Claridade na fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mateusinfo

Well-Known Member
Joined
Apr 15, 2014
Messages
142
Reaction score
29
Olá pessoal.

Sempre li e ouvi dizer que a claridade é inimiga mortal da boa cerveja, gerando o temível light stuck ou "skunk" .

Gostaria de saber até que ponto devo me preocupar com isso na fermentação, sendo que meu fermentador é de plástico branco (balde alimentício).

Obrigado.
 
Vc deixa seu fermentador no sol ou sob incidência de outra fonte de luz?

Vc precisa tomar os cuidados básicos como em qualquer alimento: armazenar em local fresco, arejado e na sombra, de preferência dentro da geladeira com controlador de temperatura, onde não incide luz e manterá na temperatura correta para fermentação.

A luz reage principalmente com iso-alfa-ácidos do lúpulo (mais precisamente a iso-humulona), gerando o 3-Metil-2-buteno-1-tiol (o lightstruck).

A não ser que use fermentador de Inox, você correrá o risco de gerar lightstruck caso deixe sua cerveja no sol.

Os baldes brancos comuns protegem um pouco mais do que os fermentadores transparentes, mas mesmo assim, precisa tomar os cuidados básicos que citei acima.
 
Vc deixa seu fermentador no sol ou sob incidência de outra fonte de luz?

Vc precisa tomar os cuidados básicos como em qualquer alimento: armazenar em local fresco, arejado e na sombra, de preferência dentro da geladeira com controlador de temperatura, onde não incide luz e manterá na temperatura correta para fermentação.

A luz reage principalmente com iso-alfa-ácidos do lúpulo (mais precisamente a iso-humulona), gerando o 3-Metil-2-buteno-1-tiol (o lightstruck).

A não ser que use fermentador de Inox, você correrá o risco de gerar lightstruck caso deixe sua cerveja no sol.

Os baldes brancos comuns protegem um pouco mais do que os fermentadores transparentes, mas mesmo assim, precisa tomar os cuidados básicos que citei acima.

Estou fermentando em uma geladeira, mas como o inverno aqui está meio forte, coloquei uma lâmpada de 40w coberta com uma lata para manter a temperatura.
A lata não está bloqueando toda a luminosidade, porém a luz não está pegando diretamente no balde, será que terei problemas?
 

Attachments

  • 20140629_203934.jpg
    20140629_203934.jpg
    39.2 KB · Views: 211
neste caso acredito que não, a incidência de luz é muito baixa.
 
Deve ser legal então usar as Bombonas que são de cor escura ajudando assim no isolamento da luz. :D
bombona_20.jpg
 
Por precaução coloquei mais uma proteção na lâmpada. Agora ficou bem mais escuro dentro da geladeira. Da proxima vez vou bolar um esquema melhor.
Obrigado.
 
Basicamente, se o seu fermentador não for transparente, não há com o que se preocupar.

Imagine que as garrafas cor âmbar, que deixam uma boa quantidade de luz entrar, já são uma ótima proteção. Um fermentador que não é transparente deixa menos luz entrar, então, tá ok.

Abraço,
 
O que o lightstruck (3-Metil-2-buteno-1-tiol ?) atrapalha na cerveja?

Gera turbidez ou sabores/aromas indesejados?

O problema ocorre com que frequências de luz? Apenas UV...?
 
Gera o famoso cheiro de gambá, que pode ser facilmente observado nas cervejas de embalagem clara (branca ou verde). O da Heineken é bem famoso e, já é até considerado característica da cerveja.
Se tu quiser ter uma noção bem clara, faz o teste com heineken lata X garrafa. Até quem não conhece cerveja nota a diferença.
 
Gera o famoso cheiro de gambá, que pode ser facilmente observado nas cervejas de embalagem clara (branca ou verde). O da Heineken é bem famoso e, já é até considerado característica da cerveja.
Se tu quiser ter uma noção bem clara, faz o teste com heineken lata X garrafa. Até quem não conhece cerveja nota a diferença.
Gostei da definição "cheiro de gambá"
 
Basicamente, se o seu fermentador não for transparente, não há com o que se preocupar.

Imagine que as garrafas cor âmbar, que deixam uma boa quantidade de luz entrar, já são uma ótima proteção. Um fermentador que não é transparente deixa menos luz entrar, então, tá ok.

Abraço,
Há algum problema se o balde for marrom? Um amigo meu tem uma sorveteria e ele me deu uns baldes que continham essência de chocolate. Pensei em usar. Aí da não comecei a produção. Abraço.
 
Não tem problema nenhum.... fique tranquilo, isso é só com os fermentadores de cor clara!
Pense no seguinte:
Se este seu fermentador estiver todo fechado e não for transparente, fica frio amigo.... não vai dar nada!!!!
Vamos lá pra frente... o negócio é não parar de fazer!!!
 
Olá pessoal.

Sempre li e ouvi dizer que a claridade é inimiga mortal da boa cerveja, gerando o temível light stuck ou "skunk" .

Gostaria de saber até que ponto devo me preocupar com isso na fermentação, sendo que meu fermentador é de plástico branco (balde alimentício).

Obrigado.
Existem alguns estudos que dizem que determinada frequência (cor) de luz pode acelerar a fermentação em até 20% sem alterar a qualidade e o sabor da cerveja. Veja no link abaixo.
https://confrariadolupulo.wordpress.com/2013/05/30/uma-luz-na-producao-de-cervejas/
A luz é inimiga da cerveja pronta. Por isso as garrafas são marrons, evitando assim a interação da luz com a cerveja pronta.
 
Back
Top