• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Chips de Carvalho

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

alexgdias

Active Member
Afiliado
19/2/14
Pessoal, to afim de usar chips de carvalho numa breja e lendo o tópico ainda me restam algumas dúvidas.
A - Quantidade. Pelo que li no post #4 a quantidade é aproximadamente 1g/l.
B - Forma 1 - Pode-se adicionar os chips direto ou envolvidos em um saco de voil na fermentação secundária.
C - Forma 2 - Pode-se descansar os chips de carvalho em um destilado. Descarte o líquido e acrescentar os chips na fermentação secundária.

A síntese acima está correta? Algo a acrescentar? Obrigado e boas brejas.

Tiago

Well-Known Member
Moderador
Moderator
Afiliado
11/6/13
Oi Alex,

Não tenho muita certeza se o chip pega o sabor do destilado o suficiente pra ser perceptivel na cerveja depois... Então se a intenção é adicionar esse sabor, eu adicionaria o destilado junto. Se for só pra sanitizar, acho mais prático dar uma breve cozida nos chips.

Sobre a quantidade, depende muito da cerveja e da intensidade que vc quer. Eu recomendaria começar com bastante cautela nos chips. Lembre que se faltar, vc sempre pode adicionar mais ou prolongar o tempo de contato, se botar demais, ja era...

Abraço

lpera

Well-Known Member
Afiliado
18/1/15
Funciona sim embeber os chips e depois adicionar na maturacao. Fiz isso com a minha WeevHeavy, porem usei lascas de carvalho, que sao maiores, e nao chips. Infelizmente essa leva é aldeído puro, mas mesmo assim da pra sentir bem o gosto de carvalho e destilado.

Deixei as lascas no bourbon por mais de um mês, depois deixei as lascas no fermentador apos a primaria por 2 semanas.

Se voce nao quer o gosto da madeira voce pode adicionar o destilado direto no fermentador ou usar passas no lugar da madeira. Deixa as passas secas embebidas no destilado e depois adiciona na cerveja.

danilonog

Active Member
Afiliado
9/1/16
qual a temperatura ideal para maturar com carvalho?
tenho uma imperial stout maturando a 1°, e vou adicionar um pouco de carvalho, devo aumentar a temperatura?

vinipandolfo

Well-Known Member
Afiliado
25/7/16
tenho uma imperial stout maturando a 1°, e vou adicionar um pouco de carvalho, devo aumentar a temperatura?
Tenho a mesma dúvida confrade cervejeiro. Estou maturando com chips há um mês uma "frankenstein" na temperatura de 0~3ºC.

Vamos ver como fica, vou engarrafar semana que vem acho ;D

luucxx

New Member
Afiliado
2/1/16
Não se deixa apenas os chips embebidos em destilado pra sanitizar, mas pq em contato com o álcool ele desenvolve aromas e sabores melhores

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

tomazela

Well-Known Member
Afiliado
12/1/16
Eu sempre imaginei que fosse somente para sanitizar...

brunonacari

Well-Known Member
Afiliado
26/1/16
Já tomou a cerveja?? O q achou??
Devo fazer uma RIS esse fds e estou pensando seriamente em add chips de carvalho e whisky.

Afiliado
21/11/18
A que estou fazendo é com 15gr de chips de carvalho (ùltimos dia de fermentaçao) e segundo o fabricante da cerveja que estou tentando imitar os chips e coco sao ao FINAL da maturaçao. E' uma american strong ale com aveia, 14 EBC, 8%

Quantos dias deixaria na maturaçao, jà que eles disseram que é ao final?
Pensei nuns 3 dias, serà que muito pouco?
Embebedo no whisky por 3 dias, mas add o whisky à cerveja junto com os chips ou apenas os chips no voal?

jeanpaullopes

Well-Known Member
Afiliado
17/5/16
A que estou fazendo é com 15gr de chips de carvalho (ùltimos dia de fermentaçao) e segundo o fabricante da cerveja que estou tentando imitar os chips e coco sao ao FINAL da maturaçao. E' uma american strong ale com aveia, 14 EBC, 8%

Quantos dias deixaria na maturaçao, jà que eles disseram que é ao final?
Pensei nuns 3 dias, serà que muito pouco?
Embebedo no whisky por 3 dias, mas add o whisky à cerveja junto com os chips ou apenas os chips no voal?
coloca só o whisky, deixa o chips de fora se for para deixar poucos dias.

Uma sugestão, faz o extrato (com o whisky) serve um copo da cerveja e testa a quantidade de extrato a adicionar. Faz uma regra de 3 e adiciona no lote. Pode ser só no momento do envase. Dá para fazer lotes com concentrações diferentes. Os chips são bem potentes.

Afiliado
21/11/18
coloca só o whisky, deixa o chips de fora se for para deixar poucos dias.

Uma sugestão, faz o extrato (com o whisky) serve um copo da cerveja e testa a quantidade de extrato a adicionar. Faz uma regra de 3 e adiciona no lote. Pode ser só no momento do envase. Dá para fazer lotes com concentrações diferentes. Os chips são bem potentes.
Poderia me explicar melhor como fazer esse extrato? Sou inexperiente.
Retiro um copo de cerveja com a fermentaçao finalizada e junto com o whisky?

jeanpaullopes

Well-Known Member
Afiliado
17/5/16
Poderia me explicar melhor como fazer esse extrato? Sou inexperiente.
Retiro um copo de cerveja com a fermentaçao finalizada e junto com o whisky?
Exato.

O mais indicado é fazer o extrato com vodka por ser mais neutra quanto a sabores.

Basicamente é deixar os chips de molho na vodka/whisky por 1 semana e depois usar o líquido para temperar.

Afiliado
21/11/18
Exato.

O mais indicado é fazer o extrato com vodka por ser mais neutra quanto a sabores.

Basicamente é deixar os chips de molho na vodka/whisky por 1 semana e depois usar o líquido para temperar.
Legal. Jà que tenho sò um balde, o de fermentaçao, na sua opiniao melhor seria jogar o tempero no postmix direto? Ou jogo no fermentador dias antes do transferir para postmix?

Barão Barone

Well-Known Member
Afiliado
24/8/19
Pessoal,
alguém tem experiência com uso de chips de carvalho?

Comprei o chips de carvalho francês tostado forte da WE e queira usar numa Brown Ale. Como usei só lúpulo de amargor pra destacar o Maris Otter e o special W na receita, pensei em dar um toque de carvalho também, mas tô na dúvida do poder desse chips.

Alguém já usou?
Em que quantidade?
Acho muito forte?

Grande abraço,
Luís
Vamos lá : , uso 50 gr / 300 ml / 20 lt , embebidos em WODKA ( extrai o aroma sem interferência do wisky , e vc acompanha a COR deixando o aroma clássico do carvalho frânces –torrado médio ) ...deixo em infusão por uma semana a 3 Cº , adiciono tudo no secundário por 1 semana

lucianoximenes

Active Member
Afiliado
13/5/17
utilizei algumas vezes (tostado e não tostado, americano e francês) para maturações longas, sempre em cervejas potentes. como faço: deixo o chip de carvalho embebido em algum destilado por uns três dias e adiciono na maturação.

fiz uma saison (7% abv) e adicionei, em 19L de cerveja, 15g de carvalho embebido em cachaça de minas. ficou na maturação por 45 dias. o resultado foi ótimo.

na mesma época fiz uma imperial stout, com 8,5% de abv e 70 ibus, 15g de carvalho embebido em Bourbon. ficou no secundário por 60 dias. a breja ficou impressionante.

agora, estou com uma barley wine (12% abv), são 5 litros maturando com 5g de carvalho tostado embebido em whisky single malt há mais de 5 meses. não tenho ideia de como vai ficar.
pode me tirar algumas duvidas? se puder me retornar 11 99930-1819

Latest posts