Ainda é cedo pra fazer qualquer comparação com a Delirium, mas acredito que fique bem parecida, sim. A grande surpresa ficará por conta da maturação a 0°C, durante 14 dias.

Rohr curtiu isso.
  10. 26/5/15 #10

Leonesio

Leonesio

Leonesio

Well-Known Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    88
    Muito bem. Notícias do front :
    A cerveja já terminou a maturação a zero grau. Carbonatei um post-mix e servi pros amigos. Todo mundo gostou. Acabou rapidinho.
    Minhas impressões, experimentando dela e de uma Delirium original : Nunca pensei que diria isso, que a Huyghe (a fabricante) me perdoe... Ficou MELHOR do que a original!...rsrsrsrs... Incrível como a carbonatação muda completamente o sabor dessa cerveja! O gengibre sumiu bastante, mas ainda é aparente. Agora entendo a função dele : colabora com o aroma e sabor frutado. Ficou com mais corpo que a Delirium, portanto o álcool se nota muito pouco no paladar. Mas ele tá lá. Atenuou até 1,014. Meus amigos, que também são cervejeiros, já me encomendaram uma leva pro aniversário de um deles. Estou muito satisfeito com o resultado. Pra que vou pagar R$55 numa garrafa, se consigo fazer melhor por R$ 1,50....rsrsrsrs

Ah, pra quem for se aventurar : Eu reduziria o gengibre pela metade do peso indicado na minha receita. Acho que outros aromas e sabores devem estar por detrás dele, querendo aparecer...

Em anexo uma foto da danada!

Arquivos Anexados:

11. 26/5/15 #11

Marcelo_N

Marcelo_N

Marcelo_N

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    22
    Leonésio, como procedeste com os dois fermentos?
    Abraço!

12. 26/5/15 #12

Leonesio

Leonesio

Leonesio

Well-Known Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    88
    Bem lembrado, Marcelo!

A receita compilada do HBT americano orientava pra inocular os dois juntos. Mas quando eu senti o perfume do WLP570, decidi inoculá-lo primeiro (fazendo um starter 3 dias antes), e só no último terço da fermentação é que inoculei o S-04, hidratado. A ideia foi deixar o WLP570 bem à vontade, pois a OG não estava tão alta assim que fosse gerar tanto álcool, e o S-04 entrou juntamente com o restante do açucar, pra atenuar bastante, mesmo com álcool considerável que ainda seria gerado.

Marcelo_N, alemonez e felipealex curtiram isso.
  13. 29/5/15 #13

vitorsx

vitorsx

vitorsx

Member

Afiliado:
    29/5/15
    Curtidas Recebidas:
    3
    Para fazer na panela de 20 litros poderia apenas fazer a proporção ou mudaria alguma coisa? Pelas minhas contas ficaria:

Açúcar cristal 800g
    Malte Pilsen 5kg
    Lúpulo Styrian Golding 34g
    Lúpulo Saaz 22g
    Semente de coentro 11g
    Gengibre 2g (seguindo seu conselho de usar a metade)
    Grão Paraiso 4g

Danny e efernandes_m curtiram isso.
  14. 29/5/15 #14

Leonesio

Leonesio

Leonesio

Well-Known Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    88
    Exatamente, Vitor.

vitorsx e felipealex curtiram isso.
  15. 2/6/15 #15

vitorff

vitorff

vitorff

Active Member

Afiliado:
    28/5/15
    Curtidas Recebidas:
    5
    alguem ja tentou essa receita com fermento solido?

16. 3/6/15 #16

vitorsx

vitorsx

vitorsx

Member

Afiliado:
    29/5/15
    Curtidas Recebidas:
    3
    Estou pensando em fazer com o T-58, mas acho que não vou usar as especiarias na primeira vez. Como ele já tem alguns toques mais condimentados talvez o coentro e o gengibre fiquem muito acentuados.

peretti2004 curtiu isso.
  17. 5/6/15 #17

vitorff

vitorff

vitorff

Active Member

Afiliado:
    28/5/15
    Curtidas Recebidas:
    5
    :mug:

18. 5/6/15 #18

peretti2004

peretti2004

peretti2004

Active Member

Afiliado:
    27/3/15
    Curtidas Recebidas:
    10
    Oi Leonesio,

Me tira uma dúvida. Você colocou o açúcar cristal, direto no fermentador? Ou você misturou com água e ferveu antes?

Abraço

19. 5/6/15 #19

Leonesio

Leonesio

Leonesio

Well-Known Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    88
    Dividi o açúcar em duas partes iguais. A primeira parte foi adicionada ao mosto no início da fervura. A segunda parte foi fervida por 15 minutos em 1 litro de água e adicionada no fermentador no terço final da fermentação, quando a densidade estava em 1,025.

peretti2004 curtiu isso.
  20. 5/6/15 #20

cleber

cleber

cleber

Well-Known Member

Afiliado:
    25/7/14
    Curtidas Recebidas:
    143
    Leonesio, qual seria a razão dessa divisão da colocação do açúcar? Em outras palavras, o que iria diferenciar se fosse colocado tudo na fervura? Não estou criticando, estou mesmo curioso, vou tentar fazer também essa sua receita.
    Abs.

Compartilhe esta Página