• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Chopeira Residencial: qual comprar?

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

alanwiggers

Member
Afiliado
28/8/20
Mensagens
9
Localização
SC
Chopeira Residencial: qual comprar?

Fala pessoal.

Gostaria de ajuda em um projeto que pretendo fazer: colocar uma chopeira duas vias no balcão da sacada, usando torre naja sobre o balcão.

Meu espaço dá para receber mais uns 4 ou 5 casais, e, em geral terá de 6 a 12 pessoas, no máximo. Como regra a sacada vai ser aquele local pra receber outros 2, 3 ou 4 casais. Assim, meu consumo será ocasional e vai variar de uns 8 a 15 litros de chopp, no máximo. Dessa forma, independente da configuração, seja 2 barris de 10, 2 barris de 15, um de 10 e um de 20, enfim, sempre vai sobrar cerveja/chopp de uma confraternização até a outra.

Sabemos que é perecível em curto tempo na temperatura ambiente, então me parece que eu precise de um sistema que mantenha os barris refrigerados.

Surgiu a ideia de fazer um kegerator abaixo do balcão, pois vi que funciona bem, é barato, e o barril pode ser consumido durante um período bem maior, mas ao mesmo tempo tem a gabiarra para manter a naja refrigerada (quero evitar sistemas com muita gambiarra).

Bom, diante disso, pensei em comprar uma chopeira naja elétrica residencial e colocar um frigobar usado que tenho ao lado dela embaixo do balcão, deixando os barris sempre refrigerados. Assim, em tese a validade aumenta e as sobras de uma confraternização podem continuar sendo usadas.

Mas, ao mesmo tempo, olhando alguns sites, vi que também existe (Gel chopp) um balcão refrigerado. Não sei bem como funciona, mas parece ser a versão pronta disso que mencionei no parágrafo anterior. Só não sei o custo (ainda vou orçar!)

Considerando essa proposta de uso, o que recomendam? Há algum fabricante de chopeira elétrica naja com melhor custo benefício (como viram, meu uso não é tão grande, e são meio caras essas chopeiras)? O balcão refrigerado seria melhor?
 

renatorocha

Active Member
Afiliado
8/3/14
Mensagens
40
Localização
Sao Paulo
As possibilidades de configuracoes sao amplas. Pode-se utilizar um keggerator (frigobar 120L) para gelar os barris e uma choppeira a gelo sobre o mesmo (>900, no ML ou OLX), pode-se utilizar uma choppeira de expansao direta (>1.8k OLX / uma torneira), pode-se utilizar um balcao refrigerado 2 portas (>1k na OLX) ou comprar um Keggerator comercial (>5k), ou pode-se construir um, apartir de um frigobar ou cervejeira. Estou construindo um aparti de uma cervejeira GELOPAR 120 (1K no ML), efetuei a PoC e funcionou perfeitamente, porem esta parado desde entao, comprando as "pecas" aos poucos para a implementacao.
 
Topo