Cilindro CO2 6kg

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rodrigonicoloso

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
80
Reaction score
37
Galera,

Comprei recentemente no Mercado Livre um cilindro de CO2 de 6kg para carbonatar minhas cervejas e usar no meu Keezer (ainda em montagem). O cilindro era usado mas veio com válvula nova, teste hidrostático válido (segundo o vendedor) e já veio carregado com CO2. Acontece que o CO2 acabou e fui mandar recarregar o cilindro, mas a empresa que faz a recarga em Chapecó-SC disse que não poderiam recarregar porque na verdade se tratava de um extintor de CO2 adaptado para uso como cilindro e assim não poderiam garantir a segurança. Fica o aviso pra quem tá pensando em comprar cilindro usado por aí!!!

Fiquei puto com isso e tratei de comprar um cilindro novo e certificado. Ia colocar fora ou vender pra algum ferro-velho por sucata quando me lembrei que poderia ter algum valente aqui no fórum que possa aproveitar o cilindro de alguma maneira. Como eu disse, o cilindro veio carregado com CO2 (aproximadamente 60kg/cm2 de pressão) e eu não tinha notado nenhum problema até então. Assim, quem conseguir alguém que encha o cilindro e se disponha a trabalhar com baixas pressões, acho que não teria problema. Mesmo assim eu não garanto ou recomendo. Fica por conta e risco de cada um.

Quem quiser ficar com o cilindro, me pague o frete e mais algumas cervejas que eu mando pelos correios. Interessados me enviem MP. Abaixo, segue uma foto do bruto.

Abraço!
 

Attachments

  • foto-2.jpg
    foto-2.jpg
    47.2 KB · Views: 1,667
Cara qualquer coisa que tu compra na internet caso tu não goste do produto tu pode mandar de volta e eles são obrigados a te devolver o dinheiro, tu só vai ter que pagar o frete claro.

Ja fiz isso duas vezes e ocorreu tudo tranquilo.
 
Eu comprei um cilindro de CO2 e também era de extintor, aliás isso é bem comum, mas é de boa, já recarreguei ele várias vezes e em lugares diferentes.
 
Eu comprei um cilindro de CO2 e também era de extintor, aliás isso é bem comum, mas é de boa, já recarreguei ele várias vezes e em lugares diferentes.

Pois é cara, acho que dá pra usar, mas como só tem uma empresa que recarrega o cilindro aqui na região e essa se recusou a encher, comprei um cilindro novo porque também não posso ficar sem cerveja né.... hahahaha

Mas que bom que você acha que dá pra usar tranquilo... continua a disposição de quem quiser ficar!
 
Comprei um igualzinho no MercadoLivre...será que terei problemas para recarregar ?

Deveria ter lido o forum antes...:mad:
 
Cara sou novo aqui no forum, mas me interesso no cilindo se ainda estiver disponivel!

Abraços
 
Mas ó, mesmo desenterrando, esse post deveria ser FIXO.
Pesquisei esse assunto esses dias, não achei nada, comprei a mesma melda de cilindro. Só hoje, uns 30 dias depois de eu ter devolvido o cilindro eu achei alguém com o mesmo problema... só que em 2013 hehehehe
Depois que eu tive esse problema, achei mais uns 5-6 que compraram a mesma bucha
 
o cilindro de ferro enferruja. ok. Vista um saco plástico, resolvido. Mas o cilindro extintor não deve ser usado para carbonatação de cerveja ou não há problema, exceto em alguns casos para recarga? o fato de serem de ferro pode enferrujar por dentro e contaminar de alguma forma a cerveja?
 
Dei uma procurada no fórum e não achei ninguém levantando essa hipótese sobre enferrujar por dentro. O que falaram é sobre a insegurança de se usar um extintor. Se encontrar um post falando mais sobre eu posto aqui.
 
Desenterrando o tópico, uso um de extintor este mesmo de 6kg de co2. Aqui eles recarregam de boa, alias eles fazem esta maracutaia de pegar cilindro de co2 extintor colocar válvula cga 320, pintam e vendem como cilindro de co2. Deve existir um comércio negro que vendem cilindros de extintor roubados em shopings e outros estabelecimentos pra estes caras e eles vendem como cilindro pra cervejeiro. Com relação a corrosão interna, deve existir sim, mas a alta pressão não deixa microorganismos se proliferar ali. Como o cilindro fica na vertical, qualquer produto de corrosão deve decantar no fundo do cilindro afinal o oxido de ferro é pesado. Ahhh outra coisa sabe quando você vai internado e usa O2, CO2, ou NO em hospitais? Todo cilindro que vejo usando la é igual estes que sao de extintores, aço. E os que vi estavam bem enferrujados. Então nao vou me encanar com a ferrugem que se depositara no fundo do cilindro pra carbonatar minha bera... Abraços....
 
Desenterrando o tópico, uso um de extintor este mesmo de 6kg de co2. Aqui eles recarregam de boa, alias eles fazem esta maracutaia de pegar cilindro de co2 extintor colocar válvula cga 320, pintam e vendem como cilindro de co2. Deve existir um comércio negro que vendem cilindros de extintor roubados em shopings e outros estabelecimentos pra estes caras e eles vendem como cilindro pra cervejeiro. Com relação a corrosão interna, deve existir sim, mas a alta pressão não deixa microorganismos se proliferar ali. Como o cilindro fica na vertical, qualquer produto de corrosão deve decantar no fundo do cilindro afinal o oxido de ferro é pesado. Ahhh outra coisa sabe quando você vai internado e usa O2, CO2, ou NO em hospitais? Todo cilindro que vejo usando la é igual estes que sao de extintores, aço. E os que vi estavam bem enferrujados. Então nao vou me encanar com a ferrugem que se depositara no fundo do cilindro pra carbonatar minha bera... Abraços....
Pois é, quando comprei no ML um cilindro, perguntei pro cara: "é extintor?", resposta: "Não". Mas quando chegou, tenho certeza que é como o amigo aí falou, era um extintor, que eles mudaram a válvula e pintaram. Fato que é. Mas para o meu uso está muito ok, estou feliz com ele. Paguei 300 conto e não gostaria de ter que pagar mais por isso. Custo brasil.
 
Bora desenterrar o topico de novo, to de olho num cilindro usado, 6kg. Quais detalhes devo me atentar? Vou comprar apenas o cilindro, o regulador comprarei separado.
 
Bora desenterrar o topico de novo, to de olho num cilindro usado, 6kg. Quais detalhes devo me atentar? Vou comprar apenas o cilindro, o regulador comprarei separado.
Olá, Lord.
O cilindro em si é um equipamento bem simples, tenho de ferro (grande , do tipo "já fui um extintor") e também de alumínio (menor, pra usar dentro do keezer).

O de alumínio é melhor, claro... não oxida/enferruja, menor risco de pontos de ferrugem internos ou não visíveis. Mas grandes custam muito caro pro que são, nmho.

Os dois funcionam muito bem.
Mundo ideal, você deveria inspecionar o interior. Quando pessoal converte ex-extintor em cilindro de CO2 , as boas empresas inspecionam dentro com micro-camera, lavam com água fervente , pintam , etc. Consegui o meu neste processo aqui em Jundiaí por R$ 350 (6kg) snme , pintado de preto , bem bonito.

Fora do mundo ideal, eu olharia o aspecto geral , pontos de ferrugem e procuraria por vazamento na válvula. Acho que não dá pra fazer muito mais que isso.

Abs
 
Mundo ideal, você deveria inspecionar o interior.
Qual seria o problema real mesmo, de ferrugem no interior? Esse que to de olho ta com carga, era usado em chopeira, entao n vai rolar inspecionar assim.
Aproveitando, 6kg é um bom tamanho pra começar a brincar com CO2?
 
Qual seria o problema real mesmo, de ferrugem no interior? Esse que to de olho ta com carga, era usado em chopeira, entao n vai rolar inspecionar assim.
Aproveitando, 6kg é um bom tamanho pra começar a brincar com CO2?

O risco vai na linha do impregnar algum sabor, como uma contaminação. Dado que é um alimento , tem seu risco. Sensorialmente eu nunca percebi nada.

Sobre o tamanho , 6kg, se não tiver vazamento nem usar constantemente para expurgar o2 de recipientes, é pra durar varios meses. Como referência, meu cilindro de 6kg está em uso constante tanto pra carbonatar quanto pra servir (4 Postmixes em um keezer), recarrego duas ou três vezes por ano.
 
eu comprei meu cilindo na white martins....nunca mais tem aporrinhação....acabou o gás, os caras trazem outro cilindro. Simples assim....ta sempre com cilindro novo e com teste ok..
 
eu comprei meu cilindo na white martins....nunca mais tem aporrinhação....acabou o gás, os caras trazem outro cilindro. Simples assim....ta sempre com cilindro novo e com teste ok..

Olá Rins,
Poderia por favor explicar melhor como funciona? Existe algum custo recorrente?

Obrigado
 
eu comprei meu cilindo na white martins....nunca mais tem aporrinhação....acabou o gás, os caras trazem outro cilindro. Simples assim....ta sempre com cilindro novo e com teste ok..
Também gostaria de saber quais os valores cobrados na White Martins.... Como funciona?
 
Olá Rins,
Poderia por favor explicar melhor como funciona? Existe algum custo recorrente?

Obrigado
Cara da ultima que vez que comprei o CO2 se nao me engano paguei 180 reais....o custo é só do CO2. Na primeira vez vc paga o cilindro, depois, nao precisa pagar mais.
 
legal isso, alguns lugares a white martins trabalham apenas para pessoas juridicas... aí o cervejeiro precisa usar algumas lojas menores de gases hospitalares.
 
Back
Top