Chugger Pump

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

peretti2004

Active Member
Joined
Mar 27, 2015
Messages
39
Reaction score
10
Bom dia,

Pessoal, comprei uma chugger, antes usava aquelas bombinhas de máquina de lavar. Li algumas coisas sobre não usar de ponta cabeça (conexões pra baixo), não molhar, não usar a seco, etc.

Vi esse vídeo abaixo de um cara que montou um case, não é uma chugger, é uma March, mas pergunto se algum de vocês fez algo parecido para uma Chugger e se puderem mostrar como fizeram as conexões, agradeço!
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=_912Xbe8W6E[/ame]

Se colocaram dentro de uma caixa... se usaram engate rápido, etc. Agradeço se mandarem imagens.

Vi esse kit para engate rápido, pensei em comprar algo parecido por aqui:
PumpCon-C-2T.jpg


Abraço,
Peretti
 
Bom dia Peretti,

Com relação as conexões/engates:
1) Verifique se tem grau sanitario. Essas que vendem aqui em lojas de materiais hidraulicos normalmente ñ são. A parede interna ñ é polida e o vedante ñ tem grau sanitario. Esse da foto parecem que são desses...
2) teria na lamas ( importado)pra comprar..., mas tava em falta até outro dia..
3) pesquisei aqui no BR e ñ achei com grau sanitario. A ñ ser um industrial: custa mais de 1000,00, sem chance ... Pode pesquisar em sites Americanos...
4) desisti de engate rapido: comprei um tarugo cilindrico de 1 1/4" de inox 304 e levei pro torneiro fazer duas espigas. Ñ uso vedarosca, uso vedante O ring de silicone ou viton . Fiz pra mangueira de1/2. Tem que respeitar o diametro interno principalmente da entrada da bomba: ver no manual.
Espero ter ajudado!
Vou tentar enviar fotos...
Abraço
Arnaldo
 
@peretti2004, não tem necessidade de construir uma caixa pra bomba, a não ser que isso represente facilidade pra vc. No meu caso, que o equipamento é todo desmontável e transportável (moro em apartamento) coloquei ela dentro de uma caixa de ferramentas de plástico e instalei duas ventoinhas de PC, pra resfriar. Mas não precisa. Os maiores cuidados que vc tem que ter com uma bomba dessas é nunca deixar ela rodar a seco e não restringir o fluxo na entrada, somente a saída. Pode deixar ela em qualquer posição que vc quiser, menos com o cabeçote virado pra baixo, porque poderia acumular bolhas de ar dentro (tá escrito no manual).

Pra ajudar encher a bomba de líquido antes de ligar vc pode fazer um esquema em T, chama fazer o "priming" da bomba. Tem na internet vários formatos.

@Arnaldo, como assim grau sanitário? As conexões podem ser de qualquer tipo que não prejudique a cerveja ou a saúde. Ou seja, latão/cobre/inox. As minhas são de latão, não tem problema nenhum usar esses materiais.
 
@Arnaldo, grau sanitário não é só o material, tem a ver com tipo de conexão, e polimento interno da peça. Ou seja, essas conexões que tu mandou fazer, apesar de serem em inox, não são sanitárias.

Só pra dar um exemplo, qualquer coisa pra ser considerada "sanitária" não pode ter roscas. Ou seja, por isso que em equipamentos de cervejarias, nada tem rosca, tudo é com conexão sanitárias mesmo, por triclamps, etc.

Ser sanitário ou não, sinceramente, pouca diferença faz no homebrewing. Ser atóxico, aí sim.

@peretti2004, nunca fiz caixa pra bomba porque sinceramente, não vejo motivo nenhum para tal.

Sobre engate rápido, vejo muita gente usando e gastando dinheiro nisso sem sentido algum. Engate rápido só facilita a vida quando se trabalha com pressões que podem fazer as mangueiras se soltarem das conexões, o que não é o caso dessa bomba.

Neste caso, usar "espigões" como o Arnaldo já resolve o problema, só que não precisa mandar fazer em torneiro. Existe peças de latão prontas iguais a aquelas, ou simplesmente pode usar uma luva de inox de cada lado, mais o espigão enroscado (eu sempre fiz assim), e essas conexões existem em qualquer metalúrgica que venda conexões de Inox.

Abraço,
 
Quis dizer grau alimenticio...
Realmente ñ pode ter rosca. E tem que ser polida internamente.
Essa conexoes que se compra em lojas especializadas normalmente sao fundidas e ñ tem polimento (as de inox). No caso do engate , o vedante pode ser Buna ou outro que ñ tem esse grau e pode liberar compostos indesejaveis especialmente a altas temperaturas.
No meu caso optei por fazer no torno pois ele dá um"passo" internamente e fica muito melhor que essas comerciais e mais do que isso: eliminei um conexão, pois as espigas comerciais são rosca macho e precisaria de uma luva. Outro ponto o diametro interno dessas é um pouco menor que a exigida pela bomba ( pode forçar/ cavitar a bomba). Entao uso o ring de silicone ou viton, resistem altas temperaturas e produtos quimicos, sem liberar possiveis compostos indesejaveis. Conecto e desconecto a qq hora sem veda rosca. Fica bem pratico.
Concordo que tem um certo preciosismo meu...
Abraço a todos
 
Quis dizer grau alimenticio...
Realmente ñ pode ter rosca. E tem que ser polida internamente.
Essa conexoes que se compra em lojas especializadas normalmente sao fundidas e ñ tem polimento (as de inox). No caso do engate , o vedante pode ser Buna ou outro que ñ tem esse grau e pode liberar compostos indesejaveis especialmente a altas temperaturas.
No meu caso optei por fazer no torno pois ele dá um"passo" internamente e fica muito melhor que essas comerciais e mais do que isso: eliminei um conexão, pois as espigas comerciais são rosca macho e precisaria de uma luva. Outro ponto o diametro interno dessas é um pouco menor que a exigida pela bomba ( pode forçar/ cavitar a bomba). Entao uso o ring de silicone ou viton, resistem altas temperaturas e produtos quimicos, sem liberar possiveis compostos indesejaveis. Conecto e desconecto a qq hora sem veda rosca. Fica bem pratico.
Concordo que tem um certo preciosismo meu...
Abraço a todos
Sim, as conexões em si ficaram show. :)
 
De acordo com o site oficial da Chugger: "Do not mount the pump in an enclosed space. This will prevent proper ventilation and may cause the pump to overheat".
Neste link tem um vídeo sobre as posições possíveis: http://www.chuggerpumps.com/media-center/
-
@Arnaldo, e essa abraçadeira aí? Legal, nunca tinha visto. Onde arrumo? Tem algum nome específico? Obrigado.
 
Abraçadeira " tipo borboleta". É bem prática, sem chave de fenda...
Comprei em uma loja que vende parafuso, daqui mesmo. Procure nesse tipo loja ai em Londrina. Tem na Lamas também...
Abraço
 
Boa Noite a todos, aproveitando o tópico sobre bomba chugger gostaria que se possivel responder se posso mudar a posição da bomba "OUT" 3:00 horas para "OUT" 9:00 horas. Peço desculpa pela ignorância, anexo uma foto. Obrigado
 

Attachments

  • pump_4_738_detail.jpg
    pump_4_738_detail.jpg
    43 KB · Views: 130
Boa Noite a todos, aproveitando o tópico sobre bomba chugger gostaria que se possivel responder se posso mudar a posição da bomba "OUT" 3:00 horas para "OUT" 9:00 horas. Peço desculpa pela ignorância, anexo uma foto. Obrigado

Caio, a única maneira para fazer isto seria virando ela, e fazer o suporte para fixação, acredito que você está querendo fazer isto por causa da posição da mangueira.
 
Caio, a única maneira para fazer isto seria virando ela, e fazer o suporte para fixação, acredito que você está querendo fazer isto por causa da posição da mangueira.

Sim, por causa da posição da mangueira. O meu sistema é Biab, e a entrada do mosto fica na posição da saída "OUT".
 

Attachments

  • IMG_8406.JPG
    IMG_8406.JPG
    428.6 KB · Views: 149
Sim, por causa da posição da mangueira. O meu sistema é Biab, e a entrada do mosto fica na posição da saída "OUT".
Tem 02 opções, vira ela de cabeça para baixo ou coloca com o fundo para frente.
 
Virando de cabeça pra baixo vai criar uma bolsa de ar na bomba, que vai impedir que ela funcione corretamente, ela pode queimar sendo usada dessa forma. Use com o fundo pra frente
 
Boa Noite a todos, aproveitando o tópico sobre bomba chugger gostaria que se possivel responder se posso mudar a posição da bomba "OUT" 3:00 horas para "OUT" 9:00 horas. Peço desculpa pela ignorância, anexo uma foto. Obrigado

Oi Carlos,

Não precisa virar a bomba de cabeça pra baixo! Vc pode inverter o cabeçote nas 4 posições, basta remover aqueles parafusos frontais, reposicionar e coloca-los de volta. Se não me engano isso está descrito no manual da bomba.

Abraço
 
Virando de cabeça pra baixo vai criar uma bolsa de ar na bomba, que vai impedir que ela funcione corretamente, ela pode queimar sendo usada dessa forma. Use com o fundo pra frente

Verdade, a única posição em que a bomba não deve ser usada é com a face do cabeçote orientada pra baixo, de todas as outras formas pode. Mas o que o colega referiu como "virar de cabeça pra baixo" foi no sentido de girar 180° em torno do proprio eixo, senão não faria sentido algum a orientação.

Abraço
 
Verdade, a única posição em que a bomba não deve ser usada é com a face do cabeçote orientada pra baixo, de todas as outras formas pode. Mas o que o colega referiu como "virar de cabeça pra baixo" foi no sentido de girar 180° em torno do proprio eixo, senão não faria sentido algum a orientação.

Abraço

Boa Noite @Tiago, isso mesmo, afrouxar os parafusos e girar a parte do inox para 180°, ou seja, onde o "OUT" está do lado direito na foto ficando para o lado esquerdo da foto.

Afrouxando os parafusos e Girando somente a cabeça inox das 3:00 para 9:00 horas.
 

Attachments

  • pump_4_738_detail.jpg
    pump_4_738_detail.jpg
    60.5 KB · Views: 111
Boa Noite @Tiago, isso mesmo, afrouxar os parafusos e girar a parte do inox para 180°, ou seja, onde o "OUT" está do lado direito na foto ficando para o lado esquerdo da foto.

Afrouxando os parafusos e Girando somente a cabeça inox das 3:00 para 9:00 horas.

Sim, como disse no post anterior, pode ser feito sem problemas.

Abraço
 
Tranquilo Carlos... Já mudei a minha em todas as posições e ela funciona sem problemas... Desde que esteja abaixo do nível do líquido a ser bombeado...
 
Back
Top