Cilindro CO2 - Dentro ou fora da geladeira?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Marceloraff

Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
5
Reaction score
1
E aí pessoal, tudo certo?

Tenho uma dúvida que persiste, apesar de já ter lido algumas opiniões sobre o assunto.
O cilindro de CO2 deve ficar dentro ou fora da geladeira?

Em geral escuto que deve ficar fora, pois quando fica gelado cai a pressão interna.
Porém, na prática, como vocês fazem para carbonatar suas cervejas?
- Carbonatam em temperatura ambiente e depois colocam na geladeira; ou
- Furam a geladeira para passar a mangueira de gás

Caso a opção seja furar, como fazer para poder retirar a mangueira quando for, por exemplo, levar o post para uma festa? :confused:

Alguma outra consideração ou dica sobre esse assunto?

abraços e obrigado! :mug:
 
No meu caso fiz 2 furos no lado da geladeira e instalei um suporte de extintor na geladeira pro cilindro não ficar no chão. Deixei um conector ball lock pra fora da geladeira por conveniência - pra usar o carbonater por exemplo sem ter que abrir a geladeira.
Foi bom que liberou espaço na geladeira - cabem 3 postmixes.
Pra levar pra outro lugar, eu disconecto as mangueiras do regulador e conecto uma reserva que já fica com um conector de gás ball lock fixo.
 
Tem uns engates rápidos pra gás que facilitam a conexão e desconexão das mangueiras.
 
Cara, eu utilizo uma geladeira com 2 torneiras e 2 postmix há muito tempo, e simplesmente deixo o CO2 fora, e desconectado. O que faço é ir servindo a cerveja com a pressão de dentro do barril mesmo, e então se começa a sair muito devagar, eu completo.

Ao final da noite ou do churrasco, eu completo o CO2 para a pressão que quero para manter a cerveja carbonatada e pronto. Não vejo necessidade nenhuma de furar geladeira ou manter CO2 sempre conectado, até porque, está arriscando perder todo o CO2 com um vazamento.

Quanto a ficar dentro ou fora, a verdade é que não faz diferença. Tem gente que diz que a pressão do cilindro baixa, e baixa mesmo, mas não faz diferença pois no fim das contas o que interessa é a quantidade de CO2 que é dissolvida no líquido, e a pressão que tu vai regular depende da temperatura do líquido, e não do cilindro.

Outra coisa é que uma vez que o CO2 entra no barril, a temperatura dele também vai cair e consequentemente a pressão também. :)

Abraço,
 
Ótimas referências, esclareceu boa parte das minhas dúvidas. Ainda tenho uma dúvida quanto à pressão do CO2 na hora de servir do barril, existe alguma regra ou fica a meu gosto?
 
Fica a teu gosto. Existe um grande mito em volta disso, muitos dizem "tem que manter a pressão, se não a cerveja vai descarbonatar". Não é verdade.

Isso pode acontecer de forma suave, e se o barril estiver quente... aí talvez em algumas HORAS de baixa pressão a cerveja comece a perder carbonatação.

Se o barril estiver gelado.... pode baixar a pressão o quanto for necessário para servir, e ao final do uso, complete a pressão para manter a carbonatação.

Eu já tive casos de post-mix que estavam dentro da minha geladeira, e ir servindo até quase não sair mais nada (ou seja, pressão zero no barril) e esquecer de completar a pressão no fim do churrasco (embriaguez!). Depois de alguns dias, fui me servir e não saia nada. Coloquei um pouco de pressão e...... a cerveja ainda estava carbonatada! Não igual ao que estava antes... mas não perder toda a carbonatação, justamente por estar gelada.

O líquido perde carbonatação porque as moléculas se chocam umas com as outras, e em alta temperatura isso acontece muito. Em baixa temperatura, a perda de carbonatação é muito pequena, pois a velocidade com que as moléculas se movimentam é muito menor.

Abração!
 
Tem uns engates rápidos pra gás que facilitam a conexão e desconexão das mangueiras.

Na Termaco (do lado da Costi em POA ) o engate rápido fêmea custa uns 40pilas do macho uns 6 pilas. Vale muito a pena. Facilita a vida.
 
Na Termaco (em POA do lado da Costi bebidas) custa 40 pilas a fêmea e 6 pilas o macho. Facilita a vida.
 
Amigos, muito obrigado pelas respostas!
Leonardo, creio que eu vá buscar alguns engates desses, vai ajudar e muito!

Guenther, sua dica é valiosa, mas me traz uma dúvida.
Como você faz a carbonatação inicial da breja?
Considerando que sua geladeira não tem furo, você transfere a cerveja (gelada, imagino) pro Posto, conecta o gás e... como faz?

abraços!
 
Transfiro a cerveja pro barril, meto uns 3 ou 4kg, fecho o gás, sacudo umas 10 vezes, repito isso mais duas vezes, e guardo o barril na geladeira ou câmara fria.

No outro dia verifico em que pressão o barril estabilizou depois do CO2 ser absorvido. Meu objetivo fica quase sempre em estabilizar a pressão do barril em 1kg. Se tiver menos que isso, eu boto mais uns 2 ou 3kg e testo novamente no outro dia. Se tiver mais, eu tiro pressão e também verifico no outro dia.. e assim vai, até ficar como eu quero.

Barbada.

Abraço!
 
Transfiro a cerveja pro barril, meto uns 3 ou 4kg, fecho o gás, sacudo umas 10 vezes, repito isso mais duas vezes, e guardo o barril na geladeira ou câmara fria.

No outro dia verifico em que pressão o barril estabilizou depois do CO2 ser absorvido. Meu objetivo fica quase sempre em estabilizar a pressão do barril em 1kg. Se tiver menos que isso, eu boto mais uns 2 ou 3kg e testo novamente no outro dia. Se tiver mais, eu tiro pressão e também verifico no outro dia.. e assim vai, até ficar como eu quero.

Barbada.

Abraço!

Guenther, nesse final de semana vou carbonatar a minha primeira cerveja em barril.

Qual deve ser a pressão final do barril após a dissolução do CO2 na cerveja?

No dia de servir, qual deve ser a pressão no barril?

SDS,

Fabiano da Mata
 
Guenther, nesse final de semana vou carbonatar a minha primeira cerveja em barril.

Qual deve ser a pressão final do barril após a dissolução do CO2 na cerveja?

No dia de servir, qual deve ser a pressão no barril?

SDS,

Fabiano da Mata
A pressão com o barril gelado deve estabilizar em torno de 1kg. Varições disso são questão de gosto/estilo.

Na hora de servir, use a pressão que melhor funcionar para servir direito a cerveja, e isso depende de torneira/chopeira/etc.

Abraço,
 
A pressão do barril ,não tem a ver com a quantidade de CO2 absorvida? Por exemplo, coloco 2kgf de co2 pra carbonatar e depois essa pressão não vai ser constante? Pensei que deveria ficar adicionando CO2 no barril até permanecer estavel a pressão de 2 kgf.?
 
A pressão do barril ,não tem a ver com a quantidade de CO2 absorvida? Por exemplo, coloco 2kgf de co2 pra carbonatar e depois essa pressão não vai ser constante? Pensei que deveria ficar adicionando CO2 no barril até permanecer estavel a pressão de 2 kgf.?
Tu podes fazer isso, mas vai demorar um bom tempo até isso acontecer (dias), e está sujeito a problemas de vazamento (que podem esvaziar o teu cilindro numa noite).

O importante é a pressão estabilizada.

Imaginem que vocês tem duas panelas conectadas por uma mangueira na parte de baixo. Se colocar líquido numa, com o tempo, o líquido vai passar para a outra até as duas entrarem em equilíbrio e nenhuma ter força de empurrar líquido para a outra.

Carbonatar cerveja é a mesma coisa. Você coloca CO² no head-space, e ele vai ter força/pressão de dissolver parte desse CO² no líquido, até o ponto em que a pressão no head-space vai baixar tanto que não conseguirá mais fazer isso, e então os dois meios entram num equilíbrio.

Por exemplo, se vocês pegarem uma garrafa de refrigerante e sacudir, ela cria espuma dentro? Não, porque a pressão não deixa o CO² dissolvido no líquido se desprender, e é isso que acontece na cerveja também.

Abraço,
 
Pois é, o que não entendo é que como vou envasar com uma pressão de 1,5 dentro do barril se se o CO2 que tem dentro do liquido é maior, acabo envasando com 2 a 2,5 de pressão
 
Pois é, o que não entendo é que como vou envasar com uma pressão de 1,5 dentro do barril se se o CO2 que tem dentro do liquido é maior, acabo envasando com 2 a 2,5 de pressão
Não entendi nada.
 
Galera, como devo pedir esses engates rápidos na Termaco? Eu tentei comprar lá e não souberam me dizer o que era o adequado. Vou precisar também das mangueiras azuis como as do Guenther, ou pode ser com as transparentes mesmo?

Quero usar o barril dentro da geladeira com uma haste de inox para colocar a torneira. Tudo dentro da geladeira, sem furo nenhum. Minha ideia é fazer como o Guenther falou: ligar o CO2 somente quando necessário pra completar o barril. Só que tem uma questão, eu uso barril e não postmix. Tem como eu deixar a entrada de CO2 sem nada conectado? Ou vai sair CO2 ou cerveja por ali? Tem alguma forma de fazer o que eu estou pensando?

Abraços
 
Não consegui esperar. Hahaha. Voltei na Termaco pra comprar uma coisas pra terminar minha envasadora contra-pressão e acabei comprando um engate rápido.

Segundo o vendedor, com esse esquema que montei, quando o engate estiver desconectado não passa nada (liquido ou gás). Ainda não testei, mas assim que tiver feito eu posto aqui as impressões. Deu uns 40 reais.
 

Attachments

  • engate_rápido.jpg
    engate_rápido.jpg
    40.4 KB · Views: 444
Transfiro a cerveja pro barril, meto uns 3 ou 4kg, fecho o gás, sacudo umas 10 vezes, repito isso mais duas vezes, e guardo o barril na geladeira ou câmara fria.

No outro dia verifico em que pressão o barril estabilizou depois do CO2 ser absorvido. Meu objetivo fica quase sempre em estabilizar a pressão do barril em 1kg. Se tiver menos que isso, eu boto mais uns 2 ou 3kg e testo novamente no outro dia. Se tiver mais, eu tiro pressão e também verifico no outro dia.. e assim vai, até ficar como eu quero.

Barbada.

Abraço!

Guenter,

Estou montando um sistema de post-mixes e gostaria de entender melhor essa questão. Você poderia elaborar isso com base em um exemplo? Acho que ainda não peguei a idéia...

Suponha uma lager que está na geladeira a 2 graus, vai ser envasada em um post-mix. Após a transferência da cerveja para o post-mix, eu vou precisar injetar aprox. 2.3 vols/CO2 na cerveja, que de acordo com aquela tabela de carbonatação, a 2 graus, dá uma pressão de 0.56 kgf ou PSI.
O que devo fazer adiante? Estou interessado em manter o cilindro de CO2 desconectado como você mencionas, mas ainda não peguei os passos para garantir a carbonatação adequada de 2.3 vols/CO2 e também a pressão para retirada da cerveja do barril...

Um abraço,
Barros
 
bom dia

eu tava vendo umas receitas , e o autor falava para colocar açucar refinado no keg e dar uma sacudida e depois enxer totalmente o keg. Alguem ja fez esse tipo de primining?
 
Tu podes fazer isso, mas vai demorar um bom tempo até isso acontecer (dias), e está sujeito a problemas de vazamento (que podem esvaziar o teu cilindro numa noite).

O importante é a pressão estabilizada.

Imaginem que vocês tem duas panelas conectadas por uma mangueira na parte de baixo. Se colocar líquido numa, com o tempo, o líquido vai passar para a outra até as duas entrarem em equilíbrio e nenhuma ter força de empurrar líquido para a outra.

Carbonatar cerveja é a mesma coisa. Você coloca CO² no head-space, e ele vai ter força/pressão de dissolver parte desse CO² no líquido, até o ponto em que a pressão no head-space vai baixar tanto que não conseguirá mais fazer isso, e então os dois meios entram num equilíbrio.

Por exemplo, se vocês pegarem uma garrafa de refrigerante e sacudir, ela cria espuma dentro? Não, porque a pressão não deixa o CO² dissolvido no líquido se desprender, e é isso que acontece na cerveja também.

Abraço,
Ou seja, partindo desse princípio, se tiver que baixar a pressão para extração pra não espumar muito (por exemplo, com uma picnic conectada diretamente ao postmix), após a extração devo subir a pressão no postmix novamente para a pressão de carbonatação, certo?
 
Back
Top