Chips de Carvalho

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LuisOtavio

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
93
Reaction score
43
Pessoal,
alguém tem experiência com uso de chips de carvalho?

Comprei o chips de carvalho francês tostado forte da WE e queira usar numa Brown Ale. Como usei só lúpulo de amargor pra destacar o Maris Otter e o special W na receita, pensei em dar um toque de carvalho também, mas tô na dúvida do poder desse chips.

Alguém já usou?
Em que quantidade?
Acho muito forte?

Grande abraço,
Luís
 
Eu já usei... mas foi do não tostado, dei uma tostada no forno em casa já pra sanitizar...

o que posso dizer é que não subestime ele, o chip dá um resultado bem rápido e libera bastante gosto, então cuidado pra não exagerar!

sobre quantidades eu não lembro, talvez alguem ai possa te dizer melhor...

boa sorte!
 
A quantidade tem no próprio pacotinho.

Eu andei usando o Francês durante a fermentação secundária pro 2 semanas, e ficou forte demais. Quando usar novamente, será no máximo 1 semana.

Abraço,
 
utilizei algumas vezes (tostado e não tostado, americano e francês) para maturações longas, sempre em cervejas potentes. como faço: deixo o chip de carvalho embebido em algum destilado por uns três dias e adiciono na maturação.

fiz uma saison (7% abv) e adicionei, em 19L de cerveja, 15g de carvalho embebido em cachaça de minas. ficou na maturação por 45 dias. o resultado foi ótimo.

na mesma época fiz uma imperial stout, com 8,5% de abv e 70 ibus, 15g de carvalho embebido em Bourbon. ficou no secundário por 60 dias. a breja ficou impressionante.

agora, estou com uma barley wine (12% abv), são 5 litros maturando com 5g de carvalho tostado embebido em whisky single malt há mais de 5 meses. não tenho ideia de como vai ficar.
 
utilizei algumas vezes (tostado e não tostado, americano e francês) para maturações longas, sempre em cervejas potentes. como faço: deixo o chip de carvalho embebido em algum destilado por uns três dias e adiciono na maturação.

fiz uma saison (7% abv) e adicionei, em 19L de cerveja, 15g de carvalho embebido em cachaça de minas. ficou na maturação por 45 dias. o resultado foi ótimo.

na mesma época fiz uma imperial stout, com 8,5% de abv e 70 ibus, 15g de carvalho embebido em Bourbon. ficou no secundário por 60 dias. a breja ficou impressionante.

agora, estou com uma barley wine (12% abv), são 5 litros maturando com 5g de carvalho tostado embebido em whisky single malt há mais de 5 meses. não tenho ideia de como vai ficar.


vc coloca o chip em um destilado e depois retira o chip e insere no balde de maturação? Ou adiciona no balde de maturação o líquido obtido?
 
David, blz?
depende. quando adicionei no maturador (20L) coloquei os chips em um copo com o whisky/pinga, filtrei o destilado e joguei só o carvalho no balde.

quando fiz em pequena escala (5L), já coloquei os chips direto no maturador, com bem menos destilado (mas cuidando para deixar a madeira sempre em contato com a bebida).

não sei se minha técnica é a mais adequada, mas, para mim, tem dado bons resultados. já vi que algumas pessoas recomendam colocar o carvalho, inclusive, no fermentador primário... pelo visto, não há certo ou errado...
 
Galera,
valeu a todos por reportarem suas experiências.
Nessa primeira vez, vou seguir as dicas do Felipe, mas antes, vou tentar fazer uma infusão em água quente, só pra ter uma ideia do poder "total" do chips.
Grande abraço,
Luís
 
Fiz o uso numa Stout e aconteceu o mesmo que o Gunther, ficou muito forte o sabor! Já na segunda leva eu dosei bem menos, creio que uns 10g, já no início da 2ª Fermentação e aí sim, o resultado ficou bem melhor!
 
eu usei extrato de carvalho, o produto é vendido tanto pela bode quanto pela lamas, deve ter em outros locais também. Adicionei 1ml por litro de cerveja durante a maturação, nos primeiros dias parecia estar tomando cerveja com pó de serra, foi engarrafada em 20/10, hoje já está bem interessante, tanto gosto quanto aroma.
 
Pessoal, vou me aventurar com os chips em breve, antes de tudo, o fermentador, seja cônico ou bombona, fica " impregnado" com sabor do carvalho ou é fácil a remoção com limpeza e sanitização?
 
Eu usei chips de cerejeira numa cerveja com malte defumado. Acabei colocando muito e o sabor ficou carregado, passando do ideal e sobressaindo demais.

É interessante provar a cerveja a cada dois dias para não errar a mão.
 
Deixei uma Old Ale 3 meses com o carvalho frances :D Quase que jogo a cerva fora. Ficou muito forte...mas quando embarrilei ficou show de bola
 
Prezados,
Posso adicionar os chips em um saco de voil, ou tem quer ser solto no fermentador para ter mais área de contato?
Abraço
Bruno.
 
Prezados,
Posso adicionar os chips em um saco de voil, ou tem quer ser solto no fermentador para ter mais área de contato?
Abraço
Bruno.

Acho que sim, sem problemas. Talvez o voil não permita que os chips afundem apenas.
 
Acho que sim, sem problemas. Talvez o voil não permita que os chips afundem apenas.

Valeu Tiago, eu vou tenta com o voil talvez demore um pouco mais por não ficar muito espalhado pelo fermentador, mas me poupa uma trasfega.
Abraço.
Bruno
 
Acho que sim, sem problemas. Talvez o voil não permita que os chips afundem apenas.

Valeu Tiago, eu vou tenta com o voil talvez demore um pouco mais por não ficar muito espalhado pelo fermentador, mas me poupa uma trasfega.
Abraço.
Bruno
 
Valeu Tiago, eu vou tenta com o voil talvez demore um pouco mais por não ficar muito espalhado pelo fermentador, mas me poupa uma trasfega.
Abraço.
Bruno

Bruno, mas por que trasfega? Eu faço assim, fermento até o fim (incluindo parte secundária, diacetil etc) quando a cerveja está boa, pronta, eu adiciono os chips, então deixo o tempo necessário até atingir o sabor que eu quero, daí sim transfiro pra barril ou priming. É mais facil e evita oxidação.

Abraço
 
Bruno, mas por que trasfega? Eu faço assim, fermento até o fim (incluindo parte secundária, diacetil etc) quando a cerveja está boa, pronta, eu adiciono os chips, então deixo o tempo necessário até atingir o sabor que eu quero, daí sim transfiro pra barril ou priming. É mais facil e evita oxidação.

Abraço

Cara tu adiciona os chips a frio?
 
Cara tu adiciona os chips a frio?

Não, a quente... mantendo a temperatura da fermentação secundária, ou menos se vc quiser... mas eu mantenho pelos 20 e poucos mesmo, adiciono e deixo umas semanas. Normalmente 1 ou 2 fazem o serviço, o negócio com chips é rápido. Depois desse período eu sigo com a redução da temperatura pra clarificação e então envaso.
 
Pessoal, to afim de usar chips de carvalho numa breja e lendo o tópico ainda me restam algumas dúvidas.
A - Quantidade. Pelo que li no post #4 a quantidade é aproximadamente 1g/l.
B - Forma 1 - Pode-se adicionar os chips direto ou envolvidos em um saco de voil na fermentação secundária.
C - Forma 2 - Pode-se descansar os chips de carvalho em um destilado. Descarte o líquido e acrescentar os chips na fermentação secundária.

A síntese acima está correta? Algo a acrescentar? Obrigado e boas brejas.
 
Oi Alex,

Não tenho muita certeza se o chip pega o sabor do destilado o suficiente pra ser perceptivel na cerveja depois... Então se a intenção é adicionar esse sabor, eu adicionaria o destilado junto. Se for só pra sanitizar, acho mais prático dar uma breve cozida nos chips.

Sobre a quantidade, depende muito da cerveja e da intensidade que vc quer. Eu recomendaria começar com bastante cautela nos chips. Lembre que se faltar, vc sempre pode adicionar mais ou prolongar o tempo de contato, se botar demais, ja era...

Abraço
 
Funciona sim embeber os chips e depois adicionar na maturacao. Fiz isso com a minha WeevHeavy, porem usei lascas de carvalho, que sao maiores, e nao chips. Infelizmente essa leva é aldeído puro, mas mesmo assim da pra sentir bem o gosto de carvalho e destilado.

Deixei as lascas no bourbon por mais de um mês, depois deixei as lascas no fermentador apos a primaria por 2 semanas.

Se voce nao quer o gosto da madeira voce pode adicionar o destilado direto no fermentador ou usar passas no lugar da madeira. Deixa as passas secas embebidas no destilado e depois adiciona na cerveja.
 
qual a temperatura ideal para maturar com carvalho?
tenho uma imperial stout maturando a 1°, e vou adicionar um pouco de carvalho, devo aumentar a temperatura?
 
qual a temperatura ideal para maturar com carvalho?
tenho uma imperial stout maturando a 1°, e vou adicionar um pouco de carvalho, devo aumentar a temperatura?

Tenho a mesma dúvida confrade cervejeiro. Estou maturando com chips há um mês uma "frankenstein" na temperatura de 0~3ºC.

Vamos ver como fica, vou engarrafar semana que vem acho ;D
 
Não se deixa apenas os chips embebidos em destilado pra sanitizar, mas pq em contato com o álcool ele desenvolve aromas e sabores melhores

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
qual a temperatura ideal para maturar com carvalho?
tenho uma imperial stout maturando a 1°, e vou adicionar um pouco de carvalho, devo aumentar a temperatura?

Já tomou a cerveja?? O q achou??
Devo fazer uma RIS esse fds e estou pensando seriamente em add chips de carvalho e whisky.
 
A que estou fazendo é com 15gr de chips de carvalho (ùltimos dia de fermentaçao) e segundo o fabricante da cerveja que estou tentando imitar os chips e coco sao ao FINAL da maturaçao. E' uma american strong ale com aveia, 14 EBC, 8%

Quantos dias deixaria na maturaçao, jà que eles disseram que é ao final?
Pensei nuns 3 dias, serà que muito pouco?
Embebedo no whisky por 3 dias, mas add o whisky à cerveja junto com os chips ou apenas os chips no voal?
 
A que estou fazendo é com 15gr de chips de carvalho (ùltimos dia de fermentaçao) e segundo o fabricante da cerveja que estou tentando imitar os chips e coco sao ao FINAL da maturaçao. E' uma american strong ale com aveia, 14 EBC, 8%

Quantos dias deixaria na maturaçao, jà que eles disseram que é ao final?
Pensei nuns 3 dias, serà que muito pouco?
Embebedo no whisky por 3 dias, mas add o whisky à cerveja junto com os chips ou apenas os chips no voal?

coloca só o whisky, deixa o chips de fora se for para deixar poucos dias.

Uma sugestão, faz o extrato (com o whisky) serve um copo da cerveja e testa a quantidade de extrato a adicionar. Faz uma regra de 3 e adiciona no lote. Pode ser só no momento do envase. Dá para fazer lotes com concentrações diferentes. Os chips são bem potentes.
 
coloca só o whisky, deixa o chips de fora se for para deixar poucos dias.

Uma sugestão, faz o extrato (com o whisky) serve um copo da cerveja e testa a quantidade de extrato a adicionar. Faz uma regra de 3 e adiciona no lote. Pode ser só no momento do envase. Dá para fazer lotes com concentrações diferentes. Os chips são bem potentes.

Poderia me explicar melhor como fazer esse extrato? Sou inexperiente.
Retiro um copo de cerveja com a fermentaçao finalizada e junto com o whisky?
 
Poderia me explicar melhor como fazer esse extrato? Sou inexperiente.
Retiro um copo de cerveja com a fermentaçao finalizada e junto com o whisky?
Exato.

O mais indicado é fazer o extrato com vodka por ser mais neutra quanto a sabores.

Basicamente é deixar os chips de molho na vodka/whisky por 1 semana e depois usar o líquido para temperar.
 
Exato.

O mais indicado é fazer o extrato com vodka por ser mais neutra quanto a sabores.

Basicamente é deixar os chips de molho na vodka/whisky por 1 semana e depois usar o líquido para temperar.

Legal. Jà que tenho sò um balde, o de fermentaçao, na sua opiniao melhor seria jogar o tempero no postmix direto? Ou jogo no fermentador dias antes do transferir para postmix?
 
Pessoal,
alguém tem experiência com uso de chips de carvalho?

Comprei o chips de carvalho francês tostado forte da WE e queira usar numa Brown Ale. Como usei só lúpulo de amargor pra destacar o Maris Otter e o special W na receita, pensei em dar um toque de carvalho também, mas tô na dúvida do poder desse chips.

Alguém já usou?
Em que quantidade?
Acho muito forte?

Grande abraço,
Luís
Vamos lá : , uso 50 gr / 300 ml / 20 lt , embebidos em WODKA ( extrai o aroma sem interferência do wisky , e vc acompanha a COR deixando o aroma clássico do carvalho frânces –torrado médio ) ...deixo em infusão por uma semana a 3 Cº , adiciono tudo no secundário por 1 semana
 
utilizei algumas vezes (tostado e não tostado, americano e francês) para maturações longas, sempre em cervejas potentes. como faço: deixo o chip de carvalho embebido em algum destilado por uns três dias e adiciono na maturação.

fiz uma saison (7% abv) e adicionei, em 19L de cerveja, 15g de carvalho embebido em cachaça de minas. ficou na maturação por 45 dias. o resultado foi ótimo.

na mesma época fiz uma imperial stout, com 8,5% de abv e 70 ibus, 15g de carvalho embebido em Bourbon. ficou no secundário por 60 dias. a breja ficou impressionante.

agora, estou com uma barley wine (12% abv), são 5 litros maturando com 5g de carvalho tostado embebido em whisky single malt há mais de 5 meses. não tenho ideia de como vai ficar.
pode me tirar algumas duvidas? se puder me retornar 11 99930-1819
 
Ressuscitando o tópico, pra não ter que abrir outro, hehe.
Estou usando chips de carvalho pela primeira vez aqui.
Coloquei só 20g pra 30 litros de uma smoked brown porter e está lá há 5 dias.
Uma dúvida... Posso reutilizar os chips?
 
Eu não reutilizaria.... Aliás, eu não reutilizo, a não ser quando retiro extrato alcoólico a frio depois de pasteurizar a madeira. Note q ela nunca entrou em contato com mosto.
A madeira tem muitas fibras onde podem ficar organismos não desejados, mesmo que vc pasteurize ela, não mata tudo q tem lá.
Cada vez q vc hidrata esses chips existe a chance dos organismos se desenvolverem. E não dá para usar os sanitizantes na madeira.
Ainda assim se vc for reaproveitar, sugiro tirar de uma breja e colocar em outra na hora.
Atualiza a gente aquincom seus resultados.
Abraço e boas brejas!
 
Eu não reutilizaria.... Aliás, eu não reutilizo, a não ser quando retiro extrato alcoólico a frio depois de pasteurizar a madeira. Note q ela nunca entrou em contato com mosto.
A madeira tem muitas fibras onde podem ficar organismos não desejados, mesmo que vc pasteurize ela, não mata tudo q tem lá.
Cada vez q vc hidrata esses chips existe a chance dos organismos se desenvolverem. E não dá para usar os sanitizantes na madeira.
Ainda assim se vc for reaproveitar, sugiro tirar de uma breja e colocar em outra na hora.
Atualiza a gente aquincom seus resultados.
Abraço e boas brejas!
Minha ideia seria retirar da cerveja e colocar em solução alcoólica.
 
Back
Top