Chiller de Placas - Técnicas para melhor a performance

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

thiagob

Active Member
Joined
Mar 2, 2010
Messages
32
Reaction score
2
Location
Brazil
Pessoal,

Utilizo um chiller da Duda Diesel de 30 placas apenas passando água da torneira dentro dele. O problema de fazer isto é que única forma de controlar o temperatura do mosto que vai para o fermentador é fechando a válvula da panela.

Estes tempos fiz um teste de resfriar a água usando um pré-chiller, porém em bem pouco tempo todo gelo foi consumido, o que tornou o resultado praticamente igual.

Como o fluxo do mosto que passa pelo chiller é fraco, acaba ficando mosto por um tempo considerável na panela sem nenhum tipo de resfriamento.

Encontrei duas formas de melhorar isto:


Como tenho apenas um chiller de placas a primeira opção é mais viável neste momento.

Aqui tem um vídeo mostrando mais ou menos a idéia: [ame]http://youtu.be/9pw5CPupybA?t=3m30s[/ame]

Minha única preocupação é com relação ao trub que ficará suspenso devido ao movimento do mosto na panela.

O que acham? Alguém já fez?

Outra ideia para completar é fazer um reservatório de água gela com uma caixa térmica e usar uma bomba de aquário para fazer a água gelada passar pelo chiller e voltar para o reservatório.

Pensei nisto porque naquele dia que fiz o teste com o pré-chiller a água saída ainda gelada do chiller e era disperdiçada.

Sugestões são bem-vindas.

Abraço
 
Eu tenho usado esta opção de devolver o mosto para a panela. Vou resfriando e retornando até deixar a temperatura do lote abaixo de 40 ºC. Então faço o whirlpool, aguardo o trub assentar e finalizo passando pelo resfriador, deixando o mosto em temperatura de inoculação.
Com uma boa bomba e algumas adaptações no equipamento, é possível usar o retorno do mosto para produzir o "redemoinho", facilitando o trabalho.
 
Eu tenho usado esta opção de devolver o mosto para a panela. Vou resfriando e retornando até deixar a temperatura do lote abaixo de 40 ºC. Então faço o whirlpool, aguardo o trub assentar e finalizo passando pelo resfriador, deixando o mosto em temperatura de inoculação.

É bem este processo que gostaria de fazer. Vou utilizar uma Chugger-SS Center, acho que ela dá conta.

Você usa algum tipo de hop stopper/blocker para evitar que o trub em suspensão entre no chiller de placas? Já enfrentou algum tipo de entupimento ou redução de fluxo?

Abraço
 
Como eu não faço o whrilpool com a bomba (só recirculo) e minha válvula é um pouco alta (uns 3 cm) os problemas de diminuição do fluxo e de entupimento são poucos (mas acontecem).
Eu costumo esperar alguns minutos ao final da fervura (para esfriar o fundo da panela) e fazer um whirlpool antes de iniciar o processo, assim o trub dá uma assentada.
Quando acontece de entupir, eu refaço o procedimento inicial (whirlpool e pequeno repouso).
Não sei se estes equipamentos com malha são eficientes ou vão causar mais problemas pois o resíduo vai grudar na tela interrompendo o fluxo.
Já vi algumas panelas com uma pequena aba, no fundo, próxima da saída para reter o trub.
 
Eu tenho uma Chugger e acho que ela só dá conta de fazer whirlpool em panelas pequenas (30-40 litros). Não é nem tanto a bomba, mas também o próprio chiller que restringe o fluxo. Eu uso um Therminator, que é a mesma coisa que esse teu eu acho.

Mas essa técnica de passar pelo chiller e depois devolver funciona, só tem que cuidar com o lúpulo para não entupir o chiller. Faz o whirlpool, deixa ele assentar e só depois começa a devolver. O bom é ter um hop stopper.
 
Eu passei a usar um esquema com um chiller de contra-fluxo com retorno para a panela utilizando uma march pump. Durante essa recirculação, deixo a válvula aberta a mil. O resfriamento até uns 40 graus depende muito da temp da agua da rua. A temp baixa dos 60 graus em 15-20 min. Quando chega pelos 40 graus, começo a transferir para o fermentador, deixando bem lenta a passagem de liquido. Com a bomba, o whrilpool não é vigoroso, mas o trub fica certinho no meio da panela.
 
Já fiz várias experiências, mas o melhor é usar água gelada no resfriador de placas (pré-chiller). Infelizmente, o desperdício de água é grande, mas a eficiência é excelente.
Faço o resfriamento assim que acaba a fervura e, para 30 litros, não passa de 10 min. Uso sacos de voile que impedem que o lúpulo passe pelo resfriador.
 
Faço o resfriamento assim que acaba a fervura e, para 30 litros, não passa de 10 min. Uso sacos de voile que impedem que o lúpulo passe pelo resfriador.

Excelente resultado! Quantas placas tem teu chiller?
 
Uso um Chiller de 30 placas placas e a água que utilizo para resfriamento, re-circula pelo chiller no sentido contrário do mosto retornando para um galão de 50L com 12 garrafas pet de 2 L congeladas. O mosto passa pelo chiller bem lento e a água é bombeada do galão para o chiller com uma bomba de máquina de lavar. Assim essa água se mantém re-circulando até a transfega total do mosto para o fermentador evitando desperdício.
 
É mais ou menos isso. Desculpem o desenho tosco, logo postarei algumas fotos.
 

Attachments

  • resfriamento.jpg
    resfriamento.jpg
    26 KB · Views: 1,284
Já fiz isso e não deu certo.
A água depois de passar pelo trocador fica quente demais e descongela tudo muito rápido.
A solução é boa para economizar água, mas para resfriar o mosto é muito ruim.
 
Já fiz isso e não deu certo.
A água depois de passar pelo trocador fica quente demais e descongela tudo muito rápido.
A solução é boa para economizar água, mas para resfriar o mosto é muito ruim.

Obviamente a água do trocador voltará aquecida mas depende do volume do seu lote, da quantidade de gelo que você coloca e da quantidade de placas do chiller. Resolveu meu problema e só tenho feito dessa forma.
Abraço
 
No teste que fiz com gelo a água saia gelada ainda do chiller. Mas acredito que tenha que substituir esta água uma ou duas vezes dependendo do setup.

Será que estas bombas de imersão para aquário dão conta de recircular a água? Com uma bomba de imersão não furar o tanque/cooler para colocar uma válvula.
 
Fazemos um processo parecido ao apresentado no desenho postado pelo Marcos. Resfriamos 100 litros para em torno de 20°c em aproximadamente 30, 40 min. com um chiller de 30 placas da Dudadiesel. Só não circulamos a água novamente, jogamos ela para um reservatório para ser usada depois na lavagem dos equipamentos. Usamos MUITO gelo para o processo funcionar a contento (gelo oriundo de umas 15 a 20 garrafas PET). Estamos pensando em comprar mais um chiller e no primeiro circular água da torneira, jogar esta água "quente" para o reservatório e no segundo chiller circular água resfriada com gelo (e lógicamente, jogar está agua também para o reservatório). Acredito que o processo vai ficar mais rápido e vamos ter um cold break mais eficiente.
 
Fiz um teste usando o sistema semelhante ao do vídeo, no qual o mosto sai da panela e passa pela bomba, que "empura" o mosto para o chiller de placas, que por sua vez devolve o mosto para panela.

2n69k4j.png


Os resultados foram bons, porém acho que muito trub foi para o fermentador (sem falar os riscos de entupimento do chiller).

Realmente um hop stopper ou hop bag se faz necessário para usar essa técnica.

2116l4y.jpg


Sem devolver para panela era bem difícil atingir temperaturas abaixo dos 30ºC sem gelo, o fluxo tinha que ser bem reduzido e acabava levando bem mais tempo.

Abraço
 
Fiz um teste usando o sistema semelhante ao do vídeo, no qual o mosto sai da panela e passa pela bomba, que "empura" o mosto para o chiller de placas, que por sua vez devolve o mosto para panela.

2n69k4j.png


Os resultados foram bons, porém acho que muito trub foi para o fermentador (sem falar os riscos de entupimento do chiller).

Realmente um hop stopper ou hop bag se faz necessário para usar essa técnica.

2116l4y.jpg


Sem devolver para panela era bem difícil atingir temperaturas abaixo dos 30ºC sem gelo, o fluxo tinha que ser bem reduzido e acabava levando bem mais tempo.

Abraço
Tiago,

Voce continua fazendo esse sistema, panelA> bomba>therminator>panela? Queria saber se teve problema de entupimento so chiller. Estava pensando em fazer algo parecido durante o whirlpool.
 
Senhores, onde vocês compraram os chillers de placa? Aqui nos sites do Brasil é absurdamente caro.
 
Nas 3 brassagens que fiz o bendito chiller entupiu mesmo usando a bomba chugger.
 
Já fiz isso e não deu certo.
A água depois de passar pelo trocador fica quente demais e descongela tudo muito rápido.
A solução é boa para economizar água, mas para resfriar o mosto é muito ruim.

Eu faço resfriamento em 3 etapas....

Etapa 1- de 100graus a 75graus, uso o chiller de aluminio passando por ele agua da torneira mesmo, geralmente leva uns 3-4 minutos....Faço o hop stand por 20 mimutos e parto para a segunda etapa;

Etapa 2- de 70 graus a 40 graus, continuo usando o chiller de aluminio com agua da torneira por uns 10 minutos.

Etapa 3- de 40 graus a 18 graus, uso o chiler de placas (14 placas), usando agua conforme o sistema da figura acima. Levo aproximadamente 10 minutos para transferir os 21 litros para o fermentador. Importante usar uma bomba potente para a agua gelada circular o mais rapido possivel.
 
Eu montei o meu protótipo de fermentador refrigerado. Vou manter 50l de líquido no reservatório dele a -10 graus. Pra isso vou usar algum anticongelante que ainda não defini qual será. glycol e glicerina líquida achei um pouco caro, mas pode ser que use se não encontrar solução à altura. Ainda to vendo o que é melhor. Minha questão é. Se eu recircular essa água de -10 pelo chiller de placas pra resfriar o mosto no dia da brassagem, será que funcionaria pra resfriar 50 litros de mosto numa uma vazão baixa para este uma vazão maior para aquele? Pensei que fazendo isso poderia matar dois coelhos, esfriar o mosto e na sequencia esperar a temperatura se recuperar e controlar a fermentação. O que acham?
 
Estudando ainda para montar meu equipamento, eis que me surge a sacada. Aqui em casa não haverá desperdício de água. A água quente irá direto para a piscina!! Ainda mato dois coelhos numa pancada só! :)
 
Estou bolando um projeto para reaproveitar a água de maneira mais eficiente. Um conhecido meu, utiliza a água da piscina para o resfriamento, não gerenado disperdício, já eu, não tenho piscina.

O que tenho em mente é algo parecido do que foi mostrado no desenho, acredito que para os 40 litros que produzimos aqui funcionaria, mas como a tendência é aumentar a produção não sei se a eficiência iria continuar.

O projero seria o seguinte:
Ter um reservatório de água de 50 litros, com água gelada utilizando gelo/litrão gelado. Com auxilio de uma bomba de recirculação, passar em um chiller de placas (30 placas) agua quente volta ao reservatório o mosto que sai do chiller passar por uma serpentina que esta em uma caixa termica com gelo e após o mosto passa para o fermentador.
 
Estou bolando um projeto para reaproveitar a água de maneira mais eficiente. Um conhecido meu, utiliza a água da piscina para o resfriamento, não gerenado disperdício, já eu, não tenho piscina.

O que tenho em mente é algo parecido do que foi mostrado no desenho, acredito que para os 40 litros que produzimos aqui funcionaria, mas como a tendência é aumentar a produção não sei se a eficiência iria continuar.

O projero seria o seguinte:
Ter um reservatório de água de 50 litros, com água gelada utilizando gelo/litrão gelado. Com auxilio de uma bomba de recirculação, passar em um chiller de placas (30 placas) agua quente volta ao reservatório o mosto que sai do chiller passar por uma serpentina que esta em uma caixa termica com gelo e após o mosto passa para o fermentador.

Olha,
Uso um chiller de 20 placas, fiz o seguinte:

Um balde de 20l, encho de gelo e água. No fundo do balde liguei uma bomba de máquina de lavar e dela bombeio para o chiller. o retorno devolvo ao balde. No final a água do balde volta para o congelador para virar gelo. Controlo a temperatura do mosto no fluxo de saída dele da panela.

No momento estou ajustando melhor qual o fluxo de água gelada e de mosto quente.
 
Back
Top