Clone cacau ipa ---- ajuda e opiniões

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

guilhermenet

Member
Joined
Jul 17, 2016
Messages
11
Reaction score
3
Turma, procurei mas não achei nada consistênte sobre uma receita parecida com A cacau ipa dos bodes.

Alguém já experimentou fazer algo e poderia relatar?
Usou nibs ou cacau em pó?
Em qual fase?
Qual concentração?
Estou pensando em fazer um extrato.

Enfim, aguardo relato de experiências vividas.

Grato
 
As primeiras receitas da Bode usavam Nibs de Cacau, hoje em dia tenho quase certeza de que não é mais.

A Cacau IPA hoje é bem diferente de tempos atrás. Hoje acho ela mais doce, enjoativa. Se fosse chutar diria que usam algum tipo de extrato hoje em dia.
 
Vejo que muitos tem interesse nessa cerveja. Porém pouco o material se acha na Internet. Irei iniciar os testes dela... Quero um tom marrom acobreado.
Pensei em um grid com paleale, caramunich e melainoidim.

Lupulagem de cascade. Tendo em vista que o aroma tem que ser picante para casar com o chocolate.

Oque acham?

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk
 
As primeiras receitas da Bode usavam Nibs de Cacau, hoje em dia tenho quase certeza de que não é mais.

A Cacau IPA hoje é bem diferente de tempos atrás. Hoje acho ela mais doce, enjoativa. Se fosse chutar diria que usam algum tipo de extrato hoje em dia.

Cada lote tem saído de um jeito diferente. E não é só aquela variação esperada de um produto "artesanal", são diferenças grandes a ponto de por vezes ser difícil de reconhecer a cerveja...
 
Boa tarde.
Fiz uma tentativa tambem, onde utilizei malte pale ale 95% e chocolate belga 5%.
Lupulos eu fui de chinnok e cascade, e coloquei 100 g de cacau em nibs nos ultimos 15 minutos da receita.
A cor se aproximou muito porém aquele aroma e gosto de cacau da original ficou bem longe. Quero testar novamente utilizando algo em torno de 200g de nibs no final da fervura e colocar um pouco na maturação tb.
Isso na receita para 20 litros.
Quando testar posto aqui o resultado.
Abraços
 
Boa tarde.
Fiz uma tentativa tambem, onde utilizei malte pale ale 95% e chocolate belga 5%.
Lupulos eu fui de chinnok e cascade, e coloquei 100 g de cacau em nibs nos ultimos 15 minutos da receita.
A cor se aproximou muito porém aquele aroma e gosto de cacau da original ficou bem longe. Quero testar novamente utilizando algo em torno de 200g de nibs no final da fervura e colocar um pouco na maturação tb.
Isso na receita para 20 litros.
Quando testar posto aqui o resultado.
Abraços
Opa, já deu uma referência. E não usou nada no cacau hop?

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk
 
Opa, já deu uma referência. E não usou nada no cacau hop?

Enviado de meu SM-J710MN usando Tapatalk

na cacau IPA ainda nao fiz, mas ja utilizei cacau na maturaçao de uma baltic porter, deixei 10 dias embebido na vodka e coloquei em 1 hop bag por 3 semanas na maturação. Achei q o cacau ficou bem mais presente que apenas colocando no final da fervura utilizando a mesma quantidade, mas como falei, era em uma baltic porter.
:mug:
 
na cacau IPA ainda nao fiz, mas ja utilizei cacau na maturaçao de uma baltic porter, deixei 10 dias embebido na vodka e coloquei em 1 hop bag por 3 semanas na maturação. Achei q o cacau ficou bem mais presente que apenas colocando no final da fervura utilizando a mesma quantidade, mas como falei, era em uma baltic porter.
:mug:

Ricardo, depois de deixar os nibs de cacau na vodka por 10 dias, você jogou só os nibs na cerveja ou mandou os nibs junto com a vodka?
 
Ricardo, depois de deixar os nibs de cacau na vodka por 10 dias, você jogou só os nibs na cerveja ou mandou os nibs junto com a vodka?

Somente os nibs.
Mas ja li relatos de pessoas q colocaram a vodka tb. Porém não era em IPA, minha opinião e de que nas IPA`s a vodka não deve combinar muito, mas valeria um teste em uma parte do lote.
 
Cada lote tem saído de um jeito diferente. E não é só aquela variação esperada de um produto "artesanal", são diferenças grandes a ponto de por vezes ser difícil de reconhecer a cerveja...

Concordo 100% com você. Jä gostei mais da Cacau Ipa (e das cervejas da Bode em geral), mas ultimamente está bem diferente. Aliás fora a Atomga faz tempo que não tomo uma cerveja da Bode que eu diga: "cara, isso está sensacional". Em contrapartida ta difícil achar uma cerveja da Way que não esteja muito bem executada e equilibrada. Nunca fui muito fã da Way, mas de alguns meses pra cá é lá que eu to indo encher meus Growlers.(desculpem o off-topic)
 
Segue a minha receita...ficou muito boa... só acho q o sabor e aroma do Cacau ainda ta fraco...aumentaria mais na fervura e na maturação....

Receita para 20 litros...

Maltes
------
2,5 kg Pilsen
2,5 kg pale ale
0,3 Kg Wheat Malt
0,3 Kg Carared
0,2 Kg Caramalt


Cacau Nibs (30g 10 min fervura + 170g maturação) - 200g

fermento US-05 (2 pacotes)

Brassagem 20 litros
90 min 65C
10 min 76C

Lavagem - 12 a 15 litros - match 25 litros para fervura

Fervura
20g Columbus - 60 min
10g Fuggles + 10g Cascade - 30 min
10g Cascade + 10g Galena- 10 min
10g Cascade - 05 min
30g Cascade + 20g Galena - 0 min
80g Cascade + 20g Galena + 20g Centennial - Dry Hope

Fermentação
-----------
-> 16C - 3 dias
-> Aumentar 1C por dia até dar 22C
-> 22C - 3 dias
-> 7 dias a 1C

OG 1063
FG 1016
abv 6,5
ibu 70
 
Segue a minha receita...ficou muito boa... só acho q o sabor e aroma do Cacau ainda ta fraco...aumentaria mais na fervura e na maturação....

Receita para 20 litros...

Maltes
------
2,5 kg Pilsen
2,5 kg pale ale
0,3 Kg Wheat Malt
0,3 Kg Carared
0,2 Kg Caramalt


Cacau Nibs (30g 10 min fervura + 170g maturação) - 200g

fermento US-05 (2 pacotes)

Brassagem 20 litros
90 min 65C
10 min 76C

Lavagem - 12 a 15 litros - match 25 litros para fervura

Fervura
20g Columbus - 60 min
10g Fuggles + 10g Cascade - 30 min
10g Cascade + 10g Galena- 10 min
10g Cascade - 05 min
30g Cascade + 20g Galena - 0 min
80g Cascade + 20g Galena + 20g Centennial - Dry Hope

Fermentação
-----------
-> 16C - 3 dias
-> Aumentar 1C por dia até dar 22C
-> 22C - 3 dias
-> 7 dias a 1C

OG 1063
FG 1016
abv 6,5
ibu 70
Eae, 3 anos dps, manteve essa receita ou fez melhorias? Eu estava procurando um clone da Trooper q tb é da bode brown e tb leva cacau e acabei caindo nesse post.
 
Bora ressuscitar o tópico então..
Relato das minhas experiências. Desde que a Bode lançou a Cacau IPA virei fã e sempre que podia comprava pra tomar, apesar das variações por lote já relatadas anteriormente.
Ao longo de várias brassagens e testes com diferentes ingredientes, o que posso dizer da minha experiência é que aquele aroma de cacau (sim, acho que boa parte da sensação de “sabor” de cacau vem sim do aroma, e não do paladar, até pq são coisas indissociáveis) é proveniente de extrato de cacau. Explico: já brassei com grandes quantidades de nibs de cacau adicionados na mostura ou fervura (nunca me arrisquei com chocolate em si por causa da gordura que eles tem), já fiz extrato de cacau a frio (nibs de cacau em infusão a frio com vodka de boa qualidade) e adicionei no envase, e tbem extrato de cacau comercial adicionado no envase. O resultado mais próximo da Cacau IPA foi justamente o com extrato comercial. O extrato caseiro deu resultado bom tbem, mas o aroma se perde em coisa se 2-3 semanas, enquanto o comercial dura mais de um mês de boa, mas como toda cerveja que tem bastante aroma precisa tomar rapidinho senão ele some.
Não lembro de cabeça a marca do extrato que usei, mas ainda tem um resto. Se alguém interessar posso compartilhar aqui. Ah, e não achei que esse extrato puxou para algo artificial, achei que ficou bem fiel ao caseiro 😁
 
Não lembro de cabeça a marca do extrato que usei, mas ainda tem um resto. Se alguém interessar posso compartilhar aqui. Ah, e não achei que esse extrato puxou para algo artificial, achei que ficou bem fiel ao caseiro 😁
Opa, se possível eu agradeço! Sempre tive essa curiosidade em relação a extratos artificiais (principalmente baunilha), se casam bem com a breja ou se fica mt falso. Essa Cacau IPA eu n tomei ainda, mas a Trooper (que na teoria tb é uma ipa com cacau) eu senti falta de um cacau mais marcante (mas acho q essa parte é meio pessoal mesmo, pq amo chocolate amargo, então estou acostumado com o sabor marcante da cacau). Quanto ao extrato caseiro, por que vodka e não whiskey ou cachaça? Imagino que essas bebidas "casariam" melhor com uma ipa, não? Ou se a ideia é não adicionar sabor extra, um álcool de cereais não seria melhor?
 
Opa, se possível eu agradeço! Sempre tive essa curiosidade em relação a extratos artificiais (principalmente baunilha), se casam bem com a breja ou se fica mt falso. Essa Cacau IPA eu n tomei ainda, mas a Trooper (que na teoria tb é uma ipa com cacau) eu senti falta de um cacau mais marcante (mas acho q essa parte é meio pessoal mesmo, pq amo chocolate amargo, então estou acostumado com o sabor marcante da cacau). Quanto ao extrato caseiro, por que vodka e não whiskey ou cachaça? Imagino que essas bebidas "casariam" melhor com uma ipa, não? Ou se a ideia é não adicionar sabor extra, um álcool de cereais não seria melhor?
O extrato que usei é da marca Braü Flavors, foto abaixo.
A Trooper, apesar de ser com cacau tbem, pro meu paladar (olfato na real) puxa mais pra baunilha mesmo kkkk
Usei vodka pois queria um extrato com sabor mais “limpo” de cacau, e achei que whisky ou cachaça poderiam roubar um pouco do resultado final. Como fiz extrato para usar em outras cervejas, como Stout, e até Pilsen, preferi a neutralidade. Poderia sim fazer com álcool de cereais, acho que daria na mesma, mas como no momento só tinha vodka foi ela mesma.
Nao acho que o resultado ficou falso, mas aí vai depender muito da sua mão e preferência.. o extrato comercial usei menos que o caseiro, algo como 5 gotas x 10 gotas por litro 👍🏻
 

Attachments

  • 09F8E274-3483-47F8-A4CF-FF1BE4D6183B.jpeg
    09F8E274-3483-47F8-A4CF-FF1BE4D6183B.jpeg
    15.1 KB · Views: 30
O extrato que usei é da marca Braü Flavors, foto abaixo.
A Trooper, apesar de ser com cacau tbem, pro meu paladar (olfato na real) puxa mais pra baunilha mesmo kkkk
Usei vodka pois queria um extrato com sabor mais “limpo” de cacau, e achei que whisky ou cachaça poderiam roubar um pouco do resultado final. Como fiz extrato para usar em outras cervejas, como Stout, e até Pilsen, preferi a neutralidade. Poderia sim fazer com álcool de cereais, acho que daria na mesma, mas como no momento só tinha vodka foi ela mesma.
Nao acho que o resultado ficou falso, mas aí vai depender muito da sua mão e preferência.. o extrato comercial usei menos que o caseiro, algo como 5 gotas x 10 gotas por litro 👍🏻

Muito obrigado pelas informaçoes e compartilhamento . Parabens
 
Turma, procurei mas não achei nada consistênte sobre uma receita parecida com A cacau ipa dos bodes.

Alguém já experimentou fazer algo e poderia relatar?
Usou nibs ou cacau em pó?
Em qual fase?
Qual concentração?
Estou pensando em fazer um extrato.

Enfim, aguardo relato de experiências vividas.

Grato
Boa noite confrades .....fiz essa receita já 2 vezes ... achei tão boa como as primeiras Cacau ................
CACAU IPA - OG 1065 FG 1015 ABV 6,5 IBU 70 EBC 13,6

Pilsen 2,0 kg
Pale Ale 2,5 kg
Malte de Trigo 0,4 Kg
Carared 0,3 Kg
Caramalt 0,3 Kg

Mostura 67 Cº / 90 min / fogo desligado / tampa fechada

Columbus 25 gr - 60 min
Cascade 20 gr + Chinook 20gr- 10 min + 50 gr Nibs de Cacau
Cascade 30 gr + Chinook 30 gr - 05 min
Cascade 40 gr + Chinook 40 gr - 0 min
Chinook 50gr + Centennial 50 gr - DH

US 05 16Cº - 3 dias aumentar 1Cº por dia até dar 22Cº - 3dias -7 dias a 1Cº e acrescenta , no final do cold crash , 250 gr de Nibs de Cacau embebidos em 250 ml de Wodka por 72 hs

Obs : acrescentar tudo wodka + nibs

SE ALGUEM TIVER OUTRA .....COMPARTILHE
 
3 dias aumentar 1Cº por dia até dar 22Cº - 3dias -7 dias a 1Cº e acrescenta
Cara, muito obrigado por compartilhar, vou salvar aqui pra experimentar! Só me esclarece essa parte pfv, vc começa a fermentação a 16C e aumenta aos poucos até 22C e mantem isso por apenas 3 dias? Sou iniciante, então posso n ta enxergando algo obvio ai, mas uma fermentação n dura em média 7 a 8 dias ???
 
Cara, muito obrigado por compartilhar, vou salvar aqui pra experimentar! Só me esclarece essa parte pfv, vc começa a fermentação a 16C e aumenta aos poucos até 22C e mantem isso por apenas 3 dias? Sou iniciante, então posso n ta enxergando algo obvio ai, mas uma fermentação n dura em média 7 a 8 dias ???
16 Cºº por 3 dias ...1Cº por dia ....até 22 Cº = 8 dias + 3 dias a 22 Cº = 11 dias ....... + 7 dias a 0 Cº
 
Boa noite confrades .....fiz essa receita já 2 vezes ... achei tão boa como as primeiras Cacau ................
CACAU IPA - OG 1065 FG 1015 ABV 6,5 IBU 70 EBC 13,6

Pilsen 2,0 kg
Pale Ale 2,5 kg
Malte de Trigo 0,4 Kg
Carared 0,3 Kg
Caramalt 0,3 Kg

Mostura 67 Cº / 90 min / fogo desligado / tampa fechada

Columbus 25 gr - 60 min
Cascade 20 gr + Chinook 20gr- 10 min + 50 gr Nibs de Cacau
Cascade 30 gr + Chinook 30 gr - 05 min
Cascade 40 gr + Chinook 40 gr - 0 min
Chinook 50gr + Centennial 50 gr - DH

US 05 16Cº - 3 dias aumentar 1Cº por dia até dar 22Cº - 3dias -7 dias a 1Cº e acrescenta , no final do cold crash , 250 gr de Nibs de Cacau embebidos em 250 ml de Wodka por 72 hs

Obs : acrescentar tudo wodka + nibs

SE ALGUEM TIVER OUTRA .....COMPARTILHE

Olá @Barão Barone , boa tarde.
Achei excelente a receita, principalmente pela combinação de lúpulos. Duvida, quais os volumes de água inicial que usou para fazer a receita, e qual foi o volume final obtido ?? Brigadão mesmo pelas dicas e informações compartilhadas.
 
Olá @Barão Barone , boa tarde.
Achei excelente a receita, principalmente pela combinação de lúpulos. Duvida, quais os volumes de água inicial que usou para fazer a receita, e qual foi o volume final obtido ?? Brigadão mesmo pelas dicas e informações compartilhadas.
Olá @Barão Barone , boa tarde.
Achei excelente a receita, principalmente pela combinação de lúpulos. Duvida, quais os volumes de água inicial que usou para fazer a receita, e qual foi o volume final obtido ?? Brigadão mesmo pelas dicas e informações compartilhadas.

Seguinte Coratto ...... a receita é pra 20 lt .... pelo BS e de acordo com meu equipamento , na época , fundo falso , foram 19 lt na brassagem ....lavagem com 13 e volume final 18
 
Show de bola, "se" fossem replicar a Trooper, quais ajustes fariam?
Olha, sou novo no homebrewing, mas acredito que pra chegar mais na trooper, iria menos cacau e talvez um toque de baunilha. Quem sabe até remover a adição de lúpulo aos 5 min. Ela tem um toque de manga, que é até citado na lata, então adicionar um pouco de polpa pode ser uma ideia legal, mas sem exageros. Quanto aos maltes, creio q a trooper não leve trigo. Como disse, sou iniciante, posso estar enganado, mas se fosse pra tentar as cegas, faria essas mudanças. Ah, e se não me falha a memoria, os lupulos da trooper são citados no rótulo!
 
Olha, sou novo no homebrewing, mas acredito que pra chegar mais na trooper, iria menos cacau e talvez um toque de baunilha. Quem sabe até remover a adição de lúpulo aos 5 min. Ela tem um toque de manga, que é até citado na lata, então adicionar um pouco de polpa pode ser uma ideia legal, mas sem exageros. Quanto aos maltes, creio q a trooper não leve trigo. Como disse, sou iniciante, posso estar enganado, mas se fosse pra tentar as cegas, faria essas mudanças. Ah, e se não me falha a memoria, os lupulos da trooper são citados no rótulo!

São alterações interessantes, vale o teste.
 
Só eu que peguei um lote horrível dela e não senti aroma nenhum nem de cacau nem dos lupulos? Quase joguei fora, tomei na marra kkk
 
Peguei uma promoção de várias da bodebrown, a trooper foi uma das que não curti, sem aroma nenhum. A Cacau Ipa tbm estava bem zoada, acho que dei azar, peguei aquelas promoções de 50% acho que mandaram metade do aroma tbm kkk
Olha, a Trooper EU na minha opinião, acho que o cacau poderia ser mais forte, porem sou suspeito de falar pq adoro chocolate amargo. Agora mesmo assim, achei uma breja bem gostozinha, leve e refrescante...
 
Só eu que peguei um lote horrível dela e não senti aroma nenhum nem de cacau nem dos lupulos? Quase joguei fora, tomei na marra kkk
Cara... Eu só peguei uma vez. On tap... E não gostei. Aroma de baunilha/caramelo tipo candy. Doce tb no paladar. Não senti absolutamente nada de lupulo. Eu e minha esposa ficamos bastante decepcionados.
Se era um lote ruim eu não sei, só sei que so provo ela de novo se alguém comprar. Muito cara pela experiência que tive.
 
Olá @Barão Barone , boa tarde.
Achei excelente a receita, principalmente pela combinação de lúpulos. Duvida, quais os volumes de água inicial que usou para fazer a receita, e qual foi o volume final obtido ?? Brigadão mesmo pelas dicas e informações compartilhadas.
Olá!
Podes dizer o volume final engarrafado dessa receita?
Att,
 
Só eu que peguei um lote horrível dela e não senti aroma nenhum nem de cacau nem dos lupulos? Quase joguei fora, tomei na marra kkk
Não foi só você :) Cacau IPA leva extrato e já faz um tempão. Saudades dos primeiros lotes
 
Cara... Eu só peguei uma vez. On tap... E não gostei. Aroma de baunilha/caramelo tipo candy. Doce tb no paladar. Não senti absolutamente nada de lupulo. Eu e minha esposa ficamos bastante decepcionados.
Se era um lote ruim eu não sei, só sei que so provo ela de novo se alguém comprar. Muito cara pela experiência que tive.

Eu tive a mesma experiência, fui na expectativa por conta da fama da cerveja...
Achei enjoativa, muito doce, gosto de essência vagabunda mesmo.
 
Back
Top