Chopeira para postmix de 19L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guenther

Administrador
Joined
Apr 23, 2013
Messages
3,826
Reaction score
3,382
Essa chopeira eu fiz pra ser bem versátil, pois eu posso colocar tanto um postmix inteiro pra dentro, com gelo, e também posso colocar uma serpentina de Inox dentro e transformá-la numa MEGA chopeira que suportaria vários litros/hora.

Não tenho fotos desde o início da montagem, mas basicamente peguei comprei um lixo grande que achei bonito, e consegui um balde plástico de diâmetro menor.

O que eu fiz foi preencher as paredes com espuma de poliuretano e depois enfiar o balde pra dentro, preenchendo a parte restante da altura do balde com espuma também. Depois de seco, foi só cortar com um estilete o excesso.

20121016_205724.jpg


20121016_205731.jpg


20121016_205744.jpg


20121016_210658.jpg


20121016_210708.jpg


20121016_210803.jpg


20121016_211416.jpg


20121016_211058.jpg
 
Muito legal, ficou profissional. Imaginei que fosse difícil encontrar caixa térmica pra abrigar um post de 19. A idéia de fazer a caixa foi muito boa. Parabéns!
 
Nossa, que doideira! Muito bacana.
Esse tópico aqui provavelmente vai ser meu mais acessado.
 
Guenter, tu colocaste o balde e então foi preenchendo com o poliuretano?
 
Guenter, tu colocaste o balde e então foi preenchendo com o poliuretano?

Coloquei espuma no fundo todo, e então meti o balde. Depois de posicioná-lo, fui preenchendo as bordas até em cima.
 
vc tem a marca dessa licheira q comprou? achei a idéia interessante.

Pior que não consegui achar a marca dela, devia estar numa etiqueta que caiu, mas tem pra vender no Zaffari/Bourbon aqui em Porto Alegre.
 
Novas definições para "Lixo Beer"
hahaha

Bebi uma KGB (eu acho) no encontro aberto de São Leopoldo nessa chopeira aí.
Tirei uma porrada de fotos na época pra fazer uma parecida, hehehe
 
Guenther, você vai fazer um furo para passar a mangueira de gás? Ou vai inserir gás, usar, inserir mais quando a pressão diminuir, usar, etc......

abs
 
Nessa semana construí a minha, baseado neste projeto. Mudei apenas uma coisa: não achei lixeira de inox (as que achei estavam muito caras), e fiz com uma bombona de alimentos, acho que de 50, 60L. Como o diferencial é o isolamento térmico, não fez dierença (a não ser para o visual, com o qual não estava muito preocupado hehe).

O resultado foi excelente. Coloquei o postmix já gelado, e o gelo manteve durante o dia inteiro. Coloquei as 12h e, às 22, ainda tinha gelo + água, e o exterior do balde não estava frio, comprovando o isolamento. Ficou sensacional!

Quem estiver a fim vai sem medo, agora com duas opções, inox e plástico hehehe.

abs
 

Attachments

  • IMAG0407.jpg
    IMAG0407.jpg
    63.8 KB · Views: 1,452
  • IMAG0411.jpg
    IMAG0411.jpg
    37.4 KB · Views: 1,349
  • IMAG0419.jpg
    IMAG0419.jpg
    62.1 KB · Views: 1,408
  • IMAG0436.jpg
    IMAG0436.jpg
    59.9 KB · Views: 1,550
  • IMAG0438.jpg
    IMAG0438.jpg
    64.9 KB · Views: 1,731
Gustavo,

Parabéns pela sua chopeira.


Poderia me dizer que isolamento usou?
 
Cara usei poliuretano, conhecido como espuma expansível. É um tubo de spray que, de dentro, sai um chantilly (não coma). Essa gosma vai expandindo e endurecendo, e, ao final, fica igual uma espuma dura, como nas fotos.
 
Detalhe... aquela minha lixeira não é Inox... hehehe... é plástico cor prata brilhante.

Mas confesso que quando fui comprar, olhei de longe, e achei que era Inox também.

Abraço!
 
Sera que para barril keg de 50 litros ficaria bom esse sistema de coloca-lo dentro de um recipiente com gelo ou chopeira com serpentina é a melhor solução?
 
Sera que para barril keg de 50 litros ficaria bom esse sistema de coloca-lo dentro de um recipiente com gelo ou chopeira com serpentina é a melhor solução?
Se o barril já estiver gelado e tu conseguires um recipiente grande o suficiente para o barril, e com isolamento térmico... sem problemas.. vai conservar legal.

Se o barril está quente... aí tanto faz se for barril ou post-mix... tem que usar chopeira normal.

Abraço!
 
Gunther,

Você é um gênio, se me permite o elogio. Tou aprendendo muito aki neste FORUM...e esses dias tava pensando justamento em algo assim, pois tinha me enamorado na choperia da HEINEKEN..(tou fora)...Só preciso agora comprar e aprender a fazer embarilamento e carbonatação forçada...rs rs rs...O velhinho aki vai qter que voltar a estudar muito...rs
Abçs
PEDROSA
 
a ideia é mt maneira, mas nao seria mais prático ( e garantia de temperatura) se fizesse o chiller dentro, e deixar o barril fora?
 
Não... pois acaba sendo muito mais eficiente aproveitar um barril que já está gelado. Muitas vezes eu simplesmente tiro um post-mix da câmara fria, coloco dentro dela, levo pra algum lugar, e sirvo direto durante horas.. sem gelo, sem nada... pois o barril já está gelado. Acaba sendo bem melhor que chopeira.

Abraço!
 
Gunther,

Você é um gênio, se me permite o elogio. Tou aprendendo muito aki neste FORUM...e esses dias tava pensando justamento em algo assim, pois tinha me enamorado na choperia da HEINEKEN..(tou fora)...Só preciso agora comprar e aprender a fazer embarilamento e carbonatação forçada...rs rs rs...O velhinho aki vai qter que voltar a estudar muito...rs
Abçs
PEDROSA
Luiz... obrigado. :)

Mas não sou gênio nada... acho que eu só acabo colocando em prática minhas idéias com mais freqüência que a maioria. Muita gente tem idéia legal.. mas não tem espaço, ou as ferramentas, ou a habilidade manual pra fazer..... e isso tudo eu tenho, ou seja.... facilita muito.

Abraço!
 
Guenther, vc conseguiu descobrir a marca da sua lado lixeira?
 
Desenterrando o tópico quase 2 anos depois. Finalmente vou conseguir produzir a minha bombona-beer comprada por 70,00 por aqui. Só gostaria de tirar algumas dúvidas com os feras que já fizeram esse projeto.

A diferença é que eu tinha um tubo de 30cm de pvc guardado, sobra de uma base que fiz para o meu antigo fermentador cônico. Ficou ligeiramente mais largo que o balde mas ainda vai garantir um excelente espaço para a aplicação da espuma. O bom é que vai caber uns "gelos-gel" da Coleman que tenho, além das pedras de gelo.

Eu havia comprado 1 metro do tubo 300mm (a 61,00) e usado a metade. Ficou mais alta que um balde mas uns 10cm abaixo da borda da bombona. Criei um fundo com uma forma de pizza de alumínio que estava à toa aqui que encaixou perfeitamente. Ficou bem justa e ainda vou garantir a vedação colando o alumínio no pvc e passando uma boa quantidade de silicone por dentro.

@Guenther e @gustavoalmeita, entendi que vocês injetaram a espuma no fundo e posicionaram o balde. Depois, imediatamente seguiram injetando a espuma até a altura da borda do balde? Injetaram de uma vez só ou foi necessário alguma pausa para esperar a espuma expandir, e depois seguir até a borda?

E espero que os dois tubos que tenho, um de 500ml mais outro de 750ml, deem conta do recado. Assim que aprontar o projeto, posto mais fotos.
Desde já, valeu pelo tópico (Y)

3en9sU5.jpg

mLuirIn.jpg
 
fala @Machado. eu injetei no fundo, esperei um pouco e já pus o balde dentro. Mas deveria ter esperado. Essa espuma é f... de potente: fez uma "barriga" tanto na parte de baixo da bombona azul(pra fora) quanto empurrou o fundo do balde para cima. Então, sugiro aplicar no fundo, esperar um pouco, por o balde dentro e ESPERAR BASTANTE para que ela possa se expandir pelos lados do balde. Nessa hora seria bom "travar" o balde de algum jeito, senão a espuma vai empurrar ele pra cima.
Depois de seco/expandido, vai fazendo as camadas superiores. Sugiro também: põe uma camada, espera bem, ela sempre expande mais do que se espera.
Usei mais de 3 tubos mas, como falei, usei errado. Se esperar expandir com paciência dois tubos dão tranquilamente. Abs
 
Compartilho a minha frustracao tbm hahaha
Aconteceu a mesma coisa comigo @gustavoalmeida, expandiu pra baixo, deixando o "cooler" meio bambo, e expandiu pra cima, fazendo com que o post fique no limite do balde, impedindo de usar a tampa que eu tinha planejado... Da mesma forma, tambem usei tres tubos, e sinto que se tivesse feito pacientemente, dois dariam conta
E sei que costuma ser de conhecimento geral, mas e sempre bom lembrar: NUNCA pegue nessa espuma com os dedos, fiquei mais de uma semana com a mao e unhas sujas dela... Se cair em algum lugar, espere secar e tire mecanicamente!
 
Guenther, com torneira italiana não precisa ter uma linha de líquido muito grande pra não espumar muito?
 
Ai Pessoal, parabéns pelas invenções!!!
Ja estava arquitetando a minha com essas bombas de azeitona e espuma..., agora ficou mais difícil de errar com as dicas de vocês!
Só uma dúvida: vocês ñ fizeram entrada pro CO2, ou fizeram depois? Ñ precisa estar acoplado ao cilindro de CO2 pra servir?

Ein Prosit!!!
 
"Ai Pessoal, parabéns pelas invenções!!!
Ja estava arquitetando a minha com essas bombas de azeitona e espuma..., agora ficou mais difícil de errar com as dicas de vocês!
Só uma dúvida: vocês ñ fizeram entrada pro CO2, ou fizeram depois? Ñ precisa estar acoplado ao cilindro de CO2 pra servir?"


Pois é, to querendo fazer a minha aqui tambem e estou com a mesma dúvida!
Alguem sabe como fazer?
 
Então Ricardo..,
Eu vou furar do outro lado (180º) e instalar um "prensa cabo" de 1/2" ..., desses que compra em loja de material elétrico..., e passar a mangueira de co2 de 1/4 que da certo no meu regulador... Acho que vai ficar bom, pois o mesmo tem vedantes e prende bem a mangueira, sem possibilidade de vazamemto de água( se for colocar gelo) ou entrada de ar quente de fora...
Abraço
 
Pessoal, ainda não furei a minha mas já pensava num prensa cabo como o amigo acima, por sinal já foi comprado, para passar a mangueira do Co2 e/ou própria cerveja. Explicando. Tenho uma ideia de mandar fazer uma serpentina bem dimensionada pro tamanho da minha bombona pra poder usá-la também como uma chopeira à gelo e alternar, quando não tiver como gelar o keg antecipadamente. Ficaria um produto 2x1.
 
Boa idéia!
Na verdade o prensa cabo é de 1/2". A mangueira é que é 1/4...
 
Galera das chopeiras para postmix, como vocês fazem para que o PM não boie conforme for esvaziando?
Abraços!
 
Back
Top