Chopeira com Torre Naja Congelada utilizando Frigobar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

RGiardini

Member
Joined
Oct 7, 2018
Messages
6
Reaction score
14
Location
Belo Horizonte
Procurei por vários sites nacionais e internacionais em busca de um sistema que utilizasse um frigobar como kegerator, mas que também utilizasse uma torre naja e que essa ficasse congelada.

Não consegui nenhum projeto que utilizasse dessa forma o sistema de congelamento da torre naja. Então resolvi montar o meu projeto.

Utilizei o frigobar como kegerator (esse todo mundo conhece!), e para que a linha de saída não esquentasse instalei uma torre naja de duas vias e montei um sistema para resfriamento da torre.

Para o sistema de resfriamento da torre usei motor de geladeira e condensador, além de comprar tubos de cobre para fazer a evaporadora.

Ficou bem legal o resultado final. Espero que gostem.

Obs: nessas fotos só falta a porta do armário que estão sendo feitas.
20181023_195339.jpg
20181023_195334.jpg
20181023_195315.jpg
20181023_115109.jpg
20181023_104341.jpg
20181022_140710.jpg
 
parabens pelo seu projeto com certeza ficou top de mais.
queria saber so se voce pode compartilhar ai o projeto pq eu quero montar um parecido com o seu.
Nao intendi muito bem ali a caixa termica, oque voce montou ali dentro?
 
Parabéns, ficou muito bom!
Só uma pergunta: A porta vai ser tipo veneziana ou totalmente fechada? Pergunto pois o frigobar e o sistema de resfriamento da torre irão gerar calor dentro do "armário" e talvez fosse legal alguma forma de esse calor sair.
Mais uma vez PARABÉNS
 
Parabéns, ficou muito bom!
Só uma pergunta: A porta vai ser tipo veneziana ou totalmente fechada? Pergunto pois o frigobar e o sistema de resfriamento da torre irão gerar calor dentro do "armário" e talvez fosse legal alguma forma de esse calor sair.
Mais uma vez PARABÉNS

A porta já foi feita. Ela é de madeira e tem duas grades na frente para sair o calor.
 

Attachments

  • 20181102_115629.jpg
    20181102_115629.jpg
    90.4 KB · Views: 360
parabens pelo seu projeto com certeza ficou top de mais.
queria saber so se voce pode compartilhar ai o projeto pq eu quero montar um parecido com o seu.
Nao intendi muito bem ali a caixa termica, oque voce montou ali dentro?

Dentro da Caixa térmica está a tubulação do evaporador que quando ligada ela resfria o líquido dentro da caixa. Na caixa tem água com propileno glicol.
Só para ter uma idéia olha a foto que fiz antes de fechar a caixa. Essa foto foi tirada antes de arrumar a tubulação e com apenas 1 minuto de ligada e já congela. Com 5 minutos toda a linha fica congelada, mas sem chegar no compressor.
 

Attachments

  • 20181010_172532.jpg
    20181010_172532.jpg
    115.3 KB · Views: 543
Dentro da Caixa térmica está a tubulação do evaporador que quando ligada ela resfria o líquido dentro da caixa. Na caixa tem água com propileno glicol.
Só para ter uma idéia olha a foto que fiz antes de fechar a caixa. Essa foto foi tirada antes de arrumar a tubulação e com apenas 1 minuto de ligada e já congela. Com 5 minutos toda a linha fica congelada, mas sem chegar no compressor.
Intendi, a tubulacao agora dentro da caixa, ela gela o glicou dentro da caixa, e o glicol sobre pra torre? ou e a tubulacao que sobe e gela a torre?
quero montar um esquema assim mais para aquelas torres que vende no ali express de 2 torneiras mais redondas, sera que consigo?
 
Procurei por vários sites nacionais e internacionais em busca de um sistema que utilizasse um frigobar como kegerator, mas que também utilizasse uma torre naja e que essa ficasse congelada.

Não consegui nenhum projeto que utilizasse dessa forma o sistema de congelamento da torre naja. Então resolvi montar o meu projeto.

Utilizei o frigobar como kegerator (esse todo mundo conhece!), e para que a linha de saída não esquentasse instalei uma torre naja de duas vias e montei um sistema para resfriamento da torre.

Para o sistema de resfriamento da torre usei motor de geladeira e condensador, além de comprar tubos de cobre para fazer a evaporadora.

Ficou bem legal o resultado final. Espero que gostem.

Obs: nessas fotos só falta a porta do armário que estão sendo feitas.View attachment 121153 View attachment 121152 View attachment 121151 View attachment 121149 View attachment 121148 View attachment 121147
Quantos Hp? E tu seta a temperatura da caixa pra ficar em quantos graus?
Ficou top, falta só a pingadeira com o borrifador de copo. ;)
 
Intendi, a tubulacao agora dentro da caixa, ela gela o glicou dentro da caixa, e o glicol sobre pra torre? ou e a tubulacao que sobe e gela a torre?
quero montar um esquema assim mais para aquelas torres que vende no ali express de 2 torneiras mais redondas, sera que consigo?
Bom dia. A tubulação não sobe para a torre. Dentro da Caixa tem uma bomba dessas de aquário que capta o glicol gelado e manda para a torre. Com isso a torre se mantém sempre gelada.
Acredito que conseguirá montar esse sistema com uma torre de kegerator redonda que tenha entrada para resfriamento. Lembro que vi uma.no mercado livre bem barata, na faixa de 500 reais.
 
Quantos Hp? E tu seta a temperatura da caixa pra ficar em quantos graus?
Ficou top, falta só a pingadeira com o borrifador de copo. ;)
Estou usando motor de 1/4 HP. Deixo regulado para 3 graus negativos . Funciona super bem.
Não coloquei a bandeja com gela copos porque ela é bem cara aqui no Brasil. Estou pensando em comprar lá fora e trazer.
Valeu!
 
Prezado,

Parabéns pelo projeto, ficou top mesmo!

Estou montando um sistema parecido, porém a minha torre ela tem isolamento nos tubos que sobem para a torre, precisa mudar a torre naja para ela congelar? Ouvi dizer que tem que cortar os tubos de glicol e vedar a base para ele ficar dentro da naja e não dentro dos tubos, é verdade isso?
 
Que projeto top, parabens!!

@thiagodifoiz a diferença para o projeto do link que você compartilhou é que ele só tem um freezer para resfriar a cerveja e o glicol. Assim ele sacrifica o resfriamento da naja pq se não congelaria a cerveja. Já nesse projeto do @RGiardini ele tem um sistema de resfriamento só para gelar a naja.. é chique e top!!! Mais car com certeza, mas muito maneiro!
Ficou show o projeto, no fórum tem um cara que fez com um freezer horizontal, mesmo sistema de torre naja, o método que ele utilizou para gelar a torre foi usar um balde com glicol e uma bomba de aquário que faz a circulação. Segue o link pra agregar o conteúdo:
https://www.homebrewtalk.com.br/threads/kegerator-naja-com-freezer-horizontal.403628/
 
eu fiz um projeto parecido, mas tenho um problema para congelar, a minha torre começa a congelar com uma temperatura de -7, -8 ... o problema é q com essa temperatura as vezes congela o chopp dentro da torre.
A temperatura que está passando pela sua naja é só -3 ?
 
Last edited:
Prezado,

Parabéns pelo projeto, ficou top mesmo!

Estou montando um sistema parecido, porém a minha torre ela tem isolamento nos tubos que sobem para a torre, precisa mudar a torre naja para ela congelar? Ouvi dizer que tem que cortar os tubos de glicol e vedar a base para ele ficar dentro da naja e não dentro dos tubos, é verdade isso?

Isso mesmo, tive que fazer o mesmo na minha, essas que vem da china são assim, mas é simples corrigir, nada que silicone e Durepoxi liquido não resolvam
 

Attachments

  • 4lf720c9pa3e-2.png
    4lf720c9pa3e-2.png
    105.5 KB · Views: 205
Desculpem reviver esse tópico. Mas estou procurando alguma orientação e foi mencionado aqui.
Tenho uma torre “naja” duas vias, semelhante as do tópico. Não consigo fazer ela congelar ou ao menos suar... estou desconfiado que seja devido ao encanamento interno dela.
Foi mencionado que as torneiras da China tem que fazer adaptacoes para funcionar, como, cortar as vias da circulação do glicol...
A minha torneira é chinesa. Como seria essa adaptação?
Já troquei a bomba pensando que a bomba era ineficiente, mas não mudou nada
Obrigado
 
Desculpem reviver esse tópico. Mas estou procurando alguma orientação e foi mencionado aqui.
Tenho uma torre “naja” duas vias, semelhante as do tópico. Não consigo fazer ela congelar ou ao menos suar... estou desconfiado que seja devido ao encanamento interno dela.
Foi mencionado que as torneiras da China tem que fazer adaptacoes para funcionar, como, cortar as vias da circulação do glicol...
A minha torneira é chinesa. Como seria essa adaptação?
Já troquei a bomba pensando que a bomba era ineficiente, mas não mudou nada
Obrigado
Amigo
 
Amigo, só puxar a parte que recircula que ela sai, é uma tubulação única dobrada.

Você deve retirar e deixar fazer a adaptação necessário.

Deixe um tubo menor de entrada e um maior que vai até o topo interno da torre para saída. Depois sele o fundo da naja para a água recirculated dentro.
 
Fala amigo. Em primeiro lugar parabéns pelo projeto e grato por compartilhar conosco. Fiz algo parecido, porém não vou utilizar o freezer. Estou utilizando um projeto q vi na internet TB onde um motor compressor de 1/3 vai gelar uma caixa com 20 litros de glicol. Mas a torre minha não está formando o gelo em volta. Vc sabe me dizer se existe diferença entre torres? Comprei a minha no Brasil e falei com o fabricante q disse q os técnicos fazem passar gás refrigerante por dentro dela pra congelar. Mas no seu projeto quem congela ela é o glicol, certo? Ou no seu caso está usando álcool, né.
 
Olá, boa tarde! Entrei a pouco no grupo para buscar informações de como montar uma torre naja que congele também e essa idéia é bem bacana.
Uma dúvida: Demora muito tempo para congelar a torre?....vc colocou ou controlador de temperatura na torre ou dentro da caixa?
Última pergunta: não fica pingando água da torre na bancada?

Penso em montar uma igual......já vou desmontar uma geladeira velha e guardar o motor...
 
Fala amigo. Em primeiro lugar parabéns pelo projeto e grato por compartilhar conosco. Fiz algo parecido, porém não vou utilizar o freezer. Estou utilizando um projeto q vi na internet TB onde um motor compressor de 1/3 vai gelar uma caixa com 20 litros de glicol. Mas a torre minha não está formando o gelo em volta. Vc sabe me dizer se existe diferença entre torres? Comprei a minha no Brasil e falei com o fabricante q disse q os técnicos fazem passar gás refrigerante por dentro dela pra congelar. Mas no seu projeto quem congela ela é o glicol, certo? Ou no seu caso está usando álcool, né.
Olá amigo, boa tarde! tb estou pesquisando para montar uma......se puder compartilhar algumas fotos do seu projeto e experiência eu agradeço.....
 
Eu fiz essa adaptação na minha naja... Cortei o cano para o glicol ficar dentro da torre e não dentro do cano.... só que na região onde a torneira é enroscada fica vazando glicol... Alguém passou por isso? alguma dica?
 
Eu fiz essa adaptação na minha naja... Cortei o cano para o glicol ficar dentro da torre e não dentro do cano.... só que na região onde a torneira é enroscada fica vazando glicol... Alguém passou por isso? alguma dica?
Olá amigo, bom, vou instalar a minha ainda esse mês, e com seu questionamento fiquei tentando achar uma resposta. Mas antes me veio a mente, você chegou a colocar borracha de vedação na torneira? Porque minha torre naja veio com todas as borrachas de vedação das torneiras.

Talvez passar um veda rosca resolva, ou não?
 
muito bom!! tenho uma naja em cima do frigobar, estou utilizando uma jarra de inox com mistura de agua e alcool mas o maximo que consigo é uma suadinha depois de umas 4 horas. Infelizmente moro em AP e nao tenho espaço para fazer um banco de glicol.

Amigo, vc utiliza qual tipo de bomba para bombear a mistura para dentro da naja?
 
Sou novo aqui, e estou fazendo um kegerator no frigobar e quero colocar a naja mas ela é suada e quero fazer a adaptação para inundada, alguém teria uma passo a passo de como posso fazer isso ? Ate tenho uma ideia, mas que material usar pra selar bem, se alguém puder me dar uma luz agradeço!
 
Procurei por vários sites nacionais e internacionais em busca de um sistema que utilizasse um frigobar como kegerator, mas que também utilizasse uma torre naja e que essa ficasse congelada.

Não consegui nenhum projeto que utilizasse dessa forma o sistema de congelamento da torre naja. Então resolvi montar o meu projeto.

Utilizei o frigobar como kegerator (esse todo mundo conhece!), e para que a linha de saída não esquentasse instalei uma torre naja de duas vias e montei um sistema para resfriamento da torre.

Para o sistema de resfriamento da torre usei motor de geladeira e condensador, além de comprar tubos de cobre para fazer a evaporadora.

Ficou bem legal o resultado final. Espero que gostem.

Obs: nessas fotos só falta a porta do armário que estão sendo feitas.View attachment 121153 View attachment 121152 View attachment 121151 View attachment 121149 View attachment 121148 View attachment 121147
Amigo, que bomba vc esta utlizando??
 
Mano, demorou mas entendi o que a rapaziada fez. Eu comprei uma torre com recirculação achando que era inundada. Nesse vídeo dá pra ver a diferença:
 
Pra adaptar pessoal cortou o cano, deixando a entrada embaixo e lá em cima a saída, criando uma circulação. Povo ninja, vou tentar fazer!!! Kkkk
 
Eu fiz essa adaptação e deu certinho, coloquei no frigobar e consegui o efeito congelado estou muito feliz com o resultado!
 
Alberto, como vc vedou a base? Tem uma passo a passo aí?? Rs

Japa não tenho uma foto passo a passo, mas tem umas que tirei que vc pode dar uma olhada!
1636717277528.jpg
Primeiro fiz uma camada grossa de silicone, mas não fui suficiente! dai tive de usar Poxipol!
1636717277325.jpg



Resultado Final ficou assim!

1636717277437.jpg
1636717277302.jpg


Não tenho nenhuma foto boa dela congelada!
1636718297336.jpg
 
Japa não tenho uma foto passo a passo, mas tem umas que tirei que vc pode dar uma olhada!
View attachment 127601 Primeiro fiz uma camada grossa de silicone, mas não fui suficiente! dai tive de usar Poxipol! View attachment 127602


Resultado Final ficou assim!

View attachment 127603View attachment 127604

Não tenho nenhuma foto boa dela congelada!
View attachment 127605
Ficou muito bacana!! Parabéns!!
Valeu pelas dicas! Vou atrás de silicone e poxipol
 
Fiz esse mesmo procedimento na minha, como trabalho na industria consegui tornear um tampao embaixo e fiz os furos para os tubos
Tem um pessoal aqui que nao consegue congelar a torre e estao testando varios liquidos mas acredito problema seja a torre porque a minha so agua e alcool mesmo congela super bem
 

Attachments

  • 3F0138AA-7B81-4372-93EF-F8D37AF78354.jpeg
    3F0138AA-7B81-4372-93EF-F8D37AF78354.jpeg
    32.1 KB · Views: 54
Eu acredito que o problema esteja no volume do banco de glicol, eu estou usando uma bacia mesmo com 5l de fluido de radiador dentro da congeladora do frigobar e deu certinho! Sem muito mistério.
 
Back
Top