Cilindro de CO2 dentro do Freezer

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Floriano

Member
Joined
Sep 10, 2015
Messages
8
Reaction score
0
Boa tarde, pessoal!
Minha pergunta é bem simples: há algum problema/prejuízo em se deixar o cilindro de CO2 dentro do freezer ao fazer a carbonatação forçada?
Li diversos tópicos procurando a resposta e não encontrei um consenso quanto a isso. Pelo que entendi o fato de se diminuir a pressão do cilindro em decorrência do resfriamento causado pelo freezer pode influenciar na carbonatação da cerveja.
Obrigado!
 
Não influencia porque mesmo diminuída ainda é mais alta do que a gente normalmente usa.

A pressão fica bem estável durante o uso do cilindro, e só começa a cair no final quando o CO2 líquido dentro do cilindro começa a acabar, então não é linear e sim cai bem rápido no final apenas.

Tudo isso estou falando usando bom senso e umas informações básicas que sei sobre o funcionamento do cilindro, posso estar errado.
 
Boa tarde, pessoal!
Minha pergunta é bem simples: há algum problema/prejuízo em se deixar o cilindro de CO2 dentro do freezer ao fazer a carbonatação forçada?
Li diversos tópicos procurando a resposta e não encontrei um consenso quanto a isso. Pelo que entendi o fato de se diminuir a pressão do cilindro em decorrência do resfriamento causado pelo freezer pode influenciar na carbonatação da cerveja.
Obrigado!
A resposta é: não faz diferença alguma.

Tem gente que pode dizer pra você "claro que faz, porque com ele fora tem mais pressão!". Fisicamente, não tem nada a ver.

Abraço,
 
Muito obrigado, Raisoshi e Guenther!
Estava preocupado, pois não pretendia furar meu freezer apenas para isso. Já que não faz diferença, vou colocar o cilindro dentro.
Grande abraço.
 
A resposta é: não faz diferença alguma.

Tem gente que pode dizer pra você "claro que faz, porque com ele fora tem mais pressão!". Fisicamente, não tem nada a ver.

Abraço,

Se considerarmos o CO2 como um gás perfeito ele irá seguir a equação dos gases perfeitos e sim irá fazer diferença. Porque no momento em que se muda a temperatura do gás se muda a pressão. Porém não posso afirmar se a diferença de temperatura ambiente e a da geladeira poderia mudar significativamente a pressão de serviço do cilindro, mas que existe uma diferença existe. A questão será se ela é significante ou não.
 
Veja o que o Breda diz em seu Blog, colando o texto aqui do link http://brejadobreda.blogspot.com.br/2011/02/cerveja-no-barril-4.html :
"Não coloque o cilindro dentro do freezer ou geladeira, pois o CO2 se comprime à medida que a temperatura baixa, logo a leitura de seu manômetro será afetada se o cilindro estiver gelado e você estará liberando uma pressão no mínimo equivocada. Não estou dizendo que não pode colocá-lo dentro da geladeira, mas não há nenhuma razão para isso, ademais, caso queira deixá-lo lá, observe corretamente a tabela de “temperatura x pressão” que encontrará no final da postagem e boa sorte, mas lembre-se de não dizer que isso foi indicado pelo Breja do Breda, minha recomendação é deixar o cilindro do lado de fora."

O link da tabela de temperatura x pressão que ele se refere é esse:
http://www.zahmnagel.com/LinkClick8c55.pdf?fileticket=HuVGZ8tLaow=&tabid=81
 
@cleber e @leonerd,

As leis da física não deixaram de valer no mundo da cerveja ainda. Então sim, a pressão do gás diminui com a redução de temperatura, não tem dúvidas disso. Mas estão encarando o problema da forma errada!

Os reguladores de pressão tem 2 manômetros, o de alta pressão, que mede o valor interno do cilindro, e o de baixa pressão, que mede após a saída do regulador, a pressão da linha e consequentemente a pressão do barril.

O que realmente nos interessa saber é a pressão do barril, então pela logica, o barril está gelado, dentro da geladeira, o cilindro está fora, o manômetro após o regulador marca a pressão do barril, que diferença faz o cilindro estar dentro, ou fora da geladeira? A pressão no barril não mudará em relação a isso apenas a pressão interna do cilindro, que não faz diferença nenhuma nesse caso, ele não está em linha direta com o barril (as pressões não vão entrar em equilíbrio) porque o gás antes passa pelo regulador.

A única diferença de fato é que o manometro que marca a pressão interna do cilindro irá marcar menos, parecendo que ele está mais vazio, fora isso, se realmente fizesse diferença em relaçao à carbonataçao, as tabelas incluiriam a temperatura ambiente no calculo, o que não é verdade, elas contabilizam apenas a temperatura da cerveja.

Abraços
 
@Tiago

Que bela explicação. Sou novato nesse ramo de cerveja. Não sabia o motivo pelo qual existiam 2 manômetros. Obrigado pelos esclarecimentos.

Abraços
 
Matou a pau, Tiago. De fato o que vale é a pressão do barril e não a do cilindro. Valeu!!
 
Veja o que o Breda diz em seu Blog, colando o texto aqui do link http://brejadobreda.blogspot.com.br/2011/02/cerveja-no-barril-4.html :
"Não coloque o cilindro dentro do freezer ou geladeira, pois o CO2 se comprime à medida que a temperatura baixa, logo a leitura de seu manômetro será afetada se o cilindro estiver gelado e você estará liberando uma pressão no mínimo equivocada. Não estou dizendo que não pode colocá-lo dentro da geladeira, mas não há nenhuma razão para isso, ademais, caso queira deixá-lo lá, observe corretamente a tabela de “temperatura x pressão” que encontrará no final da postagem e boa sorte, mas lembre-se de não dizer que isso foi indicado pelo Breja do Breda, minha recomendação é deixar o cilindro do lado de fora."

O link da tabela de temperatura x pressão que ele se refere é esse:
http://www.zahmnagel.com/LinkClick8c55.pdf?fileticket=HuVGZ8tLaow=&tabid=81
Cleber, o Breda, por maior conhecimento que tenha e que eu respeito, neste caso, errado.

Tanto faz quanta pressão tem dentro do cilindro, no fim, o que importa é a pressão do barril em relação à temperatura em que está.... é isso que importa. Ou seja, se o barril ficar com 1kg de pressão numa temperatura X, não importa se o cilindro vai ficar dentro ou fora do gelo, pois essa pressão indica que há Y gramas de CO2 dissolvido no líquido, e isso não vai mudar.

Abraço,

Abraço,
 
Se considerarmos o CO2 como um gás perfeito ele irá seguir a equação dos gases perfeitos e sim irá fazer diferença. Porque no momento em que se muda a temperatura do gás se muda a pressão. Porém não posso afirmar se a diferença de temperatura ambiente e a da geladeira poderia mudar significativamente a pressão de serviço do cilindro, mas que existe uma diferença existe. A questão será se ela é significante ou não.
Só dar uma olhada nas explicações acima. Não faz diferença neste caso específico onde estamos monitorando a pressão do barril.

Sim, CO2 se comporta como qualquer outro gás, mas a discussão é outra.

E uma dica que eu sou quando forem analisar uma questão é......... olhem os casos dos americanos. :) - Os homebrewers americanos fazem isso ha décadas antes da gente, ou seja, não é preciso reinventar a roda. Se for analisar, os caras lá usam direto cilindro de CO2 dentro dos freezeres... justamente porque não faz diferença.

Abração,
 
Cleber, o Breda, por maior conhecimento que tenha e que eu respeito, neste caso, errado.

Tanto faz quanta pressão tem dentro do cilindro, no fim, o que importa é a pressão do barril em relação à temperatura em que está.... é isso que importa. Ou seja, se o barril ficar com 1kg de pressão numa temperatura X, não importa se o cilindro vai ficar dentro ou fora do gelo, pois essa pressão indica que há Y gramas de CO2 dissolvido no líquido, e isso não vai mudar.

Abraço,

Abraço,
De fato, Guenther, minha confusão foi com relação à marcação do medidor à qual se você seguir a tabela de carbonatação poderia não se conseguir o volume de CO2 correto para a cerveja. Mas aí nem me toquei que temos a medição da pressão interna do cilindro que pode variar de acordo com a temperatura à qual o CO2 está submetido e temos a pressão do barril que conseguimos medir com o regulador e daí a tabela de carbonatação será seguida de acordo com a temperatura do Keg, ou seja, é independente do cilindro. Acredito que o Breda na época tenha tido a mesma confusão.
Obrigado mais uma vez, a você e ao Tiago, pelas colocações certeiras e também pela paciência e disposição pra nos informar rsrs.

Abração,

Cleber

Cleber
 
Bom dia, pessoal!
Vou compartilhar com vocês uma experiência que fiz. Com base em tudo o que foi dito resolvi tirar a prova pois fiquei curioso.
No dia em que embarrilei minha cerveja (uma brown ale há 4 dias atrás) ajustei a pressão do barril em 8 psi e o coloquei junto com o cilindro no freezer, o qual programei para trabalhar em 1ºC através do mesmo controlador de temperatura usado para controlar a fermentação. Algumas horas depois, quando a temperatura do barril e do cilindro já haviam estabilizado, fui dar uma conferida em como estavam as coisas. Verifiquei a pressão do barril e no meu regulador estava marcando 15 psi. Pensei para mim mesmo: "deve ter alguma coisa a ver com estabilizar a pressão do barril, sei lá". Resolvi, então, retirar o cilindro de dentro do freezer, deixando a mangueira por entre a tampa (me certificando, claro, de que a mangueira não ficasse estrangulada, impedindo a passagem do gás). Reajustei a pressão do barril em 8 psi umas duas ou três vezes até que não houvesse mais alteração alguma e assim o deixei até ontem a noite. Durante todo este tempo (3 dias seguidos) a pressão manteve-se em 8 psi, não necessitando reajuste algum. Eis, então, que ontem a noite eu recoloquei o cilindro dentro do freezer e, ao verificar hoje pela manhã, vi que a pressão do barril estava em 12 psi.
Não entendo muito de física e não sei dizer o motivo pelo qual isso aconteceu, mas aconteceu. Parece que realmente a temperatura do cilindro influencia em alguma coisa. Talvez se eu reajustar a pressão do barril para 8 psi ela permaneça em 8 psi, pois não haverá mais variação de temperatura. Provavelmente irei testar isso.
Então resumindo, para quem deseja colocar o cilindro dentro do freezer/geladeira, fique atendo para a pressão do barril depois que o cilindro resfriar.
Abraço!
 
É questão particular do teu regulador.

Como eu disse, o resto do mundo usa sem problemas justamente porque se analisar fisicamente, não há problemas. Reguladores tem comportamentos diferentes, ou seja, obviamente podem haver diferenças mecânicas na jogada.

Abraço,
 
É questão particular do teu regulador.

Como eu disse, o resto do mundo usa sem problemas justamente porque se analisar fisicamente, não há problemas. Reguladores tem comportamentos diferentes, ou seja, obviamente podem haver diferenças mecânicas na jogada.

Abraço,

Pois é, achei bem estranho para falar a verdade. Mas só quis compartilhar esta experiência que fiz. Vai que é útil para alguém... ;)
Meu regulador (está novinho em folha) é este aqui:
 

Attachments

  • regulador.jpg
    regulador.jpg
    164.6 KB · Views: 92
Será que o regulador tem uma faixa de temperatura para operar adequadamente??
 
@Floriano , eu tive uma experiência bem parecida com a sua. Regulei a pressão para 1kgf/cm2 e coloquei o cilindro dentro do freezer. No dia seguinte a pressão estava em 1,5kg.

Pode ser mesmo o funcionamento do regulador de pressão que se comporta de maneira diferente a temperaturas mais baixas.

Vou tentar voltar a pressão para 1kg, agora com a temp. do freezer.
 
Galera, boa noite à todos!
Gostaria de aproveitar o tópico para tirar uma dúvida minha. Eu quero simplesmente usar a minha geladeira como uma chopeira, minha intenção não é carbonatar cerveja.
Quero colocar um barril já carbonatado, ligado a um cilindro de gás e ligado a uma torneira para servir.
posso deixar o cilindro de gás dentro da geladeira, mesmo com sistema (barril, cilindro, torneira) todo ligado e funcionando?
Grato desde já!
 
Existem algumas variáveis que precisam ser melhor explicitadas:
a) Foi retirada a retenção da válvula de extração?
O manômetro só irá registrar a pressão do barril se a válvula estiver sem o dispositivo de retenção que evita a saída do co2 pela válvula, caso contrário estará registrando a pressão que o cilindro está enviando para o barril. Ou seja, pode ser que dentro do barril esteja uma pressão superior à que está sendo registrada pelo manômetro.
b) A temperatura dentro do cilindro e dentro do barril são as mesmas? Qual gela mais rápido dentro do freezer? Barril de quantos litros, cilindro de quantos kg/litros?
A pressão tem relação com o volume e temperatura. [ p1.v1/t1 = p2.v2/t2]. O que se transfere do cilindro para o barril são moléculas (volume) que se comportarão de acordo com o ambiente para o qual foram transferidas. A cessação da transferência - equilíbrio - se dá naquele momento em que foi equalizada a pressão do barril com a pressão do cilindro limitada pelo manômetro de baixa. Portanto, após este momento, qualquer variação nas condições de temperatura do barril pode influenciar a pressão dentro do mesmo. Se você injetar co2 gelado (cilindro dentro do freezer) em um barril na temperatura ambiente ou maior que a dele e desconectar, a tendência é a pressão do barril aumente a medida que o co2 vai esquentando. Da mesma forma se injetarmos co2 quente em barril gelado a tendência é que a pressão se reduza.
c) Foi regulada a pressão quando os dois recipientes (barril e cilindro) estavam na mesma temperatura?
Os recipientes na mesma temperatura teoricamente garantem que a pressão desejada foi atingida.
 
Last edited:
Existem algumas variáveis que precisam ser melhor explicitadas:
a) Foi retirada a retenção da válvula de extração?
O manômetro só irá registrar a pressão do barril se a válvula estiver sem o dispositivo de retenção que evita a saída do co2 pela válvula, caso contrário estará registrando a pressão que o cilindro está enviando para o barril. Ou seja, pode ser que dentro do barril esteja uma pressão superior à que está sendo registrada pelo manômetro.
b) A temperatura dentro do cilindro e dentro do barril são as mesmas? Qual gela mais rápido dentro do freezer? Barril de quantos litros, cilindro de quantos kg/litros?
A pressão tem relação com o volume e temperatura. [ p1.v1/t1 = p2.v2/t2]. O que se transfere do cilindro para o barril são moléculas (volume) que se comportarão de acordo com o ambiente para o qual foram transferidas. A cessação da transferência - equilíbrio - se dá naquele momento em que foi equalizada a pressão do barril com a pressão do cilindro limitada pelo manômetro de baixa. Portanto, após este momento, qualquer variação nas condições de temperatura do barril pode influenciar a pressão dentro do mesmo. Se você injetar co2 gelado (cilindro dentro do freezer) em um barril na temperatura ambiente ou maior que a dele e desconectar, a tendência é a pressão do barril aumente a medida que o co2 vai esquentando. Da mesma forma se injetarmos co2 quente em barril gelado a tendência é que a pressão se reduza.
c) Foi regulada a pressão quando os dois recipientes (barril e cilindro) estavam na mesma temperatura?
Os recipientes na mesma temperatura teoricamente garantem que a pressão desejada foi atingida.

Desculpe ressuscitar o tópico, mas como todos estou partindo do priming para a carbonataçao com CO2 e tive a mesma dúvida em relação ao cilindro dentro da cervejeira.

Na sua resposta a minha dúvida é quando você diz: "Foi retirada a retenção da válvula de extração?"

Desculpe a ingenuidade mas que válvula seria essa meu amigo?

Grato pelas dúvidas sanadas!
 
Desculpe ressuscitar o tópico, mas como todos estou partindo do priming para a carbonataçao com CO2 e tive a mesma dúvida em relação ao cilindro dentro da cervejeira.

Na sua resposta a minha dúvida é quando você diz: "Foi retirada a retenção da válvula de extração?"

Desculpe a ingenuidade mas que válvula seria essa meu amigo?

Grato pelas dúvidas sanadas!
apagar.png

Essa peça branca é que impede o retorno do co2. Sem retirá-la você pode ter uma pressão dentro do barril diferente da que está indicando no manômetro.
 
Desculpe ressuscitar o tópico, mas como todos estou partindo do priming para a carbonataçao com CO2 e tive a mesma dúvida em relação ao cilindro dentro da cervejeira.

Na sua resposta a minha dúvida é quando você diz: "Foi retirada a retenção da válvula de extração?"

Desculpe a ingenuidade mas que válvula seria essa meu amigo?

Grato pelas dúvidas sanadas!
É a Válvula tipo "S", que acopla no barril, ela tem uma válvula anti retorno na entrada de gás e na saída de líquido.

images
 

Latest posts

Back
Top