• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Clone cacau ipa ---- ajuda e opiniões

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Barão Barone

Well-Known Member
Afiliado
24/8/19
Turma, procurei mas não achei nada consistênte sobre uma receita parecida com A cacau ipa dos bodes.

Alguém já experimentou fazer algo e poderia relatar?
Usou nibs ou cacau em pó?
Em qual fase?
Qual concentração?
Estou pensando em fazer um extrato.

Enfim, aguardo relato de experiências vividas.

Grato
Boa noite confrades .....fiz essa receita já 2 vezes ... achei tão boa como as primeiras Cacau ................
CACAU IPA - OG 1065 FG 1015 ABV 6,5 IBU 70 EBC 13,6

Pilsen 2,0 kg
Pale Ale 2,5 kg
Malte de Trigo 0,4 Kg
Carared 0,3 Kg
Caramalt 0,3 Kg

Mostura 67 Cº / 90 min / fogo desligado / tampa fechada

Columbus 25 gr - 60 min
Cascade 20 gr + Chinook 20gr- 10 min + 50 gr Nibs de Cacau
Cascade 30 gr + Chinook 30 gr - 05 min
Cascade 40 gr + Chinook 40 gr - 0 min
Chinook 50gr + Centennial 50 gr - DH

US 05 16Cº - 3 dias aumentar 1Cº por dia até dar 22Cº - 3dias -7 dias a 1Cº e acrescenta , no final do cold crash , 250 gr de Nibs de Cacau embebidos em 250 ml de Wodka por 72 hs

Obs : acrescentar tudo wodka + nibs

SE ALGUEM TIVER OUTRA .....COMPARTILHE

Lord Demolay

Well-Known Member
Afiliado
29/5/20
3 dias aumentar 1Cº por dia até dar 22Cº - 3dias -7 dias a 1Cº e acrescenta
Cara, muito obrigado por compartilhar, vou salvar aqui pra experimentar! Só me esclarece essa parte pfv, vc começa a fermentação a 16C e aumenta aos poucos até 22C e mantem isso por apenas 3 dias? Sou iniciante, então posso n ta enxergando algo obvio ai, mas uma fermentação n dura em média 7 a 8 dias ???

Barão Barone

Well-Known Member
Afiliado
24/8/19
Cara, muito obrigado por compartilhar, vou salvar aqui pra experimentar! Só me esclarece essa parte pfv, vc começa a fermentação a 16C e aumenta aos poucos até 22C e mantem isso por apenas 3 dias? Sou iniciante, então posso n ta enxergando algo obvio ai, mas uma fermentação n dura em média 7 a 8 dias ???
16 Cºº por 3 dias ...1Cº por dia ....até 22 Cº = 8 dias + 3 dias a 22 Cº = 11 dias ....... + 7 dias a 0 Cº

Jose Coratto

Well-Known Member
Afiliado
3/11/18
Boa noite confrades .....fiz essa receita já 2 vezes ... achei tão boa como as primeiras Cacau ................
CACAU IPA - OG 1065 FG 1015 ABV 6,5 IBU 70 EBC 13,6

Pilsen 2,0 kg
Pale Ale 2,5 kg
Malte de Trigo 0,4 Kg
Carared 0,3 Kg
Caramalt 0,3 Kg

Mostura 67 Cº / 90 min / fogo desligado / tampa fechada

Columbus 25 gr - 60 min
Cascade 20 gr + Chinook 20gr- 10 min + 50 gr Nibs de Cacau
Cascade 30 gr + Chinook 30 gr - 05 min
Cascade 40 gr + Chinook 40 gr - 0 min
Chinook 50gr + Centennial 50 gr - DH

US 05 16Cº - 3 dias aumentar 1Cº por dia até dar 22Cº - 3dias -7 dias a 1Cº e acrescenta , no final do cold crash , 250 gr de Nibs de Cacau embebidos em 250 ml de Wodka por 72 hs

Obs : acrescentar tudo wodka + nibs

SE ALGUEM TIVER OUTRA .....COMPARTILHE
Olá @Barão Barone , boa tarde.
Achei excelente a receita, principalmente pela combinação de lúpulos. Duvida, quais os volumes de água inicial que usou para fazer a receita, e qual foi o volume final obtido ?? Brigadão mesmo pelas dicas e informações compartilhadas.

Barão Barone

Well-Known Member
Afiliado
24/8/19
Achei excelente a receita, principalmente pela combinação de lúpulos. Duvida, quais os volumes de água inicial que usou para fazer a receita, e qual foi o volume final obtido ?? Brigadão mesmo pelas dicas e informações compartilhadas.
Seguinte Coratto ...... a receita é pra 20 lt .... pelo BS e de acordo com meu equipamento , na época , fundo falso , foram 19 lt na brassagem ....lavagem com 13 e volume final 18

Lord Demolay

Well-Known Member
Afiliado
29/5/20
Show de bola, "se" fossem replicar a Trooper, quais ajustes fariam?
Olha, sou novo no homebrewing, mas acredito que pra chegar mais na trooper, iria menos cacau e talvez um toque de baunilha. Quem sabe até remover a adição de lúpulo aos 5 min. Ela tem um toque de manga, que é até citado na lata, então adicionar um pouco de polpa pode ser uma ideia legal, mas sem exageros. Quanto aos maltes, creio q a trooper não leve trigo. Como disse, sou iniciante, posso estar enganado, mas se fosse pra tentar as cegas, faria essas mudanças. Ah, e se não me falha a memoria, os lupulos da trooper são citados no rótulo!

Emilio_Rossi

Well-Known Member
Afiliado
8/6/20
Olha, sou novo no homebrewing, mas acredito que pra chegar mais na trooper, iria menos cacau e talvez um toque de baunilha. Quem sabe até remover a adição de lúpulo aos 5 min. Ela tem um toque de manga, que é até citado na lata, então adicionar um pouco de polpa pode ser uma ideia legal, mas sem exageros. Quanto aos maltes, creio q a trooper não leve trigo. Como disse, sou iniciante, posso estar enganado, mas se fosse pra tentar as cegas, faria essas mudanças. Ah, e se não me falha a memoria, os lupulos da trooper são citados no rótulo!
São alterações interessantes, vale o teste.

Williammm

Member
Afiliado
18/8/19
Só eu que peguei um lote horrível dela e não senti aroma nenhum nem de cacau nem dos lupulos? Quase joguei fora, tomei na marra kkk

Lord Demolay

Well-Known Member
Afiliado
29/5/20
Peguei uma promoção de várias da bodebrown, a trooper foi uma das que não curti, sem aroma nenhum. A Cacau Ipa tbm estava bem zoada, acho que dei azar, peguei aquelas promoções de 50% acho que mandaram metade do aroma tbm kkk
Olha, a Trooper EU na minha opinião, acho que o cacau poderia ser mais forte, porem sou suspeito de falar pq adoro chocolate amargo. Agora mesmo assim, achei uma breja bem gostozinha, leve e refrescante...

Guilherme01

Well-Known Member
Afiliado
12/9/17
Só eu que peguei um lote horrível dela e não senti aroma nenhum nem de cacau nem dos lupulos? Quase joguei fora, tomei na marra kkk
Cara... Eu só peguei uma vez. On tap... E não gostei. Aroma de baunilha/caramelo tipo candy. Doce tb no paladar. Não senti absolutamente nada de lupulo. Eu e minha esposa ficamos bastante decepcionados.
Se era um lote ruim eu não sei, só sei que so provo ela de novo se alguém comprar. Muito cara pela experiência que tive.

Edison

Well-Known Member
Afiliado
24/2/15
Não foi só você :) Cacau IPA leva extrato e já faz um tempão. Saudades dos primeiros lotes

AntonioMartins

Well-Known Member
Afiliado
5/5/14
Cara... Eu só peguei uma vez. On tap... E não gostei. Aroma de baunilha/caramelo tipo candy. Doce tb no paladar. Não senti absolutamente nada de lupulo. Eu e minha esposa ficamos bastante decepcionados.
Se era um lote ruim eu não sei, só sei que so provo ela de novo se alguém comprar. Muito cara pela experiência que tive.
Eu tive a mesma experiência, fui na expectativa por conta da fama da cerveja...
Achei enjoativa, muito doce, gosto de essência vagabunda mesmo.