Cilindro de Co2 chinês, regulagem para carbonatação forçada.

Discussão em 'Envase' iniciado por muanis, 5/12/17.

  1. 6/12/17 #21

    Paiakan

    Paiakan

    Paiakan

    Well-Known Member

    Afiliado:
    8/5/17
    Mensagens:
    325
    Curtidas Recebidas:
    99
    @muanis, minha opinião é a de que qualquer coisa diferente dos minirreguladores que foi sugerido vai exigir algum nível de ATA - Adaptação Técnica Alternativa (também conhecida como Gambiarra).

    No seu lugar EU compraria o regulador sugerido pelo Renato no link do MercadoLivre e compraria o outro de melhor precisão do Aliexpress. Quando este chegar da China você revende o do ML para dar uma amortizada no prejuízo, e vai sair mais barato, mais confiável e esteticamente mais apresentável do que tentar adaptar o regulador convencional.
     
    muanis curtiu isso.
  2. 7/12/17 #22

    Tiago

    Tiago

    Tiago

    Moderator Moderador

    Afiliado:
    11/6/13
    Mensagens:
    3,010
    Curtidas Recebidas:
    1,256
    Muanis,

    1kg de CO2 é bastante coisa. Pelos calculos aqui daria pra carbonatar 20L de cerveja com 27 volumes de CO2, isso é 10x uma carbonatação normal... eu acho que quase dá pra estourar 2 postmix. :D

    Se essa válvula de saída do cilindro tem uma redução de pressão, ou um ajuste bem fino, de forma que vc regulando somente ela consiga valores de pressão normais pra cerveja (1~2 kgf), vc pode fazer uma gambiarra simples com um manômetro de 1 a 5 ou 1 a 10kgf. Bastaria colocar esse manômetro em linha com o gás, poderia ser até com um T de latão e umas mangueiras trançadas.

    Mas se esse registro de saída do cilindro faz somente um abre e fecha simples, tem que utilizar um regulador de pressão juntamente com o manômetro.
     
    muanis curtiu isso.
  3. 7/12/17 #23

    muanis

    muanis

    muanis

    Active Member

    Afiliado:
    6/4/16
    Mensagens:
    43
    Curtidas Recebidas:
    8
    Antes de tudo agradeço a aula que vocês estão dando sobre operar cilindros de co2. Quando comprei o cilindro achei que ia plugar ele no meu post mix e estava tudo resolvido. Agora confesso que estou meio cabreiro de explodir a bagaça toda.

    Queria entender a montagem que tenho que fazer.

    Esse outro manômetro que vou comprar vai conectar no ball lock, que conecta no post mix, e aí do manometro que já está no cilindro e mede a pressão dele sai uma mangueirinha que entra onde no manometro que mede a pressão do barril e está plugado no ball lock?

    Ou ignoro a existência do manômetro que vem no cilindro e faço a ligação como a quarta foto deste link aqui? Que seria esse manometro que vou comprar direto no cilindro e dele uma mangueirinha pro Ball Lock?
    https://produto.mercadolivre.com.br...esso-co2-chopp-growler-keg-postmix-barril-_JM
     
  4. 7/12/17 #24

    Paiakan

    Paiakan

    Paiakan

    Well-Known Member

    Afiliado:
    8/5/17
    Mensagens:
    325
    Curtidas Recebidas:
    99
    Ôpa, não faça a ligação como a quarta foto. Este tipo de conexão só deve ser feito com os cartuchos de CO2 de baixa pressão, que não oferecerão nenhum risco.

    Mantenha o manômetro com registro que já existe no seu cilindro. Conecte uma mangueira na saída do regulador do cilindro (se não me engano fica na parte de trás) e esta mangueira deve ser conectada na parte de baixo do regulador do anúncio conforme a imagem abaixo.
     

    Arquivos Anexados:

    muanis curtiu isso.
  5. 7/12/17 #25

    muanis

    muanis

    muanis

    Active Member

    Afiliado:
    6/4/16
    Mensagens:
    43
    Curtidas Recebidas:
    8
    Valeu Paiakan, o niple do ball lock eu tenho, pois tenho uma pistola de injetar Co2 de cilindros de 16 gramas. Não tenho usado, pois é foda achar cilindrinhos com rosca de 16g padrão alimentício. Quando acho é tipo R$ 11 pratas cada como no Lamas e aí não vale. Os que vendem por aí de rosca a maioria é de encher pneu de bike e não serve, pois tem um oleozinho.

    E o espigão tenho alguns também, de vários tamanhos de rosca. Com sorte terei algum que sirva.

    Vou esperar minhas tranqueiras da China chegarem pra fazer uma nova compra. Enquanto isso vou fazendo priming no post mix e deixar este cilindro de co2 de stand by. Não era tão simples como pensei.

    Valeu muito as dicas de vocês todos aqui!
     
  6. 7/12/17 #26

    renatoat

    renatoat

    renatoat

    Well-Known Member

    Afiliado:
    23/7/13
    Mensagens:
    290
    Curtidas Recebidas:
    77
    Eu estava pensando em ligar o meu kit portátil semelhante ao que está nessa foto, mas sem ficar pendurado no PM.

    Será que esse regulador não suporta a pressão direta da saída do cilindro? Qual o risco?

    Talvez o que eles chamam de "válvula on-off" já seja o suficiente.

    Na maioria dos lugares que vi para vender, tem foto com essa mesma ligação direta:

    https://www.williamsbrewing.com/PAINTBALL-TANK-MINI-REGULATOR-P3933.aspx

    https://www.austinhomebrew.com/Mini-CO2-Paintball-Regulator_p_8415.html
     
  7. 8/12/17 #27

    Tiago

    Tiago

    Tiago

    Moderator Moderador

    Afiliado:
    11/6/13
    Mensagens:
    3,010
    Curtidas Recebidas:
    1,256
    Manômetro e regulador de pressão não são a mesma coisa, embora eles façam parte do mesmo conjunto na maioria das vezes.

    O manômetro é só o relógio. Se a escala dele é de 1 a 10 ou de 1 a 1000 isso não vai fazer diferença na pressão que sai do cilindro.

    Pode sim ligar o cilindro direto no REGULADOR (com ou sem manômetro), pq ele baixa a pressão, aí nada explode.

    Um regulador de pressão comum tipo desses da famabras que a gente ve em quase todos os cilindro de co2 pra cerveja tem dois manômetros, um deles tem uma escala grande, pra medir a pressão alta de gás que tem dentro do cilindro, o outro tem uma escala pequena que mede a pressão do gás que sai do regulador e vai pro barril.

    O caminho do gás tem que ser: Cilindro -> (manômetro alta P) -> Regulador de P -> (manômetro baixa P) -> Barril.

    O sistema funcionaria sem os manômetros. Se quiser eliminar o manômetro de alta, pode! Só não ficar sabendo o quanto de carga tem dentro do cilindro, se ele ta ficando vazio, etc... O manômetro de baixa mede a pressão no barril, esse é mais importante ficar, pq necessita saber quanto de gás tá colocando nesse barril.

    Espero que isso ajude a buscar as peças corretas pro sistema.

    Abraço
     
    Snoop curtiu isso.
  8. 8/12/17 #28

    renatoat

    renatoat

    renatoat

    Well-Known Member

    Afiliado:
    23/7/13
    Mensagens:
    290
    Curtidas Recebidas:
    77
    Foi assim que imaginei o sistema, mas colocada a dúvida racionalizei fazendo um paralelo de uma válvula anterior ao manômetro de alta pressão similar ao que temos nos cilindros grandes, a de abertura lenta (ABL).

    Os anúncios do mini-regulador não falam nada e ainda colocam foto instalado diretamente.
     
  9. 8/12/17 #29

    Paiakan

    Paiakan

    Paiakan

    Well-Known Member

    Afiliado:
    8/5/17
    Mensagens:
    325
    Curtidas Recebidas:
    99
    Cara, se é possível conectar o regulador+ manômetro de baixa pressão diretamente na saída do cilindro? É.
    Alguém já fez isso antes? Já.
    Dá certo? Dá.
    Pode dar errado? Pode*

    * Só deixei minha opinião porque a Pressão e Eletricidade são duas variáveis/grandezas pelas quais tenho muito cuidado/respeito/medo. Basta um apertar de botão, uma válvula aberta para que você despeje em todo o circuito/sistema a variável projetada, instantaneamente. É diferente da Temperatura, por exemplo, que você vai ligar uma resistência e perceber que a água está esquentando gradualmente e consegue retirar a mão antes de queimar.

    Um descuido de deixar um único regulador de pressão totalmente aberto pode despejar diretamente no postmix a mesma pressão que está no interior do cilindro e se a válvula de alívio engasgar, vai explodir com certeza.

    É possível, vários vendedores colocam foto do sistema em uso desta forma, o Tiago falou que é possível, eu também afirmo que é possível. Mas EU não faria pelo exposto acima.
     
  10. 8/12/17 #30

    Tiago

    Tiago

    Tiago

    Moderator Moderador

    Afiliado:
    11/6/13
    Mensagens:
    3,010
    Curtidas Recebidas:
    1,256
    Paiakan,

    Qual seria a alternativa correta então? Todo cilindro de gás que eu conheço é ligado diretamente em um regulador de pressão, quando se quer reduzi-la. Inclusive aquele que vc usa na cozinha pra alimentar seu fogão.

    Num cilindro de CO2 normal com um regulador normal, se o regulador estiver no máximo de pressão vc também pode explodir um barril.

    É muito simples, na dúvida é só regular pra zero a pressão e depois ir aumentando até marcar a pressão desejada, ou abrir o cilindro antes de conectar no postmix, assim marca a pressão da linha sem estar injetando..

    Concordo plenamente que se deve ter muito cuidado com cilindro, pressão, etc. Mas também temos que viabilizar as coisas e isso pode ser feito entendendo o funcionamento do equipamento e utilizando as peças corretas.
     
  11. 8/12/17 #31

    Paiakan

    Paiakan

    Paiakan

    Well-Known Member

    Afiliado:
    8/5/17
    Mensagens:
    325
    Curtidas Recebidas:
    99
    Como eu disse há mais de uma conexão possível. Tratando-se de cervejeiro artesanal e DIY é sempre complicado falar em "alternativa correta" porque sempre tem alguém que já fez diferente e teve sucesso.

    E apesar de eu não usar botijão de gás para o fogão a ideia é um pouco diferente já que não precisamos realizar nenhum ajuste de pressão para utilizá-lo. MAS se eu tivesse que utilizar um botijão desses hoje eu daria um jeito de instalar pelo menos uma válvula de segurança.
    Sem dúvida. Por isso minha sugestão é adotar a mesma sistemática, independente do tamanho do cilindro.

    Para mim não faz diferença se o cilindro é um de 6 kg ou um de Paintball de 20 oz. A minha sugestão é no sentido de sempre utilizar a combinação regulador/manômetro para pressão do cilindo (alta pressão) + regulador/manômetro da linha (baixa pressão), além da válvula de segurança, não importa o cilindro.

    É simples, mas estes reguladores de pressão geralmente tem operação inversa. O regulador da pressão no cilindro gira no sentido anti-horário para abrir/liberar a pressão enquanto o regulador da pressão na linha gira no horário para liberar a pressão. Basta um descuido, uma cerveja a mais pra confundir.

    Enfim, em resumo se sob condições normais utilizamos a combinação abaixo para cilindros grandes, a minha sugestão desde o início do tópico é no sentido de criar algo similar para cilindros de Paintball.

    [​IMG]

    Mas é apenas a minha sugestão levando em conta principalmente as dúvidas e certa insegurança com que o pessoal estava abordando o assunto.
     
  12. 8/12/17 #32

    Tiago

    Tiago

    Tiago

    Moderator Moderador

    Afiliado:
    11/6/13
    Mensagens:
    3,010
    Curtidas Recebidas:
    1,256
    Paiakan,

    Não existem dois reguladores. Manômetro não regula pressão, ele só mede a pressão. É o que venho dizendo nas ultimas mensagens.

    O regulador é um só, a pressão que sai do cilindro e vai pro primeiro manômetro (alta p) não tem regulagem de pressão.

    Abraço
     
  13. 8/12/17 #33

    renatoat

    renatoat

    renatoat

    Well-Known Member

    Afiliado:
    23/7/13
    Mensagens:
    290
    Curtidas Recebidas:
    77
    Colocar um registro a mais pode ter uma conveniência adicional de poder fechá-lo evitando que um curioso faça cagada mexendo no regulador de saída.

    Porém, se você está servindo e ambos estão abertos o erro citado de abrir o regulador mais do que deveria acarretará na mesma pressão no barril, causando a mesma "insegurança", com ou sem esse primeiro registro.

    Enfim, fica a critério de cada um. Quando chegar o meu eu vou usar da forma mais simples possível e, em caso de achar que o registro do regulador é muito fácil de uma criança/um curioso mexer, ai eu coloco uma válvula on/off antes. A única ressalva pra mim é essa: como é um registro e não um parafuso, pode ficar muito fácil de outra pessoa mexer.
     
  14. 8/12/17 #34

    renatoat

    renatoat

    renatoat

    Well-Known Member

    Afiliado:
    23/7/13
    Mensagens:
    290
    Curtidas Recebidas:
    77
    O primeiro manômetro não é apenas um manômetro, é um registro também, sem ajuste fino (tipo on/off, similar ao ABL dos cilindros grandes).

    Edit: falo do que o OP comprou, não desta última foto.
     
  15. 8/12/17 #35

    Paiakan

    Paiakan

    Paiakan

    Well-Known Member

    Afiliado:
    8/5/17
    Mensagens:
    325
    Curtidas Recebidas:
    99
    Oi Tiago, trabalhei por 20 anos com a grandeza Pressão. Fique tranquilo que sei o que um manômetro faz.

    Escrevi regulador/manômetro porque só vejo o sentido de existir um regulador de pressão se conectado a ele estiver um manômetro que indique a pressão para qual o regulador de pressão ajustou.

    E sobre o que você falou quanto ao fato de não existir um regulador da pressão do cilindro eu discordo porque a válvula ABL (embora não seja projetada para este fim) permite controlar primária e primitivamente a pressão liberada para o regulador + manômetro de baixa pressão. Embora, repito, esta válvula não foi projetada para este fim.

    E no cilindro que o muanis comprou estes dois dispositivos (regulador de pressão ou válvula + manômetro) compõem uma peça única.
     
  16. 19/6/18 às 02:38 #36

    RuanSilva

    RuanSilva

    RuanSilva

    New Member

    Afiliado:
    2/12/17
    Mensagens:
    4
    Curtidas Recebidas:
    0
    Fala galera, as discussões se encerraram mas eu gostaria de saber do pessoal que estava montando. Como ficou?
    Gostei muito da deia de usar um cilindro de Paintball, mas mesmo após ler esse tópico ainda não entendi qual seríamos esquema ideal.
    Queria usar esse sistema para aqueles Growler Inox e também para Postmix


    Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
     
  17. 19/6/18 às 12:51 #37

    MatheusTrevisol

    MatheusTrevisol

    MatheusTrevisol

    Well-Known Member

    Afiliado:
    2/7/15
    Mensagens:
    117
    Curtidas Recebidas:
    43
    Já adquiri um cilindro desses pretos pequenos, pra um projeto com mais mobilidade pra servir chope. Vou acompanhar o tópico pra ver as ideias, mas já serviu bastante pra ver como vou usar.
     

Compartilhe esta Página