Clarificação com Gelatina

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rins

Well-Known Member
Joined
Jun 14, 2013
Messages
690
Reaction score
225
Pessoal to pensando em clarificar minhas cervejas com gelatina. Nunca vi nada que falasse como fazer, bem como se existe algum off flavor.
Alguém aí tem experiencia em usar gelatina?
 
E ai Rins,
Eu faço assim, clarificação com Gelatina:
1) dissolva a gelatina (transparente, sem sabor e sem açucar) 1g para cada 4 litros, em agua quente, até a mistura ficar homogenea. Despeje o conteúdo (quente ainda) no mosto que esta no fermentador (logo após encerrar a fermentação) e leve este para maturar a uma temperatura mais baixa. Depois de 3 dias a gelatina já fez o efeito. Ai você que sabe conforme sua receita determina o tempo de maturação.
2) se usar o Biofine, dissolva 1 grama para cada 20l, tem que ser com agua fria. Dai em diante o procedimento é mesmo com gelatina.

Só fique esperto, pois se clarificar pode ter problemas com o priming, pois a gelatina ira levar o fermento para o fundo...
Tem um link bacana no cervejaartesanalpoa que pode ajudar bastante, tem bastante coisa a respeito disto na lista.
http://br.groups.yahoo.com/group/cervejaartesanalpoa/message/12725
Abraço
 
Sim, bem de leve. Eu faço com a pá cervejeira mesmo, sanitizo ela e dou uma misturada na parte mais superior para não levantar o slarry. Não precisa chacoalhar o negócio...

Pedro Buffon
 
Show de bola Pedro.
Só mais uma pergunta, em quantos ml de agua eu dissolvo a gelatina?
 
Eu utilizo 40 gramas de gelatina Royal para 60 litros. Fervo a agua por alguns minutos, depois deixo resfriando, quando atinge a temperatura de 60ºC eu adiciono a gelatina devagar e mechendo vigorosamente para não empelotar, depois quando atinge a temperatura de 40ºC eu coloco no maturador no penultimo dia da maturação, dois dias depois retiro a cerveja para outra bombona onde será acrescentado o primming para engarrafar. Sempre fica muito límpa a cerveja.Não tive problemas com carbonatação.
 
Alguém usa a gelatina e não adiciona novo fermento? Tem realmente perigo de não carbonatar se não adicionar fermento novamente para priming?
 
Estou querendo usar gelatina e logo depois fazer o priming em garrafa. Será que te algum perigo de não carbonatar? Precisaria adicionar novo fermento? Mas adicionando novo fermento não deixaria turvo de novo?
 
Até hoje nunca tive problemas em carbonatar, acredito que possa influênciar em longos períodos de maturação. mas uma a dois meses de maturação eu já fiz e acrescentei gelatina. carbonatou tranquilo sem necessidade de acrescentar levedura.
 
na experiência que tive com a gelatina, clarificou bem e depois adicionei priming e carbonatou normalmente.
 
Olá.
Segue o meu procedimento.
Utilizo 12g de gelatina sem sabor para 20litros de cerveja.
Faço a gelatina conforme o pacote. Normalmente 3 a 4 colheres de sopa de agua esterilizada a temperatura ambiente, mistura a gelatina e aquece sem ferver. Se tu ferver a gelatina ela nao funciona.
Nao coloco mais agua para dissolver com a gelatina por causa da densidade final.
Deixo 7 dias na Maturacao a 4C. Misturar bem esta gelatina na cerveja.
Para nao errar na carbonatacao sempre deixo um "fio" de levedura escorrer na hora da transferencia de um balde para o outro. Uso sempre 8 gr de acucar por litro de cerveja. Nunca tive problema.
 
Show galera, valeu pela ajuda, vou testar e falo como ficou...
 
Olá.
Segue o meu procedimento.
Utilizo 12g de gelatina sem sabor para 20litros de cerveja.
Faço a gelatina conforme o pacote. Normalmente 3 a 4 colheres de sopa de agua esterilizada a temperatura ambiente, mistura a gelatina e aquece sem ferver. Se tu ferver a gelatina ela nao funciona.
Nao coloco mais agua para dissolver com a gelatina por causa da densidade final.
Deixo 7 dias na Maturacao a 4C. Misturar bem esta gelatina na cerveja.
Para nao errar na carbonatacao sempre deixo um "fio" de levedura escorrer na hora da transferencia de um balde para o outro. Uso sempre 8 gr de acucar por litro de cerveja. Nunca tive problema.

Anderson, você transfere de um balde para o outro e transfere um pouco da levedura junto? Nunca usei gelatina e por isso pode parecer uma pergunta boba, mas a gelatina não endurece com o fermento no fundo do fermentador? A cerveja carbonata normalmente mesmo ou menos que o normal? Por exemplo, tu usaria numa cerveja que precisa de alta carbonatação como uma Pilsen?
 
Eai,

Também sou partidário da gelatina.:ban: Nunca tive problemas com priming por causa dela. Dependendo do caso pode até levar mais tempo, mas pra mim 1 semana normalmente já chegou lá.
Não acho interessante adicionar leveduras novas tambem...

De qualquer forma faço assim:
-Sanitizo tudo.
-Uso 1 colher de sopa rasa pra 20 litros (que dá +- meio pacotinho desses de ... 24g?). Já me passei e botei inteiro, não tive problemas nesse caso, mas o resultado não foi melhor também.
-Fervo água, espero esfriar, adiciono a gelatina, deixo descansar por alguns minutos e esquento levemente a solução (num copinho de béquer pequeno), misturando sempre, até que esteja totalmente dissolvida.
-Quando aquecer não passe de 90°C que vai desnaturar o efeito da gelatina.
-Uma coisa importante é gelar o fermentador primeiro (dia antes), ponha na sua temperatura de maturação, qualquer faixa entre 0 e 10 graus, porque daí vc vai adicionar a gelatina dissolvida ainda meio quente e o que vai acontecer é que por convecção esse líquido vai subir e formar uma camada inteira na superfície e quando isso esfriar, vai descer ao fundo levando consigo os materiais em suspensão.
-Sanitize o equipamento.
-Pra colocar a gelatina no fermentador sem despejar ela (pra não causar nada de oxidação e também pra fazer de fato esse efeito que citei acima) eu transfiro do béquer usando um bastão de vidro (como na imagem anexa).
-Fazendo assim é desnecessário misturar tudo no fermentador e vc pode transferir por um buraco pequno (do airlock) sem medo de espalhar tudo pelas bordas.

OBS: tem vários tipos e causadores diferentes de turbidez na cerveja. Fermento é um deles, chill haze é outro, tem taninos, amidos, etc etc... A levedura tem carga molecular negativa e a gelatina (isinglass tmb) tem carga positiva, então se atraem e decantam. Isso pode não ser verdadeiro pra outros tipos de compostos... Ouvi isso no programa Finings do brew strong do brewingnetwork.com

Abraços
 
Interessante esta discussão. Sem dúvida o uso de clarificantes é uma técnica que pode ajudar bastante.
Mas acho que é importante lembrar que, os procedimentos normais da produção de cerveja em geral permitem a obtenção de um produto com características bem razoáveis de limpidez.
Uma boa formação da cama de grãos (vai depender da moagem), uma recirculação/filtração bem conduzida, o correto resfriamento (existe alguma controvérsia sobre isto), um whirlpool bem feito, e um tempo adequado de clarificação, já podem ser suficientes para gerar uma cerveja com pouca turbidez.
Além disto, algumas técnicas de brassagem (no sparging e decocção por exemplo) também são consideradas eficientes para produzir mostos bem límpidos e cristalinos.
Eu, particularmente, não me incomodo muito com a turbidez. Já faz bastante tempo que deixei de usar "whirlfloc" e não notei diferença significativa.
Só usaria gelatina em casos extremos.
 
Anderson, você transfere de um balde para o outro e transfere um pouco da levedura junto? Nunca usei gelatina e por isso pode parecer uma pergunta boba, mas a gelatina não endurece com o fermento no fundo do fermentador? A cerveja carbonata normalmente mesmo ou menos que o normal? Por exemplo, tu usaria numa cerveja que precisa de alta carbonatação como uma Pilsen?

Olá.
Nunca fiz Pilsen, então nao sei se esta técnica poderia ser utilizada.
A gelatina endurece parte do fermento, o que esta bem embaixo do balde fica ok.
Anderson
 
Interessante esta discussão. Sem dúvida o uso de clarificantes é uma técnica que pode ajudar bastante.
Mas acho que é importante lembrar que, os procedimentos normais da produção de cerveja em geral permitem a obtenção de um produto com características bem razoáveis de limpidez.
Uma boa formação da cama de grãos (vai depender da moagem), uma recirculação/filtração bem conduzida, o correto resfriamento (existe alguma controvérsia sobre isto), um whirlpool bem feito, e um tempo adequado de clarificação, já podem ser suficientes para gerar uma cerveja com pouca turbidez.
Além disto, algumas técnicas de brassagem (no sparging e decocção por exemplo) também são consideradas eficientes para produzir mostos bem límpidos e cristalinos.
Eu, particularmente, não me incomodo muito com a turbidez. Já faz bastante tempo que deixei de usar "whirlfloc" e não notei diferença significativa.
Só usaria gelatina em casos extremos.

Ae zerosa,

levantaste um ponto interessante aqui. Eu tinha um sistema herms que fazia um trabalho bizarro de filtragem, no final a cerveja parecia ter passado por um filtro clarificador pós-fermentação. Mas em compensação a eficiencia desse sistema era uma m*#$%. Agura uso algo parecido com biab, mas faço sparge continuo, sempre tenho azar com whirpool.

Mas mesmo tendo uma perda grande pro trub pra poder levar só mosto limpo pro fermentador, minha cerva fica turva se eu uso um US-05 por ex. Numa boa IPA, que eu não quero deixar num lagering perdendo todo aroma por 2 meses antes de tomar...
No sparging imagino que evitaria a turbidez que vem dos taninos da lavagem.. dai tem que avaliar o custo benefício disso.. Mas decocção... bem, se vc não se importa de passar 4 ou 5 horas na mosturação tudo bem...

Não ligo pra filtragem, é um equipamento que não desejo ter. Mas a pratica de fining eu realmente acho interessante, por que é mais seletiva. Vc ta tirando coisas indesejáveis (do meu ponto de vista) de suspensão, como fermento, que normalmente implica num amargo característico e um pouco liguento.
Outra coisa que vejo sobre a claridade da cerveja é que se vc normalmente tem ela, quando acontece de não ter pode ser sinal de que algo deu errado. Como uma contaminação, por ex, vai transformar uma cerveja já limpa em uma cerveja turva depois de um tempo (ps: nao confundir com chill haze)
 
Anderson, você transfere de um balde para o outro e transfere um pouco da levedura junto? Nunca usei gelatina e por isso pode parecer uma pergunta boba, mas a gelatina não endurece com o fermento no fundo do fermentador? A cerveja carbonata normalmente mesmo ou menos que o normal? Por exemplo, tu usaria numa cerveja que precisa de alta carbonatação como uma Pilsen?

Rodrigo,

Se vc reutiliza o fermento é interessante transferir de recipiente antes de colocar gelatina. Eu normalmente não reutilizo, então coloco no fermentador mesmo.
Não é necessário transferir levedura junto, não se preocupe com carbonatação. A cerveja começa a ficar translucida no momento em que ela atinge o patamar de 1 milhao de células / ml. Isso aí é bem suficiente pra carbonatar, mas tem q ter paciencia, dependendo da quantidade que saiu de solução o priming pode demorar mais, mas isso não implica no volume de carbonatação que vc quer atingir...

abraço
 
Testei a gelatina e gostei bastante do resultado. Vi em muitos locais o pessoal dizer que gelatina só decanta o fermento e não tem ação nenhuma contra chill haze. Achei que melhora muito o chill haze também. Usei somente 3g de gelatina para vinte litros de cerveja. Fiz um teste engarrafando a cerveja em várias etapas. A primeira amostra logo ao fim da fermentação por 7 dias, a segunda ao final da maturação a 2 graus por 10 dias e a terceira depois de usar a gelatina por um dia a 2 graus. Vejam a diferença de clarificação entre as amostras.
 

Attachments

  • 20131003_104608.jpg
    20131003_104608.jpg
    29.8 KB · Views: 2,256
  • DSC05615.jpg
    DSC05615.jpg
    19.9 KB · Views: 2,320
Oi, galera,
terminei uma witbier e usei gelatina para clarificar ela.
2 dias a 0,5 C; depois adicionei a gelatina (1 pct em 100 mL) e deixei por mais 3 dias a 0,5 C.
Ficou superclarinha...vou continuar com a ideia da gelatina.
Quem quiser, as fotos estão aqui:
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.496708777108327.1073741841.345518342227372& type=1
Até agora, não tive problemas com a carbonatação. Usei 7,5 g de açúcar e no manômetro, depois de 3 dias, a pressão está em 1,6 kgf/cm2.
Abraços, Fred
 
witbier clarificada? Entre as cervejas de trigo alemãs existe a Krystal que fica bem límpida. Já a witbier tem por característa 'intensa turbidez' conforme o bjcp, embora sempre valha a pena os testes. Pelas fotos vai ficar bem bonita, mas para mim diferente de uma wit.
 
Desculpem a ignorância, mas não entendi exatamente como se deve colocar a gelatina no fermentador, simplesmente abrir a tampa, colocar e mexer? Isso não iria permitir uma exposição extra ao oxigênio e um risco maior de oxidação?
 
Ercobr, só fazer a gelatina em 10 vezes seu peso de água e jogar nela. Não precisa nem mexer, só deixar um fiozinho de gelatina cair na cerveja espalhando por toda a superfície.

A oxigenação é mínima e talvez até menor do que quando vc fizer a trasfega para o primming ou engarrafamento pelo bottle filler.
 
Gostaria de agradecer a todos pelas dicas que encontrei nesse tópico, fiz o processo da gelatina já na maturação (2 dias fora suficientes ) e estou extremamente feliz com o resultado.

Outro detalhe importante é que essa brassagem foi um IPA com Dry Hopping de 4 dias sem bag e em fermentador cônico.

.
6bf405efef3e5bd268dfd5ae98073369.jpg
 
Fiz a clarificação com gelatina pela primeira vez. Usei 6g para uma leva de 13 litros. Deixei na temperatura de 0,5º durante 3 dias. Pensei ser suficiente e engarrafei.
Quando fiz a trasfega para o balde com primming, a cerveja estava linda, cristalina. Entretanto, depois de duas semanas na garrafa, notei não só fermento no fundo da garrafa como também gelatina.
Minha conclusão é que dependendo da FG, a gelatina pode demorar um pouco mais para decantar. Da próxima vez vou deixar no mínimo uma semana.
 
Fiz a clarificação com gelatina pela primeira vez. Usei 6g para uma leva de 13 litros. Deixei na temperatura de 0,5º durante 3 dias. Pensei ser suficiente e engarrafei.
Quando fiz a trasfega para o balde com primming, a cerveja estava linda, cristalina. Entretanto, depois de duas semanas na garrafa, notei não só fermento no fundo da garrafa como também gelatina.
Minha conclusão é que dependendo da FG, a gelatina pode demorar um pouco mais para decantar. Da próxima vez vou deixar no mínimo uma semana.

Como você fez a trasfega para o balde com primming? Sifão ou torneira?

Acho mais fácil você ter transferido fermento (e consequentemente a gelatina que estava decantada com ele) do que a gelatina não decantar em 3 dias. A gelatina decanta quase que instantaneamente na sua maior parte, e o resto em algumas horas. Já usei gelatina em uma wee heavy e em 2 dias estava perfeita.

Outro ponto, você movimentou muito o balde fermentador antes de transferir? Isso pode ser outro problema.
 
Como você fez a trasfega para o balde com primming? Sifão ou torneira?

Acho mais fácil você ter transferido fermento (e consequentemente a gelatina que estava decantada com ele) do que a gelatina não decantar em 3 dias. A gelatina decanta quase que instantaneamente na sua maior parte, e o resto em algumas horas. Já usei gelatina em uma wee heavy e em 2 dias estava perfeita.

Outro ponto, você movimentou muito o balde fermentador antes de transferir? Isso pode ser outro problema.

Fiz com sifão. Costumo ser muito cuidadoso na trasfega e não me importo de perder um pouco de cerveja no balde fermentador para conseguir uma bebida limpa. Mas dessa vez eu usei pela primeira vez uma bomba manual com muma mangueira de silicone muito fina, a trasfega me cansou e, realmente, pode ter sido uma fonte de problema.
 
A exemplo do Cipriani também tive problemas com o processo de clarificação com a gelatina.

Com apenas 5 brassagens ainda sou iniciante na arte de fazer cerveja, mas já na terceira resolvi arriscar o uso da gelatina. Porém o resultado obtido foi inverso ao desejado, ao invés de uma decantação mais eficáz das partículas de fermento e outras "sujeiras" que ficavam em suspensão, eu obtive uma cerveja mais turva do que o comum. Mas só consegui ter essa percepção na garrafa.

A receita era uma Red Ale. Após a utilização da gelatina, aguardei 60h para engarrafá-la, mantendo-a a uma temperatura na casa do 0º. Fiz a trasfega do balde fermentador para outro de envase para o priming com o devido cuidado para não sacudí-lo e nem levar alguma sujeira. A aparência até então era bem límpida. A refermentação na garrafa e a carbonatação ocorreram normalmente, foram conservadas de forma adequada, mas ao serví-la, mesmo que não tenha tido qualquer alterção no aroma ou no gosto, a aparência era péssima. A gelatina parecia uma gosma na cerveja.

O que pode ter ocorrido?
 
A exemplo do Cipriani também tive problemas com o processo de clarificação com a gelatina.

Com apenas 5 brassagens ainda sou iniciante na arte de fazer cerveja, mas já na terceira resolvi arriscar o uso da gelatina. Porém o resultado obtido foi inverso ao desejado, ao invés de uma decantação mais eficáz das partículas de fermento e outras "sujeiras" que ficavam em suspensão, eu obtive uma cerveja mais turva do que o comum. Mas só consegui ter essa percepção na garrafa.

A receita era uma Red Ale. Após a utilização da gelatina, aguardei 60h para engarrafá-la, mantendo-a a uma temperatura na casa do 0º. Fiz a trasfega do balde fermentador para outro de envase para o priming com o devido cuidado para não sacudí-lo e nem levar alguma sujeira. A aparência até então era bem límpida. A refermentação na garrafa e a carbonatação ocorreram normalmente, foram conservadas de forma adequada, mas ao serví-la, mesmo que não tenha tido qualquer alterção no aroma ou no gosto, a aparência era péssima. A gelatina parecia uma gosma na cerveja.

O que pode ter ocorrido?

Você pode ter fervido a gelatina e a desnaturado...

Se foi isso, o ideal é ferver a água para esterelizar, aguardar chegar a uns 40ºC e então dissolvê-la...
 
Você pode ter fervido a gelatina e a desnaturado...

Se foi isso, o ideal é ferver a água para esterelizar, aguardar chegar a uns 40ºC e então dissolvê-la...

Após a fervura da água, eu dissolvi a gelatina a uma temperatura de 65ºC. Segui basicamente o processo do Guenther relatado neste tópico, embora também tenha lido em vários outros lugares que a gelatina deveria ser dissolvida nesta faixa de 65~70ºC. Não sei então se o problema seria bem este, levando em consideração não só a experiência do Guenther mas também o fato dele e ninguém até então ter relatado problemas semelhantes ao meu com esse processo. Isso sem contar que a maioria das proteínas são desnaturadas quando expostas a um aquecimento entre 60º a 100ºC.

Porém já li também relatos com informação de temperatura semelhantes a que você me informou. Inclusive indicando que a desnaturação térmica da gelatina ocorre a 36~37ºC.

Confesso que fiquei bem cabreiro em repetir a experiência com gelatina. Mas quando arriscar, vou tentar nessa faixa de temperatura.

Estou com uma IPA fermentando e será meu primeiro dryhopping... Queria deixá-la bastante límpida mas não sei se arrisco!
 
coisas importantes sobre a gelatina em pó :

A melhor forma de se dissolver a gelatina em pó é em água gelada, pois se você usar água quente, os grânulos externos da gelatina incharão muito rápido, impedindo que a água penetre no centro do grânulo.
Nunca ferva a gelatina,pois ela permanece com os seus poderes de gelatinização só até 60˚C, depois disso ela perde a sua eficácia. A gelatina mantém suas propriedades da melhor forma quando aquecida até 35˚C.
 
Do pessoal que usou a gelatina, alguém já experimentou fazer tudo em um fermentador cônico? Estou pensando seriamente em remover toda lama, aplicar a gelatina, remover o decantado novamente e fazer o priming no próprio fermentador.
 
coisas importantes sobre a gelatina em pó :

A melhor forma de se dissolver a gelatina em pó é em água gelada, pois se você usar água quente, os grânulos externos da gelatina incharão muito rápido, impedindo que a água penetre no centro do grânulo.
Nunca ferva a gelatina,pois ela permanece com os seus poderes de gelatinização só até 60˚C, depois disso ela perde a sua eficácia. A gelatina mantém suas propriedades da melhor forma quando aquecida até 35˚C.
Paulo,

Eu particularmente discordo da hidratação em água gelada ou mesmo a temperatura ambiente, porque se analisar os resultados de clarificação com gelatina dissolvendo gelado, ambiente, a 30, ou direto a 60 graus, vais ver que os resultados são rigorosamente os mesmos em termos de eficácia, isso para testes práticos.

Digo isso porque quando estava na trilha pra consolidar um "passo a passo" quase definitivo (tópico fixo "Como deixar sua cerveja cristalina com gelatina", da área de Equipamentos e Técnicas), eu fiz testes de várias técnicas diferentes pra ver o que efetivamente fazia diferença, e hidratei com água gelada, a temperatura ambiente, a 30, a 60, e 75... várias levas, e só a 75 notei uma MINIMA diferença na clarificação depois de 48 horas, pois isso que recomendo 60.

Hidratar em temperatura mais baixa, nos meus testes, só piorou pois não clarificou melhor, e foi pior de dissolver por demorar mais.

Abraço,
 
Paulo,

Eu particularmente discordo da hidratação em água gelada ou mesmo a temperatura ambiente, porque se analisar os resultados de clarificação com gelatina dissolvendo gelado, ambiente, a 30, ou direto a 60 graus, vais ver que os resultados são rigorosamente os mesmos em termos de eficácia, isso para testes práticos.

Digo isso porque quando estava na trilha pra consolidar um "passo a passo" quase definitivo (tópico fixo "Como deixar sua cerveja cristalina com gelatina", da área de Equipamentos e Técnicas), eu fiz testes de várias técnicas diferentes pra ver o que efetivamente fazia diferença, e hidratei com água gelada, a temperatura ambiente, a 30, a 60, e 75... várias levas, e só a 75 notei uma MINIMA diferença na clarificação depois de 48 horas, pois isso que recomendo 60.

Hidratar em temperatura mais baixa, nos meus testes, só piorou pois não clarificou melhor, e foi pior de dissolver por demorar mais.

Abraço,

ok eu tbm faço com no maximo 60ºc mas a parte da agua gelada é apenas para hidratar depois deixa 5 minutos que é o tempo que a hidratação fica concluida , cada 12 gramas uso em media umas 5 colheres de sopa de agua gelada e assim depois fica mais facil de dissolver na parte aquecida a 60ºc
isso foi uma dica de uma doceira ....
 
ok eu tbm faço com no maximo 60ºc mas a parte da agua gelada é apenas para hidratar depois deixa 5 minutos que é o tempo que a hidratação fica concluida , cada 12 gramas uso em media umas 5 colheres de sopa de agua gelada e assim depois fica mais facil de dissolver na parte aquecida a 60ºc
isso foi uma dica de uma doceira ....
Sim, eu também ouvi essa dica... no entanto não me parecia ter muito sentido, e como não existia passo a passo perfeito na época, decidi pegar uns 10 passo-a-passos diferentes, ver o que fazia ou não sentido em termos químico-físicos, e fiz a minha versão..... aí fui testar a água gelada, quente, etc..... onde vi que não fazia diferença alguma, pelo menos nos meus testes.

Abração,
 
Bom dia,

Sei que o tópico é um pouco antigo, mas vou deixar aqui uma solução para quem teve problemas com pedaços de gelatina indo para a garrafa.

Para minhas brassagens utilizo o método BIAB. Como fiz manualmente meu KIT, incluindo o saco BIAB, tenho muito tecido VOIL sobrando. Fiz um pequeno saco com o tecido e deixo amarrado na ponta final da mangueira na hora da transfega para fazer o priming. Dessa forma praticamente todo pedaço de gelatina que passar por ali ficará preso "na rede".
Não tive problemas com a gelatina, apenas alguns poucos pedaços passaram, mas todos ficaram no saco.
 
Back
Top