Cilindro de CO2 e Barris - Tenha cuidado!

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Guenther

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Apr 23, 2013
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- Cilindro de CO2 -

1) Nunca deixe um cilindro de CO2 no carro a não ser que tenha absoluta certeza que o mesmo vai ficar na sombra e não irá esquentar.

2) Se fizer isso, e devido ao aquecimento a válvula de segurança explodir, NÃO ENTRE no carro. Abra a porta do mesmo e deixe o mesmo ventilar. Você pode desmaiar e morrer asfixiado.

3) Se a válvula de segurança abriu, NÃO TOQUE no cilindro logo em seguida. O rápido esvaziamento do CO2 faz com que o cilindro vá a -180 graus, e quando você encostar com as mãos nele, sua mão ficará grudada causando lacerações séries na pele e queimaduras.

- BARRIL -

1) Nunca abra um barril sem ter certeza que tirou toda a pressão de CO2 dele. A tampa ou sifão podem sair voando. Pessoas já morreram assim.

2) Nunca exceda a pressão de segurança do barril, ele pode explodir, e você pode imaginar o que isso pode causar.

Abraço!

Guenther
 
Guenther,
Existe um padrão de segurança para pressão do barril ou cada fabricante possui a sua?
Você saberia informar quais são as margens?
 
Guenther,
Existe um padrão de segurança para pressão do barril ou cada fabricante possui a sua?
Você saberia informar quais são as margens?

Normalmente isso vem gravado no próprio barril. Post-mix por exemplo indica uma pressão máxima de 14kg, ou 130 PSI.
 
Pra você passar os 14 kg só com manômetro quebradro. PQ o manômetro só deixa chegar no máximo a 5 kg.
Ou se vc usar um manômetro pra outro gás....
 
Não é bem assim... uma coisa é o manômetro (o relógio) que só marca a pressão... não regula, e outra coisa é o regulador.

A pressão é regulada pelo regulador. Tu podes tranquilamente regular uma pressão maior do que o manômetro te mostra... e se fizer isso... o ponteiro vai tentar fazer a volta e possivelmente vai danificar o manômetro.

Abraço,
 
Não é bem assim... uma coisa é o manômetro (o relógio) que só marca a pressão... não regula, e outra coisa é o regulador.

A pressão é regulada pelo regulador. Tu podes tranquilamente regular uma pressão maior do que o manômetro te mostra... e se fizer isso... o ponteiro vai tentar fazer a volta e possivelmente vai danificar o manômetro.

Abraço,

Isso que eu quis dizer Guenther, no lugar de manômetro, leia-se regulador.
 
Cara, olha que sorte a minha..
Esses dias, acabei esquecendo um cilindro de 2kg de aluminio no porta malas do carro.. este ficou dias por la, sol, sombra, sol, sombra...
Quando o achei lá, fiquei até assustado.. peguei-o no colo e levei para dentro de casa..
Que sorte a minha não ter acontecido nada.. eu não sabia desses possiveis problemas! Obrigado por avisar! Tomarei mais cuidado!
 
Pessoal, em relação à aquisição do cilindro de CO2, tenho inicialmente 3 dúvidas:

1) qual a capacidade recomendável do cilindro de CO2 para abastecer 2 postmixes? Ou seria melhor perguntar assim: qual o consumo de CO2 por cada postmix de 19 L?

2) O que é mais recomendável: o manifold para alimentar vários postmixes ou um regulador com 2 saidas? Tem diferença em relação à segurança?

3) Vi no Mercado Livre alguns cilindros da marca Plantados que é para aquários. Esses cilindros podem ser usados para pressurizar o postmix?

Por enquanto é só.

Sds,

Fabiano da Mata
 
Fabiano, crie um tópico novo para sua dúvida, assim a coisa fica mais organizada.

Abraço!
 
Muito boas as dicas. Trabalho com extintores e a pressão do cilindro de CO2 é muito grande. A classificação dos cilindros de CO2 é de alta pressão, e os barris são baixa pressão. Então fiquem sempre atentos com o regulador de pressão. Sempre que terminar de usar, feche o cilindro de CO2, afrouxe o manivela do regulador, esvazie e barril e aguarde manometro ir a zero. Só então retire as conexões. Quando for abrir o cilindro de CO2 certifique-se que o a manivela do regulador está totalmente aberta, só aí abra o cilindro de CO2. Abrir lentamente o cilindro também ajuda você a aumentar a vida útil do regulador.
 
Guenther, se puder, me responda uma dúvida. Carbonatei um barril e na hora da retirada a cerveja estava com muita espuma. Só consegui resolver o problema com um grande aumento da pressão e extraindo a cerveja bem devagar. Onde posso ter errado? Não acredito que seja problema da chopeira ou do cilindro de CO2 (estava novo). Acho que pode ter havido problemas na carbonatação.
 
Guenther, se puder, me responda uma dúvida. Carbonatei um barril e na hora da retirada a cerveja estava com muita espuma. Só consegui resolver o problema com um grande aumento da pressão e extraindo a cerveja bem devagar. Onde posso ter errado? Não acredito que seja problema da chopeira ou do cilindro de CO2 (estava novo). Acho que pode ter havido problemas na carbonatação.
Simples... provavelmente você super-carbonatou sua cerveja. :)

A carbonatação a gente mede pela pressão estabilizada do barril vs. a temperatura. Existem várias tabelas de carbonatação na internet, só procurar, mas se precisar de ajuda, avise!

Abraço,
 
Simples... provavelmente você super-carbonatou sua cerveja. :)

A carbonatação a gente mede pela pressão estabilizada do barril vs. a temperatura. Existem várias tabelas de carbonatação na internet, só procurar, mas se precisar de ajuda, avise!

Abraço,

Já imaginava isso.. :(:(:(.
Valeu demais pela resposta. Abraços!:mug:
 
Simples... provavelmente você super-carbonatou sua cerveja. :)

A carbonatação a gente mede pela pressão estabilizada do barril vs. a temperatura. Existem várias tabelas de carbonatação na internet, só procurar, mas se precisar de ajuda, avise!

Abraço,

Então amigo estou com o mesmo problema, coloquei minha ceva num barril de 50l coloquei presão de 1,3 (estou desconfiado que o medidor de CO2 esteja estragado) e quando fui retirar pra fazer o envase de contra presão encho uma garrafa de líquido e outra de espuma 😓 A temperatura do barril era de 1C na hora de colocar CO2
 
Amigo, seu medidor deve estar errado, pq depois do problema que relatei aqui, tenho carbonatado minha cerva com 1,2 a 0º e ele está ficando perfeita, inclusive para envase. Não acredito que 1,3 traria excesso de espuma... mas vou esperar os mais experientes responderem...

Abraços
 
Para utilizar o contra pressão, na hora de encher as garrafas utilize uma pressão maior que a da cerveja! Se a cerveja está com 1,3 use por volta de 1,7 no contra pressão! Isso faz com que a cerveja não espume!


Guilherme C.
 
Então amigo estou com o mesmo problema, coloquei minha ceva num barril de 50l coloquei presão de 1,3 (estou desconfiado que o medidor de CO2 esteja estragado) e quando fui retirar pra fazer o envase de contra presão encho uma garrafa de líquido e outra de espuma 😓 A temperatura do barril era de 1C na hora de colocar CO2
Certo mas.... você não falou simplesmente a coisa mais importante de todas quando se usa um contra-pressão (o que me faz pensar que talvez vc não saiba utilizá-lo corretamente): qual era a pressão usada no sistema hora do envase, ou seja, a pressão que vc colocou o barril e para pré-pressurizar a garrafa? (que idealmente deve ser a mesma).
 
- Cilindro de CO2 -

1) Nunca deixe um cilindro de CO2 no carro a não ser que tenha absoluta certeza que o mesmo vai ficar na sombra e não irá esquentar.

2) Se fizer isso, e devido ao aquecimento a válvula de segurança explodir, NÃO ENTRE no carro. Abra a porta do mesmo e deixe o mesmo ventilar. Você pode desmaiar e morrer asfixiado.

3) Se a válvula de segurança abriu, NÃO TOQUE no cilindro logo em seguida. O rápido esvaziamento do CO2 faz com que o cilindro vá a -180 graus, e quando você encostar com as mãos nele, sua mão ficará grudada causando lacerações séries na pele e queimaduras.

- BARRIL -

1) Nunca abra um barril sem ter certeza que tirou toda a pressão de CO2 dele. A tampa ou sifão podem sair voando. Pessoas já morreram assim.

2) Nunca exceda a pressão de segurança do barril, ele pode explodir, e você pode imaginar o que isso pode causar.

Abraço!

Guenther
Só completo o seu post ...

Nunca abra a válvula do cilindro sem um manometro regulador.... a pressão é alta demais e a descompressão gerará névoa de CO2... aproximadamente- 78oC... é muito perigoso para qualquer gás.

Enviado de meu SM-J700M usando Tapatalk
 
Existe alguma forma de utilizar cilindro de extintor de CO2 que está vazio, para colocar CO2 próprio e carbonatar a cerveja?
 
Existe alguma forma de utilizar cilindro de extintor de CO2 que está vazio, para colocar CO2 próprio e carbonatar a cerveja?

Sem querer causar terrorismo, mas essa notícia de morte por acidente com barril de chope ocorreu há um dia atrás: http://g1.globo.com/sp/presidente-p...-de-chopp-causa-morte-de-homem-em-taciba.html

Portanto o ideal é utilizar cilindros, barris e equipamentos devidamente testados.

Com todos os cuidados tomados, não teremos problemas ;)
 
Sem querer causar terrorismo, mas essa notícia de morte por acidente com barril de chope ocorreu há um dia atrás: http://g1.globo.com/sp/presidente-p...-de-chopp-causa-morte-de-homem-em-taciba.html

Portanto o ideal é utilizar cilindros, barris e equipamentos devidamente testados.

Com todos os cuidados tomados, não teremos problemas ;)
Vi essa notícia, mas estou falando de usar cilindros de co2 que são aqueles vermelhos, pra encher com co2 próprio em empresas especializadas para carbonatar. Tenho 2 cilindros de 4kg de co2 vermelho parado em casa, e vi alguns tutoriais que tirando a válvula dele e colocando uma própria com a regulagem de pressão, dá pra usar. Queria saber se alguém fez isso.

Enviado de meu Redmi Note 3 usando Tapatalk
 
Certo mas.... você não falou simplesmente a coisa mais importante de todas quando se usa um contra-pressão (o que me faz pensar que talvez vc não saiba utilizá-lo corretamente): qual era a pressão usada no sistema hora do envase, ou seja, a pressão que vc colocou o barril e para pré-pressurizar a garrafa? (que idealmente deve ser a mesma).

Descobri o problema meu bruxo, o manometro estava estragado, deve de ter oxidado e estava travando consequentemente não mostrava corretamente a quantidade de gás saindo do silindro, no estragado estava saindo 1,3 k e quando coloquei o novo ele marco 3k 😵😵 fiz a troca de manometro reduzi a presão do barril e consegui engarrafar perfeitamente um barril de 50l e disperdicei 1 mini como de espuma que saiu!
Abracos
 
Descobri o problema meu bruxo, o manometro estava estragado, deve de ter oxidado e estava travando consequentemente não mostrava corretamente a quantidade de gás saindo do silindro, no estragado estava saindo 1,3 k e quando coloquei o novo ele marco 3k 😵😵 fiz a troca de manometro reduzi a presão do barril e consegui engarrafar perfeitamente um barril de 50l e disperdicei 1 mini como de espuma que saiu!
Abracos
Isso é estranho porque, mesmo com o problema, se estivesse pressurizando barril e garrafa com 3kg, não teria problema nenhum no envase.

Problema teria se fizer algo que alguns fazem de forma incorreta, que é usar uma pressão no barril, e outra na garrafa. O ideal no envase por contra-pressão é usar um T na saída do regulador, e pressurizar barril e pré-pressurizar a garrafa exatamente com a mesma pressão.

Abraço,
 
Isso é estranho porque, mesmo com o problema, se estivesse pressurizando barril e garrafa com 3kg, não teria problema nenhum no envase.

Problema teria se fizer algo que alguns fazem de forma incorreta, que é usar uma pressão no barril, e outra na garrafa. O ideal no envase por contra-pressão é usar um T na saída do regulador, e pressurizar barril e pré-pressurizar a garrafa exatamente com a mesma pressão.

Abraço,

Sim tenho o T , pois eh algo estava errado, o relógio que regula a quantidade de co2 estava estragado, dentro do barril estava super carbonatado, na hora de envasar também tinha um erro que o equipamento de contra presão estava vazando um pouco de ar, então vários erros!
Troquei o relógio por um que está funcionando 100% e li mais sobre o contra presão = a felicidade de engarrafar minhas louras sem desperdiçar 1 gota, e pensar que tava pensando em voltar pro primmer ehehehe
Obrigado sempre pelas dicas tche 👍🏻
 
Tirando um pouco o tópico do limbo.

Eu comprei recentemente um cilindro de co2 de 6Kg.

Notei que após usar, a pressão do mesmo vai aumentando com o tempo, mesmo com tudo fechado e desplugado.

Ontem a noite após chegar de um churrasco, guardei tudo e apertei a saida de ar do engate do PM pra tirar o excesso de co2 da mangueira e fui dormir, hj de noite minha namorada foi olhar e estava no vermelho já.

A pressão q vai aumentando é a do medidor de pressão barril.

Eu preciso sempre q foi deixar o cilindro de lado deixar a pressão dele no 0 através do regulador de pressão ou só dar um leve puxão na valvula de escape pra resolver isso?

Obrigado.

PS: Cilindro, mangueiras, regulador e etc. Tudo Novo.

Cilindro: http://www.maxbeerchopeiras.com.br/_libs/imgs/thumbs2/634.jpg
Regulador: http://www.maxbeerchopeiras.com.br/_libs/imgs/thumbs2/669.jpg
 
Não entendi, seu cilíndro aumenta a pressão? isso é impossível, a menos que seu regulador estiver muito bugado. É a do cilíndro ou do barril? voce misturou as coisas ali.. mas vamos lá

Seu regulador está de cabeça pra baixo, certo? percebeu que a parte vermelha do manômetro do cilindro indica na vdd que ele está começando a esvaziar?

O máximo q pode ocorrer é ter medições diferentes dependendo da temperatura. Isso tudo falando do regulador do cilindro..

Agora.. seu regulador de saída, pode sim aumentar a pressão se ainda tiver gás na linha, isso vai depender tb da qualidade do regulador em segurar a pressão setada pelo segundo manômetro. Se você setar 1bar em equilíbrio pro barril e deixar a entrada do cilindro aberto, ele tende a se manter sempre nessa regulagem. Esse é o esquema da carbonatação forçada lenta.

O que muita gente acaba fazendo é abrindo mais a válvula, a pressão do barril parece se estabilizar, mas ainda tem uma entrada de ar no barril, mesmo que lenta, e isso vai se estabilizar as vezes em 1,4~,1,5bar.
 
O regulador que fica aumentando é o de pressão do barril.

O regulador do cilindro fica OK e tá cheio.

Vou fazer o teste de tirar a mangueira do cilindro e ver se era esse co2 residual que tava aumentando a pressão.
 
Só pra concluir, acho, levei tudo pro cara que comprei e ele analisou o que estava acontecendo.

O que faz aumentar a pressão é o co2 residual que fica na parte que vai ao cilindro e fui orientado a deixar aberto pra sair esse excesso de co2 que fica tudo normal. Testei isso e ficou ok.

Hj testando o sistema de contra pressão, usei pela primeira vez as 2 saidas de co2, e tudo funcionou normalmente até que fechei as 2 saidas das mangueiras e o ponteiro começou a subir que foi um tiro.
Estava a 1 bar e só foi o tempo de abrir as valvulas de novo e ja estava no vermelho.

Pra evitar isso tudo, o que noitei é sempre deixar aberto as saidas de co2 pra mangueira Iregistro do cilindro fechado é claro) pra não guardar mais esse co2 residual.

Ai pergunto, é assim mesmo o jeito de usar ou tem realmente algo errado, pois está meio q parecendo muito perigoso isso..
 
Pra encerrar o meu caso.

Era realmente problema da valvula reguladora.

Troquei e agora está aparentemente tudo OK, inclusive fui a um evento e servir 2 PM ao memso tempo sem nenhum tipo de problmas com ponteiros subindo do nada. Pra purgar o CO2 pra guardar, tb esvazio na tranquilidade sem oproblema do ponteiro saltar pro vermelho.
 
Boa tarde Pessoal,

Consegui gratuitamente um cilindro de Co2 de extintor 6Kg com um amigo meu, pegarei nos próximos dias.
Tenho algumas dúvidas, se puderem ajudar...
1 - É possível utilizar este tipo de cilindro para o Kegerator?
2 - A adaptação é simples ou compensa investir em um cilindro já pronto?
3 - Há testes de segurança para saber da integridade do cilindro?

Abraços e obrigado pela ajuda!!!
 
Boa tarde Pessoal,

Consegui gratuitamente um cilindro de Co2 de extintor 6Kg com um amigo meu, pegarei nos próximos dias.
Tenho algumas dúvidas, se puderem ajudar...
1 - É possível utilizar este tipo de cilindro para o Kegerator?
2 - A adaptação é simples ou compensa investir em um cilindro já pronto?
3 - Há testes de segurança para saber da integridade do cilindro?

Abraços e obrigado pela ajuda!!!

Não sei se a pressão suporta.

Você pode questionar o pessoal que faz recarga de Co² aí na sua cidade
 
Boa tarde Pessoal,

Consegui gratuitamente um cilindro de Co2 de extintor 6Kg com um amigo meu, pegarei nos próximos dias.
Tenho algumas dúvidas, se puderem ajudar...
1 - É possível utilizar este tipo de cilindro para o Kegerator?
2 - A adaptação é simples ou compensa investir em um cilindro já pronto?
3 - Há testes de segurança para saber da integridade do cilindro?

Abraços e obrigado pela ajuda!!!
É preciso que vc leve em uma empresa que trabalhe com isso, diga o que quer fazer, pergunte se fazem teste hidrostático..... e aí sim vc decide.... pq sim, dá pra adaptar, mas se vc não achar quem faça do jeito certo e com teste hidrostático, não adianta nada.

Abraço,
 
Bom dia pessoal, primeiramente obrigado pela ajuda de vocês!
Entrei em contato com uma empresa especializada em extintores, deem uma olhada na resposta.
Anderson, bom dia.

A substituição da válvula do extintor é possível, substituímos a mesma por uma válvula de abertura lenta, nesta válvula é necessário acoplar um regulador de pressão, conforme imagem em anexo.
1 - É possível essa conversão?? Já ví vários exemplos mas gostaria da opinião de especialistas;

Sim, esta conversão é possível. Porém, o extintor não é etiquetado e selado (INMETRO), pois não será utilizado para extinção de incêndio, não havendo portanto a necessidade de rotulagem.

2 - Vocês fazem ou indicam onde fazer essa conversão??

Sim, fazemos a conversão. As válvulas são fabricadas para os extintores e possuem as roscas com as medidas específicas e exigidas por normas brasileiras, portanto é "plug`n`play", sem necessidade de nenhuma adaptação.

3 - Caso vocês façam, qual o preço da conversão de um cilindro com capacidade de 4Kg?

Caso o Sr. tenha o cilindro, cobramos apenas a válvula de abertura lenta 3/4", com o custo de R$115,00.

4 - Vocês realizam testes hidrostáticos e enchimento do cilindro?

Para realizar a recarga/manutenção do cilindro é necessário a verificação do vencimento do teste hidrostático, caso o mesmo esteja vencido é obrigatório a realização do mesmo. Realizado o teste hidrostático e decapagem, o extintor é pintado, manutenido, montado e recarregado conforme as exigências técnicas das normas e portarias brasileiras. O custo da recarga de CO2 4kg é R$ 50,00 (unitário) e o Teste Hidrostático é R$ 25,00 (unitário). Não é necessário trocar a arruela e bujão da válvula, pois a mesma será nova.

Qualquer dúvidas estou à disposição. Conte comigo!

Muito obrigado.

Atenciosamente,
 
É preciso que vc leve em uma empresa que trabalhe com isso, diga o que quer fazer, pergunte se fazem teste hidrostático..... e aí sim vc decide.... pq sim, dá pra adaptar, mas se vc não achar quem faça do jeito certo e com teste hidrostático, não adianta nada.

Abraço,

Com relação à recarga do cilindro de CO2, posso fazer nessas lojas de extintor de incendio? Ou o CO2 de extintor não serve?



No caso de não servir, como eu devo especificar para a loja que eu quero CO2 "para cerveja"?



Valeu!!
 
Esse ultimo comentário tem uma questão importante: pode usar CO2 para recarga de extintores???

Em um curso sobre envase, o palestrante insistiu que é um absurdo fazer isso, que é o mesmo que "matar lentamente o cliente". Enquanto isso vejo diversas discussões sobre usar esse mesmo CO2 sem problemas.

Fica a dúvida: qual a diferença? Realmente é um problema? Quais os danos que podem acarretar? Até agora não achei nada na internet sobre isso.

:tank:
 
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