• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Chips de Carvalho

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

LuisOtavio

Well-Known Member
Afiliado
10/6/13
Pessoal,
alguém tem experiência com uso de chips de carvalho?

Comprei o chips de carvalho francês tostado forte da WE e queira usar numa Brown Ale. Como usei só lúpulo de amargor pra destacar o Maris Otter e o special W na receita, pensei em dar um toque de carvalho também, mas tô na dúvida do poder desse chips.

Alguém já usou?
Em que quantidade?
Acho muito forte?

Grande abraço,
Luís

Tiago

Well-Known Member
Moderador
Moderator
Afiliado
11/6/13
Eu já usei... mas foi do não tostado, dei uma tostada no forno em casa já pra sanitizar...

o que posso dizer é que não subestime ele, o chip dá um resultado bem rápido e libera bastante gosto, então cuidado pra não exagerar!

sobre quantidades eu não lembro, talvez alguem ai possa te dizer melhor...

boa sorte!

Guenther

Administrador
Moderador
Admin
Afiliado
23/4/13
A quantidade tem no próprio pacotinho.

Eu andei usando o Francês durante a fermentação secundária pro 2 semanas, e ficou forte demais. Quando usar novamente, será no máximo 1 semana.

Abraço,

felipedreher

Well-Known Member
Afiliado
14/6/13
utilizei algumas vezes (tostado e não tostado, americano e francês) para maturações longas, sempre em cervejas potentes. como faço: deixo o chip de carvalho embebido em algum destilado por uns três dias e adiciono na maturação.

fiz uma saison (7% abv) e adicionei, em 19L de cerveja, 15g de carvalho embebido em cachaça de minas. ficou na maturação por 45 dias. o resultado foi ótimo.

na mesma época fiz uma imperial stout, com 8,5% de abv e 70 ibus, 15g de carvalho embebido em Bourbon. ficou no secundário por 60 dias. a breja ficou impressionante.

agora, estou com uma barley wine (12% abv), são 5 litros maturando com 5g de carvalho tostado embebido em whisky single malt há mais de 5 meses. não tenho ideia de como vai ficar.

david_jr

Well-Known Member
Afiliado
11/6/13
utilizei algumas vezes (tostado e não tostado, americano e francês) para maturações longas, sempre em cervejas potentes. como faço: deixo o chip de carvalho embebido em algum destilado por uns três dias e adiciono na maturação.

fiz uma saison (7% abv) e adicionei, em 19L de cerveja, 15g de carvalho embebido em cachaça de minas. ficou na maturação por 45 dias. o resultado foi ótimo.

na mesma época fiz uma imperial stout, com 8,5% de abv e 70 ibus, 15g de carvalho embebido em Bourbon. ficou no secundário por 60 dias. a breja ficou impressionante.

agora, estou com uma barley wine (12% abv), são 5 litros maturando com 5g de carvalho tostado embebido em whisky single malt há mais de 5 meses. não tenho ideia de como vai ficar.

vc coloca o chip em um destilado e depois retira o chip e insere no balde de maturação? Ou adiciona no balde de maturação o líquido obtido?

felipedreher

Well-Known Member
Afiliado
14/6/13
David, blz?
depende. quando adicionei no maturador (20L) coloquei os chips em um copo com o whisky/pinga, filtrei o destilado e joguei só o carvalho no balde.

quando fiz em pequena escala (5L), já coloquei os chips direto no maturador, com bem menos destilado (mas cuidando para deixar a madeira sempre em contato com a bebida).

não sei se minha técnica é a mais adequada, mas, para mim, tem dado bons resultados. já vi que algumas pessoas recomendam colocar o carvalho, inclusive, no fermentador primário... pelo visto, não há certo ou errado...

LuisOtavio

Well-Known Member
Afiliado
10/6/13
Galera,
valeu a todos por reportarem suas experiências.
Nessa primeira vez, vou seguir as dicas do Felipe, mas antes, vou tentar fazer uma infusão em água quente, só pra ter uma ideia do poder "total" do chips.
Grande abraço,
Luís

NizaorJr

Well-Known Member
Afiliado
23/6/13
Fiz o uso numa Stout e aconteceu o mesmo que o Gunther, ficou muito forte o sabor! Já na segunda leva eu dosei bem menos, creio que uns 10g, já no início da 2ª Fermentação e aí sim, o resultado ficou bem melhor!

david_jr

Well-Known Member
Afiliado
11/6/13
eu usei extrato de carvalho, o produto é vendido tanto pela bode quanto pela lamas, deve ter em outros locais também. Adicionei 1ml por litro de cerveja durante a maturação, nos primeiros dias parecia estar tomando cerveja com pó de serra, foi engarrafada em 20/10, hoje já está bem interessante, tanto gosto quanto aroma.

leandroblunk

Member
Afiliado
17/6/13
Pessoal, vou me aventurar com os chips em breve, antes de tudo, o fermentador, seja cônico ou bombona, fica " impregnado" com sabor do carvalho ou é fácil a remoção com limpeza e sanitização?

fabianoccc

Well-Known Member
Afiliado
11/6/13
Eu usei chips de cerejeira numa cerveja com malte defumado. Acabei colocando muito e o sabor ficou carregado, passando do ideal e sobressaindo demais.

É interessante provar a cerveja a cada dois dias para não errar a mão.

AdrianoBozo

Member
Afiliado
11/6/13
Deixei uma Old Ale 3 meses com o carvalho frances :D Quase que jogo a cerva fora. Ficou muito forte...mas quando embarrilei ficou show de bola

BJC

Active Member
Afiliado
15/4/14
Prezados,
Posso adicionar os chips em um saco de voil, ou tem quer ser solto no fermentador para ter mais área de contato?
Abraço
Bruno.

Tiago

Well-Known Member
Moderador
Moderator
Afiliado
11/6/13
Prezados,
Posso adicionar os chips em um saco de voil, ou tem quer ser solto no fermentador para ter mais área de contato?
Abraço
Bruno.
Acho que sim, sem problemas. Talvez o voil não permita que os chips afundem apenas.

BJC

Active Member
Afiliado
15/4/14
Acho que sim, sem problemas. Talvez o voil não permita que os chips afundem apenas.
Valeu Tiago, eu vou tenta com o voil talvez demore um pouco mais por não ficar muito espalhado pelo fermentador, mas me poupa uma trasfega.
Abraço.
Bruno

BJC

Active Member
Afiliado
15/4/14
Valeu Tiago, eu vou tenta com o voil talvez demore um pouco mais por não ficar muito espalhado pelo fermentador, mas me poupa uma trasfega.
Abraço.
Bruno

Tiago

Well-Known Member
Moderador
Moderator
Afiliado
11/6/13
Abraço.
Bruno
Bruno, mas por que trasfega? Eu faço assim, fermento até o fim (incluindo parte secundária, diacetil etc) quando a cerveja está boa, pronta, eu adiciono os chips, então deixo o tempo necessário até atingir o sabor que eu quero, daí sim transfiro pra barril ou priming. É mais facil e evita oxidação.

Abraço

BJC

Active Member
Afiliado
15/4/14
Bruno, mas por que trasfega? Eu faço assim, fermento até o fim (incluindo parte secundária, diacetil etc) quando a cerveja está boa, pronta, eu adiciono os chips, então deixo o tempo necessário até atingir o sabor que eu quero, daí sim transfiro pra barril ou priming. É mais facil e evita oxidação.

Abraço
Cara tu adiciona os chips a frio?

Tiago

Well-Known Member
Moderador
Moderator
Afiliado
11/6/13
Cara tu adiciona os chips a frio?
Não, a quente... mantendo a temperatura da fermentação secundária, ou menos se vc quiser... mas eu mantenho pelos 20 e poucos mesmo, adiciono e deixo umas semanas. Normalmente 1 ou 2 fazem o serviço, o negócio com chips é rápido. Depois desse período eu sigo com a redução da temperatura pra clarificação e então envaso.

2