Classic American IPA ( Chinook + Centennial )

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Diego Honório Pires

Well-Known Member
Joined
Apr 23, 2015
Messages
66
Reaction score
13
Boa tarde galera...
Compartilho aqui minha receita de uma AIPA clássica com lúpulos menos agressivos porém muito saborosos...

Receita:
20 L
65 % Eficiência

5 kg Pilsen
0,5 kg de Malte de trigo
0,4 kg de Melanoidina

FWH 23 g de Nugget
10 min 30 g de Chinook
5 min 30 g de Chinook
5 min 30 g de Centennial
DH 5 dias 60 g de Chinook + 30 g de Centennial

Fermento US-05 1L de starter

Parâmetros:
OG 1063
FG 1011

65 IBU
6,9 % ABV
BU/GU 1,053

A cerveja está fermentando ainda... Logo atualizo...
 
Então confrades Barone e Jose Coratto... falando em clássico, já fiz uma DIPA com Columbus e Cascade que ficou sensacional. Não consegui encontrar a receita agora, mas lembro que foram apenas uns 15L com 20g de Columbus pra amargor, 50g de Cascade pra aroma e os outros 30g de Columbus no DH. A intenção era fazer um pouco mais de 20L, mas devido a um erro no cálculo de água da lavagem ficou só uns 15L ou menos e 8.5% de ABV! o_O
 
Barone, Boa noite. Seguindo sua dica, de Cascade e Columbus, quais seriam as quantidades indicadas ??

Minha sugestão :
Columbus 60 min - 20 gr
Chinook 10 min -30 gr
Centenial 5 min -20 gr
Chinook -5 min - 20 gr
Cascade - 5 min - 20 gr

DH : Cascade 30 gr + 30 gr Chinook + 30 gr Centenial

Obs : pode substituir o Chinook pelo Amarillo !!!
 
Obrigado JPianco e Barone pelas informaçoes.
Creio JPianco , que ela deva ter ficado com um Amargor residual gostoso , devido ao menor volume resultante.
Vou brassar uma IPA no Sabado algo proximo a essas quantidades Barone, e vamos fazer a alquimia acontecer, rsrs
 
Minha sugestão :
Columbus 60 min - 20 gr
Chinook 10 min -30 gr
Centenial 5 min -20 gr
Chinook -5 min - 20 gr
Cascade - 5 min - 20 gr

DH : Cascade 30 gr + 30 gr Chinook + 30 gr Centenial

Obs : pode substituir o Chinook pelo Amarillo !!!

Eu prefiro muito mais o Amarillo do que o Chinook

Eu sempre dou chances a lúpulos menos falados: gosto muito do Mandarina Bavaria e gostei muito do Lemondrop, apesar de achar que ele não funcionou tão bem no dry hopping

Vou brassar este final de semana com o Sladek e Hull Melon para ver no que vai dar
 
Eu prefiro muito mais o Amarillo do que o Chinook

Eu sempre dou chances a lúpulos menos falados: gosto muito do Mandarina Bavaria e gostei muito do Lemondrop, apesar de achar que ele não funcionou tão bem no dry hopping

Vou brassar este final de semana com o Sladek e Hull Melon para ver no que vai dar
tambem prefiro Amarillo
 
Eu prefiro muito mais o Amarillo do que o Chinook

Eu sempre dou chances a lúpulos menos falados: gosto muito do Mandarina Bavaria e gostei muito do Lemondrop, apesar de achar que ele não funcionou tão bem no dry hopping

Vou brassar este final de semana com o Sladek e Hull Melon para ver no que vai dar
é isso ai ...manda bala
 
QUAIS OS VOLUMES DE AGUA PARA BRASSAGE E LAVAGEM E QUAIS AS TEMPERATURAS DAS RAMPAS
Cara eu faço aqui a aconta:
Peso dos Graõs * 4 = Agua da brassagem
Agua da lavagem: Lavo até atingir o volume que preciso para começar a fervura. Normalmente no meu caro é 20% acima do volume de mostro (EX: se quero 50litros fervo com 60 litros)
 
QUAIS OS VOLUMES DE AGUA PARA BRASSAGE E LAVAGEM E QUAIS AS TEMPERATURAS DAS RAMPAS
Essa questão da quantidade de água o BeerSmith pra mim é sensacional.. depois de algumas brassagens e ajustes nas configurações de equipamento, todas as receitas q eu faço ele acerta na mosca as quantidades de agua q eu preciso colocar e a quantidade de mosto que eu consigo para a fervura.
Vc pode em cada receita modificar quanto de água vai para a brassagem e quanto vai para a lavagem. Eu costumo ajustar para colocar 20L (pra dar um galão inteiro de água e não precisar medir) na brassagem e normalmente fica uns 13L para adicionar na lavagem (faço batch sparge). Com isso passo uns 26L para a fervura, uns 22L para o fermentador e 20L de cerveja no final.
 
Back
Top