Chiler de imersão – sanitização – 10 segundos no mosto a 100ºC.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Guaraná

Well-Known Member
Joined
Apr 18, 2017
Messages
312
Reaction score
179
Location
Paraty - Brasil
Amigas e amigos, boa tarde.

Uma das práticas de sanitização que repliquei foi a imersão do chiler antes do término da fervura para que o mesmo ficasse livre de contaminantes. Também limpo cuidadosamente e sanitizo o chiler borrifando com álcool 70 ou iodo, antes e depois do uso.

Nas últimas levas comecei a pensar sobre a necessidade real e relativa de 15 minutos a 100ºC para esterilizar o chiler. Real porque talvez menos tempo já esterilizaria. Relativa porque não é esterilização o nosso objetivo. Jogamos o mosto em baldes sanitizados e esse nível de assepsia já é o suficiente. É o meio menos asséptico que determinará a presença de contaminantes. Mesmo sopesando a superfície de contato do chiler, acho que não seria o caso buscar esterilização. Sem contar que os próprios sachês de levedura tem um nível, por baixíssimo que seja, de contaminantes.

Ontem tive a confirmação durante minhas leituras. Se meu parco inglês não me trai, na página 487 do How to Brew, do Palmer, o autor indica a colocação do chiler assim que se apaga o fogo (flame out), apenas tendo o cuidado de abrir a água do chiler após míseros 10 segundos(!) de imersão.

Muito melhor e mais rápido assim. Não terei mais que colocá-lo em meio às adições tardias de lúpulo, não terei mais interferência na fervura – meus chilers são grandes e sempre dava uma queda na intensidade quando eu colocava no mosto; e acho que vai ficar bem mais fácil de limpar, pois a maioria do que gruda nele parece ser pela permanência em meio à fervura.

E, como de praxe, o debate já havia sido feito aí:
https://www.homebrewtalk.com/forum/threads/why-boil-the-wort-chiller.460276/

É isso mesmo, camaradas?
 
Também uso chiller de imersão (cobre) e achei sua postagem sensacional, ainda mais por estar acompanhada das devidas referências. Este tipo de postagem contribui muito para o grupo.

Seria interessante você postar um retorno sobre sua experiência futura nessa técnica, para que sirva para consulta das futuras gerações de cervejeiros...
 
Também uso chiller de imersão (cobre) e achei sua postagem sensacional, ainda mais por estar acompanhada das devidas referências. Este tipo de postagem contribui muito para o grupo.

Seria interessante você postar um retorno sobre sua experiência futura nessa técnica, para que sirva para consulta das futuras gerações de cervejeiros...
Pow, valeu @damigol , TMJ! Tentarei relatar se houve algum problema perceptível de contaminação em minhas próximas levas.
Abração.
 
Back
Top