Clarificação com gelatina permite primming sem fermento?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bcanedo

New Member
Joined
Feb 23, 2016
Messages
3
Reaction score
0
Pessoal, vou clarificar minha Black IPA que está maturando a 3ºC com gelatina pela primeira vez. Minha dúvida é se, usando gelatina para deixá-la mais cristalina, vou ter fermento suficiente em suspensão para carbonatar ao fazer o priming antes de engarrafar.

Alguém que já tenha experiência pode me ajudar?
 
Pessoal, vou clarificar minha Black IPA que está maturando a 3ºC com gelatina pela primeira vez. Minha dúvida é se, usando gelatina para deixá-la mais cristalina, vou ter fermento suficiente em suspensão para carbonatar ao fazer o priming antes de engarrafar.

Alguém que já tenha experiência pode me ajudar?

Já leu esse tópico?

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403833
 
Já sim, Fagner. Mas como o post não aborda a fase de engarrafamento, não sei se a cerveja leva mais um pouco de fermento antes do açúcar para carbonatar.
 
Minha dúvida é se, usando gelatina para deixá-la mais cristalina, vou ter fermento suficiente em suspensão para carbonatar ao fazer o priming antes de engarrafar.

Alguém que já tenha experiência pode me ajudar?

Se você aplica a taxa de inoculação correta, vai ter fermento em suspensão suficiente para o priming, mesmo usando gelatina.

Eu adotei a gelatina como parte do processo para qualquer cerveja que seja cristalina e não tenho problemas de priming.
 
Se você aplica a taxa de inoculação correta, vai ter fermento em suspensão suficiente para o priming, mesmo usando gelatina.

Eu adotei a gelatina como parte do processo para qualquer cerveja que seja cristalina e não tenho problemas de priming.


Comparada ao isinglass (que é colágeno puro), a gelatina (rica em colágeno) não é tão eficiente na decantação das leveduras e, mesmo com a cerveja cristalina, ainda há células suficientes para a carbonatação adequada, que seria um mínimo de 1 milhão de células/ml, segundo o livro Yeast.

No caso do isinglass esse número fica em torno de 100 mil/ml e já comprometeria a carbonatação, mas nunca testei essa opção.
 
Eu ja tive problemas com a combinação carbonatação + gelatina. Não carbonatou a leva. Fiz o processo de reduzir durante 24h a temperatura da cerveja para ~4 graus e depois inocular a gelatina de forma que ela filtre bem a cerveja. Depois de um tempo engarrafei com açucar primming e entre 2 semanas e 1 mes depois, ainda não havia carbonatado.

Depois disso, nunca mais usei gelatina. O que faço agora é uma adaptação do processo de gelatina: Faço um crash na geladeira a ~4 graus durante 24h-48h e, depois, transfiro a cerveja com cuidado usando um siphon para um balde engarrafador e dalí para as garrafas ou mini-kegs.
 
Como inoculei mais fermento do que precisava para uma leva de 10L, acho que vou testar a clarificação com a gelatina para ver se carbonata bem.

Já usei a técnica do stormrider com bons resultados: engarrafei com muito menos sedimentos desse jeito.

Valeu a ajuda!
 
Back
Top