1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Chiller de Placas - Técnicas para melhor a performance

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por thiagob, 18/6/13.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 18/6/13 #1

thiagob

thiagob

thiagob

Member

Afiliado:
    15/6/13
    Curtidas Recebidas:
    2
    Pessoal,

Utilizo um chiller da Duda Diesel de 30 placas apenas passando água da torneira dentro dele. O problema de fazer isto é que única forma de controlar o temperatura do mosto que vai para o fermentador é fechando a válvula da panela.

Estes tempos fiz um teste de resfriar a água usando um pré-chiller, porém em bem pouco tempo todo gelo foi consumido, o que tornou o resultado praticamente igual.

Como o fluxo do mosto que passa pelo chiller é fraco, acaba ficando mosto por um tempo considerável na panela sem nenhum tipo de resfriamento.

Encontrei duas formas de melhorar isto:

Como tenho apenas um chiller de placas a primeira opção é mais viável neste momento.

Aqui tem um vídeo mostrando mais ou menos a idéia: [ame]http://youtu.be/9pw5CPupybA?t=3m30s[/ame]

Minha única preocupação é com relação ao trub que ficará suspenso devido ao movimento do mosto na panela.

O que acham? Alguém já fez?

Outra ideia para completar é fazer um reservatório de água gela com uma caixa térmica e usar uma bomba de aquário para fazer a água gelada passar pelo chiller e voltar para o reservatório.

Pensei nisto porque naquele dia que fiz o teste com o pré-chiller a água saída ainda gelada do chiller e era disperdiçada.

Sugestões são bem-vindas.

Abraço

2. 18/6/13 #2

zerosa

zerosa

zerosa

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    225
    Eu tenho usado esta opção de devolver o mosto para a panela. Vou resfriando e retornando até deixar a temperatura do lote abaixo de 40 ºC. Então faço o whirlpool, aguardo o trub assentar e finalizo passando pelo resfriador, deixando o mosto em temperatura de inoculação.
    Com uma boa bomba e algumas adaptações no equipamento, é possível usar o retorno do mosto para produzir o "redemoinho", facilitando o trabalho.

gibikoski e Stentzler curtiram isso.
  3. 18/6/13 #3

thiagob

thiagob

thiagob

Member

Afiliado:
    15/6/13
    Curtidas Recebidas:
    2
    É bem este processo que gostaria de fazer. Vou utilizar uma Chugger-SS Center, acho que ela dá conta.

Você usa algum tipo de hop stopper/blocker para evitar que o trub em suspensão entre no chiller de placas? Já enfrentou algum tipo de entupimento ou redução de fluxo?

Abraço

4. 18/6/13 #4

zerosa

zerosa

zerosa

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    225
    Como eu não faço o whrilpool com a bomba (só recirculo) e minha válvula é um pouco alta (uns 3 cm) os problemas de diminuição do fluxo e de entupimento são poucos (mas acontecem).
    Eu costumo esperar alguns minutos ao final da fervura (para esfriar o fundo da panela) e fazer um whirlpool antes de iniciar o processo, assim o trub dá uma assentada.
    Quando acontece de entupir, eu refaço o procedimento inicial (whirlpool e pequeno repouso).
    Não sei se estes equipamentos com malha são eficientes ou vão causar mais problemas pois o resíduo vai grudar na tela interrompendo o fluxo.
    Já vi algumas panelas com uma pequena aba, no fundo, próxima da saída para reter o trub.

5. 18/6/13 #5

hades

hades

hades

Doutrinador

Afiliado:
    6/6/13
    Curtidas Recebidas:
    71
    Eu tenho uma Chugger e acho que ela só dá conta de fazer whirlpool em panelas pequenas (30-40 litros). Não é nem tanto a bomba, mas também o próprio chiller que restringe o fluxo. Eu uso um Therminator, que é a mesma coisa que esse teu eu acho.

Mas essa técnica de passar pelo chiller e depois devolver funciona, só tem que cuidar com o lúpulo para não entupir o chiller. Faz o whirlpool, deixa ele assentar e só depois começa a devolver. O bom é ter um hop stopper.

6. 18/6/13 #6

minghelli

minghelli

minghelli

Town Drunk

Afiliado:
    9/5/13
    Curtidas Recebidas:
    6
    Eu passei a usar um esquema com um chiller de contra-fluxo com retorno para a panela utilizando uma march pump. Durante essa recirculação, deixo a válvula aberta a mil. O resfriamento até uns 40 graus depende muito da temp da agua da rua. A temp baixa dos 60 graus em 15-20 min. Quando chega pelos 40 graus, começo a transferir para o fermentador, deixando bem lenta a passagem de liquido. Com a bomba, o whrilpool não é vigoroso, mas o trub fica certinho no meio da panela.

7. 18/6/13 #7

Carlos

Carlos

Carlos

Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1
    Já fiz várias experiências, mas o melhor é usar água gelada no resfriador de placas (pré-chiller). Infelizmente, o desperdício de água é grande, mas a eficiência é excelente.
    Faço o resfriamento assim que acaba a fervura e, para 30 litros, não passa de 10 min. Uso sacos de voile que impedem que o lúpulo passe pelo resfriador.

8. 19/6/13 #8

thiagob

thiagob

thiagob

Member

Afiliado:
    15/6/13
    Curtidas Recebidas:
    2
    Excelente resultado! Quantas placas tem teu chiller?

9. 19/6/13 #9

Carlos

Carlos

Carlos

Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1
  10. 19/6/13 #10

Marcospmc

Marcospmc

Marcospmc

Member

Afiliado:
    12/6/13
    Curtidas Recebidas:
    17
    Uso um Chiller de 30 placas placas e a água que utilizo para resfriamento, re-circula pelo chiller no sentido contrário do mosto retornando para um galão de 50L com 12 garrafas pet de 2 L congeladas. O mosto passa pelo chiller bem lento e a água é bombeada do galão para o chiller com uma bomba de máquina de lavar. Assim essa água se mantém re-circulando até a transfega total do mosto para o fermentador evitando desperdício.

vinipandolfo curtiu isso.
  11. 19/6/13 #11

Marcospmc

Marcospmc

Marcospmc

Member

Afiliado:
    12/6/13
    Curtidas Recebidas:
    17
    É mais ou menos isso. Desculpem o desenho tosco, logo postarei algumas fotos.

Arquivos Anexados:

12. 20/6/13 #12

Carlos

Carlos

Carlos

Member

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1
    Já fiz isso e não deu certo.
    A água depois de passar pelo trocador fica quente demais e descongela tudo muito rápido.
    A solução é boa para economizar água, mas para resfriar o mosto é muito ruim.

vinipandolfo curtiu isso.
  13. 20/6/13 #13

Marcospmc

Marcospmc

Marcospmc

Member

Afiliado:
    12/6/13
    Curtidas Recebidas:
    17
    Obviamente a água do trocador voltará aquecida mas depende do volume do seu lote, da quantidade de gelo que você coloca e da quantidade de placas do chiller. Resolveu meu problema e só tenho feito dessa forma.
    Abraço

14. 20/6/13 #14

thiagob

thiagob

thiagob

Member

Afiliado:
    15/6/13
    Curtidas Recebidas:
    2
    No teste que fiz com gelo a água saia gelada ainda do chiller. Mas acredito que tenha que substituir esta água uma ou duas vezes dependendo do setup.

Será que estas bombas de imersão para aquário dão conta de recircular a água? Com uma bomba de imersão não furar o tanque/cooler para colocar uma válvula.

15. 30/7/13 #15

Mzenkner

Mzenkner

Mzenkner

Member

Afiliado:
    12/6/13
    Curtidas Recebidas:
    0
    Fazemos um processo parecido ao apresentado no desenho postado pelo Marcos. Resfriamos 100 litros para em torno de 20°c em aproximadamente 30, 40 min. com um chiller de 30 placas da Dudadiesel. Só não circulamos a água novamente, jogamos ela para um reservatório para ser usada depois na lavagem dos equipamentos. Usamos MUITO gelo para o processo funcionar a contento (gelo oriundo de umas 15 a 20 garrafas PET). Estamos pensando em comprar mais um chiller e no primeiro circular água da torneira, jogar esta água "quente" para o reservatório e no segundo chiller circular água resfriada com gelo (e lógicamente, jogar está agua também para o reservatório). Acredito que o processo vai ficar mais rápido e vamos ter um cold break mais eficiente.

16. 9/9/13 #16

thiagob

thiagob

thiagob

Member

Afiliado:
    15/6/13
    Curtidas Recebidas:
    2
    Fiz um teste usando o sistema semelhante ao do vídeo, no qual o mosto sai da panela e passa pela bomba, que "empura" o mosto para o chiller de placas, que por sua vez devolve o mosto para panela.

Os resultados foram bons, porém acho que muito trub foi para o fermentador (sem falar os riscos de entupimento do chiller).

Realmente um hop stopper ou hop bag se faz necessário para usar essa técnica.

Sem devolver para panela era bem difícil atingir temperaturas abaixo dos 30ºC sem gelo, o fluxo tinha que ser bem reduzido e acabava levando bem mais tempo.

Abraço

17. 1/12/15 #17

rodrigoslr

rodrigoslr

rodrigoslr

Well-Known Member

Afiliado:
    8/9/15
    Curtidas Recebidas:
    19
    Tiago,

Voce continua fazendo esse sistema, panelA> bomba>therminator>panela? Queria saber se teve problema de entupimento so chiller. Estava pensando em fazer algo parecido durante o whirlpool.

18. 27/1/17 #18

chuckedw

chuckedw

chuckedw

Well-Known Member

Afiliado:
    14/9/15
    Curtidas Recebidas:
    15
    Senhores, onde vocês compraram os chillers de placa? Aqui nos sites do Brasil é absurdamente caro.

19. 1/2/17 #19

vinipandolfo

vinipandolfo

vinipandolfo

Well-Known Member

Afiliado:
    25/7/16
    Curtidas Recebidas:
    4
    mercado livre

20. 14/3/17 #20

lipesym

lipesym

lipesym

Member

Afiliado:
    20/10/16
    Curtidas Recebidas:
    0
    Nas 3 brassagens que fiz o bendito chiller entupiu mesmo usando a bomba chugger.

Compartilhe esta Página