Chopp Brahma

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

robocop89

Well-Known Member
Joined
Aug 15, 2013
Messages
250
Reaction score
21
Pessoal,

A pedidos irei fazer uma tentativa de chopp brahma. Alguem ja fez e poderia compartilhar a receita?
 
Não sei se alguém vai ter uma receita específica do chopp Brahma, mas estou pesquisando uma receita com o mesmo objetivo: uma cerveja caseira leve e que agrade ao público acostumado com chope/Skol/Bohemia.

Minha primeira tentativa vai ser com uma Cream Ale cuja receita é conhecida como Cream Of Three Crops, famosíssima no HBTalk americano.

A receita é simplérrima:

75% de malte pale ou pilsen
15% de milho em flocos
10% de arroz instantâneo
Lúpulo com menos de 10% de A.A aos 60min
Lúpulo com menos de 10% de A.A aos 30min
Safale US-05

Eles usam o Willamete, mas eu devo fazer com o Saaz que já tenho aqui mesmo.

Infusão simples a 66ºC, sem rampas nem nada.

Dizem que esta breja não resiste a uma festa: vai tudo o que você tiver feito.

Abs
 
Queres Brahma, vai na Brahma!!!!
Ou na Antártica, na Skol, na Kayser, na Bohemia ou em qualquer outra "duplamente filtrada".

Use malte base, farelos de arroz e milho, levedura de lager e temperatura de fermentação de lager, Saaz ou um hallertau e muita paciência na fermentação...

Sinceramente, é muito trabalho e muita paciência para fazer uma cerveja sem graça.
 
Concordo e, por mim, não faria nada além de IPA's.

Contudo, para eventos vc precisa agradar diferentes paladares e sem dúvida uma cream ale dessas vai ser bem superior às brahmas da vida.

Abs
 
Discordo do RodrigoTPereira... A alguns anos quando comecei a fazer cerveja em casa eu era muito preconceituoso com as "light lagers" comerciais. Hoje eu olho pro BJCP com seus 23 grupos principais subdivididos numa infinidade de estilos e subestilos dentre eles temos o Light Lager, que enquadram os estilos Light American, Standart American, Premium American, Munich Helles e Durtmunder Export. E a conclusão que eu chego é que essa coisa de falar mal da comerciais especialmente das Standart American Lagers é preconceito nosso, pois estas cervas representam muito bem o esquilo a que se propõem.
Se a gente chama de pilsen e é errado, tudo bem... mas elas são cervejas muito bem feitas.
Quanto a ser muito trabalho e muita paciência, é o mesmo tempo e trabalho que a gente leva pra fazer a tão desejada Bohemiam Pilsener. É questão de escolha e só.

Vai lá jdeiro, Se seu objetivo é agradar a galera manda bala nessa cream ale que apesar de eu achar que um W34/70 deixaria a cerva ainda mais limpa, ainda assim vai ser sucesso.
 
Discordo do RodrigoTPereira... A alguns anos quando comecei a fazer cerveja em casa eu era muito preconceituoso com as "light lagers" comerciais. Hoje eu olho pro BJCP com seus 23 grupos principais subdivididos numa infinidade de estilos e subestilos dentre eles temos o Light Lager, que enquadram os estilos Light American, Standart American, Premium American, Munich Helles e Durtmunder Export. E a conclusão que eu chego é que essa coisa de falar mal da comerciais especialmente das Standart American Lagers é preconceito nosso, pois estas cervas representam muito bem o esquilo a que se propõem.
Se a gente chama de pilsen e é errado, tudo bem... mas elas são cervejas muito bem feitas.
Quanto a ser muito trabalho e muita paciência, é o mesmo tempo e trabalho que a gente leva pra fazer a tão desejada Bohemiam Pilsener. É questão de escolha e só.

Vai lá jdeiro, Se seu objetivo é agradar a galera manda bala nessa cream ale que apesar de eu achar que um W34/70 deixaria a cerva ainda mais limpa, ainda assim vai ser sucesso.

Bem, de certa forma é isso aí mesmo. Os equipamentos duma cervejaria da Ambev são os melhores, as técnicas são as mais avançadas, os mestres-cervejeiro mais experientes e capacitados que a maioria de nós todos juntos, com uma consistência do produto sempre impecável. Com certeza eles fazem o que se propõe, uma pena que o que eles se propõem é uma porcaria. Por uma simples questão financeira. Se essas pilsens tivesse uma fermentação e lagering adequados, teriamos uma cerveja muito melhor. Porque Brahma tem muito diacetil e Budweiser muito acetaldeído e isso é senso comum.

Dessa forma, acho que é possível produzir uma american light lager que caia no gosto do povo e ainda possa ser aceitável por nós mesmos.

Uma brahma deve usar por volta de 50% de adjuntos.
Mas acho que podemos fazer o seguinte:

70% pilsen
30% milho em flocos
(pode tirar uma porcentagem do pilsen e trocar por carapils tambem)

fervura de 90 minutos
Hallertauer Magnum pra poucos IBU aos 60min (lupulo que eles usam)

Fermentação adequada, com uma temperatura adequada, entre 9-10ºC subindo pruns 15 no final
Com um pitching rate adequado. (2 pacotinhos de ferm. lager).
Por pelo menos 3 semanas.
Um lagering vai bem numa lager também. :fro:
 
Quando se utiliza adjuntos como os flocos de milho ou arroz, é necessária uma parada proteica?
Abraço
 
Olha, no HBTalk americano eles falam em infusão simples, sem rampas.

Não testei, contudo.
 
Não, milho e arroz tem pouca proteína. Eram usados justamente por causa disso pelos imigrantes alemães na época de antes da proíbição pra fazer cervejas com a cevada nativa americana de 6fileiras que tem conteúdo proteico maior que a tradicional 2fileiras da europa.
 
Para repassar as impressões:
Fiz uma experiência com Milho, flocos de milho na real, e ficou interessante.

Pilsen (70%), flocos de milho (20%), trigo (5%) e crystal (5%).
Mt.Hood a 60' e a 30'
Us-05 (ferm. a 17°)
OG 1,027
16,5 IBU's

O erro foi usar o Mt.Hood, não ficou nada interessante com o corpo super leve da cerveja. Um aroma picante e herbal nada agradável.

Mas a cerveja ficou com um aspecto muito bonito, límpido (cristal mesmo), dourado. Sabor bem limpo e seco.

Uma cerveja p beber sem compromisso, num churrascão mesmo e tal.
 
Ontem embarrilei uma Brahma Clone.
Porém usei 100% malte pilsen, Saaz aos 60 e 15 minutos.
Rampa aos 55 e 68 até converter.
Fermentada com M84 da Mangrove.

Ficou muito boa, bem seca.
 
falando em flocos de milho que tipo vocês usam ? esses que vendem em supermercado ((( pre- cozido )) mesmo ? não tem rampa diferente para a utilização do milho ?
 
Ontem embarrilei uma Brahma Clone.
Porém usei 100% malte pilsen, Saaz aos 60 e 15 minutos.
Rampa aos 55 e 68 até converter.
Fermentada com M84 da Mangrove.

Ficou muito boa, bem seca.

100% malte pilsen pode ficar legal, mas não é bem brahma clone. Precisa pelo menos uns 40% de milho e alguns off-flavors.

Acho que eles usam somente Magnum pra amargor também.

Abraço
 
Last edited:
100% malte pilsen pode ficar legal, mas não é bem brahma clone. Precisa pelo menos uns 40% de milho e alguns off-flavors.

Acho que eles usam somente Magnum pra amargor também.

Abraço

Exato!
Sem high maltose, corante caramelo e antioxidantes rsrs
O Objetivo era uma cerveja leve para brahmeiros.
 
100% malte pilsen pode ficar legal, mas não é bem brahma clone. Precisa pelo menos uns 40% de milho e alguns off-flavors.

Acho que eles usam somente Magnum pra amargor também.

Abraço

Não tem Magnum aqui não, usam Perle pra aroma (heim???) e Bravo pra amargor (oi???). E Bud usa Perle e Willamette.

Quanto aos offs, Brahma não tem tanto diacetil assim, é feito análise. Não que eu goste pq não gosto, mas diacetil tem a Itaipava. E a Bud tem mesmo problema de acetaldeído as vezes pq seus parametros pedem acetato de etila e é uma fermentação bem chata, se sair um pouquinho, acaba gerando. Mas entre todas as marcas feitas pela Ambev (tirando as crafts), a Bud é a mais bem feita, não saem do fermentador com menos de 21 dias e se qualquer parametro sair fora, o tanque é bloqueado.

Abraço!
 
Não tem Magnum aqui não, usam Perle pra aroma (heim???) e Bravo pra amargor (oi???). E Bud usa Perle e Willamette.

Quanto aos offs, Brahma não tem tanto diacetil assim, é feito análise. Não que eu goste pq não gosto, mas diacetil tem a Itaipava. E a Bud tem mesmo problema de acetaldeído as vezes pq seus parametros pedem acetato de etila e é uma fermentação bem chata, se sair um pouquinho, acaba gerando. Mas entre todas as marcas feitas pela Ambev (tirando as crafts), a Bud é a mais bem feita, não saem do fermentador com menos de 21 dias e se qualquer parametro sair fora, o tanque é bloqueado.

Abraço!
Legal essa informação sobre os lúpulos da Brahma. Ela me aparenta ter mais amargor que aroma, deve usar mais o Bravo que o Perle na fervura, correto?
 
Não sei se alguém vai ter uma receita específica do chopp Brahma, mas estou pesquisando uma receita com o mesmo objetivo: uma cerveja caseira leve e que agrade ao público acostumado com chope/Skol/Bohemia.

Minha primeira tentativa vai ser com uma Cream Ale cuja receita é conhecida como Cream Of Three Crops, famosíssima no HBTalk americano.

A receita é simplérrima:

75% de malte pale ou pilsen
15% de milho em flocos
10% de arroz instantâneo
Lúpulo com menos de 10% de A.A aos 60min
Lúpulo com menos de 10% de A.A aos 30min
Safale US-05

Eles usam o Willamete, mas eu devo fazer com o Saaz que já tenho aqui mesmo.

Infusão simples a 66ºC, sem rampas nem nada.

Dizem que esta breja não resiste a uma festa: vai tudo o que você tiver feito.

Abs
O arroz instantâneo seria adicionado em qual momento da mostura?
 
Acho que se quer fazer uma cerveja de alta drinkability e quer manter um orgulho, faça uma Kölsh, é ótimo o estilo, tem história, elegância, prestígio, é Ale, e agrada qualquer um.
 
Eu tenho aqui malte pilsen e munique (agraria), um pouco de grits de milho e os lupulos H. Magnum e Mt Hood. Será que essa combinação resulta numa Cream Ale estilo Brahma?
 
Caraca... uma cerveja aguada, fedida, que se esquentar no copo tem que jogar fora porque ninguém consegue beber, cheia de químicos para tirar os off flavors, e a galera ainda quer fazer uma igual...
 
Acho que o pessoal quer apenas fazer uma cerveja leve apta para ocasiões de alto volume de consumo, normalmente no calor e um turma.
Provavelmente a marca citada seja apenas uma referência.

Neste contexto, como já dito em outros tópicos similares.

80% Pilsen
20% Adjunto (milho ou arroz - mais neutro ainda)
Mash que privilegie a alta fermentabilidade
10 a 14 IBUs de um lupulo neutro (qq coisa picante aqui vai se destacar bastante)
Levedura lager neutra (na linha da w-34/70)
Fermentação lager bem feita (fria, longa, bem oxigenada, com bom pitch rate).

Não tem como ficar ruim. Aliás, "bom" ou "ruim" é subjetivo. E acho que sempre tem espaço para o que encaixa bem na ocasião.

Abs
 
Acho que o pessoal quer apenas fazer uma cerveja leve apta para ocasiões de alto volume de consumo, normalmente no calor e um turma.
Provavelmente a marca citada seja apenas uma referência.

Sem dúvida!

Cream Ale, Kolsh, Helles, Pilsen, Oktoberfest, Summer Ale.... Tem uma grande variedade de cerveja leve e de baixo teor alcoólico que agrada muita gente. E de quebra ainda divulga os estilos da cerveja artesanal.
 
Sim Antonio.
E é possível fazer American Light Lager, American Lager, International Pale Lager de forma artesanal também...

E eu sou meio "pé atrás" com esse excesso de divulgação. O que não falta é gente fazendo estilo incomum de forma bizarra no Youtube.... e se gabando do "artesanal".
 
Sim Antonio.
E é possível fazer American Light Lager, American Lager, International Pale Lager de forma artesanal também...

E eu sou meio "pé atrás" com esse excesso de divulgação. O que não falta é gente fazendo estilo incomum de forma bizarra no Youtube.... e se gabando do "artesanal".

Verdade.

Virou meio uma praga isso. Receita com fermento de pão, farinha de trigo, fermentando dentro do armário.... Só queima o filme da cerveja artesanal...
 
Verdade.

Virou meio uma praga isso. Receita com fermento de pão, farinha de trigo, fermentando dentro do armário.... Só queima o filme da cerveja artesanal...

Exatamente!
E pro pai , o filho é sempre lindo...kkkk ("essa ficou uma delícia!!!")...
Abs
 
Eu tenho aqui malte pilsen e munique (agraria), um pouco de grits de milho e os lupulos H. Magnum e Mt Hood. Será que essa combinação resulta numa Cream Ale estilo Brahma?
Sim, use 90% malte pilsen, 5% Munich e 5% milho, mash de 65 a 68°, IBU fique na faixa de 15. fermenta por 7 dias a 16° e 7 dias abaixo de 5°. Vai ficar neutra, mas será uma cerveja para beber de litros.
 
Back
Top