1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Chiller de placas com resfriamento muito lento?

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por wagnerlibardi, 22/9/16.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 23/9/16 #21

cleber

cleber

cleber

Well-Known Member

Afiliado:
    25/7/14
    Curtidas Recebidas:
    145
    Entendi, Guenther. De fato acho que, nesse caso, o senso comum vale mais. E vendo também os relatos concluo que o uso da soda será inevitável pois, se entupir ou contaminar o chiller, vai-se acabar perdendo o mesmo de qualquer maneira não é mesmo?
    Valeu.

2. 23/9/16 #22

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador Admin

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,275
    Exato.... como as soldas são de cobre, tem que usar soda por um tempo (se não, corroi), e usar peracético por um tempo (pra neutralizar a soda, mas se deixar demais, corroi também), e então depois passa água normal que neutraliza tudo.

Abraço,

cleber curtiu isso.
  3. 23/9/16 #23

wagnerlibardi

wagnerlibardi

wagnerlibardi

Well-Known Member

Afiliado:
    17/7/14
    Curtidas Recebidas:
    14
    Quanto tempo posso deixar a soda dentro do chiller de placas para que não o comprometa?

Enviado de meu SM-G903M usando Tapatalk

4. 23/9/16 #24

wagnerlibardi

wagnerlibardi

wagnerlibardi

Well-Known Member

Afiliado:
    17/7/14
    Curtidas Recebidas:
    14
    Deixei uns 15min com soda quente e notei se saiu uma agua avermelhada ao enxaguar. Deu para ver que realmente chegou a atacar o cobre. Acredito que o tempo deva ser uns 10min no máximo ou menos que isso, correto?

Como o Guenther mesmo disse: "Parece lindo, bonito, mas é preciso ser disciplinado" Bem trabalhosa a manutenção. No começo achei que era um pouco de exagero, mas preferi seguir o conselho dos mais experientes do que as minhas teorias do "acho", e vi que realmente É TUDO AQUILO QUE FOI FALADO SIM!

Vou usar o meu chiller de placas mais algumas vezes, e como tenho um de contra pressão, vou trocar o tubo interno de alumínio por cobre como me recomendaram, para ter como uma outra opção.

5. 23/9/16 #25

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador Admin

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,275
    Quando eu faço... faço por no mínimo 30 minutos, depois enxaguo, depois peracético, etc... como falei antes.

wagnerlibardi curtiu isso.
  6. 23/10/16 #26

wagnerlibardi

wagnerlibardi

wagnerlibardi

Well-Known Member

Afiliado:
    17/7/14
    Curtidas Recebidas:
    14
    Limpei diversas vezes antes de reutilizar o chiller novamente. Montei uma panelinha com 5L de água fervendo e uma bomba e deixei recirculando por mais de 1h. Depois guarde com idodofor dentro.
    Acho que funcionou.
    Na brassagem que fiz ontem levou de 15 a 20min para chegar a 30 graus.
    Terminado já deixei recirculando com água fervendo por 30min e guarde com iodofor dentro.

Enviado de meu SM-G903M usando Tapatalk

marcelpastore curtiu isso.
  7. 21/7/18 #27

tfomelo

tfomelo

tfomelo

Well-Known Member

Afiliado:
    3/3/14
    Curtidas Recebidas:
    28
    Para aqueles que, assim como eu, não gostam de utilizar desencrustante de base cáustica em nível homebrew, sugiro o Kalyclean K505 que é mais seguro de guardar, manipular e não ataca cobre, nem alumínio. Eu procedo da seguinte forma para limpeza pós uso dos chillers de placa. Eu recirculo solução de k505 e agua nos dois sentidos a 40-50C por 10 min, depois enxágue com agua em temperatura ambiente. Depois agua fervendo nos dois sentidos para sanitizar. Eu restrinjo a saida para aumentar o turbilhonamento nos canais tanto na limpeza quanto no uso (melhora um pouco a eficiência). Escorro a água e tampo com papel aluminip para nao entrar qq coisa la dentro. K505 não precisa neutralizar para descartar. Nem luva precisa na real. Já foram cerca de 20 brassagens tudo 100% até o momento.

Importante ressaltar da importância de se empurrar o mosto com uma bomba e restringir a saida do chiller (mosto frio) para uso adequado do chiller. Assim como o mesmo processo para limpeza.

Cheers

8. 30/8/18 #28

dfbalan

dfbalan

dfbalan

Member

Afiliado:
    28/6/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Guenther e quem mais puder ajudar,

Uma dúvida: posso usar soda cáustica e/ou ácido peracético na parte do chiller de placas por onde passa a água? Na parte destinada ao fluxo de água o material também é inox? Meu chiller é um Duda Diesel.

Obrigado!

9. 31/8/18 #29

marcovarnieri

marcovarnieri

marcovarnieri

Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1
    Prezado, faça limpeza usando vinagre branco com bicarbonato de sódio, da para escutar uma fervura que acontece lá dentro ( deixe agir por várias horas ), e faça isso nos dois condutos, da água e do mosto. No meu, saiu bastante sujeira do conduto da água. Boa sorte.

10. 31/8/18 #30

dfbalan

dfbalan

dfbalan

Member

Afiliado:
    28/6/18
    Curtidas Recebidas:
    2
    Legal Marco. Qual a proporção de vinagre (acredito que seja se vinho, e não de álcool) e bicarbonato vc usa? Dilui em água ou somente vinagre e álcool?

11. 24/1/20 #31

humberto flor

humberto flor

humberto flor

Member

Afiliado:
    18/5/18
    Curtidas Recebidas:
    1
    Um problema que tive na primeira utilização do chiller de 20 placas para resfriar 50L, demorei 50 minutos pra mandar o mosto a 45ºC p fermentador, pq?
    Eu estrangulei a saída do mosto da panela, então tinha Ar e mosto circulando no chiller, a área de contato do chiller não estava tendo toda troca que deveria ter por causa do ar!
    Conclusão, NUNCA estrangule a entrada do mosto no chiller, faça o estrangulamento na saída do chiller de placas, e deixe sempre o chiller totalmente INUNDADO de mosto para que a troca térmica seja o mais eficiente possível!
    Abraço!

12. 25/1/20 #32

Barão Barone

Barão Barone

Barão Barone

Member

Afiliado:
    24/8/19
    Curtidas Recebidas:
    3
    Seguinte : tá mal dimensionado o tamanho do chiller ...prlo menos 30 placas para 50 litros ...o que pode ajudar é passar a água num chiller de imersão em um balde com gelo ....garanto que em 10 minutos resfria !!

Rascunho Salvo Rascunho deletado

Compartilhe esta Página

Group Builder