Chopp de vinho

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

juanchristian

Well-Known Member
Joined
Apr 28, 2015
Messages
241
Reaction score
59
E aih, qual o momento pra adicionar vinho à cerveja pra fazer aquele chopp de vinho q a mulher gosta? To pensando em adicionar agora no sábado antes de ir para o cold crash, colocar um airlock pra garantir, uma parte de vinho pra 3 de cerveja... Será q vai atenuar mais ou contaminar ou sei lah oq? Qual seria o momento pra adicionar o vinho?
 
E aih, qual o momento pra adicionar vinho à cerveja pra fazer aquele chopp de vinho q a mulher gosta? To pensando em adicionar agora no sábado antes de ir para o cold crash, colocar um airlock pra garantir, uma parte de vinho pra 3 de cerveja... Será q vai atenuar mais ou contaminar ou sei lah oq? Qual seria o momento pra adicionar o vinho?

Que? Vai colocar vinho na cerveja normal? :pipe:
 
Acho esse assunto de adições bem complexos. Tanto que cerevejas que dão caráter de destaque pra adições de insumos fermentáveis geralmente são de cervejarias bem aprofundadas no assunto (lambics belgas, por exemplo).
O vinho tem alta quantidade de açúcares. Não sei quanto de açúcar fermentável pra levedura cervejeira, pois a levedura de vinho já trabalhou em cima.

Se fosse fazer, eu arriscaria em uma quantidade bem pequena (tipo tirar uns 2 litros de uma leva, provavelmente de uma cerveja mais neutra) e fazer experiência. A chance de ficar uma merda é grande.
 
Acho que o juan está se referindo a uma bebida bem mais simples, um blend de suco com cerveja.
Lembro de há muitos anos ter "chopp de vinho" nos shoppings por aqui. Eu nunca cheguei a tomar, mas era vendido junto com chopps de massa e pelo mesmo preço ou muito semelhante. Como nunca tomei fica mais difícil avaliar, mas pela questão de como é servido e pelo preço eu chuto que era o chopp AMBEV comum misturado (na hora de servir) com suco industrializado de uva do mais barato possível para não encarecer o chopp, já que em muitos lugares o suco natural teria preço próximo de um copo de chopp.

Posso estar falando besteira mas como isso chegou a ter alguma popularidade, outras pessoas do forum devem ter provado esse tipo de bebida e podem dar uma opinião melhor.
 
Cara, sou amigo de um mestre-cervejeiro que na minha opinião é um dos melhores do país e ele brassou uma Saison na qual eloe adicionou mosto de vinho ao msoto de cerveja antes da fermentação.

O resultado até onde eu sei não foi dos melhores. Eu faria testes mas em quantidades pequenas para ir testando e nao arruinar o seu batch inteiro. Quem sabe separar em 3 recipientes diferentes.
 
Uma vez minha esposa tomou. Fiquei curioso e perguntei se era uma mistura de cerveja com vinho e para o meu espanto, este Chopp nada tem de cerveja.
Puro vinho, sem cerveja. O termo "Chopp" se dá ao fato do vinho ser gaseificado e tirado no copo como se fosse um chopp, com colarinho e tudo mais. A aparencia é de Chopp, mas o que se toma realmente é vinho puro... pelo menos o que eu e minha esposa provamos é assim.
 
Eu já experimentei o chope de vinho comercial que tem a venda por ai. Na verdade não tem cerveja nele, ele é parecido um refrigerante de vinho é bem doce. Acho que se pegar um vinho misturar com água, açucar e carbonatar com CO2 vai ficar bem semelhante.
 
Valeu obrigado. Vou fazer em 2 litros da minha Pilsen, e colocar o airlock pra ver no que vai dar, afinal a graça de fazer cerveja em casa é isso, ou tô errado?
 
Eu adicionaria durante a maturação ou na hora de servir, como eu vi o pessoal fazendo em alguns bares de SP.

Abraços,
 
Back
Top