chuveirinho pra recirculação usando "liga de cobre"

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

kalbelo

Active Member
Joined
Jun 9, 2014
Messages
37
Reaction score
7
olá pessoal,
eu quero fazer um chuverinho pra recirculação usando um cano furado, para não usar cano de PVC, eu encontrei um "prolongador de chuveiro" que serviria como o cano onde os furos serão feitos.
O problema é que eu encontrei esse prolongador de chuveiro com a descrição da composição básica exatamente assim: liga de cobre (bronze e latão) e plásticos de engenharia.


alguém sabe dizer se essa composição do cano é prejudicial ao mosto?
quais desvantagens eu encontraria nesse sistema?


esta é a minha idéia de construção:
top-4.jpg
 
Kalbelo,

o uso do chuveirinho não é muito aconselhável, ele aumenta as perdas térmicas, e a aeração do mosto quente que no longo prazo pode causar oxidação da cerveja. Uma forma simples e eficiente do mosto retornar a panela é através de uma mangueira de silicone longa deitada em cima da cama de grãos, outra forma é usar um tubo (cobre, aluminio ou inox) em forma de S, esta técnica eu vi numa foto (em anexo ou https://plus.google.com/photos/102477583039398092855/albums/5980239790167297217) de um equipamento do @guenther e eu estou usando no meu. Esse tubo pode ser girado, assim dá para deixar a saída logo abaixo da superfície do mosto.
 

Attachments

  • IMG_20140216_183118.jpg
    IMG_20140216_183118.jpg
    13.4 KB · Views: 735
  • 2014-02-14.jpg
    2014-02-14.jpg
    7.8 KB · Views: 632
rafaelpiovesan,

obrigado pela resposta. Vou tentar acomodar uma mangueira parecido com o que eu vi no video do Guenther.

Mas ainda fica a duvida, o cano desse material liga de cobre (bronze e latão) e plásticos de engenharia não pode ser usado pra outras coisas tipo eu transferir mosto?
 
discordo

uso a muito tempo se chama sistema hermes nada haver a areação nesta fase nao influencia no resultado final da cerveja nem oxidação !!!
esquece-se que após esta etapa teremos uma ferfura vigorosa de onde nao teremos mais oxigenio algum na fervura???
bom lembrar
determinadas cervejas aconselham até aerar ???
entao isso nada tem haver...
e outra este sistema deixa a cerveja limpida sem uso de gelatina até !!!
 
não precisa do chuverinho. Pode ser o esquema com mangueira de silicone ou algo do gênero, entrando na tangente e fazendo um leve redemoinho. Mais simples, com certeza.

E sim, não é indicado aerar o mosto quente, nem na mostura, nem pós fervura. Mas na escala homebrew, a princípio, não seria preocupante. Na dúvida, eu evito.

http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5089904&postcount=11

Tá aí um post do Guenther sobre isso, com referências bibliográficas e tudo.
No meu caso, parti pro mais simples, que é a mangueira de silicone. Simples e eficiente...
 
A aeração de mosto quente até é discutível mesmo, mas a perda de temperatura é fato. Mas nesse caso é o seguinte, pra que fazer o mais complicado (chuveirinho), se com uma simples mangueira largando em cima é muito mais fácil de fazer e ainda evita esses possíveis problemas. Simples e efetivo.
 
Mais um: não use chuveiro ou algo parecido. Use apenas uma mangueira, como já sugeriram ("sabco method").
Sobre poder usar o tal "prolongador de chuveiro": quais são esses "plásticos de engenharia"? De que materiais são feitos? São atóxicos? Até que temperatura eles aguentam sem soltar substâncias?
Se não tem como responder isso, eu não utilizaria.
 
rafaelpiovesan,

obrigado pela resposta. Vou tentar acomodar uma mangueira parecido com o que eu vi no video do Guenther.

Mas ainda fica a duvida, o cano desse material liga de cobre (bronze e latão) e plásticos de engenharia não pode ser usado pra outras coisas tipo eu transferir mosto?

Pode cobre e latão no mosto sim... nunca vi peças e tubulação de bronze. Plástico somente alimentício (polietileno, polipropileno, polisulfona, etc), dentro das temperaturas especificadas pra cada um. Plásticos não alimentícios, como o da bombinha de maquina de lavar da foto, não devem entrar em contato com o mosto.

Mas acrescento ao que o pessoal já disse, não vale a pena ter chuveirinho assim, é um utensílio a mais pra limpar, causa perdas de temperatura e pode provocar hot side aeration se for usado extensivamente.

Abraço
 
discordo

uso a muito tempo se chama sistema hermes nada haver a areação nesta fase nao influencia no resultado final da cerveja nem oxidação !!!
esquece-se que após esta etapa teremos uma ferfura vigorosa de onde nao teremos mais oxigenio algum na fervura???
bom lembrar
determinadas cervejas aconselham até aerar ???
entao isso nada tem haver...
e outra este sistema deixa a cerveja limpida sem uso de gelatina até !!!

Existe uma coisa chamada hot side aeration que é a incorporação de oxigênio em compostos do mosto via reação química, auxiliada pelas temperaturas mais altas. Não é a mesma coisa que oxigênio dissolvido no líquido, portanto a fervura não elimina ele.

Os compostos que reagiram podem voltar à uma forma mais estável um tempo depois, quando a cerveja está fria novamente, durante a fermentação ou até depois, liberando esse oxigênio que reage rapidamente oxidando outros compostos.

Hot Side Aeration não é um mito, ele existe. Porém, segundo o Dr. Charles Bamforth, se a fermentação for bem feita, completa e vigorosa, as chances de isso se tornar um problema real são minimizadas.

Abraço
 
pessoal valeu pela ajuda e inspirado no que vcs falaram hj eu fui procurar algo pra prender a mangueira ao redor da panela.
este é o resultado:

panela.jpg
 
pessoal valeu pela ajuda e inspirado no que vcs falaram hj eu fui procurar algo pra prender a mangueira ao redor da panela.
este é o resultado:

panela.jpg

Cara, não precisa prender a mangueira na panela. Nem faz sentido fazer isso, porque tu não sabe que altura vai estar tua cama de grãos. Se tu largar água lá de cima, daí sim vai bagunçar toda a cama de grãos. A moral do processo é ser suave. A cama de grãos não deve "sentir" a água entrar.
Tu pode só largar a mangueira dento da panela, em cima da cama de grãos, e fazer uma volta completa com ela, colada na parede, enrolando ela. Manter a mangueira sempre abaixo do nível d'água, e o fluxo d'água bem baixo.

Eu prefiro, sempre quando for trabalhar a temperaturas altas, usar mangueiras de silicone atóxico. Pode usar cristal, mas tenha CERTEZA que essa tua mangueira suporta trabalhar na faixa dos 80º, tem muitas que não são indicadas, que o máximo é 50 ~ 60º...
 
Isso não cria uma passagem preferencial do mosto?

Se não perturbar a cama de grãos, não... o que não pode é criar buracos, etc... fora isso a questão de passagem preferencial é mais definida pelo sistema de filtragem do que a forma como a água entra na panela.

Cara, não precisa prender a mangueira na panela. Nem faz sentido fazer isso, porque tu não sabe que altura vai estar tua cama de grãos. Se tu largar água lá de cima, daí sim vai bagunçar toda a cama de grãos. A moral do processo é ser suave. A cama de grãos não deve "sentir" a água entrar.
Tu pode só largar a mangueira dento da panela, em cima da cama de grãos, e fazer uma volta completa com ela, colada na parede, enrolando ela. Manter a mangueira sempre abaixo do nível d'água, e o fluxo d'água bem baixo.

Eu não vi problema na forma como ele fez o retorno do mosto/ entrada de água ali... a mangueira tá tangenciando a parede da panela, não vai cair direto em cima da cama de grãos, vai apenas escoar pela parede até encontrar o mosto. É mais ou menos dessa forma que eu faço também, pela lateral. É suave e evita a meleca que largar mangueira em cima da cama de grãos cria.

Abraço
 
sobre areação oxigenaçao e oxidação na cerveja veja que este teste feito neste site tem mais mito que tudo
não tem efeitos negativos em cerveja artesanal

http://translate.google.com.br/tran...t-or-fiction-exbeeriment-results/&prev=search

Este é um teste com cerveja fresca. Oxidação tende a trazer problemas para a cerveja em longo prazo. De qualquer modo continua sendo um assunto controverso, e cada um faz da forma que preferir. Eu, particularmente prefiro evitar.
 
olá pessoal,
estou fazendo a minha primeira brassagem usando essa mangueira e gostaria de compartilhar algumas notas:
-1- no meu caso a agua deu uma cavada na cama de grãos,
-2- a mangueira presa foi necessario pois ela não é grande o suficiente pra enrolar na panela toda (há o risco dela cair)
-3- acho que eu tinha muito grão então a camada de agua acima não estava muito alta.
-4- não consegui o whirpool (rodamoinho conforme video do guenther). suponho dois motivos principais: item 3 acima e o grain bag causa turbulencia quando a agua quer tangenciar a panela
-5- o resultado final ficou muito bom na minha opinião, talvez ainda de pra melhorar

algumas fotos pra ilustrar:

mosto.jpg


amostra1.jpg


amostra_2.jpg
 
kalbelo,

a mangueira precisa dar a volta na panela, pra garantir que o mosto retorne fazendo o rodamoinho.
Além disso é fundamental que ela esteja abaixo do nível do mosto na panela.
 
sobre areação oxigenaçao e oxidação na cerveja veja que este teste feito neste site tem mais mito que tudo
não tem efeitos negativos em cerveja artesanal

http://translate.google.com.br/tran...t-or-fiction-exbeeriment-results/&prev=search

paulopinho,

Palmer, Bamforth e inúmeros outros autores falam sobre hot side aeration... daí um homebrewer faz uma leva de cerveja, fermenta, dá pra 12 amigos provarem (nem cita se são juízes certificados ou experientes ou qualquer coisa), os únicos números que se extrai do experimento são as porcentagens do teste cego e a partir disso, toda a informação sobre o assunto presente na literatura vai à falência? Assim fica complicado...

Abraço
 
Estou no começo do aprendizado, mas tenho que opinar sobre isso.
Já fiz uma brassagem com essa mangueira para fazer esse redemoinho, por melhor que eu colocasse o cano, sempre dava um buraco na cama de grãos ou mexia a cama quando eu ligava a bomba de circulação. Não sei se foi por isso, mas foi a pior cerveja que fiz quando usei esse método. Hoje utilizo a mangueira mas coloco ela por cima de uma escumadeira bem próximo à água para não oxigenar e não criar buracos, para mim é o melhor dos mundos.
 
Back
Top