Cilindro de CO2 e Barris - Tenha cuidado!

Discussão em 'Envase' iniciado por Guenther, 11/6/13.

1. 11/6/13 #1

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,034
    - Cilindro de CO2 -

1) Nunca deixe um cilindro de CO2 no carro a não ser que tenha absoluta certeza que o mesmo vai ficar na sombra e não irá esquentar.

2) Se fizer isso, e devido ao aquecimento a válvula de segurança explodir, NÃO ENTRE no carro. Abra a porta do mesmo e deixe o mesmo ventilar. Você pode desmaiar e morrer asfixiado.

3) Se a válvula de segurança abriu, NÃO TOQUE no cilindro logo em seguida. O rápido esvaziamento do CO2 faz com que o cilindro vá a -180 graus, e quando você encostar com as mãos nele, sua mão ficará grudada causando lacerações séries na pele e queimaduras.

- BARRIL -

1) Nunca abra um barril sem ter certeza que tirou toda a pressão de CO2 dele. A tampa ou sifão podem sair voando. Pessoas já morreram assim.

2) Nunca exceda a pressão de segurança do barril, ele pode explodir, e você pode imaginar o que isso pode causar.

Abraço!

Guenther

fwosniak, Kurt, thiagob e 8 outras curtiram isso.
  2. 19/6/13 #2

rfilippus

rfilippus

rfilippus

Well-Known Member

Afiliado:
    13/6/13
    Curtidas Recebidas:
    13
    Obrigado pelas dicas.

3. 19/6/13 #3

guilhermefighera

guilhermefighera

guilhermefighera

Well-Known Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    12
    Guenther,
    Existe um padrão de segurança para pressão do barril ou cada fabricante possui a sua?
    Você saberia informar quais são as margens?

4. 19/6/13 #4

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,034
    Normalmente isso vem gravado no próprio barril. Post-mix por exemplo indica uma pressão máxima de 14kg, ou 130 PSI.

guilhermefighera curtiu isso.
  5. 27/6/13 #5

Rins

Rins

Rins

Well-Known Member

Afiliado:
    14/6/13
    Curtidas Recebidas:
    60
    Pra você passar os 14 kg só com manômetro quebradro. PQ o manômetro só deixa chegar no máximo a 5 kg.
    Ou se vc usar um manômetro pra outro gás....

guilhermefighera curtiu isso.
  6. 1/7/13 #6

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,034
    Não é bem assim... uma coisa é o manômetro (o relógio) que só marca a pressão... não regula, e outra coisa é o regulador.

A pressão é regulada pelo regulador. Tu podes tranquilamente regular uma pressão maior do que o manômetro te mostra... e se fizer isso... o ponteiro vai tentar fazer a volta e possivelmente vai danificar o manômetro.

Abraço,

7. 2/7/13 #7

Rins

Rins

Rins

Well-Known Member

Afiliado:
    14/6/13
    Curtidas Recebidas:
    60
    Isso que eu quis dizer Guenther, no lugar de manômetro, leia-se regulador.

8. 3/7/13 #8

conrado

conrado

conrado

Member

Afiliado:
    14/6/13
    Curtidas Recebidas:
    2
    Cara, olha que sorte a minha..
    Esses dias, acabei esquecendo um cilindro de 2kg de aluminio no porta malas do carro.. este ficou dias por la, sol, sombra, sol, sombra...
    Quando o achei lá, fiquei até assustado.. peguei-o no colo e levei para dentro de casa..
    Que sorte a minha não ter acontecido nada.. eu não sabia desses possiveis problemas! Obrigado por avisar! Tomarei mais cuidado!

9. 6/7/13 #9

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,034
    Ahhhhhh bom! :)

10. 18/12/13 #10

Fdamata

Fdamata

Fdamata

Well-Known Member

Afiliado:
    16/12/13
    Curtidas Recebidas:
    50
    Pessoal, em relação à aquisição do cilindro de CO2, tenho inicialmente 3 dúvidas:

1) qual a capacidade recomendável do cilindro de CO2 para abastecer 2 postmixes? Ou seria melhor perguntar assim: qual o consumo de CO2 por cada postmix de 19 L?

2) O que é mais recomendável: o manifold para alimentar vários postmixes ou um regulador com 2 saidas? Tem diferença em relação à segurança?

3) Vi no Mercado Livre alguns cilindros da marca Plantados que é para aquários. Esses cilindros podem ser usados para pressurizar o postmix?

Por enquanto é só.

Sds,

Fabiano da Mata

11. 19/12/13 #11

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,034
    Fabiano, crie um tópico novo para sua dúvida, assim a coisa fica mais organizada.

Abraço!

12. 15/9/15 #12

Cupe79

Cupe79

Cupe79

Well-Known Member

Afiliado:
    12/6/15
    Curtidas Recebidas:
    32
    Muito boas as dicas. Trabalho com extintores e a pressão do cilindro de CO2 é muito grande. A classificação dos cilindros de CO2 é de alta pressão, e os barris são baixa pressão. Então fiquem sempre atentos com o regulador de pressão. Sempre que terminar de usar, feche o cilindro de CO2, afrouxe o manivela do regulador, esvazie e barril e aguarde manometro ir a zero. Só então retire as conexões. Quando for abrir o cilindro de CO2 certifique-se que o a manivela do regulador está totalmente aberta, só aí abra o cilindro de CO2. Abrir lentamente o cilindro também ajuda você a aumentar a vida útil do regulador.

Harlen curtiu isso.
  13. 29/8/16 #13

luishenriquesjr

luishenriquesjr

luishenriquesjr

New Member

Afiliado:
    3/3/16
    Curtidas Recebidas:
    0
    Guenther, se puder, me responda uma dúvida. Carbonatei um barril e na hora da retirada a cerveja estava com muita espuma. Só consegui resolver o problema com um grande aumento da pressão e extraindo a cerveja bem devagar. Onde posso ter errado? Não acredito que seja problema da chopeira ou do cilindro de CO2 (estava novo). Acho que pode ter havido problemas na carbonatação.

14. 30/8/16 #14

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,034
    Simples... provavelmente você super-carbonatou sua cerveja. :)

A carbonatação a gente mede pela pressão estabilizada do barril vs. a temperatura. Existem várias tabelas de carbonatação na internet, só procurar, mas se precisar de ajuda, avise!

Abraço,

luishenriquesjr curtiu isso.
  15. 30/8/16 #15

luishenriquesjr

luishenriquesjr

luishenriquesjr

New Member

Afiliado:
    3/3/16
    Curtidas Recebidas:
    0
    Já imaginava isso.. :(:(:(.
    Valeu demais pela resposta. Abraços!:mug:

16. 24/10/16 #16

Micheld

Micheld

Micheld

Member

Afiliado:
    18/9/16
    Curtidas Recebidas:
    1
    Então amigo estou com o mesmo problema, coloquei minha ceva num barril de 50l coloquei presão de 1,3 (estou desconfiado que o medidor de CO2 esteja estragado) e quando fui retirar pra fazer o envase de contra presão encho uma garrafa de líquido e outra de espuma 😓 A temperatura do barril era de 1C na hora de colocar CO2

17. 24/10/16 #17

luishenriquesjr

luishenriquesjr

luishenriquesjr

New Member

Afiliado:
    3/3/16
    Curtidas Recebidas:
    0
    Amigo, seu medidor deve estar errado, pq depois do problema que relatei aqui, tenho carbonatado minha cerva com 1,2 a 0º e ele está ficando perfeita, inclusive para envase. Não acredito que 1,3 traria excesso de espuma... mas vou esperar os mais experientes responderem...

Abraços

18. 24/10/16 #18

cozinheiro2008

cozinheiro2008

cozinheiro2008

Well-Known Member

Afiliado:
    20/9/14
    Curtidas Recebidas:
    18
    Para utilizar o contra pressão, na hora de encher as garrafas utilize uma pressão maior que a da cerveja! Se a cerveja está com 1,3 use por volta de 1,7 no contra pressão! Isso faz com que a cerveja não espume!

Guilherme C.

19. 24/10/16 #19

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,034
    Certo mas.... você não falou simplesmente a coisa mais importante de todas quando se usa um contra-pressão (o que me faz pensar que talvez vc não saiba utilizá-lo corretamente): qual era a pressão usada no sistema hora do envase, ou seja, a pressão que vc colocou o barril e para pré-pressurizar a garrafa? (que idealmente deve ser a mesma).

luishenriquesjr curtiu isso.
  20. 25/10/16 #20

zevillar

zevillar

zevillar

Member

Afiliado:
    6/7/16
    Curtidas Recebidas:
    1
    Só completo o seu post ...

Nunca abra a válvula do cilindro sem um manometro regulador.... a pressão é alta demais e a descompressão gerará névoa de CO2... aproximadamente- 78oC... é muito perigoso para qualquer gás.

Enviado de meu SM-J700M usando Tapatalk

Compartilhe esta Página