Chiller placas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

robocop89

Well-Known Member
Joined
Aug 15, 2013
Messages
250
Reaction score
21
Estou pensando em comprar um chiller de placas e gostaria de tirar algumas dúvidas

- A sanitização posso fazer com acido paracetico e quando for resfriar o mosto jogar o primeiro jato fora?

- Li que logo depois de usa-lo devo circular bastante água pela entrada do mosto. Ao invés de circular pela entrada do mosto existe algum problema de colocar a entrada da água na saída do mosto?

- Alguma recomendação adicional?
 
Sim, alias sempre vai ser assim pois é muito dificil tirar todo liquido que tem dentro.

Acredito que não tem problema nenhum, pois é o mesmo caminho a percorrer, não esquece de colocar na posição vertical na hora de limpar.

Sempre tente passar a agua e o acido com a maior pressão possivel para entrar em contato com todas partes das placas.

NUNCA DEIXE DE LIMPAR ELA LOGO DEPOIS DE USAR, PODE SER O FIM DO SEU CHILLER.
 
para higienização depois do resfriamento eu geralmente limpo com vapor, comprei um daqueles vaporettos de mão por uns 80 mangos para isso.

dificilmente fica mosto dentro depois de alguns minutos de limpeza.
 
eu limpo o meu colocando água com bastante pressão no sentido inverso ao do mosto.

e para sanitizar, água fervente em abundancia.
 
Pra limpar não adianta só água fria, tem que ser quente, pois o mosto tem muito açúcar e a água fria não derrete o mosto.

E água quente mesmo em abundância também não adianta pra sanitizar. Teria que pegar o chiller inteiro e colocar pra ferver numa panela por um bom tempo.

Pra sanitizar, é só usar ácido peracético, iodophor, etc.

Sabe como vai ficar o teu chiller se limpar somente com água fria, ou mesmo quente sem passar soda cáustica de vez em quando?

Assim:
336.jpg
 
Guenther, como sugere a utilização da soda para lavar o chiller? Qual a freqüência recomendaria?
 
Cara, se toda a vez que usar o chiller, depois de resfriar o mosto, passar bastante água quente nele, eu diria que passar soda uma vez por mês está de bom tamanho, com uma concentração alta, tipo 1 ou 2% (10 a 20g por litro).

Eu chego a usar 25g/l (1kg de soda pra uns 40 litros) e deixo recirculando algumas horas com as resistências ligadas para manter o troço a 80, 90 graus.

Pra não deixar ninguém desavisado, NESSA CONCENTRAÇÃO, SODA CÁUSTICA É EXTREMAMENTE PERIGOSA.

Depois passo água fria, e de pois água quente em tudo, e então faço teste de resíduos de soda com fenolftaleína, e então, no final, passo sanitizante e guardo.

Abraço,
 
Na boa, eu faço o seguinte, passo agua assim que termino de usar ele, e quando vou usar limpo com idophor. Nunca tive problemas de contaminação. Mas sempre lavo assim q termino, pois não deixa ficar nada encrostrado no interior do chiller.
 
Na boa, eu faço o seguinte, passo agua assim que termino de usar ele, e quando vou usar limpo com idophor. Nunca tive problemas de contaminação. Mas sempre lavo assim q termino, pois não deixa ficar nada encrostrado no interior do chiller.
Há quanto tempo vc tem ele?


@Guenther, me preocupa a corrosão do metal pelo uso da SODA
 
Há quanto tempo vc tem ele?


@Guenther, me preocupa a corrosão do metal pelo uso da SODA
Soda não corrói Inox, e é largamente utilizado em indústrias alimentícias para limpeza de equipamentos em inox. As cervejarias usam em larga escala.

Só cloro dá problema com Inox.
 
Na boa, eu faço o seguinte, passo agua assim que termino de usar ele, e quando vou usar limpo com idophor. Nunca tive problemas de contaminação. Mas sempre lavo assim q termino, pois não deixa ficar nada encrostrado no interior do chiller.
Rins,

Ficar sujeira dentro do chiller não é sinônimo de contaminação a curto prazo, mas pode ter CERTEZA, se não enxaguar pelo menos com água quente sempre, e usar soda de vez em quando, vai ficar com sujeira dentro, e com o tempo isso vai acumular, vai perder vazão, e por aí vai.

Há um tempo atrás eu vi por dentro um chiller de placa desmontável de uma cervejaria, desses que custam um 7 mil. Tava CHEIO de coisas dentro.

O que eu uso atualmente, um Therminator, eu comprei usado. O antigo dono não tinha costume de passar soda.... só enxaguava depois de todo o uso. Antes de começar a usá-lo, enxaguei com água normal um monte de vezes só pra desprender a sujeira mais grossa (que foi praticamente nada), e então coloquei pra recircular com bom em uns 40 litros de soda a 2,5%, com água acima de 80, durante horas.

Resultado? A água ficou totalmente preta.

Abraço,
 
Guenther voce passa a soda, usando as mangueiras de silicone, bomba e etc?

Não tem problema com nada?

Confesso que tenho receio de trabalhar com soda.
 
NaOH nessa concentração é tranquilo, só não pode ter contato com vidro por causa dos silicatos
 
Guenther voce passa a soda, usando as mangueiras de silicone, bomba e etc?

Não tem problema com nada?

Confesso que tenho receio de trabalhar com soda.
Soda é completamente inerte a esses materiais.

Agora, se usar soda em alumínio, cobre, etc... aí sim, não pode.

Eu adoro soda, assim como as indústrias alimentícias, cervejarias, etc. Todas usam justamente com esses materiais.

Pra curar o receio, não adianta, em que ir atrás da informação. :)

Abraço,
 
NaOH nessa concentração é tranquilo, só não pode ter contato com vidro por causa dos silicatos
Cara, já usei com fermentador de vidro, e nos erlenmeyers de borosilicato. Já ouvi que se deixar muito tempo ali, pode começar a corroer, mas no uso normal, nunca notei se quer um ponto de corrosão.

Abraço,
 
Srs. Srs., soda da complicação com cobre certo?
O therminator e o que eu tenho (Shirron) são feitos cmo placa de cobre. Se botar soda vai dar merda, e vai soltar essa agua preta que o Guenther disse. Por isso não lavo com soda, uso apenas idophor. E eu tenho esse chiller há pelo menos 3 anos sem nunca ter contaminado uma leva!
 
Sim sim, nessa concentração baixíssima vai ter pouquíssima corrosão mesmo a médio prazo. O problema é preparar a solução de NaOH e deixar guardada em frasco de vidro por muito tempo e ir usando de pouco, que ai vai ter a corrosão (mesmo quase imperceptível) e a solubilização dos silicatos, então quando passar a solução no chiller, vai estar indo o NaOH + o silicato...
 
Apenas um adendo, o Therminator não é com placas de cobre...o meu é e por isso não uso soda
 
Srs. Srs., soda da complicação com cobre certo?
O therminator e o que eu tenho (Shirron) são feitos cmo placa de cobre. Se botar soda vai dar merda, e vai soltar essa agua preta que o Guenther disse. Por isso não lavo com soda, uso apenas idophor. E eu tenho esse chiller há pelo menos 3 anos sem nunca ter contaminado uma leva!
Rins, não é com placa de sobre, são placas de inox.

As placas são BRASADAS com cobre (por isso que parece um pouco de cobre por fora), que é um processo parecido com solda, mas na verdade isso só serve pra unir as extremidades das placas umas nas outras, o líquido não entra em contato.

Abraço,
 
Apenas um adendo, o Therminator não é com placas de cobre...o meu é e por isso não uso soda
Rins, olha a descrição do Shirron:

The Shirron wort plate chiller is a highly-efficient, compact plate-type wort chiller similar in design to the Therminator. This chiller is made of 10 plates of 316 stainless steel that have been brazed together with pure copper in an oxygen-free furnace.

Traduzindo rapidamente: "O chiller Shirron é feito de 10 placas de aço inox 316 que são brasados com cobre puro num ambiente livre de oxigênio".

Na verdade, todos os chillers de placas não desmontáveis são assim.

Abraço,
 
O problema é esse, onde se lê brazed, se entende soldado.
Ou seja as placas são soldadas com cobre. Se vc usa soda, mais cedo ou mais tarde essas soldas vão corroer e vai vazar.
 
O problema é esse, onde se lê brazed, se entende soldado.
Ou seja as placas são soldadas com cobre. Se vc usa soda, mais cedo ou mais tarde essas soldas vão corroer e vai vazar.
Rins, não é não.

Brazed é brasado.

Soldado é Welded, outra coisa.

Abraço,
 
Cara, é outra coisa mas o principio é o mesmo, ele serve com "solda" um meio de juntar as 2 peças metalicas. http://pt.wikipedia.org/wiki/Brasagem

Enfim eu não arriscaria jogar soda nele...
Rins, não vou argumentar mais.

Não é a mesma coisa, e também não é o mesmo princípio, e servem pra aplicações diferentes. Eu sei porque tenho estudado sobre isso, já que eu soldo.

Por fim, o fato dos próprios fabricantes recomendarem lavar com soda e todas as cervejarias fazerem isso deve ser por algum motivo né? :)

Abraço,
 
E tem mais Guenther, nem fazendo o que vc faz é garantido limpeza 100 % do chiller de placas. Veja esse texto do pessoal do Lamas Bier:

http://www.lamasbier.com.br/?s=therminator
Rins, este texto é de 2010, e eu li ele em 2010. Leia ele novamente e vais ver justamente que eles não usavam soda periodicamente, e só depois que deu problema eles disseram "Fizemos uma limpeza pesada, com soda, bomba e tudo".

O que eu recomendo é justamente fazer isso, no mínimo, uma vez por mês.

É provável que o teu chiller esteja justamente nesse caminho, já que não usa soda.

Abraço,
 
Guenther não uso soda mas limpo ele assim que termino de usar. Veja q eles so tiveram problema depois disso. Nao limparam depois do uso. E mais, entendo q o uso de soda eh para tirar coisas encrostradas, se vc lava ele antes não há necessidade. Enfim como ja disse tenho ele ha mais ou menos 3, 4 anos e nunca tive problemas. E eh outra versão de chiller, não vejo necessidade de fazer o mesmo processo que uma cervejaria industrial faz. Se for assim devemos mudar nossas panelas e fazermos a cerveja em linha de produção assim como nas cervejarias industriais....

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
 
Rins, eles enxaguavam após o uso exatamente como tu faz. Se quiseres, é só falar com o David Figueira, como eu já fiz.

Abraço,
 
Então. Mas um dia numa churrascada com brassagem esqueceram. Ai foi q o bicho pegou

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk
 
Ressuscitando o tópico só para ilustrar o que o Guenther falou sobre a nhaca que gruda no chiller. Se circular soda com água quente sai até rato de dentro:

5loz0g.jpg
 
Já que ressuscitaram o tópico, estou ultimamente usando bastante água corrente e depois deixo escoar e por fim levo para o AutoClave, vocês acham que isto já resolve ou tem que usar algum sanitizante?
 
Já que ressuscitaram o tópico, estou ultimamente usando bastante água corrente e depois deixo escoar e por fim levo para o AutoClave, vocês acham que isto já resolve ou tem que usar algum sanitizante?

por via das dúvidas, limpe com soda de tempos em tempos.

a nhaca realmente fica grudada.
 
Já que ressuscitaram o tópico, estou ultimamente usando bastante água corrente e depois deixo escoar e por fim levo para o AutoClave, vocês acham que isto já resolve ou tem que usar algum sanitizante?
Autoclave não adianta pra limpar. Autoclave esteriliza.
 
Não sei se adianta, mas depois de limpar e sanitizar ele tenho guardado o meu chiller no freezer, com as tampinhas de plástico que vem junto, só pra garantir.
Só pra entender, usar soda na panela de alumínio nem pensar, certo? Este seria meu único meio de aquecer e recircular a solução no chiller. O que tenho feito apenas e circular água fria e ferver ele por uns 10min, mas pelo que vi, limpa mas não sanitiza, aposto que ele já tá preto por dentro :(
 
Leandro... aqueça água numa panela, passe para um balde plástico que tenha torneira (como um fermentador), mistura soda, mexa, e então conecte uma mangueira na torneira deste balde e passe pelo chiller.

Depois é só enxaguar tudo em abundância.

Fazendo isso, já é um começo.

Abraço,
 
Pessoal,

o preço dos chillers de placa desmontáveis é muito maior?
Alguém conhece fornecedor desse tipo de chiller aqui no Brasil?

Como estou olhando um chiller pra comprar, estou levando isso em consideração também... Acredito que a limpeza seja muito mais fácil !!!

Abraços,
Cristiano
 
de quanto em quanto tempo é preciso passar a soda pelo chiller de placas?
toda brassagem? ou basta usar o peracetico e de 3 em 3 vezes por exemplo limpar com a soda?
 
Back
Top