Cilindro para Co2

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AlanPATS

Well-Known Member
Joined
Sep 15, 2020
Messages
80
Reaction score
34
Olá pessoal,
Estou adquirindo equipamento para começar a brassar e me surgiu uma dúvida: cilindro de co2 pode ser de qualquer material (ferro, aluminio e aço carbono)?
Pois ha muita diferença de preço entre eles, e gostaria de saber a experiência de vocês com estes cilindros.
 
Olha, recomendo o de aço ou ferro se for ficar fixo em um local. Se sua ideia for levar ele para outros locais daí recomendaria o de alumínio por ser mais leve. Já quanto a funcionalidade não vejo diferença, e quanto durabilidade o de alumínio nunca irá enferrujar...
Como está começando, recomendaria um de 3Kg de ferro mesmo, pra pegar o jeito. Se futuramente sua produção aumentar muito daí pode partir para um maior... E uma coisa que aprendi com o tempo é que é sempre bom ter dois deles. Já aconteceu de acabar e me deixar na mão bem num final de semana prolongado.
 
Olha, recomendo o de aço ou ferro se for ficar fixo em um local. Se sua ideia for levar ele para outros locais daí recomendaria o de alumínio por ser mais leve. Já quanto a funcionalidade não vejo diferença, e quanto durabilidade o de alumínio nunca irá enferrujar...
Como está começando, recomendaria um de 3Kg de ferro mesmo, pra pegar o jeito. Se futuramente sua produção aumentar muito daí pode partir para um maior... E uma coisa que aprendi com o tempo é que é sempre bom ter dois deles. Já aconteceu de acabar e me deixar na mão bem num final de semana prolongado.
Muito obrigado Edgar! Vou com o de ferro mesmo então
 
Eu sempre dou a mesma dica para quem está adquirindo o equipamento e quer evitar de gastar 2x. Cilindro de alumínio é mais leve e não enferruja (vai evitar problemas com a patroa), cilindro de ferro fica sempre sujeira e marcas de ferrugem no chão. Outra coisa q vale muito a pena é usar conexões rápidas do tipo Dmfit, são mais caras, mas com elas é muito difícil de ter vazamentos.
 
Eu sempre dou a mesma dica para quem está adquirindo o equipamento e quer evitar de gastar 2x. Cilindro de alumínio é mais leve e não enferruja (vai evitar problemas com a patroa), cilindro de ferro fica sempre sujeira e marcas de ferrugem no chão. Outra coisa q vale muito a pena é usar conexões rápidas do tipo Dmfit, são mais caras, mas com elas é muito difícil de ter vazamentos.
Boa dica Mauricio! Eu pesquisei neste meio tempo, e realmente achei cilindro de aluminio com um preço bom. Talvez ja inicie investindo neste material mesmo.
Dmfit? Não conheço, estava considerando ball lock
 
Obrigado por esclarecer Juan!
Pergunta meio fora do contexto para este post, mas qual receita boa para iniciar? Pensei em uma ipa
 
Bom dia pessoal. Aproveitando o tópico, tenho na casa do meu pai um cilindro de CO2 de uma chopeira que ele não usa a muitos anos. O cilindro ainda tem CO2. Posso utiliza-lo? Alguém sabe se o CO2 que está no cilindro tem algum tipo de validade? Sei que o cilindro tem, mas o CO2 não achei nenhuma referencia sobre o assunto.
Obrigado
 
Bom dia pessoal. Aproveitando o tópico, tenho na casa do meu pai um cilindro de CO2 de uma chopeira que ele não usa a muitos anos. O cilindro ainda tem CO2. Posso utiliza-lo? Alguém sabe se o CO2 que está no cilindro tem algum tipo de validade? Sei que o cilindro tem, mas o CO2 não achei nenhuma referencia sobre o assunto.
Obrigado
Segue um tópico recente sobre o mesmo tema:
https://www.homebrewtalk.com.br/threads/validade-do-co2-no-cilindro.415739/
 
@Daiana Cheis CGA 320 é o padrão da rosca da saída da válvula de abertura lenta (válvula de topo), onde você instala os manômetros.

Pelo que vi no google, Cavagna é um fabricante de válvulas.

Pergunte pro vendedor se a válvula cavagna do cilindro tem a rosca de saída no padrão ABNT 209-1 ou CGA 320.

Abs
 
Quase 1 ano depois de ter postado neste tópico, tirando dúvidas sobre cilindro, retorno.
10 brassagens já aconteceram, e optei pelo cilindro de ferro, 6kg. O único porém é o peso mesmo, mas como não transporto ele para nenhum lugar, isso não chega a ser um problema.
Até agora nenhuma marca de ferrugem (algumas pessoas dizem que isso acontece. Mas não notei nada). Nenhum vazamento...
Enfim, achei bacana compartilhar, pois vai que alguem vem com a mesma dúvida que eu tive há cerca de 1 ano atrás (rsrsrs).
O de ferro é barato, pesado, e me atende super bem!
Abraços e boas brassagens!
 

Latest posts

Back
Top