1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Chiller de Placas - Técnicas para melhor a performance

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por thiagob, 18/6/13.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 14/3/17 #21

Danielsantos

Danielsantos

Danielsantos

Well-Known Member

Afiliado:
    5/8/15
    Curtidas Recebidas:
    115
    Eu faço resfriamento em 3 etapas....

Etapa 1- de 100graus a 75graus, uso o chiller de aluminio passando por ele agua da torneira mesmo, geralmente leva uns 3-4 minutos....Faço o hop stand por 20 mimutos e parto para a segunda etapa;

Etapa 2- de 70 graus a 40 graus, continuo usando o chiller de aluminio com agua da torneira por uns 10 minutos.

Etapa 3- de 40 graus a 18 graus, uso o chiler de placas (14 placas), usando agua conforme o sistema da figura acima. Levo aproximadamente 10 minutos para transferir os 21 litros para o fermentador. Importante usar uma bomba potente para a agua gelada circular o mais rapido possivel.

2. 3/8/17 #22

phcassa

phcassa

phcassa

Well-Known Member

Afiliado:
    20/3/17
    Curtidas Recebidas:
    6
    Eu montei o meu protótipo de fermentador refrigerado. Vou manter 50l de líquido no reservatório dele a -10 graus. Pra isso vou usar algum anticongelante que ainda não defini qual será. glycol e glicerina líquida achei um pouco caro, mas pode ser que use se não encontrar solução à altura. Ainda to vendo o que é melhor. Minha questão é. Se eu recircular essa água de -10 pelo chiller de placas pra resfriar o mosto no dia da brassagem, será que funcionaria pra resfriar 50 litros de mosto numa uma vazão baixa para este uma vazão maior para aquele? Pensei que fazendo isso poderia matar dois coelhos, esfriar o mosto e na sequencia esperar a temperatura se recuperar e controlar a fermentação. O que acham?

3. 11/1/19 às 16:55 #23

rafaellsm

rafaellsm

rafaellsm

New Member

Afiliado:
    17/12/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Estudando ainda para montar meu equipamento, eis que me surge a sacada. Aqui em casa não haverá desperdício de água. A água quente irá direto para a piscina!! Ainda mato dois coelhos numa pancada só! :)

4. 16/1/19 às 11:46 #24

Emanuel Fritsch

Emanuel Fritsch

Emanuel Fritsch

New Member

Afiliado:
    25/6/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Estou bolando um projeto para reaproveitar a água de maneira mais eficiente. Um conhecido meu, utiliza a água da piscina para o resfriamento, não gerenado disperdício, já eu, não tenho piscina.

O que tenho em mente é algo parecido do que foi mostrado no desenho, acredito que para os 40 litros que produzimos aqui funcionaria, mas como a tendência é aumentar a produção não sei se a eficiência iria continuar.

O projero seria o seguinte:
    Ter um reservatório de água de 50 litros, com água gelada utilizando gelo/litrão gelado. Com auxilio de uma bomba de recirculação, passar em um chiller de placas (30 placas) agua quente volta ao reservatório o mosto que sai do chiller passar por uma serpentina que esta em uma caixa termica com gelo e após o mosto passa para o fermentador.

5. 16/1/19 às 12:27 #25

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    544
    Olha,
    Uso um chiller de 20 placas, fiz o seguinte:

Um balde de 20l, encho de gelo e água. No fundo do balde liguei uma bomba de máquina de lavar e dela bombeio para o chiller. o retorno devolvo ao balde. No final a água do balde volta para o congelador para virar gelo. Controlo a temperatura do mosto no fluxo de saída dele da panela.

No momento estou ajustando melhor qual o fluxo de água gelada e de mosto quente.

Compartilhe esta Página